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Enviado: Qui Ago 19, 2010 11:00 pm
por reefeiro
FAZENDO AS ASAS:

Fazer as asas é um pouco chatinho. Os locais de dobra devem ser vincados ao máximo para não rachar.
Como dobrar: Passe um objeto fino na linha da dobra, como um CD ou uma régua de ângulos.
Depois, vá dobrando a peça indo-e-voltando até ela ir cedendo.
Volte a apertar a dobra novamente, com força, com a régua.
Até que a dobra fique bem mole. MAS NÃO FORCE, SENÃO O DEPRON RACHA.
O segredo é ir dobrando e voltando e apertando mais com a régua.
Em breve coloco um vídeo disso.

Primeiro, cole o molde das asas no isopor (são 2) com cola branca (passe o dedo pra que fiquei uma camada fina, fácil de retirar mas que segure o bastante pra cortar o molde):

[img:f83b2ecda6]http://img44.imageshack.us/img44/4315/dsc00363pr.jpg[/img:f83b2ecda6]

Use alfinetes BEM FINOS e com cabeça fina. só pra segurar enquanto cola. EVITE USAR FITA CREPE. Ela amassa e empena o depron.

[img:f83b2ecda6]http://img809.imageshack.us/img809/3730/dsc00364m.jpg[/img:f83b2ecda6]

Corte o molde do perfil das asas

[img:f83b2ecda6]http://img412.imageshack.us/img412/3876/dsc00365dm.jpg[/img:f83b2ecda6]

Você vai precisar dessas ferramentas:

[img:f83b2ecda6]http://img535.imageshack.us/img535/5838/dsc00366m.jpg[/img:f83b2ecda6]

Tente passar a marcação da planta para o molde da asa, você vai precisar pra saber a posição de colar as peças.
Na borda externa maior, cole o molde-perfil maior.
Na linha central, cole o molde-perfil menor.
Ambas as peças devem ser coladas de modo que sua ponta fique afastada 1cm da dobra central da asa:

[img:f83b2ecda6]http://img541.imageshack.us/img541/1340/dsc00367w.jpg[/img:f83b2ecda6]

Em seguida, meça o tamanho da última peça, que será colada na marcação transversal.
Ela deve ser cortada ao meio, o ideal é que se corte na diagonal, para colar junto aos perfis (e neles também).

[img:f83b2ecda6]http://img28.imageshack.us/img28/741/dsc00368mu.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img44.imageshack.us/img44/3065/dsc00371rf.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img840.imageshack.us/img840/9586/dsc00374r.jpg[/img:f83b2ecda6]

Nos moldes-perfil tem um furo em cara, que é o guia do local aonde você ira inserir a haste. Na longarina não tem o furo, deve ser feito. Marque a partir dos furos dos perfis marque no molde e fure (com um estilete, uma chave de fenda beeem fina...)

[img:f83b2ecda6]http://img248.imageshack.us/img248/3087/dsc00375ey.jpg[/img:f83b2ecda6]

A haste deve ser colada com cola epoxi bicomponente.
Ela deve ficar posicionada depois do molde-perfil menor, mas não muito à frente, senão marca na parte externa da asa. Faça testes antes.
Para fora da semi-asa deve sobrar o bastante de haste para que passe pelo isopor da fuselagem e entre no "RASGO" da peça F1.
Tente medir e chegar a um valor, pra não cortar demais ou sobrar, porque sobrar também é ruim, já que pra cortar novamente pode forçar os pontos de cola da asa.
No meu caso deixei 5cm, já que é o tamanho do rasgo que fiz na peça F1 e a parede da fuselagem tem apenas 2,5mm.

[img:f83b2ecda6]http://img651.imageshack.us/img651/5738/dsc00376c.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img5.imageshack.us/img5/6535/dsc00377ih.jpg[/img:f83b2ecda6]

Passe cola isopor na parte superior dos moldes-perfil e nas partes retas da asa (aonde você acha que a dobra encostará na outra metade).
Passe um pedaço de isopor pra nivelar a cola e ela secar, espere 3-4 minutos, assim ela funcionará como cola de contato e em poucos segundos já não soltará mais.

[img:f83b2ecda6]http://img5.imageshack.us/img5/6535/dsc00377ih.jpg[/img:f83b2ecda6]

Nas bordas e nos pontos aonde a cola não segurar bem no início, prenda com alfinetes:

[img:f83b2ecda6]http://img831.imageshack.us/img831/7271/dsc00382w.jpg[/img:f83b2ecda6]

Duas asas prontas, mas uma está errada pois fiz dois lados esquerdos (esqueci de inverter o molde, hehehe):

[img:f83b2ecda6]http://img46.imageshack.us/img46/8629/dsc00392g.jpg[/img:f83b2ecda6]

Enviado: Qui Ago 19, 2010 11:21 pm
por reefeiro
INSTALANDO SERVOS NAS ASAS:

Pré instalando os servos:
Esta parte falta uma foto, que nao coloquei.
Alem de que o ideal é colocar o servo levemente angulado, mas não demais.
Mas serve pra ilustrar. Usei os TGY 9e, deram certinho pela altura da asa, sem sobrar.

Posicione o servo e corte o depron, ou marque e depois corte:

[img:0453d9c036]http://img24.imageshack.us/img24/2756/dsc00393cw.jpg[/img:0453d9c036]

Corte pronto:

[img:0453d9c036]http://img651.imageshack.us/img651/6884/dsc00395bz.jpg[/img:0453d9c036]

Faça um corte no "perfil" da asa, para passar o fio do servo sem que apareça fora da fuselagem:

[img:0453d9c036]http://img294.imageshack.us/img294/882/dsc00396u.jpg[/img:0453d9c036]

Pronto, bem simples. Aí só colar. Pra quem for pintar é só passar massa por cima do servo mesmo. Na próxima parte mostro os ailerons, a finalização das peças F1 (as 3) e como fazer o duto da EDF.

[img:0453d9c036]http://img32.imageshack.us/img32/5933/dsc00397im.jpg[/img:0453d9c036]
[img:0453d9c036]http://img32.imageshack.us/img32/5933/dsc00397im.jpg[/img:0453d9c036]
[img:0453d9c036]http://img687.imageshack.us/img687/4867/dsc00398rl.jpg[/img:0453d9c036]

Enviado: Qui Ago 19, 2010 11:22 pm
por reefeiro
Esqueci, nas fotos dá pra perceber que tem uma "rebarba" nas asas.
Ela deve ser retirada e as asas niveladas.

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:55 am
por Kamikaze-MT
Cara,

Que construção limpa e bem detalhada...
Prestando atenção na aula... rsssss...

Enviado: Dom Ago 29, 2010 10:22 am
por aspaixao
Caramba, esta linda mesmo.. Parabens...

Presente.

Enviado: Dom Ago 29, 2010 11:46 am
por marcobertioga
Show de bola a construção parabêns, sepre tive vontade de construir um jato, ja adicionei aos favoritos para poder servir de referência no futuro.

Estas hastes nas asas são de que material? qual a espessura?

Enviado: Dom Ago 29, 2010 3:39 pm
por -xj-9-
[quote:8bd161a476="marcobertioga"]
Estas hastes nas asas são de que material? qual a espessura?[/quote:8bd161a476]

Acho que são raios de bicicleta...

nossa, muito boa construçao, bem detalhada.
aliás, sempre adorei o f-35, meu jato preferido depois do F-22 :D
continua aew que eu to prestando atençao em cada detalhe...

vlw

Re: F-35 Lightning II - Depron

Enviado: Dom Ago 29, 2010 3:48 pm
por -xj-9-
[quote:16544e61e6="white_m0u5e"][quote:16544e61e6="reefeiro"]
DESDE JÁ PEÇO A COMPREENSÃO DOS AMIGOS E PEÇO QUE PEDIDOS DE PLANTA SEJAM FEITOS POR E-MAIL DIRETAMENTE: reefeiro@hotmail.com
Ajude a manter o fórum organizado.
[/quote:16544e61e6]

http://www.parkjets.com/free-plans.html

http://www.parkjets.com/f-35/

Build log > http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=302244[/quote:16544e61e6]

nossa, a exatamante 30 segundos atras, se nao tivesse visto sua mensagem iria postar a mesma coisa :shock:

Enviado: Dom Ago 29, 2010 4:00 pm
por reefeiro
Pessoal, tá um pouco lento agora porque estou sem tempo (tô preparando a contabilidade da verba escolar e etcs) e também porque tá entrando em alguns detalhes especificos.

White_mouse e XJ9:
Quem me perguntava sobre o guia eu sempre falei da RCgroups, as plantas foram pegas lá, mas são 44 páginas em que a construção pôde ser resumida a 5.
Mas nem tanto por isso, há várias incorreções na construção e nas plantas (PDF x CAD), que se levar pelo fórum da RCg quem for montar vai gastar uma grana e chegar numa encruzilhada:
- Medidas das laterais traseiras menores do que o necessário, tanto na Planta DXF (CAD) quanto na PDF;
- Molde das asas não está invertido;
- Perfil-guia das asas só tem um dizendo pra fazer 2 vezes, mas se fizer o guia sem inverter, saem 2 asas idênticas (devem ser opostas, obviamente). Se inverte o perfil e não inverter também o molde, continua com o mesmo problema;
- Perfil tá errado no DXF, então quem usar o CAD pra imprimir depois tem que dar um jeito de imprimir no PDF somente os perfis das asas;
- Lá não mostra a sequência de colagem das 3 peças F1, o que dá um trabalhão e um problema em relação às asas;
- A peça F1 tem um erro em relação ao ângulo, não um erro em si, mas uma dificuldade: os cortes (como mostrado no meu último tópico) são a 0 grau em relação à fuselagem, com isso você tem que DOBRAR a longarina/haste da asa na angulação correta, com isso fica muito mais fácil de se ter diferenças (e um avião tendencioso).
Na sequência da RCg tá legal, mas tem que ter muita atenção pra achar esses erros.

Em relação ao Build Log da RCgroups, tá incompleto e não mostra todas as etapas, como mostrei aqui.

Hoje mesmo posto algumas fotos dos avanços em relação parte frontal da empenagem, encaixe e dos profundores pivotantes.

Enviado: Dom Ago 29, 2010 4:08 pm
por reefeiro
Ah!!! e sim, a haste é de aro de bicicleta, se não me engano 2mm.
Muito forte por sinal.
Colei com a parte rosqueada por dentro, pra passar cola nela e facilitar a cola a prender e segurar a haste.