quadcopter

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
priestnot
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 4:09 pm
Localização: Matosinhos

quadcopter

Mensagem por priestnot »

Bom como é o primeiro post que faço comvem explicar sou um completo iniciado que nem a minima ideia sobre estes assuntos tem :p

Ora bem eu estou com a ideia de construir um quadcopter e tenho algumas duvidas que não se prendem com electronica (que disso vou precebendo :p)...

Alguem me pode explicar quais as principais vantagens/desvantagem de ter umas helices compridas vs largas?

É que pelos vistos quanto mais compridas menos largas e quanto menos compridas mais largas são...

Obrigado...
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

comprida? larga?

Abrcs!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Sim

Largura = corda

Há hélices com o mesmo passo e comprimento com diferentes cordas.

Pra quem voa heli isso não é cousaaa doutrooo mundoooo
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Acho que ele se refere as hélices normais e slow flyers e não à pás de helis, visto que a proporção do comprimento vs. corda muda pouco neste último caso, a não ser que seja pás para FBL ou uma Radix da vida.

Abrcs!
Avatar do usuário
Lucas Fioresi
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qua Out 20, 2010 5:49 pm
Localização: Bauru -SP- 23

Mensagem por Lucas Fioresi »

Estaria ele falando de Helices 7 por 8. 5 por 3. Não sei bem.
priestnot
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 4:09 pm
Localização: Matosinhos

Mensagem por priestnot »

Estou a a falar disto:

http://www.aeroquadstore.com/SearchResults.asp?Cat=32
priestnot
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 4:09 pm
Localização: Matosinhos

Mensagem por priestnot »

Ninguem???
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Não havia visto que respondeu.
Cara... basicamente quanto maior a hélice, maior o empuxo gerado para uma mesma rotação, isso ocorre devido à maior área. Idem para o passo, mas este acaba aumentando o pitch speed com mais ênfase, resumindo a definição dele, é a velocidade com que o ar é deslocado.

multicoptero devem possuir hélice de pouco passo, de preferência slowflyers pois não há necessidade de um pitch speed alto. Também deve procurar usar as menores hélices possíveis para diminuir a inércia e melhorar a resposta dos motores.

Abrcs!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

sandman, quanto menos pás a hélice tiver, mais eficiente ela será pois uma pá não pega tanta turbulência da outra. Esse é a razão de ser melhor usar bipá no lugar de tripá em multicopteros.

Agora tem a questão da resolução de comando também, que suponho que ficaria muito prejudicado ao usar EDFs, e as respostas ficariam muito lentas. Sem falar no consumo, absurdamente alto, ehehhehe.

Agora aquele avião do avatar não usa turbinas, usar rotores contrarrotativos que é bem fácil de fazer.

Abrcs!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

Para usar hélices de passos iguais é necessário trabalhar essa "quebra de torque" que você falou, inclinando o motor para compensar o torque gerado pela hélice. Daí para frente é igual a um quad que tenha hélices de passo reverso (desde de que não considere a menor eficiência).
Deve-se preferir usar hélices pusher por ser mais fácil de acertar e eficiente de se usar.

O leme é feito por diferença de rotação, você acelera os motores que geram torque para o lado que você quer e desacelera na mesma proporção os motores que geram torque no sentido contrário ao desejado, assim o quad (ou hexa) gira no próprio eixo.

Abrcs!
Responder