Etrich Taube 1913 - 23" - elétrico!

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

sslllllleeeeeeptttt!!!

Esse tópico tem que ver com babador.

Terça dia 14 no ibira então? Grande estréia?

Sem palavras Lucio!!!! Só PRÔ visitando esse tópico...me resta elogiar, elogiar, elogiar......e elogiar.

Elogiando mais um pouco.....

Abraços!!!!
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:697a9ae782="FranciscoNeto"]
Gente, ainda vou descobrir uma forma de participar da construção desse modelo.

[/quote:697a9ae782]

IMPAGAVEL!!!

Já sei como vc pode contribuir....te passo o numero da minha C/C.

abs

LC
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:7198c3501d="Alvaro Sala"]Falo sim!
Com 23" de envergadura e 40g vai ficar com uma carga alar de voo livre.
Pode colocar o piloto e a Luger na mão dele com balas e tudo mais.[/quote:7198c3501d]

chiiii Alvaro, pelo que pesei, não vai ficar com 40gr, vai chegar nos 31gr :shock:
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:987437948c="-NiHoN-"]sslllllleeeeeeptttt!!!

Esse tópico tem que ver com babador.

Terça dia 14 no ibira então? Grande estréia?

Sem palavras Lucio!!!! Só PRÔ visitando esse tópico...me resta elogiar, elogiar, elogiar......e elogiar.

Elogiando mais um pouco.....

Abraços!!!![/quote:987437948c]

PÔ Nihon, não vai ficar pronto para o dia 14...snifff

Obrigado!

abs
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Pô meu... pensei que ia ver essa galinha carijó na terça. :twisted:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Lucio,
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.

Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...
Avatar do usuário
LC
membro
Mensagens: 357
Registrado em: Sáb Ago 05, 2006 1:59 pm
Localização: SP
Contato:

Mensagem por LC »

[quote:eac1dff5b6="Alvaro Sala"]Lucio,
Pensando em estabilidade, eu colocaria um Diedro de pelo menos 2" em cada ponta de asa e me certificaria que tivesse un certo wash out nas pontas.
Também faria aquela conta de volume de "calda" que tem num tópico do Omar lá no voo livre.
Procuraria medir a decalagem. Estou desconfiado que se a asa estiver com muita incidência, ele vai ter uma tendência a cabrar quando acelera de forma que não terá down thrust que resolva mesmo adiantando o CG.

Bão, pode ser que isso tudo seja mania de voolivrista, mas...[/quote:eac1dff5b6]


Voce tem toda razao. O diedro deve estar por volta de +/-3cm em cada ponta da asa, o washout eu estou com dificuldades de fazer devido a fragilidade da estrutura da asa e como ela é feita, mas estou estudando como, acho que vou levar algumas partes dele no Ibira para coletar sugestoes pois nao tenho muita tecnica e conhecimento para isso.
Não faço nem idéia o que é volume da cauda!
Decalagem...tá demais e nao deu para diminuir muito...apos ler este post melhorei ela um pouco, mas o que dava. Eu imagino que vai ter tendencia a subir mesmo mais downtrust mais velocidade baixa acho que vai voar estabilizado e devagar...
O CG até hoje é desconhecido por mim, acho que ficou por volta de 33% da corda média, apesar que não sei se calculei certo, pois a asa é atípica.

Obrigado pelas dicas.

abs
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Lúcio, para fazer o Washout desse modelinho aconselho que seja feito no momento da entelagem.

Não sei se é o melhor conselho mas pela estrutura delicada da asa vai ser dificil fazer de outro jeito.

eu ví uma tecnica muito interessante no RCgroups de como fazer um washout:

Deixe a asa apoiada na mesa fixada à um gabarito, deixe apenas a ponta da asa para fora da mesa, coloque uma vareta com um chumbo na ponta para fazer o washout.
Anexos
Untitled-2.jpg
Untitled-2.jpg (35.45 KiB) Exibido 18840 vezes
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Isso é um explicação bem tosca Lucio, mas já utilizei essa técnica em alguns modelos meus na hora da entelagem ou na hora de encolher o papel.

Funciona bem, só precisa acertar direitinho o peso do chumbo pela quantidade de Washout que você quer.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Ou se preferir:
Anexos
Calço.jpg
Calço.jpg (36.12 KiB) Exibido 18834 vezes
Responder