Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:8ecd9ec691="Padero"]Bom dia pessoal, no domingo fiz o primeiro e o segundo vôo do Osmose eletrificado, e ficou excelente, verticais ilimitadas, vôo nivelado com um pouco mais de 1/2 motor com a hélice 14x7. Fiz 2 vôos de 6 minutos e "entraram" 2260mAh e 2340mAh respectivamente com carga balanceada. O primeiro vôo fiz com uma tampa no compartimento da bateria e o segundo sem. O aquecimento da bateria ficou inalterado, e bastante brando. O speed parece que nem tomou conhecimento da corrente e estava em temperatura ambiente em torno de 32º. Já o motor esquentou bastante, infelizmente não dispunha de um termômetro, mas não era possivel deixar os dedos sobre ele por mais de 2 ou 3 segundos. Fato este que não teve alteração entre o primeiro e o segundo vôo, o que tira a responsabilidade da tampa do compartimento da bateria. Diante disso vou ter que fazer algumas alterações para sanar o problema.

O peso final do modelo ficou em 3,060kg não oficiais, pois tive que fazer algumas alterações e pode ser que o peso fique com valor diferenciado. O CG ficou ruim com o nariz um pouco pesado fazendo que o modelo voar "cabrado" e durante a faca tive que picar para manter a trajetória.

Mais tarde portarei algumas fotos.[/quote:8ecd9ec691]
Fernando,
Você deixou uma abertura no cowl para a ventilação do motor? Converti um SUper Sports e o motor não tem esquentado além do aceitável. Esquenta um pouco, mas dá para manter o dedo nele tranquilamente. Apesar do meu motor ser mais fraco, possui kv maior e está puxando um aero de 2600g e uma bateria 7S LiFe (equivalene a uma 6S LiPo)
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Pois é Marco, tem mais 4 desses motores voando aqui no clube e nenhum deles esquenta tanto quando o meu, mas todos estão em treinadores e de cara no vento. Olhando bem o formato da carenagem, da para perceber que ela manda o ar para longe do motor. Acredito que eu terei que fazer alguns defletores de ar dentro da carenagem para melhorar a refrigeração.
Anexos
Conversão 14.jpg
Conversão 14.jpg (33.66 KiB) Exibido 6593 vezes
Conversão 13.jpg
Conversão 13.jpg (35.27 KiB) Exibido 6593 vezes
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Se te ajuda, dê uma olhada como fiz a refrigeração do meu motor:

[img:535a6a6b03]http://e-voo.com/forum/files/snc00469_186.jpg[/img:535a6a6b03]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Putz e a área me parece ser menor que a minha... Acho que fui premiado com um motor bixado...
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Experimente voar sem o carenado. Se o motor ficar frio ou no máximo morno, certamente o carenado está atrapalhando a refrigeração do motor!

Caso contrário, se o motor continuar muito quente sem o carenado, aí sim tem problema!
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Pessoal, tenho péssimas notícias, acabei de fazer alguns testes no motor e acho que fui premiado. Acontece que ele está consumindo 66,3A com a 6S e hélice APC 14x7 E. Pequei um amperímetro emprestado, Fluke, fiz a adaptação com os plugues deans, e tomei um susto quando vi o display. Pelos testes do amigo Caioect, o consumo deveria ficar em torno de 45A. To pensando em rebobinar o motor... Verifiquei as fases e elas tem a mesma resistência e não existem curtos no motor...

Aceito sugestões...

Rolamentos talvez?
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Realmente o valor está muito elevado... com pack A123 7s obtive 37A com a APC 14 x 7E e 45A com a APC 15 x 8E! No seu caso a voltagem é pouca coisa a mais o que deveria elevar o consumo para no máximo 45A, mas não justifica o consumo ficar 20A acima disso.

Pode ser que o valor do kv esteja mais elevado. Estou desconfiado que esse é o de 600kv e não o do 400kv! Você pode verificar isso medindo a rotação e a voltagem sem a hélice. O kv será a rotação dividida pela voltagem. Com A123 7s 23V, obtive 480kv.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Blz Caio, vou fazer isso e posto por aqui... Obrigado pela dica!
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Fiz o teste deu 24,8V e a rotação 11800 RPM. Kv = 475....... Acho que terei que abrir ele... !$%$#&*##$%@#@.........................
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Mensagem por GRANATO »

Pegue uma Dremel ou furadeira de rotação previamente conhecida, prenda o eixo, gire e meça a tensão (Vac - alternada) entre as fases ( 1-2, 2-3 e 3-1 ) e veja se é a mesma nas 3.

Com uma furadeira comum (3400rpm) deve obter algo próximo de 6 volts AC, o que daria uns 422kv, usando a fórmula:

Kv = (1 / ((Vac * 1.414) * (1000 / rpm furadeira)) / 1000) / 0.95 


E, reveja TODAS as soldas/conectores, tanto do motor, quanto do ESC. Qualquer problema aí, eleva o consumo absurdamente.
Responder