Review FrSky - Quase 3 Km de alcance!!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

[quote:7032dd6c1b="alexcmag"]Valter,

O pessoal reclama de Idle-Up e Idle-Down no modo heli, como não vôo helis nem tinha percebido isto. Além disto não tem mixagens de rudder to throttle e swash to throttle que podem ser úteis para evitar que o maior passo do rotor de cauda ou do rotor principal diminuam a rotação, mas isto pode ser feito com as mixagens programáveis.
De resto tem as curvas CCPM, endpoints, subtrims, curvas de aceleração e passo, etc.
[/quote:7032dd6c1b]
Hum! Não tive problemas no Idle com o meu, então não sei do que se trata, só acho que o botão ficou numa posição ruim e não é possível mudar para outra chave. Sobre a mixagem que você falou realmente não tem, mas imagino que nenhum rádio barato tenha. Mesmo assim, nada que desmereça o rádio pelo que custa.
"Já chegou o disco voador!"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Pelo que custa o Turnigy 9 realmente não tem o que reclamar dele. O cara do rcmodelreviews.com por exemplo abandonou o JR 9303 por ele. Não que tenha mais funcionalidades, mas porque ele diz que coloca na caçamba da caminhonete para ir voar com muito mais tranquilidade:

"I have a JR 9X/II (9303) which cost several times the iMax 9X but for some strange reason I find myself using the iMax system more often than the JR. Perhaps it's because it's so cheap I can just throw it in the truck without worrying about it getting scratched, lost or damaged. Perhaps it's because I like the freedom that 2.4GHz offers over the 72MHz synthesized JR set."

"Eu tenho um JR 9X/II (9303 que custa várias vezes mais que o iMax 9X mas por alguma estranha razão eu me vejo usando mais vezes o sistema iMax do que o JR. Talvez seja porque é tão barato que posso jogar na caminhonete sem preocupação se vai ser arranhado, perdido ou danificado. Talvez seja porque gosto da liberdade que o sistema 2,4GHz oferece sobre o conjunto sintetizado de 72MHz da JR."
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Acho que vou comprar esse rádio!! Tá muito barato mesmo...depois de vê seu tópico acho que dá pra usar bem a 500 metros sem ter que colocar nada.
Agora é só esperar chegar em estoque!!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Igor,

Quanto ao RSSI, dá para tirar o seguinte:

O RX tem dois LEDs, um vermelho e um verde

O vermelho pisca quando não tem sinal ou está no limite para sair do alcance, com grande perda de pacotes

O verde parece piscar a cada pacote recebido pois pisca rapidamente e sem falhas com a antena e dentro do alcance, e começa a falhar cada vez mais conforme me distanciei no teste, até parar totalmente ou piscar esporádico e o vermelho ficar piscando.

Não é difícil converter isto em nível de sinal.
Avatar do usuário
Daniel Chagas
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Jun 13, 2007 7:42 pm
Localização: São Paulo - Z/L

Mensagem por Daniel Chagas »

Ótimo review Alex, eu já estava pesquisando sobre esse modulo e acabei comprando, agora lendo os testes que voce fez fiquei mais tranquilo.

Acho que será um bom up grade para o meu velho 8UHPS!

Abraço.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Alex, estou pensando em comprar um para mim, mas para usar em outra coisa. Você chegou a testar fazendo o bind com múltiplos receptores? Tem algum tipo de "model match" que impossibilita o uso?
Tudo bem que teria a questão da telemetria, mas estou pensando em usar a versão sem a mesma.

Inclusive era essa outra pergunta, sabe dizer se a versão sem telemetria possui esse mesmo alcance?

Abrcs!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Bem... pode esquecer a primeira pergunta, acabei de encontrar o manual e sim, ele suporte múltiplos receptores.

Então só falta encontrar sobre o alcance da versão sem telemetria, aquela para rádios sem lugar para módulo.

Abrcs!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como a curiosidade apertou, testei, mesmo a versão com telemetria suporta múltiplos receptores numa boa. Só não sei o que acontece com os dados de telemetria, quando fizer meu "terminal de dados" te digo.

A versão sem telemetria tem o mesmo alcance da normal, o hardware é quase idêntico. Mesmo o preço não é tão diferente.

Eu abri o módulo e também não é muito diferente, se tirar a placa da caixa e colocar termoretrátil dá exatamente o módulo hack.
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Hum... interessante.

Você tá usando o módulopadrão JR no Turnigy? Significa que esse rádio é shift negativo?

Abrcs!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estou usando o módulo padrão JR no Turnigy, mas isto não significa muita coisa na verdade.

O encaixe é JR, a pinagem é genérica:

A pinagem JR é:
Antena
erra
VCC RF
6V
PPM

Pinagem Futaba/Hitec:
Antena
Terra
Indicador RF
VCC
PPM

A pinagem Turnigy pelo que vi é:
Antena
Terra
N/C
VCC
PPM

JR seria shift positivo, mas isto só se aplica a FM, não olhei no osciloscópio pra ver se o sinal PPM do Turnigy é normal ou invertido mas o pessoal que desmontou os módulos para ligar direto em saída PPM disse que todos os módulos funcionam com PPM normal ou invertido.
Responder