Meu segundo planador proporcional acrobático

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Meu segundo planador proporcional acrobático

Mensagem por eashiuchi »

Até agora eu só tinha voado planador emprestado, elétricos na encosta ou meu planador bit que quase perdi um dia desses.

Este é meu segundo planador RC pós bit e depois do DLG.
Envergadura de 1,40m
Comprimento de 1,00m
Asa de isopor entelado com vinil perfil NACA 25411 com espessura de 9% na raiz e original na ponta.
Longarina de caixeta.
Pod de deprom fibrado com manta 130g/m^2
Cauda de deprom e fuselagem de fibra de vara de pescar.
Peso aproximado de 300g pesado no bicepetrômetro.

Infelizmente sua estreia foi um tanto trágica.
Após voar bastante, mais ou menos 30min, eu havia verificado que em aceleração acentuada ocorria flutter nos ailerons, mas nada de incontrolável, devido principalmente à flexibilidade dos arames que faziam a lincagem por torção cruzada.
Subia as térmicas junto com os demais de classe 2m e quando estas cessavam eu retornava para o lift da encosta.
Estava voando tranquilamente e fui atropelado por outro modelo do amigo Josenilson, será combate?
Não obedecia mais à rolagem e entrou em parafuso, suponho que tenha caido de bico pois foi a forma que o encontrei lá embaixo do morro, a fuselagem está intácta, a asa não, uma enorme rachadura no meio e partes amassadas, chato isso para o primeiro dia.
Esse modelo demorou muito tempo pra ficar pronto, não pelo trabalho, mas pela calma que levei no projeto. A asa é recuperável, mas não vai ficar a mesma coisa, ainda bem que tenho uma desculpa pra eliminar os flutters dos ailerons, pena que vai demorar mais.
A foto é anterior a finalização do modelo embora não haja grandes mudanças posteriores.

[img:72efbe1238]http://www.aeroseletricos.com.br/files/oracle01.jpg[/img:72efbe1238]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

A intenção era ser acrobático, fazer rolls rápidos, loopings e voar invertido sem problema, mas acho que ficou leve pra isso ou o perfil não ajudou, o roll por exemplo era muito lento.


[img:ba244d7743]http://www.aeroseletricos.com.br/files/oracle02.jpg[/img:ba244d7743]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Me orgulhava de ter conseguido este acabamento com vinil sobre isopor, é....aeromodelismo tem destas coisas. :?

[img:1b9c7a4931]http://www.aeroseletricos.com.br/files/oracle03.jpg[/img:1b9c7a4931]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Parabéns pelo modelo, está muito bem feito.
Quanto a estréia não fique triste isto é comum acontecer. Faça outra asa ou recupere essa que ficou muito bem acabada e vá voar novamente.

Boa sorte.
Edson
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

eashiuchi,
Como sempre seus modelos surpreendem! belo acabamento, queria ver de perto esse pod fibrado, parece que ficou leve e resistente.

Um dica óbvia pra aumentar comando de aileron, use uma corda maior nele e leve-o mais pra ponta da asa
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

[quote:b87a1e8ad6="harpia"]Parabéns pelo modelo, está muito bem feito.
Quanto a estréia não fique triste isto é comum acontecer. Faça outra asa ou recupere essa que ficou muito bem acabada e vá voar novamente.

Boa sorte.[/quote:b87a1e8ad6]
A idéia é essa, bom que tenho outros modelos elétricos bem diferentes um do outro pra não ficar muito chateado, logo depois joguei o planador DLG no morro e voei quando não tava sustentando mais ninguém, voei sozinho e sem riscos de colisão.
Viche tinha esquecido dele, vou alterar o título do post.

[quote:b87a1e8ad6="Eduardo Yamin"]eashiuchi,
Como sempre seus modelos surpreendem! belo acabamento, queria ver de perto esse pod fibrado, parece que ficou leve e resistente.

Um dica óbvia pra aumentar comando de aileron, use uma corda maior nele e leve-o mais pra ponta da asa[/quote:b87a1e8ad6]

Valeu pelas dicas, vou tirar umas fotos do pod fibrado antes de dar um acabamento e consertar a asa, resistente sei que ficou pois caiu de bico e nada sofreu, está leve mesmo pois ainda precisa de lastro na ponta.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
AEROLIPE
membro
Mensagens: 642
Registrado em: Ter Out 11, 2005 1:45 pm

Mensagem por AEROLIPE »

pq vc não enche o modelo na parte do cg de chumbo?
isso vai fazer ficar rápido mais pesado, porém vai ter de voar ele só em dias de muito vento!
Uma dica é colocar os chumbos removíveis
em dias q não tiver vento tire, dias de vento coloque!
faça uma caixinha cheia de chumbo coloque sobre o cg(dentro da fuselage)!
Abração!
Avatar do usuário
Bian
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 5:08 am
Localização: Brasilia

<<>>

Mensagem por Bian »

Aí Edgar... Eu tive o prazer de ver esse modelo voando. Muito legal. Quando é que vem de novo pra Capelinha??? Domingo a galera fez a festa. Estou proibido de voar, é que amassei o capô do carro do Matte.
Brincadeira... Foi muito bom. Vê se aparece lá nesse domingo o Josenilson tá com muita saudade de vc. Hehehehehe.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Fala Bian!

Eu estou alternando entre elétrico e planador, como ainda não consertei o tijolão pluma ai não to querendo ralar o DLG transparente de balsa no morro, esse sim se for atropelado não sobra nada.
Fomos na quarta de carnaval no morro eu, o Matte e o Junior. Mas não tava muito bom, quando começou a relampejar descemos pra não levar raio na cuca lá em cima.
Domingo passado fiz a estreia de verdade do f22 no setor militar, voou muito bonito apesar de um pouco sem força, agora estou fazendo outro motor pra ele. Vê se aparece lá também pra conhecer.

Abraços.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Cap. Boeing
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Dom Mai 29, 2005 12:10 pm
Localização: Brasília - DF

Re: <<>>

Mensagem por Cap. Boeing »

[quote:84bca56d8c="Bian"]...Estou proibido de voar, é que amassei o capô do carro do Matte.[/quote:84bca56d8c]

Bian, não há com o que se preocupar!!! :roll:
Para colocarmos um ponto final neste acidente construi um planador 2M também fibrado com 130gr como o do [b:84bca56d8c]ashiuchi[/b:84bca56d8c] e uma [b:84bca56d8c]MARRETA[/b:84bca56d8c] colada no nariz! É óbvio que o CG foi pra casa do chapéu, mas... ele só irá percorrer 200 cm de vôo para um alvo definido! :twisted: :twisted: :twisted: (eu não guardo rancor!!! :roll: )

Edgar! :shock: Para com essa choradeira. Se não vai acabar levando o apelido de ED-CHORÃO!!! Já não basta ser chamado de FOMINHA? Faz logo outra asa! :x E na próxima vez que lenhar um dos seus belos modêlos faça como eu! [b:84bca56d8c]Cante o Hino Nacional com a mão no peito [/b:84bca56d8c]em homenagem de despedida qua ajuda aliviar as tensões e evitar o desejo de socar o Josenilson - que é um cara super bacana!!! SEM ESTRESSE! SEM ESTRESSE!

Um grande exemplo de paciência e tolerância no último final de semana foi o próprio Josenilson. Lenhou um planador Spirit de fibra em seu vôo inaugural e não chorou! tremeu o queixinho :lol: - mas não chorou! (pelo menos não na nossa frente) :roll:

Matte.
Canal 36 - 72,510MHz
Canal 54 - 72,870MHz
Responder