Clone 450, barato e voável

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
RUDSON
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Set 02, 2014 10:31 am
Localização: São Luís - Ma

Mensagem por RUDSON »

Ola Valter, vejo que vc é uns dos mais requisitados no forum logo deve ter um boa relação com o evento.
sou de são luis do maranhão e comprei recentemente um G400 da Walkera o que tem gps e acabei lenhando ele, comprei navamente as peças que danificou e monte tudo certinho mais como uso o radio dele para o simulador devo ter deconfigurado para seu modo de voo, o radio é o devo7. você sabe como reconfigurar ele?
Bettinho
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 5:41 pm
Localização: Tubarão-SC

Mensagem por Bettinho »

Fala galera !
To querendo montar um 450... O modelo será:
Tarot 450 PRO V2 FBL Flybarless RC Helicopter KIT R$327.81 (124 $)
(Qualquer coisa mudo para um HK PRO TT 3D mais em conta Flybarless também.)
Começarei pela eletrônica:
ESC
TURNIGY TRUST 45A SBEC Brushless Speed Controller
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12191&aff=80704

MOTOR

Tarot 450 PRO 3800KV Brushless Motor TL450M 3.5mm
http://www.banggood.com/pt/Tarot-450-PRO-3800KV-Brushless-Motor-TL450M-35mm-p-927451.html

ou
(Tenho que usar o PRO ou pode ser esse outro abaixo)
Tarot 450MX (3500KV) Brushless Motor TL450MX-3500
http://www.banggood.com/pt/Tarot-450MX-3500KV-Brushless-Motor-TL450MX3500-p-927476.html

GYRO
HobbyKing GA-250 MINI-MEMS Gyro
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=15318&aff=80704

SERVO CAUDA
Power HD 3688HB (Na HK só tem esse ? Custa 20 $ caro em !)
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6775__Power_HD_3688HB_Digital_Servo_25g_2_8kg_07sec.html

SERVO CICLICO
HobbyKing HK-933MG Digital MG Servo 2.0kg/ 12g/ 0.10sec
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14280&aff=8510

Pinion
T-REX 450/430 Sport Compatible Parts Motor Pinion Gear 13T
http://www.banggood.com/pt/T-REX-450-or-430-Sport-Compatible-Parts-Motor-Pinion-Gear-13T-p-78138.html

Pitch Gauge
RC Helicopter Pitch Gauge for Esky Belt CP V2 KING 3 replace EK1-0348

já tenho o rádio Turnigy 9x com receptor original para meu aero e pretendo comprar um outro :
FS-R6B FlySky 2.4Ghz 6CH receiver for RC FS-CT6B TH9x
http://www.banggood.com/pt/Wholesale-FS-R6B-FlySky-2_4Ghz-6CH-receiver-for-RC-FS-CT6B-TH9x-p-68604.html

Terei baterias Lion power de 2200mah 3s 35C e outra de 40C... (todas Lion power compradas na banggood... ainda não chegaram)
Já tenho carregador de lipo imax b6 com fonte, e também conectores xt60 e gold.
Faltou algo

Peço que analisem com carinho a lista e que me ajudem! Já li muito e pesquisei mas ainda tenho dúvidas... Valeu galera !
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Mensagem por Japaparadoxx »

Já tive muita dor de cabeça com esse gyro, não conseguia configurar ele mesmo seguindo o manual. Outras pessoas usam ele sem problemas.
Se quer montar um heli sem muita do de cabeça invista pelo menos em um gyro e um servo de cauda bom. Ou pegue logo um um kit da align, os preços finais são bem próximos.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Bettinho não to entendendo.. VC ta pegando um kit fbl e comprando um gyro ga250? Gyros se usa quando o kit eh FB.
Tira o gyro da lista e compra um kbar na banggood. Não se arrependera!!
Bettinho
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 5:41 pm
Localização: Tubarão-SC

Mensagem por Bettinho »

Obrigado por responder amigo !
Então eu devo apenas trocar o Gyro por um Kbar qualquer como os de 70 reias da banggood que o restante está certo?

Editado para acrescentar uma dúvida.
Avatar do usuário
mauroao
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Jan 18, 2014 10:02 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por mauroao »

[quote:1bf6798f6a="Overide"]Amigos,
Estou terminando a montagem de um 450 da tarot pro, porem estou quebrandoa cabeça para encaixar a eletronica nele, gosto de deixar menos fio a amostra possivel.
Gostaria de saber dos mais experientes se eu poderia deixar a unidade FBL colada com fita dupla face em cima do receptor da turnigy.
Lembrando que nao vou fazer voos 3d apenas hover e circuito de tráfego.
Abc a todos[/quote:1bf6798f6a]

Amigo, aproveitando que você falou sobre local para colocar o FBL, eu acabei fazendo algo pouco usual.

Montei-o na vertical, com o auxílio de uma chapa de alumínio que eu usinei.

Mas isso tem um motivo.
O Tarot que eu comprei, era um SPORT V2 Flybar, com local apenas para o Gyro.
Depois, eu o converti para Flybarless DFC.
O local que era para o Gyro, já não ficava bem para o FBL, pois no Sport V2 da Tarot ele fica em baixo, e não dá para regular os ganhos pelos tripots, o botão e as luzes ficam pouco acessíveis....

Esse local para o Gyro, é justamente em cima do receptor (não diretamente, mas através de um suporte de plástico - dá pra ver na foto...).

Outro ponto é que o local na parte de cima, na traseira, que quase todos os 450 tem para montar um Gyro ou FBL, o Tarot Sport V2 não tem... O suporte do tail boom acompanha a inclinação do frame, e a superfície não é regular.

Não é o usual, mas no meu caso está funcionando (o alumínio é leve e não altera o centro de gravidade do heli).

[img:1bf6798f6a]http://i1371.photobucket.com/albums/ag315/mauroao/20141121_200427_zpshnxjq8by.jpg[/img:1bf6798f6a]

[img:1bf6798f6a]http://i1371.photobucket.com/albums/ag315/mauroao/20141121_200450_zpstghcfvre.jpg[/img:1bf6798f6a]
WARP 360 + GAUI X3 + Logo 400 + Prôtos 500 + Goblin 380 + DX6 Black
Overide
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 7:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Overide »

Olá Mauroao, consegui resolver a minha questao de espaço, hehehe, coloquei a unidade no local recomendado, atras da bailarina, e o receptor ficou na estrutura do lado esquerdo e o esc que nao coube embaixo da bateria ficou do lado direito, gostei do resultado, ao meu gosto ficou bom.
Grande abc
Bettinho
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Ago 01, 2014 5:41 pm
Localização: Tubarão-SC

Re: Clone 450, barato e voável

Mensagem por Bettinho »

Alguém já viu os kits da GARTT? Na banggood tem kit do Gartt 450 DFC TT por 250 ... Será que vale a pena ?
Avatar do usuário
mauroao
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Jan 18, 2014 10:02 am
Localização: São Paulo - SP

Re: Clone 450, barato e voável

Mensagem por mauroao »

Boa tarde a todos !

Gostaria de dar a minha colaboração aqui nesse tópico sobre o Clone Barato e voável.

Ainda me considero iniciante, não faço 3D...
Mas eu já quebrei (e muito) a cabeça com clones, e acredito que posso dar uma opinião bem útil.
Vamos lá!

Hoje, eu montaria um clone conforme abaixo:

Tarot 450 PRO V2 FBL Flybarless RC Helicopter KIT
Tarot 450 PRO 3800KV Brushless Motor TL450M 3.5mm
DS430M Digital Servo HSD43001
DS525M Digital Servo HSD52501
KBAR 5.3.4 PRO K8 3 Axis Gyro Flybarless System
HOBBYWING Platinum 40A PRO Brushless ESC

Tudo isso, hoje (abril de 2015), vai custar mais ou menos 950 Reais.

Comparando:
O valor de um COMBO Align TREX 450 PRO está em torno de 1500 Reais.
Um Dominator, em torno de 1700 Reais.

As partes acima, compradas no site banggood, com exceção dos servos Align, que foram comprado no site helipross.

Bem, agora vamos aos pontos polêmicos, antes que eu seja apedrejado:

Servos Align num clone ???
Sim, é viavel. Eu peguei uma dica no YouTube sobre esse site: helipross. Comprei e foi sucesso total.
Esse é o site onde encontrei peças Align mais barato após muita pesquisa (muito mais barato do que nos outros...).
A entrega foi em menos de 1 mês (tive sorte) e eles fazem uma embalagem de modo que é MUITO difícil ser taxado.
Na verdade, o valor chega a concorrer com o preço de servos de baixa qualidade em outros sites, por isso a decisão.

A mecânica de um clone é ruim?
Depende... HK é ruim. CopterX é ruim.
Tarot não é ruim! Na verdade, eu posso dizer que é o mesmo nível da Align. Bate pau a pau.
Algumas peças são até melhores. Os braços do flybarless do Tarot são ajustáveis sem precisar tirar o ball link.
O servo hod do tarot é um bastão de fibra de carbono enquanto o do Align é um arame...
Obs: quem gosta de HK ou CopterX, não se ofenda! É apenas a minha opinião...

Hoje em dia, vale a pena montar um clone 450?
A minha resposta:
Há mais ou menos 4 anos atrás, a frase abaixo era frequentemente repetida nos foruns:
"Você vai ter tanto trabalho com um clone, e no final vai gastar mais do que se tivesse comprado um Align".
Bem, sobre a frase acima, isso é uma meia verdade...
Se você não entende nada (como eu, ha pouco mais de 2 anos atrás, quando comecei), vai mesmo gastar mais.
E vai passar muito tempo na bancada !
Porém, se escolher bem o KIT e a eletrônica, não vai ter dor de cabeça nenhuma.

E o desempenho?
Na mecânica, a qualidade do Tarot, como disse, é muito boa.
Na eletrônica, a vantagem que eu vejo, no desempenho, é a unidade flybarless...
Nesse quesito, eu não posso comprovar por mim mesmo, pois não faço 3D hard, mas vou citar o que os mais experientes dizem:
90% dos mais experientes dizem que o 3GX perde se comparado com outras unidades como o VBAR por exemplo.
O VBAR é caro, mas o clone do VBAR, o KBAR, é barato e confiável.
Sendo assim, montando um clone, você tem a possibilidade de desfrutar de uma unidade flybarless mais moderna, com melhor desempenho e mais fácil de configurar...
Na compra de um Align, o que muita gente faz é vender o 3GX, para ajudar na compra de uma "unidade melhor".
Sei que esse ponto é complicado, pois unidade flybarless é como time de futebol, mas reforço que isso que escrevi é apenas um apanhado do que eu vi na maioria dos foruns.... Se você é fã do 3GX, peço também que não se ofenda...

E o preço?
Bem, isso é uma jogada. Um risco calculado.
Na compra de um Combo do Align 450 PRO você paga 1500.
Se taxar, o valor do imposto (60%) vai ficar em 900. E o seu heli vai ficar em 2400.
Se você comprar as peças de um clone, nesses sites, banggood e helipross, as partes serão despachadas separadamente e em embalagens bem rusticas. Probabilidade alta de passar em branco e chegar direto na sua casa...
Eu particularmente nunca fui taxado nesses dois sites. 100% de sucesso em peças avulsas.
A entrega em ambos é quase de graça... Pouco mais de 1 dolar por pacote... Vem por Air Mail mesmo...
O risco maior, é na compra do KIT em si, pois é uma caixa e é mais visado pela receita.
Mesmo se for taxado, a taxa será em cima do valor de 400 reais (o valor do kit Tarot).

Espero que as informações e opiniões aqui sejam úteis a quem pensa em montar (ou não) um clone.
Também reforço que são opiniões baseados na minha experiência, e também na experiência de outras pessoas a quem eu consultei.
Nada contra nenhuma marca. Eu não levanto bandeira para nenhuma.
Tenho um Tarot, e gosto. Da mesma forma que também tenho um Aling.

Abraços a todos, e tudo de bom.
WARP 360 + GAUI X3 + Logo 400 + Prôtos 500 + Goblin 380 + DX6 Black
GreatApache
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Ter Nov 09, 2010 8:41 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Clone 450, barato e voável

Mensagem por GreatApache »

Boa dica Mauroao.
Atualizando para o valor do dolar que vi ontem ($3,19)........fica difícil o Align.
Tem uns 5 anos que comprei um Lama quando comecei no hobbies, dei uma parada, e quando fui voltar, o lama esta com uma engrenagem quebrada e não achava de jeito nenhum,
Resolvi pensar em ter um T-Rex, pois pelo que vi, depois destes 5 anos, ainda tem bastante pecas disponíveis.
Mas com pouca grana, esta proibitivo o preço, importar nem da para pensar, e os kit que ja vem com o radio estao dificeis de achar por aqui.
Pesquisei muito (descobri que o fórum esta meio parado) e resolvi pelo Tarot.
Comprei o kit pro v2. Aguardando chegar para começar a aprender.....
E pesquisando a eletrônica também.
Valeu.
Responder