Como escolher uma hélice???

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Como escolher uma hélice???

Mensagem por cuka »

E ai pessoal, vai uma pergunta para quem entende do negocio, eu como leigo em certos assuntos mais uma vez estou aqui para pedir um help. O que acontece é o seguinte, quando compramos um motor ele indica um tipo de helice para voo acrobático e ou para escala mas como entender (ex. 13x8)??? O que muda em cada tipo de hélice e como decidir a melhor opção para cada tipo de voo???

Abraço a todos
Avatar do usuário
Tigrão
membro
Mensagens: 288
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 12:46 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Tigrão »

qual seu motor ?
varia de motor pra motor
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Normalmente o fabricante já informa no manual as possibilidades para cada motor.
Uma hélice funciona como uma caixa de marchas de automóvel, porém dispomos de apenas uma marcha, pois a maioria das hélices de aeromodelo têm o passo fixo.

Na prática, se o fabricante recomenda hélices 11x4 e 11x6 e 10x8 :

A 10x8 por ter mais passo vai dar mais velocidade, mas vai piorar as subidas e as retomadas rápidas (no carro equivale a andar com a 5 marcha engatada sempre)
A 11x6 por ter passo mais curto e diâmetro um pouco maior não terá tanta velocidade, mas vai subir mais firme, com mais forca (no carro equivale a andar com a 4 marcha engatada)
A 11x4 com passo menor ainda fará o motor girar mais, fazendo o avião subir com forca, mais vai diminuir muito a velocidade final (no carro equivaleria a andar com a 2 marcha engatada sempre)

A escolha final depende do tipo de modelo, e de vôo que se pretende.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Re: Como escolher uma hélice???

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:c658f6ded7="cuka"]E ai pessoal, vai uma pergunta para quem entende do negocio, eu como leigo em certos assuntos mais uma vez estou aqui para pedir um help. O que acontece é o seguinte, quando compramos um motor ele indica um tipo de helice para voo acrobático e ou para escala mas como entender (ex. 13x8)??? O que muda em cada tipo de hélice e como decidir a melhor opção para cada tipo de voo???

Abraço a todos[/quote:c658f6ded7]

Não há regra para dizer: esta hélice é para acrobacia....... que tipo de acrobacia?

Esportiva, do fim de semana.
F3A em que os modelos são mais velozes e usam hélices de passo alto.
3D que precisa de hélices com pouco passo para as manobras "pinduradas"
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

Leonardo, perfeito, sua explicação foi otima.

Mas como devo relacionar a helice com velocidade de stall? Exemplo, pretendo colocar um OS 81 alpha 4 tempos em um piper pawnee, ele não é um aero de velocidade e sim de escala e voo docil, alias é o que pretendo. Então devo usar uma hélice de passo mais baixo?
Avatar do usuário
tnovaretti
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Dom Out 12, 2008 6:42 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por tnovaretti »

[quote:1b069772ce="Leonardo M.T."]Normalmente o fabricante já informa no manual as possibilidades para cada motor.
Uma hélice funciona como uma caixa de marchas de automóvel, porém dispomos de apenas uma marcha, pois a maioria das hélices de aeromodelo têm o passo fixo.

Na prática, se o fabricante recomenda hélices 11x4 e 11x6 e 10x8 :

A 10x8 por ter mais passo vai dar mais velocidade, mas vai piorar as subidas e as retomadas rápidas (no carro equivale a andar com a 5 marcha engatada sempre)
A 11x6 por ter passo mais curto e diâmetro um pouco maior não terá tanta velocidade, mas vai subir mais firme, com mais forca (no carro equivale a andar com a 4 marcha engatada)
A 11x4 com passo menor ainda fará o motor girar mais, fazendo o avião subir com forca, mais vai diminuir muito a velocidade final (no carro equivaleria a andar com a 2 marcha engatada sempre)

A escolha final depende do tipo de modelo, e de vôo que se pretende.[/quote:1b069772ce]


Ótima resposta companheiro!!! direto e didático... parabéns
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:01b6eefcdb="cuka"]Leonardo, perfeito, sua explicação foi otima.

Mas como devo relacionar a helice com velocidade de stall? Exemplo, pretendo colocar um OS 81 alpha 4 tempos em um piper pawnee, ele não é um aero de velocidade e sim de escala e voo docil, alias é o que pretendo. Então devo usar uma hélice de passo mais baixo?[/quote:01b6eefcdb]

Acredito que sim, inicie com hélices de passo baixo, dentre as possibilidades do motor.
marcosccarvalho
membro
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Ago 23, 2011 7:22 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por marcosccarvalho »

to desenterrando, mas esse topico ta otimo pra minha pergunta

pessoal ainda nao entendi como escolher helice, entendi a parte de cima que o leonardo explicou, mas tem outros tipos de helices, tipo slow, hd, ep, quais sao as diferencas?
e outra pergunta referente a helices, pq se coloco uma helice grande queima o motor ou o consumo aumenta, o esc esquenta , e uma pequena demais nao tem forca para subir?

sou novato e sempre compro helices diferentes e vejo que tem muita diferenca entre uma helice ou outra.

um exemplo meu, tenho um telemaster com emax 2822, ja usei varias helices mas as que mais gostei foram
9x6 gx essa era dura e o aero fica rapido voando em torno de 7 minutos
9x5 gws essa era mole e o aero fica docil voando em torno de 18 minutos
8x6 apc essa era meio dura e o aero fica veloz voei em torno de 9 minutos, mas o esc fica quente
Avatar do usuário
azulao
membro
Mensagens: 292
Registrado em: Dom Jul 24, 2011 9:09 am
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por azulao »

E qual a diferença entre uma hélice bem larga e outra mais estreita com o mesmo tamanho?
No site da hobbyking eles tratam as hélices mais largas de slow, é isso mesmo? são para voos mais lentos?
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Pessoal, me metendo na conversa, informo que escrevi um artigo sobre isso para o site Hangar 3 D. Responde diversas das perguntas feitas aí acima.
Basta acessar o link
[url]http://www.hangar3d.com/index.php?option=com_content&task=view&id=235&Itemid=41[/url]

Não é só trenzinho.... O Balan voa também (rsrsrs)
Responder