Asa de "trocentos" watts. Mais um vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:baa4310818="Pedro Prado"]Vamos estudar o peso, o peso vai ser tudo neste projeto.
-------------------------------------------------------------
[u:baa4310818]Asa 8000Watts - Planilha de peso[/u:baa4310818]

Motores KB45-08XL (2x557g).............1114g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4937

[/quote:baa4310818]
Só uma alerta para essa linha de motor, eu comprei um de 6000Kv, e não sei o que faço com ele!
Aqui tem mais:
[quote:baa4310818][quote:baa4310818="NATTIS"]O motor KB-45 que esta a venda no site da Hobbyking e tem preços bem convidativos são modelos "parrudos" para turbinas elétricas (EDF) enormes e automodelos 1:8, pelo menos é o recomendado pelo site...

Comprei o motor KB-45 1400KV para instalar numa EDF de 102mm. Durou acho que umas 4 aceleradas para fritar, o motor realmente não presta e vou postar abaixo os principais motivos:

1 - Baixíssima eficiencia sobre carga constante e que o transforma quase numa resistencia de chuveiro de tão quente;
2 - O KV despenca sobre carga constante, é 1400kv, mas na minha EDF deve ter despencado mais de 20%;
3 - Os plugs deveriam ser banhados, mas já vieram meio oxidados;
4 - O rolamento da tampa já veio com problema, ao acelerar a tampa chegava a 120 graus! Era o rolamento que estava gerando absurdos de atrito;
5 - A tampa assim como nos Feigao são porcamente fixadas com cola, muito fácil de escapar e destruir tudo.
6 - o motor é enorme e pesado, são 440g contra 340g de um Neu 1515 que gera a mesma quantidades de watts e que tem uma eficiencia muito superior.

Então fica ai o meu aviso para quem faz conversão e esta de olho nestes motores mais baratos. Se for para escolher motores mais em conta procurem os XEruns para até 4S, acho que dos que prestam são os mais baratos, tem os novos Feigao, mas são bem carinhos e não sei se prestam.[/quote:baa4310818][/quote:baa4310818]
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

O tópico do Nattis no e-voo: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=86903&postdays=&postorder=asc&start=0
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:ee0be5bdac="Pedro Prado"]Vamos estudar o peso, o peso vai ser tudo neste projeto.
-------------------------------------------------------------
[u:ee0be5bdac]Asa 8000Watts - Planilha de peso[/u:ee0be5bdac]

EDF 5” (2x230g)..................................460g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=4235

Trem de pouso (mod.2204)..................510g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7998&aff=64701

Motores KB45-08XL (2x557g).............1114g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4937

Baterias Nanotech(715gx4)90C Burst..2860g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=14615

ESC (2x125g)....................................250g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4691

Servos (4x32g)..................................128g http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8765

Asa.......................................................?

Total (até agora)................................5322g[/quote:ee0be5bdac]


Oi Pedro,

Nesse nível de potência, dá p/ economizar na bateria e no ESC, mas infelizmente na EDF e no motor não tem como. Na verdade em EDFs qualquer coisa acima de 2000W já fica difícil economizar.

As EDFs recomendadas são Schubeler, Stumax, Turbax, TamJets, Viofan. Os motores NEU e Lehner. Cada setup de EDF, ESC, bateria, usando tudo de primeira linha, sai o preço de um turbina à combustão. Fica a gosto do freguês escolher qual. A EDF + motor, saem cerca de US$750,00.

Uma asa de 2,8m deve chegar fácil nos 12kg.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Sim Pedro, uma rampa desmontável.
Agora com elásticos eu não sei (elástico giant, rampa giant, ai ai ai ... :shock: )

Pede mais detalhes pro Marco da catapulta com cilindro de ar ou mola, que dará menos dor de cabeça, não correndo risco de arrebentar elástico ou coisa do tipo.

Mas eu ainda acho melhor a idéia do trem de pouso, você irá taxiar, decolar e pousar do chão usando apenas a força das EDF's nada mais pra coloca-la no alto.

E esse trem de pouso que você citou tem bom comentários, e aguentará a média dos 5kg 'sussa' !

'ai meu bolso, rs. :roll:
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi [b:fccc83f1d5]Warne[/b:fccc83f1d5], tudo bem? Não concordo com o Nattis não, se o rolamento estava com defeito, todas as outras questões ficam invalidadas, com rolamento preso gerando atrito... tudo vai pro saco.

Quanto ao orçamento, temos que ficar mesmo com a Hobbyking, saindo disso o preço dos equipamentos multiplicam por dez, e aí já não é mais para o meu bico.

Já tive muitas coisas da HK, e sempre tive sorte, produtos excelentes com preços imbatíveis. A relação custo/qualidade é uma questão complicada, muitas vezes a China oferece a mesma qualidade por 1/10 do preço... por isso não levo em conta os produtos mais caros (E.U.A. e Alemanha) por serem de muito caros e inclusive são na maioria feitos na China também, só que com embalagens e marketing para impressionar.

Quanto aos comentários sobre qualidade... também é outra questão meio relativa, as vez é o cara que quer difamar o produto, ou deu azar, ou o cara é meio cri-cri, ficou com raiva... sei lá.

Para o meu hobby, Hobbyking tá bom de mais! He,He,He! Qualquer economia, como é uma somatória de coisinhas... no final faz toda a diferença.




Oi Laércio, tudo bom? Acho que você está no caminho certo, temos que economizar peso e grana, gostaria de entender melhor o mecanismo deste trem, acho que dá para fazer.

:D
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:145b6531d1="Pedro Prado"]Oi [b:145b6531d1]Warne[/b:145b6531d1], tudo bem? Não concordo com o Nattis não, se o rolamento estava com defeito, todas as outras questões ficam invalidadas, com rolamento preso gerando atrito... tudo vai pro saco.

Quanto ao orçamento, temos que ficar mesmo com a Hobbyking, saindo disso o preço dos equipamentos multiplicam por dez, e aí já não é mais para o meu bico.

Já tive muitas coisas da HK, e sempre tive sorte, produtos excelentes com preços imbatíveis. A relação custo/qualidade é uma questão complicada, muitas vezes a China oferece a mesma qualidade por 1/10 do preço... por isso não levo em conta os produtos mais caros (E.U.A. e Alemanha) por serem de muito caros e inclusive são na maioria feitos na China também, só que com embalagens e marketing para impressionar.

Quanto aos comentários sobre qualidade... também é outra questão meio relativa, as vez é o cara que quer difamar o produto, ou deu azar, ou o cara é meio cri-cri, ficou com raiva... sei lá.

Para o meu hobby, Hobbyking tá bom de mais! He,He,He! Qualquer economia, como é uma somatória de coisinhas... no final faz toda a diferença.




Oi Laércio, tudo bom? Acho que você está no caminho certo, temos que economizar peso e grana, gostaria de entender melhor o mecanismo deste trem, acho que dá para fazer.

:D[/quote:145b6531d1]


Concordo com vários produtos, até baterias e ESC, mas nas EDFs e motores p/ EDFs só se aparecer alguma EDF "made in China" c/ rotor de fibra-de-carbono. É um ponto crítico, e rotor de plástico reforçado c/ fibra-de-vidro está longe de suportar.

Motor inrunner tem o problema do espaço físico ser bem "apertado", o que torna mais difícil de ser produzido em série a baixo custo com qualidade. Outro fator é o ferro dos núcleos das bobinas, como são menores, trabalham mais saturados, tem que ser de melhor qualidade.

Minha sugestão não é preciosismo, é que realmente não é viável este nível de potência numa EDF de baixo custo. Se fosse hélice, é outra história. Ou então mantenha a potência em até uns 2000W por EDF, vai voar bem, visto a Horten elétrico do vídeo c/ 2m de envergadura.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pedro, sobre o motor eu posso falar. Comprei um Kb menorzinho ( http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4213 ). Queria usar em um Mini Inferno 1/16, só que não tive coragem de usar, em testes, ele atingiu 60 graus em poucos segundo - Detalhe, não estava com hélice -.
Fiz uma asa de combate de 90cm, pesando 350g completa, queria usar esse motor, então, coloquei uma hélice TGS 4,5x4,5. Em testes, a amperagem chegou a 19A full (ele só suporta 15A), usando bateria 3s de 1100 LEFe. Novamente não usei, e sinceramente, não sei em que vou usar esse motor...
Eu não gosto de turbinas, pois as boas são muito caras, como o pessoal já postou e vc mesmo sabe. Não gosto delas, pois o valor é inviável para meu bolso. Eu só vi o Humberto voar com turbinas mais baratas e eficientes.
Estou de olho nesse projeto.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Nelson, calma lá! Rotor de fibra de carbono, núcleos especiais... ah...para com isso... e desde quando não se consegue produzir em série com qualidade com baixo custo! Muita coisa está mudando no que se diz a respeito a baixo custo / qualidade. Só os fabricantes americanos e alemães que não sabem disto, ou melhor, [u:90cfe3521d]sabem[/u:90cfe3521d]... mas não sabem o que fazer a respeito!

Hobbyking é uma realidade viável, estive lá nos EUA, nos campinhos de aeromodelos e é tudo HK, e as lojas... 50% já faliram e as que não, estão as moscas!

E outra, também prefiro BMW, Mercedes... Ferrari, mas vou de carro nacional mesmo, é melhor do que ficar parado. Preciosismo sim, adoro lagosta, camarão... mas como mesmo é arroz com feijão.

Nós brasileiros precisamos acabar com esse comportamento; se não é fibra de carbono e não quero nada... se não é radio JR eu não quero nada, se não, se não, se não... e mais, precisamos parar com o “come frango e arrota peru”!

Os aeromodelistas americanos estão comprando de monte os produtos da HK!

Vou provar que EDF da China... vai! :D
Avatar do usuário
ggelizeu
membro
Mensagens: 460
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 10:19 pm
Localização: Anapolis/Goias- 19-
Contato:

Mensagem por ggelizeu »

pensa em chegar em qual velocidade ??
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Então, [b:7eeb6d2699]Elizeo[/b:7eeb6d2699]... agora mais calmo...

Bastante [size=18:7eeb6d2699][i:7eeb6d2699]velocidade[/i:7eeb6d2699][/size:7eeb6d2699][size=18:7eeb6d2699]![/size:7eeb6d2699] por isso não queria botar trem de pouso por causa do peso. A graça toda estaria em se obter muita velocidade!

Agora ...quanto???

Aí que tá o “X” da questão! :D
Responder