A quantos C posso carregar um pack de nimh?
A quantos C posso carregar um pack de nimh?
Pessoal, estou com uns packs de nimh que são pros meus modelos de encosta, como eu defino a carga que posso dar neles? Pelo que vi no meu carregador, só configura a corrente, a tensão ele detecta sozinho?
Grato.
Grato.
Ugly Stick
Qto mais rápida a carga, pior ela fica...
Pra uma carga lenta, recomenda-se 0,1C de carga por aproximadamente 15 horas...
Se quiser carregar mais rápido, pode-se usar 0,3C de corrente para carrega-la em +/- 5 horas..
Se quiser uma carga ultra rápida, pode carregar à 1C por 1 hora e meia.. mas a carga ficará pior do que se carregada à 0,1C..
A detecção de pico também fica pior quando carregadas à altas correntes.. Então, o risco de sobrecarga prejudicar a bateria é grande..
Se quiser carregar mais rápido, pode-se usar 0,3C de corrente para carrega-la em +/- 5 horas..
Se quiser uma carga ultra rápida, pode carregar à 1C por 1 hora e meia.. mas a carga ficará pior do que se carregada à 0,1C..
A detecção de pico também fica pior quando carregadas à altas correntes.. Então, o risco de sobrecarga prejudicar a bateria é grande..
[quote:fcd19d16cb="Abib"]Qto mais rápida a carga, pior ela fica...
A detecção de pico também fica pior quando carregadas à altas correntes.. Então, o risco de sobrecarga prejudicar a bateria é grande..[/quote:fcd19d16cb]
Valeu Abib, e quanto a tensão, não preciso configurar no carregador?
A detecção de pico também fica pior quando carregadas à altas correntes.. Então, o risco de sobrecarga prejudicar a bateria é grande..[/quote:fcd19d16cb]
Valeu Abib, e quanto a tensão, não preciso configurar no carregador?
Ugly Stick
- claudiorfernandes
- membro
- Contato:
- claudiorfernandes
- membro
- Contato:
Outra coisa, complementando a informação do Abib: correntes muito altas são certeza de encurtar drasticamente a vida util da bateria (em especial as NiMh, já que as NiCd são mais tolerantes a maus-tratos), e correntes baixas demais fazem com que a detecção de pico falhe às vezes, levando a sobrecarga. Correntes de C/3 ou C/2 são ótimas do ponto de vista de detecção de pico, e não "judiam" demais das células.
Bom pessoal, acredito que nunca devemos exceder a 1C para as baterias de NiMh. Agora é importante alertar para uma informação no site da HK que diz que a bateria Turnigy AAA NiMh LSD pode ser carregada em até 10C e acredito que esteja errada.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10899&Product_Name=Turnigy_AAA_LSD_800mah_Low_Self_Discharge_(ready_to_use)
Abs
Marco Aurelio
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10899&Product_Name=Turnigy_AAA_LSD_800mah_Low_Self_Discharge_(ready_to_use)
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:24e5e63a2d="Mac2"]Bom pessoal, acredito que nunca devemos exceder a 1C para as baterias de NiMh. Agora é importante alertar para uma informação no site da HK que diz que a bateria Turnigy AAA NiMh LSD pode ser carregada em até 10C e acredito que esteja errada.
Abs
Marco Aurelio[/quote:24e5e63a2d]
Pois é Mac, um dos packs foi feito exatamente com essa bateria.
Abs
Marco Aurelio[/quote:24e5e63a2d]
Pois é Mac, um dos packs foi feito exatamente com essa bateria.
Ugly Stick
- claudiorfernandes
- membro
- Contato: