Olá Marcus,
Parabéns por seu vôo solo. Pela sua descrição foi umas 1000 vezes melhor que o meu!!! :^) Ainda me lembro bem daquele dia, era um treinador glow, motor 40. Fiz a corrida pra decolagem, decolei, iniciei uma curva pra direita e... travei! Corri pro local do "crash" de enchada na mão, pois sabia que o bicho deveria estar enterrado alguns palmos na terra...
Mas vamos a algumas trocas de idéias: você disse que o Moth começou a ficar estranho quando por sobre o rio. A que distância o modelo estava do transmissor? É que quando somos novatos achamos que o alcance do rádio é infinito (adivinha: já perdi modelo por mandá-lo pra fora do alcance do rádio) e micro e nano rádios tem alcance menor que os convencionais. Cheque o manual do seu, pra ver o alcance dele. Então pode ter sido um problema de alcance, não de defeito do rádio. Tenho equipamento GWS e nunca fiquei na mão. E vôo em vento forte com ele.
Há também outra possibilidade: sobre gramados, concreto, asfalto, há ar ascendente (térmicas, você já ouviu falar). Sobre rios e matas há ar decendente. Seu modelo pode ter pego um bruta ar decendente sobre o rio o que causou instabilidade no mesmo. Na dúvida, eu não voaria mais sobre o rio! Até porque se não há pescador por perto...
Abaixo um gráfico que ajuda a entender o movimento do ar de acordo com a superfície do solo:
Primeiro vôo solo em Lins - Acertos e Tragédias
- Garrettimus
- membro
- Mensagens: 236
- Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
- Contato:
[quote:f476c18652="Sergio Handa"]Marcus acho louvável a sua dedicação ao aeromodelismo, só recomendaria um pouco mais de prudência, pois, pelos relatos o modelo poderia atingir alguém ou algum veículo. Lembre-se que apesar de leve o modelo descendo com motor acelerado pode causar algum dano maior como um corte, ou ainda desviar a atenção de um motorista.
Não descarto problemas de rádio, mas procure voar "assistido" por mais um tempo. Boa sorte![/quote:f476c18652]
Eu realmente "exagerei", mas por empolgação; por estar sozinho na pilotagem. Confesso que, realmente, o modelo poderia ter atingido alguém até mesmo no rio, pois há vários pescadores por lá. O fato é que a gente acha que esses problemas nunca acontecerão conosco.
Pretendo fazer mais umas aulas com o Stefan e justamente no comando do Tiger Moth, que será novamente consertado e pintado de vermelho "sangue" para melhor visualização no céu. Amarelinho claro é dose para se enxergar!
VALEU!
Não descarto problemas de rádio, mas procure voar "assistido" por mais um tempo. Boa sorte![/quote:f476c18652]
Eu realmente "exagerei", mas por empolgação; por estar sozinho na pilotagem. Confesso que, realmente, o modelo poderia ter atingido alguém até mesmo no rio, pois há vários pescadores por lá. O fato é que a gente acha que esses problemas nunca acontecerão conosco.
Pretendo fazer mais umas aulas com o Stefan e justamente no comando do Tiger Moth, que será novamente consertado e pintado de vermelho "sangue" para melhor visualização no céu. Amarelinho claro é dose para se enxergar!
VALEU!
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)
- Garrettimus
- membro
- Mensagens: 236
- Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
- Contato:
[quote:7085844874="carlos renato r batista"]O esc com certeza foi para o espaço, mas o rx não. Lave ele com alcool isopropílico e ponha pra secar, não diria no sol e sim no calor.
Depois de seco ele ficará bom novamente.
Parabéns pelos voos. Tente perceber qualquer movimento estranho ao seu comando, se der tempo, pouse e tenha como vitória os poucos minutos que voou.
ABS[/quote:7085844874]
Valeu, Carlos. O problema é que, no momento da queda, não tinha o álcool isopropílico no rancho do meu sogro. Eu deixei secando ao Sol... Espero que não tenha danificado ainda mais as peças.
Seguirei sua dica!
Depois de seco ele ficará bom novamente.
Parabéns pelos voos. Tente perceber qualquer movimento estranho ao seu comando, se der tempo, pouse e tenha como vitória os poucos minutos que voou.
ABS[/quote:7085844874]
Valeu, Carlos. O problema é que, no momento da queda, não tinha o álcool isopropílico no rancho do meu sogro. Eu deixei secando ao Sol... Espero que não tenha danificado ainda mais as peças.
Seguirei sua dica!
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)
- Garrettimus
- membro
- Mensagens: 236
- Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
- Contato:
- Garrettimus
- membro
- Mensagens: 236
- Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
- Contato:
[quote:8243dafbc3="alepacau"]Olá Marcus,
Parabéns por seu vôo solo. Pela sua descrição foi umas 1000 vezes melhor que o meu!!! :^) Ainda me lembro bem daquele dia, era um treinador glow, motor 40. Fiz a corrida pra decolagem, decolei, iniciei uma curva pra direita e... travei! Corri pro local do "crash" de enchada na mão, pois sabia que o bicho deveria estar enterrado alguns palmos na terra...
Mas vamos a algumas trocas de idéias: você disse que o Moth começou a ficar estranho quando por sobre o rio. A que distância o modelo estava do transmissor? É que quando somos novatos achamos que o alcance do rádio é infinito (adivinha: já perdi modelo por mandá-lo pra fora do alcance do rádio) e micro e nano rádios tem alcance menor que os convencionais. Cheque o manual do seu, pra ver o alcance dele. Então pode ter sido um problema de alcance, não de defeito do rádio. Tenho equipamento GWS e nunca fiquei na mão. E vôo em vento forte com ele.
Há também outra possibilidade: sobre gramados, concreto, asfalto, há ar ascendente (térmicas, você já ouviu falar). Sobre rios e matas há ar decendente. Seu modelo pode ter pego um bruta ar decendente sobre o rio o que causou instabilidade no mesmo. Na dúvida, eu não voaria mais sobre o rio! Até porque se não há pescador por perto...
Abaixo um gráfico que ajuda a entender o movimento do ar de acordo com a superfície do solo:[/quote:8243dafbc3]
Valeu, amigo!
O fato é que, pensando bem, o Tiger acabou um pouco longe de onde eu estava. Uma comparação grosseria: digamos que a distância em que eu e o modelo ficamos, no momento da queda, seria como do ponto em que a gente pilota na RTC (debaixo daquelas árvores) até o outro extremo, perto da rua mesmo. Vou ver se meu sogro sabe a distância exata.
Será que exagerei na distância?
Parabéns por seu vôo solo. Pela sua descrição foi umas 1000 vezes melhor que o meu!!! :^) Ainda me lembro bem daquele dia, era um treinador glow, motor 40. Fiz a corrida pra decolagem, decolei, iniciei uma curva pra direita e... travei! Corri pro local do "crash" de enchada na mão, pois sabia que o bicho deveria estar enterrado alguns palmos na terra...
Mas vamos a algumas trocas de idéias: você disse que o Moth começou a ficar estranho quando por sobre o rio. A que distância o modelo estava do transmissor? É que quando somos novatos achamos que o alcance do rádio é infinito (adivinha: já perdi modelo por mandá-lo pra fora do alcance do rádio) e micro e nano rádios tem alcance menor que os convencionais. Cheque o manual do seu, pra ver o alcance dele. Então pode ter sido um problema de alcance, não de defeito do rádio. Tenho equipamento GWS e nunca fiquei na mão. E vôo em vento forte com ele.
Há também outra possibilidade: sobre gramados, concreto, asfalto, há ar ascendente (térmicas, você já ouviu falar). Sobre rios e matas há ar decendente. Seu modelo pode ter pego um bruta ar decendente sobre o rio o que causou instabilidade no mesmo. Na dúvida, eu não voaria mais sobre o rio! Até porque se não há pescador por perto...
Abaixo um gráfico que ajuda a entender o movimento do ar de acordo com a superfície do solo:[/quote:8243dafbc3]
Valeu, amigo!
O fato é que, pensando bem, o Tiger acabou um pouco longe de onde eu estava. Uma comparação grosseria: digamos que a distância em que eu e o modelo ficamos, no momento da queda, seria como do ponto em que a gente pilota na RTC (debaixo daquelas árvores) até o outro extremo, perto da rua mesmo. Vou ver se meu sogro sabe a distância exata.
Será que exagerei na distância?
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)
- Ronin
- Patrocinador
- Mensagens: 660
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 8:32 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
Se for de um lado da RTC pro outro dá mais ou menos 100mts.
Já voei mais longe com meu RX GWS 6ch com antena nova.
Hoje inclusive estive na RTC pela manhã, com todas as empresas em volta em pleno funcionamento e naum tive problemas de interferencia.
Ainda mais que vc estava num descampado, não creio que seja problema de alcance.
Já voei mais longe com meu RX GWS 6ch com antena nova.
Hoje inclusive estive na RTC pela manhã, com todas as empresas em volta em pleno funcionamento e naum tive problemas de interferencia.
Ainda mais que vc estava num descampado, não creio que seja problema de alcance.
- Garrettimus
- membro
- Mensagens: 236
- Registrado em: Qui Jun 02, 2005 9:59 am
- Contato:
[quote:1c9774c22c="Ronin"]Se for de um lado da RTC pro outro dá mais ou menos 100mts.
Já voei mais longe com meu RX GWS 6ch com antena nova.
Hoje inclusive estive na RTC pela manhã, com todas as empresas em volta em pleno funcionamento e naum tive problemas de interferencia.
Ainda mais que vc estava num descampado, não creio que seja problema de alcance.[/quote:1c9774c22c]
Ontem conversei com meu sogro, por telefone, e ele me disse que *acha* que a distância em que pilotei e a margem do rio compreende de 200 a 300 metros. O detalhe é que o Tiger caiu a uns 20 metros da margem...
Já voei mais longe com meu RX GWS 6ch com antena nova.
Hoje inclusive estive na RTC pela manhã, com todas as empresas em volta em pleno funcionamento e naum tive problemas de interferencia.
Ainda mais que vc estava num descampado, não creio que seja problema de alcance.[/quote:1c9774c22c]
Ontem conversei com meu sogro, por telefone, e ele me disse que *acha* que a distância em que pilotei e a margem do rio compreende de 200 a 300 metros. O detalhe é que o Tiger caiu a uns 20 metros da margem...
Curtiss P40 "Flying Tiger" - 72.630 Mhz (Canal 42)