Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado - www.e-voo.com

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Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.

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Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Mensagempor Padero » 14 Set 2010 10:25

Bom dia pessoal do E-Voo, quero converter meu Osmose 70. Atualmente uso um motor YS 63S com pipa Hatori, e o peso do modelo abastecido é de 3,10 kg e "vazio" é de 2,81 kg. O peso do motor, pipa, tanque, mangueiras, servo e linkagem do acelerador é de 665g. O desempenho desse YS no modelo é ótimo, mas tenho outros planos para ele (outro modelo), ele gira uma hélice APC 13x6 Sport a 10.000 RPM. Pesquisei bastante, mas são tantos setup´s diferentes que fiquei um tanto confuso. Gostaria de ter pelo menos a mesma performance do YS (13x6 a 10.000 RPM) e se possível com bateria 4S pois meu carregador só suporta até 4S, e vou comprar tudo na Hobby City.

Conto com a ajuda de vocês...
Fernando Fávero
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."

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Mensagempor caioect » 14 Set 2010 20:26

Para ter giro e torque como um YS 63S, vai precisar de um motor no mínimo com estator 40x20 e ~500kv para ser utilizado com LiPO 6s... e que suporte alta potência (>1kW).

LiPo 4s é muito pouco para um modelo desse porte e dificilmente chegaria a mesma potência de um YS 63S! No mínimo LiPO 5s!

Uma sugestão seria o TR SK 5055 580kv que ainda fica bom com LiPO 5s.

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=71

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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Set 2010 22:23

Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....

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Mensagempor Mac2 » 14 Set 2010 22:27

[quote:f01d3629b2="Gustavo Murad"]Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....[/quote:f01d3629b2]
60A é pouco hein!
Eu colocaria no mínimo um de 80A e "dus bão" ainda. O motor tem pico de 70A ...
Abs
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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Set 2010 22:49

Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...

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Mensagempor Mac2 » 14 Set 2010 22:54

[quote:c40946cbbc="Gustavo Murad"]Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...[/quote:c40946cbbc]
Pelo que está escrito, entendi que os 665 são com tanque vazio, aí teria que acrescentar os 290g do combustível (acho que é esta a conta)
Abs
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Mensagempor AgPilot » 15 Set 2010 00:06

[quote:78c17bb90b="Mac2"][quote:78c17bb90b="Gustavo Murad"]Esse motor + bateria 5S 3000mAh 30C + ESC 60A fica pesando 884g .....[/quote:78c17bb90b]
60A é pouco hein!
Eu colocaria no mínimo um de 80A e "dus bão" ainda. O motor tem pico de 70A ...
Abs
Marco Aurelio (Mac2)[/quote:78c17bb90b]

Meu 5055 está rodando com uma hélice Master Airscrew K-series 12x6 para glow, com 6S, estou usando um Esc Turnigy de 80A e a toda potência com o Timming no médio está dando 65A.
Align T-Rex 250 / 600 ESP / 700E 3G - Jatos Bae Hawk Feibao K140, Falcon 120 K80, L-39 Feibao K100 - TAMEcat 40 FPV - Futaba 7C - Futaba 8FGH

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Mensagempor Padero » 15 Set 2010 08:15

[quote:c240001db4="Gustavo Murad"]Pois é, eu joguei isso pra tentar minimizar, mas de todo jeito que faz fica mais pesado.

Mas ele falou que o peso do conjunto é 665g, mas tanque cheio ou vazio?

Seria legal saber , para ter uma noção melhor...[/quote:c240001db4]

O peso sem motor, tanque, servo do acelerador, é aproximadamente 2,1 kg
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Mensagempor Padero » 15 Set 2010 08:27

Bom, tenho um setup para vocês:

Motor - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8490&Product_Name=Turnigy_4258_Brushless_Motor_800kv
Speed - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10331&Product_Name=Turnigy__Brushless_ESC_85A_w/_5A_SBEC
Bateria - http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9506&Product_Name=Turnigy_3600mAh_4S_30C_Lipo_Pack

Motor: 265g
Speed:60g
Bateria: 395g
Total: 720g
Peso total do modelo: 2865g

O que o pessoal acha ?

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Mensagempor Padero » 17 Set 2010 16:21

Olhei esse setup hoje de manhã e achei ele interessante... o que o pessoal tem a dizer ?

Motor - Turnigy AerodriveXp 42 SK Series 42-50 650Kv / 1150w
Bateria - Turnigy 3300mAh 5S 30C Lipo Pack
Speed - Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC

Este setup pesa 750g. Calculei o desempenho no DriveCalc e gostei do resultado. Acho que ficaria muito bom com o peso final do modelo em 2.895g.

APC 13x6,5E - 8762 RPM - 40,6A - 17,18V - 697,8W - 3.208g - 87km/h

APC 14x7E - 8405 RPM - 48,1A - 16,94V - 814,5W - 3.614g - 90km/h
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Mensagempor Gustavo Murad » 17 Set 2010 17:10

De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.

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Mensagempor Elilson » 17 Set 2010 17:39

[quote:702315dead="Gustavo Murad"]De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.[/quote:702315dead]

não são motores diferentes??? ou so muda a carcaça???

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Mensagempor Padero » 17 Set 2010 17:48

[quote:49af3b8570="Gustavo Murad"]De acordo com a Bungymanina esse motor consome mais do que isso com essa bateria e hélice, olha só:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=72

Com hélice 12x8 consome 44A, com hélice 13x6.5 deve passar disso.....

Daria cerca uns 5min de vôo dependendo da aceleração....

Mas fica um setup bem forte sim.[/quote:49af3b8570]

Gustavo, a 12x8 e a 13x6 são praticamente "quase" igual em se tratando de consumo. Tenho experiencia nos glows, se uma 13x6 dá 10krpm a 12x8 dá 9krpm... Talvez o consumo fique legal...

Veja nesse mesmo site que indicaste que a 13x8 consome 54A então a 13x6 deve ficar em torno de 50A
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Mensagempor Padero » 17 Set 2010 17:53

Gustavo, você saberia me dizer quanto esse motor SK4250-650kv consome a meio motor ? Aproximadamente ?

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Mensagempor Gustavo Murad » 17 Set 2010 23:22

Padero,

Acho que pra definir um motor melhor pra você, precisamos saber de algumas coisas:

1- Você quer um motor com desempenho próximo do YS 63S (13x6 a 11100RPM) , ou apenas um motor que voe o aeromodelo ?

2- Com o YS 63S era necessário voar a "full" em algum momento ?


Porque todos motores com baterias citados até agora ficam um pouco a baixo do que o YS 63S faz.

E também porque se for pra voar a "meio motor" dá pra pegar uma configuração elétrica que traga mais benefícios!

Respondendo sua pergunta: É quase impossível saber se o consumo a meio "acelerador" sem fazer o teste com essa aceleração, pode ele pode ser menos ou mais da metade do consumo a "full".

Mas posso lhe garanti que com metade da rotação máxima, o consumo é MENOR QUE a metada do consumo com essa rotação máxima.

Como exemplo, o SK4250-650 consome 54A com bateria 5S e rodando uma hélice 13x8 a 9810RPM. Se você reduzir o acelerador para 4905RPM o consumo deve ficar abaixo de 27A !!


Outra coisa que vale lembrar!!!!

Esse motor tem corrente contínua de 40A !!!!
A máxima é de 50A, que deve ser durante alguns segundos (não achei especificação sobre isso) !!!!!

Então se tá rodando a 50A já está ERRADO, o ideal é o motor rodar a 40A sempre, para que a folga seja para imprevistos (sujeira, curto, balanceamento hélice, etc).

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Mensagempor Eduardo Marocco » 18 Set 2010 22:20

olá..apenas p contribuir com vc, comprei dois esc's deste q vc colocou o link...bom, um estou usando com um hacker A40, em 4S, girando uma 13x6,5 APC E ;este aí até agora está agüentando o tranco;O outro coloquei em teste com um Rimfire 50-55-500kw, girando uma 15x8 APC E em 6S...o consumo bateu em 72A e o esc morreu após o primeiro teste de 8 min em solo.Então, se vc pretende usar ele na faixa de 40 a 50A, e até uns 5S, pode até agüentar...mas acima disto, eu não recomendaria...50% de aproveitamento não é muito animador...até pq, tbm não é tão barato assim q valha correr o risco.Sei q o rimfire q estou usando não se compara em preço com o setup q vc pretede utilizar, porém, estou com dois destes, um em um extra 60 da WM, pesando 3,9kg, e em 6S, girando uma 15x8 APC, voa com meio stick.O outro esta em um pulse 125 XT da H9,tbm em 6S, este está pesado, 4,9kg, mas como o perfil de asa é diferente, tbm voa com meio stick...demora um pouco mais p decolar (ou seria descolar !!!), mas é um motor inacreditável !!! só p informar, o esc do extra é um Castle 85HV e o esc do Pulse é um Turnigy Sentilon HV 100A.Os dois ficam frios o tempo todo !!!!

Marocco.

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Mensagempor Padero » 21 Set 2010 17:12

Bom, vou fazer alguns testes com o YS 63S medir a RPM com a 13x6 e com a 12x6 para termos uma boa base de dados e escolher melhor. Vou abusar dele e ver quantas vezes eu utilizo todo o motor.

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Mensagempor Padero » 29 Set 2010 11:09

Bom dia pessoal,

Bom depenei o Osmose para saber o peso dele "vazio", tirei tudo (motor, servo do acelerador, bateria do receptor, tanque, etc) deixei apenas o montante pois acredito que o peso do mesmo para o motor elétrico seja bem parecido. Pesei o spinner e a hélice APC 13x6 sport que eu tenho junto...

Ficou assim: 666g da asa + 1310g da fuselagem(com spinner, hélice e montante glow) = 1976g

Agora podemos escolher melhor.

Aproveitanto o post:

Motor - Turnigy 42-60C 500kv ou HXT 42-60 600kv - 280g
Speed - Turnigy Super Brain 80A - 52g
Bateria - Zippy 5S 4000mAh 20C - 499g (boa autonomia)

Segundo o site www.bungymania.com este motor HXT gira hélice 13x8 APC E a 8900RPM consumindo 45A com empuxo de 3930g e 87 km/h
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Mensagempor Gustavo Murad » 29 Set 2010 16:16

Esse motor acredito que seja mais acertado em potência para substituir YS 63S, deve dar mais de 9000RPM com hélice 13x6 ficando próximo do glow.

Como o caioect disse com 6S e um motor de 500kv ficaria mais exato (11000RPM), mas para 5S vai ficar algo abaixo do 10000RPM mesmo.

O peso também ficou próximo ao peso com tanque vazio, então deve voar muito bem principalmente no começo do vôo, a medida que tensão for caindo vai caindo a potência (principalmente nas Lipos) mas acho que mesmo assim vai ser um vôo legal.

Voando "no talo" autonomia de 4~6min, para esse setup não é ruim não

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Mensagempor Padero » 29 Set 2010 16:43

Tenho que pedir desculpas para o pessoal pois eu troquei as informações sobre o YS-63S. Na verdade ele gira a hélice APC 12x6 @ 11.100 RPM e a APC 13x6 @ 10.000 RPM cravados.

Gustavo, com 6S o consumo não iria aumentar muito?

OBS.: de tanto analisar os testes do site bungymania.com vi alguns dados que me parecem "errados". Exemplo: a hélice 14x7 deveria consumir menos que a 13x8 mas nos testes tem um consumo de 7A a mais, visto que o aumento de 1 polegada no passo "mata" mais o motor que 1 polegada a mais no diâmetro... o mesmo pensamento vale para o empuxo, a 14x7 não deveria fornecer mais empuxo que a 13x8 ?

Outra constatação: no teste do motor SK 42-50 - 650kv diz:
APC E 13x8 - 9120 RPM - 3497g
APC E 14x7 - 8640 RPM - 3900g

No teste do motor TR 42-60 - 600kv diz:
APC E 13x8 - 8940 RPM - 3930g
APC E 14x7 - 8580 RPM - 3628g

Fica aí a minha dúvida... Qual será que foi o procedimento desses testes ??????

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Mensagempor Gustavo Murad » 29 Set 2010 19:03

Padero,

Pessoalmente não gosto dos testes do Bungymania.

Mas que existe "explicação" pra isso existe....

1-Porque uma hélice com com diferença de 1 polegada no diâmetro e -1 no passo pode consumir mais ?

Porque o motor tem uma faixa de hélices na qual a eficiência é maior, ultrapassar esse "limite" faz com que a eficiência caia muito e o consumo aumente de forma abrupta.
No caso específico do motor 4260 e dos testes da Bungymania perceba o seguinte:

"13x8 TUN WOOD E"
Hélice de madeira própria para elétricos, possivelmente bem balanceada.

"14x7 APC E"
Hélice APC para motores direct drive, boa porém costuma vir mal balanceada.

2- Hélice de maior diâmetro fornecendo menos empuxo ?

Hélices deitas de materiais diferentes (madeira, plástico) ou com formato levemente diferentes tem empuxos diferente para mesma rotação!!
Outro fator que pode ter acontecido para dar esse resutado da 14x7 é o que eu respondi no na pergunta número 1, o motor tem baixa eficiência com essa hélice fazendo com que a rotação reduza de uma forma não proporcional a 13x8!!

3-E no caso de hélices iguais rodando na mesma velocidade ?

Simples, os testes podem ter sido feitos em altitudes diferentes, e isso influi bastante no empuxo!




Agora sobre o YS-63S girar umas 12x6 a 11000RPM e a 13x6 a 10000RPM então realmente não vai precisar de usar um motor com 6S.

No caso de 6S, seria a sugestão do caioect: motor 500kv com 6S, dai o consumo fica é MENOR e não maior como você pensou.

Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)


Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736

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Mensagempor Padero » 29 Set 2010 19:17

[quote:f4b6cbe260="Gustavo Murad"]

Exemplo de motor da bungy é o HXT50-55B, que consumindo apenas 44A roda uma 14x7 a 11800RPM!! (ficaria um acima do seu glow no caso)

Se você quer testes para conversão bem feitos e que fazem sentido esqueça a Bungymania, temos coisa muito melhor aqui no fórum:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736[/quote:f4b6cbe260]

Gustavo, uma hélice 14x7 APC E, segundo o Drive Calc, girando a 11800 RPM consome 1976,8 W !!!!!!! Acho que você esta equivocado... ainda mais a 44A...
:shock:
Vou continuar pesquisando testes mais confiáveis... :?
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Mensagempor Gustavo Murad » 29 Set 2010 22:41

Se existe um équivoco não é meu com certeza, eu não inventei isso ai eu copiei da Bungymania.

Para ser mais exato eu copiei essa informação daqui:

http://www.bungymania.com/imageshome/includes3/motorperf1.php?id=33


Outra coisa que você não deve NUNCA CONFIAR é o Drivecalc .....

Muitos motores ali são adicionadas por comparação com parâmetros de outros motores e não simulam em nada a realidade....



Sobre aumentar o tamanho do motor, aumentar a tensão a corrente tende a diminuir sim mesmo com hélice maior girando numa velocidade maior!

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Mensagempor Padero » 30 Set 2010 08:42

Gustavo, no link que você passou diz o seguinte: Lipo 6S - APC 14x7 E - 44,1A - 935W - 8580RPM - 3846g

E não os 11.800 RPM que você disse...

Bom "equivocos" à parte... :D :D :D

Bom, de qualquer forma acho que vou apostar no Turnigy 46 60, e acho que vou no de 600 Kv pois minha intenção é usar 5S mesmo e deixar o equipamento leve...

Tenho um colega que tem bateria 5S e 6S ambas de 3000mAh, vou fazer uns testes com as baterias dele antes de comprar a bateria...

Como o speed control tem telemetria, vou postar os resultados aqui e vou procurar ser o mais coerente possível.

Por enquanto obrigado a todos pelas sugestões!
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Mensagempor Padero » 05 Out 2010 15:24

Bom pessoal, escolhi o motor com a ajuda das MP´s do amigo Caioect:

Motor Turnigy 50-55A 400kv - 300g
Speed Control Turnigy SuperBrain 80A - 52g
Bateria Zippy 6S 4000mAh 20/30C - 590g

Peso do aero = 1.976g
Peso do setup = 942g
Peso total = 2.918g

Fiz um teste rápido com este motor onde apenas medi a rotação com 6S e hélice APC 14x7E, speed Turnigy plush 80A e bateria Turnigy 6S 3000mAh 20/30C, atingiu 8500 RPM (DriveCalc acertou na mosca!). Com outra bateria, agora uma Zippy 5S 5000mAh 20/30C, com a mesma hélice e speed, ele atingiu 7500 RPM (DriveCalc acertou novamente).

Usando o DriveCalc, a hélice APC 14x7 E com 6S deve consumir 43A o que seria um consumo muito bom, uma projeção com a APC 15x8E e 6S deve consumir 54A porém com rotação de 7500 RPM e 4,3 kg de empuxo. Esta é a hélice que pretendo utilizar.


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