Conversão do CAP 232 da Radar
Conversão do CAP 232 da Radar
Pessoal
Tenho um CAP 232 para motor glow .46 2T e .70 4T e estou querendo converte-lo para elétrico. Estou lendo mtos tópicos no fórum mas como sou novo nos elétricos estou com mtas dúvidas para montar uma configuração ideal para esse modelo e que tb tenha uma boa autonomia de voo. Como tenho outros modelos glow acredito que precisarei de mais equipamentos para voar elétrico, como carregador para Lipo, watimetros, dispositivos de segurança on board etc. Gostaria de receber dicas sobre a motorização e sobre os equipamentos necessários. Agradeço a atenção de todos.
Tenho um CAP 232 para motor glow .46 2T e .70 4T e estou querendo converte-lo para elétrico. Estou lendo mtos tópicos no fórum mas como sou novo nos elétricos estou com mtas dúvidas para montar uma configuração ideal para esse modelo e que tb tenha uma boa autonomia de voo. Como tenho outros modelos glow acredito que precisarei de mais equipamentos para voar elétrico, como carregador para Lipo, watimetros, dispositivos de segurança on board etc. Gostaria de receber dicas sobre a motorização e sobre os equipamentos necessários. Agradeço a atenção de todos.
- rogeriogubert
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Re: Conversão do CAP 232 da Radar
[quote:0eae45b2ac="Eder07"]Pessoal
Tenho um CAP 232 para motor glow .46 2T e .70 4T e estou querendo converte-lo para elétrico. Estou lendo mtos tópicos no fórum mas como sou novo nos elétricos estou com mtas dúvidas para montar uma configuração ideal para esse modelo e que tb tenha uma boa autonomia de voo. Como tenho outros modelos glow acredito que precisarei de mais equipamentos para voar elétrico, como carregador para Lipo, watimetros, dispositivos de segurança on board etc. Gostaria de receber dicas sobre a motorização e sobre os equipamentos necessários. Agradeço a atenção de todos.[/quote:0eae45b2ac]
Você já deve ter um BEC.
Então o que lhe falta é (ESC, MOTOR, BATERIA e CARREGADOR).
MOTOR TURNIGY 50-65D 270kv (IGUINORANTE... LEVANTA ATÉ 6KG mas consome mais)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR5065_270.jpg[/img:0eae45b2ac]
Levanta 3kg fácil fácil...
[b:0eae45b2ac]MOTOR TURNIGY 4260-500kv[/b:0eae45b2ac] (levanta 3kg na boa e menor consumo)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR4260-500.jpg[/img:0eae45b2ac]
_________________________________________________________________________________________________
[b:0eae45b2ac]ESC TURNIGY 85A[/b:0eae45b2ac]
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Tz85A.jpg[/img:0eae45b2ac]
Ele vem com um bec de 5.5v/5A.
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[b:0eae45b2ac]BATERIA[/b:0eae45b2ac]
- duas baterias de 3s em série (para conseguir 6s 3600mAh)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T3600-3-30.jpg[/img:0eae45b2ac]
________________________________________________________________________________________________
[b:0eae45b2ac]CARREGADOR[/b:0eae45b2ac]
ACCUCEL 6 ou esse ECO que é a mesma coisa.
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/ECO6(2).jpg[/img:0eae45b2ac]
________________________________________________________________________________________________
[b:0eae45b2ac]MAIS ALGUNS PLUGS E CABOS[/b:0eae45b2ac]
Esse é pra carregar as duas baterias ao mesmo tempo
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/GT-Twin.jpg[/img:0eae45b2ac]
Esses vão ser úteis para unificar (padronizar) todos os plugs (baterias, esc...)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/XT60.jpg[/img:0eae45b2ac]
Esse plug é pra ligar as baterias em série
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/601Bx601A-2PS.jpg[/img:0eae45b2ac]
_________________________________________________________________________________________________
- MOTOR: $24.95
- ESC: $39.99
- BATERIAS: $46.74
- CARREGADOR: $18.99
- CONECTOR EM SÉRIE XT60: $1.79
- CONECTORES XT60 (5 PARES): $3.49
- PLUG PRA CARREGAR DUAS BATERIAS AO MESMO TEMPO: $1.99
Total: $137.94
Frete: $ 42,10
Isso em dólares...
Espero ter ajudado.
(esse setup é bem monstro... )
________________________________________________________________________________________________________
obs: SÓ PRA CONSTAR... [b:0eae45b2ac]EU NÃO VENDO NADA[/b:0eae45b2ac]... ESSE É O PREÇO LÁ NA CHINA (HK).
Tenho um CAP 232 para motor glow .46 2T e .70 4T e estou querendo converte-lo para elétrico. Estou lendo mtos tópicos no fórum mas como sou novo nos elétricos estou com mtas dúvidas para montar uma configuração ideal para esse modelo e que tb tenha uma boa autonomia de voo. Como tenho outros modelos glow acredito que precisarei de mais equipamentos para voar elétrico, como carregador para Lipo, watimetros, dispositivos de segurança on board etc. Gostaria de receber dicas sobre a motorização e sobre os equipamentos necessários. Agradeço a atenção de todos.[/quote:0eae45b2ac]
Você já deve ter um BEC.
Então o que lhe falta é (ESC, MOTOR, BATERIA e CARREGADOR).
MOTOR TURNIGY 50-65D 270kv (IGUINORANTE... LEVANTA ATÉ 6KG mas consome mais)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR5065_270.jpg[/img:0eae45b2ac]
Levanta 3kg fácil fácil...
[b:0eae45b2ac]MOTOR TURNIGY 4260-500kv[/b:0eae45b2ac] (levanta 3kg na boa e menor consumo)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR4260-500.jpg[/img:0eae45b2ac]
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[b:0eae45b2ac]ESC TURNIGY 85A[/b:0eae45b2ac]
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Tz85A.jpg[/img:0eae45b2ac]
Ele vem com um bec de 5.5v/5A.
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[b:0eae45b2ac]BATERIA[/b:0eae45b2ac]
- duas baterias de 3s em série (para conseguir 6s 3600mAh)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T3600-3-30.jpg[/img:0eae45b2ac]
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[b:0eae45b2ac]CARREGADOR[/b:0eae45b2ac]
ACCUCEL 6 ou esse ECO que é a mesma coisa.
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/ECO6(2).jpg[/img:0eae45b2ac]
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[b:0eae45b2ac]MAIS ALGUNS PLUGS E CABOS[/b:0eae45b2ac]
Esse é pra carregar as duas baterias ao mesmo tempo
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/GT-Twin.jpg[/img:0eae45b2ac]
Esses vão ser úteis para unificar (padronizar) todos os plugs (baterias, esc...)
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/XT60.jpg[/img:0eae45b2ac]
Esse plug é pra ligar as baterias em série
[img:0eae45b2ac]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/601Bx601A-2PS.jpg[/img:0eae45b2ac]
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- MOTOR: $24.95
- ESC: $39.99
- BATERIAS: $46.74
- CARREGADOR: $18.99
- CONECTOR EM SÉRIE XT60: $1.79
- CONECTORES XT60 (5 PARES): $3.49
- PLUG PRA CARREGAR DUAS BATERIAS AO MESMO TEMPO: $1.99
Total: $137.94
Frete: $ 42,10
Isso em dólares...
Espero ter ajudado.
(esse setup é bem monstro... )
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obs: SÓ PRA CONSTAR... [b:0eae45b2ac]EU NÃO VENDO NADA[/b:0eae45b2ac]... ESSE É O PREÇO LÁ NA CHINA (HK).
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!
- aeroguitar
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- Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
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Amigo estou montando uma Funfly para motor .55 convertida para eletrico , vou usar o TR4260 , bateria 6s life (litium ferro) esc super simple 70A , bateria 6v nicd para o receptor e servos Hitec 5kg de torque , tive ajuda do Caioetc na escolha do setup , creio eu que irá ficar muito bom , da uma olhada no topico do Calmato Sport convertido pelo Caioect que da para voce ter uma boa noção doque fazer!!
abçs!!
abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Pessoal
Acho que mta coisa ficou bem esclarecida agora, porque eu usei uma planilha de um dos tópicos que eu li no fórum e já havia feito um dimencionamento semelhante ao que foi postado nesse tópico. As dúvidas que tenho agora são as seguintes:
Qual a melhor hélice para o motor 4260 (acho que é a melhor escolha pensando em autonomia)?
BEC e receptor são a mesma coisa?
O meu receptor é o R617FS 2,4Ghz 7 Canais da Futaba e a tenção da bateria LIPO que é cerca de 22,2V pode queima-ló?
Obrigado pela ajuda
Acho que mta coisa ficou bem esclarecida agora, porque eu usei uma planilha de um dos tópicos que eu li no fórum e já havia feito um dimencionamento semelhante ao que foi postado nesse tópico. As dúvidas que tenho agora são as seguintes:
Qual a melhor hélice para o motor 4260 (acho que é a melhor escolha pensando em autonomia)?
BEC e receptor são a mesma coisa?
O meu receptor é o R617FS 2,4Ghz 7 Canais da Futaba e a tenção da bateria LIPO que é cerca de 22,2V pode queima-ló?
Obrigado pela ajuda
- Lt_Nelson
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- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
[quote:c34b1c729a="Eder07"]Pessoal
O que vcs acham dessa configuração para o Cap 232:
Motor: HXT 42-60 600Kv 43A 900W Brushless, Imax=50A, 278g
ESC: 60A (Imax = 50A)
BATERIA: 5Ah 5S 20C 763g
Tempo de vôo: de 6 (max) a 11min (I=26A)
Avião: 2.000g (sem motor e bateria)[/quote:c34b1c729a]
A bateria está pesada, que marca é? Deveria ter 100g menos nesta capacidade e número de células. E pode ter capacidade menor também, algo em torno de 4500mA.
[]s
O que vcs acham dessa configuração para o Cap 232:
Motor: HXT 42-60 600Kv 43A 900W Brushless, Imax=50A, 278g
ESC: 60A (Imax = 50A)
BATERIA: 5Ah 5S 20C 763g
Tempo de vôo: de 6 (max) a 11min (I=26A)
Avião: 2.000g (sem motor e bateria)[/quote:c34b1c729a]
A bateria está pesada, que marca é? Deveria ter 100g menos nesta capacidade e número de células. E pode ter capacidade menor também, algo em torno de 4500mA.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
A marca da bateria é Turnigy e optei por essa capacidade devido a autonomia. Como sugestão foi postado anteriormente duas baterias de 3,6Ah mas fazendo o cálclulo de autonomia considerando o motor HXT 42-60 citado consegui no máximo ~9min.
Se alguém tiver mais sugestões para baterias e ESC para o motor 42-60 600kv 900W eu agradeço.
Quanto ao motor ele já foi adquirido e esta a caminho juntamente com um carregador, watímetro e conectores. Falta a bateria o esc, chave liga e desliga etc. Vou comprando a medida que for definido quais serão as melhores opções. E após essa etapa vou iniciar a montagem do kit.
Se alguém tiver mais sugestões para baterias e ESC para o motor 42-60 600kv 900W eu agradeço.
Quanto ao motor ele já foi adquirido e esta a caminho juntamente com um carregador, watímetro e conectores. Falta a bateria o esc, chave liga e desliga etc. Vou comprando a medida que for definido quais serão as melhores opções. E após essa etapa vou iniciar a montagem do kit.
[quote:b1033527ba="Eder07"]Pessoal
Acho que mta coisa ficou bem esclarecida agora, porque eu usei uma planilha de um dos tópicos que eu li no fórum e já havia feito um dimencionamento semelhante ao que foi postado nesse tópico. As dúvidas que tenho agora são as seguintes:
Qual a melhor hélice para o motor 4260 (acho que é a melhor escolha pensando em autonomia)?
BEC e receptor são a mesma coisa?
O meu receptor é o R617FS 2,4Ghz 7 Canais da Futaba e a tenção da bateria LIPO que é cerca de 22,2V pode queima-ló?
Obrigado pela ajuda[/quote:b1033527ba]
Não tem como você ligar os 22 volts no receptor!
Existem ESCs que já vem com BEC, ou seja, você vai ligar a bateria no ESC e o próprio ESC vai fornecer 5 Volts para o receptor. Acontece que ESCs com BEC interno geralmente fornecem no máximo 3 a 4 Amperes.
Daí existe o costume de se usar um ESC sem BEC, e usar um BEC externo de capacidade maior, tipo 8 Amperes. Normalmente usamos o BEC externo com uma bateria 2S, no meu treinador por exemplo uso uma bateria 2S de 1300mAh, a do Trex600 é 1900mAh.
Eu uso um desses:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6233&Product_Name=TURNIGY_8-15A_UBEC_for_Lipoly
Se o ESC que comprar tiver o BEC junto e você comprar um BEC externo, você precisa isolar o fio vermelho do cabinho do ESC que você vai ligar no servo no canal 3.
Não esqueça de inverter o canal 3 (acelerador) no rádio, senão o ESC não vai funcionar!
O cabinho do BEC você vai ligar no Batt do receptor!
Em último caso você pode usar a bateria que vem no rádio e ligá-la direto no receptor!
Acho que mta coisa ficou bem esclarecida agora, porque eu usei uma planilha de um dos tópicos que eu li no fórum e já havia feito um dimencionamento semelhante ao que foi postado nesse tópico. As dúvidas que tenho agora são as seguintes:
Qual a melhor hélice para o motor 4260 (acho que é a melhor escolha pensando em autonomia)?
BEC e receptor são a mesma coisa?
O meu receptor é o R617FS 2,4Ghz 7 Canais da Futaba e a tenção da bateria LIPO que é cerca de 22,2V pode queima-ló?
Obrigado pela ajuda[/quote:b1033527ba]
Não tem como você ligar os 22 volts no receptor!
Existem ESCs que já vem com BEC, ou seja, você vai ligar a bateria no ESC e o próprio ESC vai fornecer 5 Volts para o receptor. Acontece que ESCs com BEC interno geralmente fornecem no máximo 3 a 4 Amperes.
Daí existe o costume de se usar um ESC sem BEC, e usar um BEC externo de capacidade maior, tipo 8 Amperes. Normalmente usamos o BEC externo com uma bateria 2S, no meu treinador por exemplo uso uma bateria 2S de 1300mAh, a do Trex600 é 1900mAh.
Eu uso um desses:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6233&Product_Name=TURNIGY_8-15A_UBEC_for_Lipoly
Se o ESC que comprar tiver o BEC junto e você comprar um BEC externo, você precisa isolar o fio vermelho do cabinho do ESC que você vai ligar no servo no canal 3.
Não esqueça de inverter o canal 3 (acelerador) no rádio, senão o ESC não vai funcionar!
O cabinho do BEC você vai ligar no Batt do receptor!
Em último caso você pode usar a bateria que vem no rádio e ligá-la direto no receptor!
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH
- Lt_Nelson
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- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
[quote:91b3aa41df="Eder07"]A marca da bateria é Turnigy e optei por essa capacidade devido a autonomia. Como sugestão foi postado anteriormente duas baterias de 3,6Ah mas fazendo o cálclulo de autonomia considerando o motor HXT 42-60 citado consegui no máximo ~9min.
Se alguém tiver mais sugestões para baterias e ESC para o motor 42-60 600kv 900W eu agradeço.
Quanto ao motor ele já foi adquirido e esta a caminho juntamente com um carregador, watímetro e conectores. Falta a bateria o esc, chave liga e desliga etc. Vou comprando a medida que for definido quais serão as melhores opções. E após essa etapa vou iniciar a montagem do kit.[/quote:91b3aa41df]
Neste modelo eu me preocuparia bastante com o peso e não com a autonomia, a área alar dele é pequena, apenas 32dm^2. Se já está com 2kg, acrescente à isto mais 1041g, mais 100g do ESC, mais 100g de bateria do Rx. São 3,2kg, o que dá uma carga alar de 100g/dm^2, neste tamanho de asa vai ter que voar bem rápido.
[]s
Se alguém tiver mais sugestões para baterias e ESC para o motor 42-60 600kv 900W eu agradeço.
Quanto ao motor ele já foi adquirido e esta a caminho juntamente com um carregador, watímetro e conectores. Falta a bateria o esc, chave liga e desliga etc. Vou comprando a medida que for definido quais serão as melhores opções. E após essa etapa vou iniciar a montagem do kit.[/quote:91b3aa41df]
Neste modelo eu me preocuparia bastante com o peso e não com a autonomia, a área alar dele é pequena, apenas 32dm^2. Se já está com 2kg, acrescente à isto mais 1041g, mais 100g do ESC, mais 100g de bateria do Rx. São 3,2kg, o que dá uma carga alar de 100g/dm^2, neste tamanho de asa vai ter que voar bem rápido.
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
- rogeriogubert
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[b:64bebdcc87]Eder 07[/b:64bebdcc87], como se trata de uma conversão GLOW-ELÉTRICO eu penso que você deve levar em conta o peso.
Qual o peso do modelo com o motor .46?
Via de regra a conversão para elétrico deve ficar mais leve e com a mesma potência ou um pouco mais potente que a versão glow.
Faça seu setup a partir dos dados do fabricante do seu aeromodelo.
Para compra siga esta ordem:
1) MOTOR (depende do empuxo que tu vai necessitar);
2) HÉLICES (conforme recomendações do fabricante e experimentação)
3) ESC (conforme a corrente que o motor exige);
4) BATERIA (uma que seja compatível com a tensão/corrente pro motor e que te dê certa autonomia)
obs: autonomia pra um CAP 232 pode ser de 10 minutos que está bom demais. (minha opinião)
Afinal, uns 7 minutos de acrobacia é bastante tempo.
Melhor ter 2 packs de baterias para voar 10 minutos + 10 minutos, do que um pack que voe 20 minutos.
Espero estar ajudando.
ps: LEIA MAIS SOBRE AEROMODELISMO ELÉTRICO.
ESC, RECEPTOR, BEC, BATERIAS, ETC...
Qual o peso do modelo com o motor .46?
Via de regra a conversão para elétrico deve ficar mais leve e com a mesma potência ou um pouco mais potente que a versão glow.
Faça seu setup a partir dos dados do fabricante do seu aeromodelo.
Para compra siga esta ordem:
1) MOTOR (depende do empuxo que tu vai necessitar);
2) HÉLICES (conforme recomendações do fabricante e experimentação)
3) ESC (conforme a corrente que o motor exige);
4) BATERIA (uma que seja compatível com a tensão/corrente pro motor e que te dê certa autonomia)
obs: autonomia pra um CAP 232 pode ser de 10 minutos que está bom demais. (minha opinião)
Afinal, uns 7 minutos de acrobacia é bastante tempo.
Melhor ter 2 packs de baterias para voar 10 minutos + 10 minutos, do que um pack que voe 20 minutos.
Espero estar ajudando.
ps: LEIA MAIS SOBRE AEROMODELISMO ELÉTRICO.
ESC, RECEPTOR, BEC, BATERIAS, ETC...
Se der lenha nunca mais voarei... hoje!