Mais um ugly stick - Voou com motor Haker 20-26M e A123 4S -
edtorre, ao inves de aumentar a helice, você diminuiu o tamanho, ai fica fraco mesmo, com life tem que aumentar um pouco a helice pra ficar mais forte, se puder troca o motor 2812 pelo 2822 fica bem melhor, life 1100mah 3S fica exelente com helice gws 10x6, e life 1100mah 4S, fica exelente com helice gws 9x5 ou 8x6, acerta a configuração com life que você vai perceber que o uso de life fica bem melhor que lipo, essa bateria é exelente.
[quote:328152906d="edtorre"]Levei o Aero hoje na Poli e o Valmir fez a trimagem o Daniel fez a configuração do Dual rate no meu Turnigy 9X.
Estava ventando muito, mas o Valmir fez o voo inaugural.
Estava com pouco motor (mesmo usando um [b:328152906d][color=red:328152906d]Emax 2812[/color:328152906d][/b:328152906d]) e desconfiamos da Hélice que era uma 9x5 GWS, trocamos por uma 8x4 GWS e mesmo assim ficou muito fraco.
Conclusão:
Uso Baterias Life A123 e um pack de 3S1P de 1100Mah deixou o Aero muito lento e fraco.
Fizemos um teste com uma Lipo de 1300Mah e deu uma enorme diferença de empuxo no motor.
Vou abrir a caverna do Stick e para caber minhas Nanotech de 2200 Mah e vamos fazer um teste no próximo final de semana.
Também vou desmontar o pack de Bateria Life e fazer um pack 4S1P para testar.
Edtorre[/quote:328152906d]
Edtorre,
Este motor não aguenta hélices 9x5 com LiPo 3S ou Life 4S. Aparentemente pode ter uma performance razoável com a lipo 3S, porém não irá aguentar muito tempo. Vi um desses queimar esta semana na pista por causa disso.
Se pensa em colocar Lipo 3S ou Life 4S, mude o enrolamento dele para ficar semelhante ao 2822 (tem um tópico aqui que explica isso muito bem), ou se quiser chutar o balde mesmo, coloque um emax 2215/20.
Eing20ver,
Só uma ressalva: Uma Life 3S é mais forte que uma LiPo 2S e uma Life 4S é um pouco mais forte que uma LiPo 3S.
Podemos dizer que a LiFe 3S fica entre a LiPo2S e LiPo 3S e o mesmo para a LiFe 4S que fica entre a LiPo 3S e A LiPo 4S
[code:1:328152906d]Tensão nominal (V)
Cels LiPo Life
1 3,7 3,3
2 7,4 6,6
3 11,1 9,9
4 14,8 13,2
5 18,5 16,5
[/code:1:328152906d]
Abs
Marco Aurelio
Estava ventando muito, mas o Valmir fez o voo inaugural.
Estava com pouco motor (mesmo usando um [b:328152906d][color=red:328152906d]Emax 2812[/color:328152906d][/b:328152906d]) e desconfiamos da Hélice que era uma 9x5 GWS, trocamos por uma 8x4 GWS e mesmo assim ficou muito fraco.
Conclusão:
Uso Baterias Life A123 e um pack de 3S1P de 1100Mah deixou o Aero muito lento e fraco.
Fizemos um teste com uma Lipo de 1300Mah e deu uma enorme diferença de empuxo no motor.
Vou abrir a caverna do Stick e para caber minhas Nanotech de 2200 Mah e vamos fazer um teste no próximo final de semana.
Também vou desmontar o pack de Bateria Life e fazer um pack 4S1P para testar.
Edtorre[/quote:328152906d]
Edtorre,
Este motor não aguenta hélices 9x5 com LiPo 3S ou Life 4S. Aparentemente pode ter uma performance razoável com a lipo 3S, porém não irá aguentar muito tempo. Vi um desses queimar esta semana na pista por causa disso.
Se pensa em colocar Lipo 3S ou Life 4S, mude o enrolamento dele para ficar semelhante ao 2822 (tem um tópico aqui que explica isso muito bem), ou se quiser chutar o balde mesmo, coloque um emax 2215/20.
Eing20ver,
Só uma ressalva: Uma Life 3S é mais forte que uma LiPo 2S e uma Life 4S é um pouco mais forte que uma LiPo 3S.
Podemos dizer que a LiFe 3S fica entre a LiPo2S e LiPo 3S e o mesmo para a LiFe 4S que fica entre a LiPo 3S e A LiPo 4S
[code:1:328152906d]Tensão nominal (V)
Cels LiPo Life
1 3,7 3,3
2 7,4 6,6
3 11,1 9,9
4 14,8 13,2
5 18,5 16,5
[/code:1:328152906d]
Abs
Marco Aurelio
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- rogerioeletrico
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Caro Edtorre
Antes de trocar o motor, tenta com uma helice APC 7x6, acredito ser a melhor helice p esse motor.
Outra coisa, cuidado com esses EMAX pois costumam escapar do montante. No meu ugly stick, eu comecei usando um 2812 e mesmo apertando os parafusinhos pretos dele, com pouco tempo eles afrouxaram com a vibração e o motor escapou do suporte vermelho, rompendo os fios e causando a queda do avião. Depois disso, troquei por um 2822, mas passei uma gota de cola nesses parafusinhos danados e ele está lá até hoje.
Sobre a bateria, o peso tb é muito importante, tanto é que comecei usando uma bateria de 1800 mAh Turnigy 150g, mas qdo testei com uma 1600mAh 140g (só 10g a menos), voou bem melhor!!!
Confira aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=aGPlNfCI-rQ
Abç,
Rogério piloto feliz 8)
Antes de trocar o motor, tenta com uma helice APC 7x6, acredito ser a melhor helice p esse motor.
Outra coisa, cuidado com esses EMAX pois costumam escapar do montante. No meu ugly stick, eu comecei usando um 2812 e mesmo apertando os parafusinhos pretos dele, com pouco tempo eles afrouxaram com a vibração e o motor escapou do suporte vermelho, rompendo os fios e causando a queda do avião. Depois disso, troquei por um 2822, mas passei uma gota de cola nesses parafusinhos danados e ele está lá até hoje.
Sobre a bateria, o peso tb é muito importante, tanto é que comecei usando uma bateria de 1800 mAh Turnigy 150g, mas qdo testei com uma 1600mAh 140g (só 10g a menos), voou bem melhor!!!
Confira aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=aGPlNfCI-rQ
Abç,
Rogério piloto feliz 8)
- Gustavo Murad
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- Localização: Uberaba, Minas Gerais
O Edilson me mandou PM antes de postar aqui e pediu para eu postar minha resposta aqui também, então lá vai:
"Edilson,
Para substituir Lipo 3S geralmente usamos A123 4S, na maioria dos casos é o que dá mais certo.
A123 3S sempre deixará o motor girando menos que Lipo 3S, então sempre será necessário uma hélice maior e com maior passo para compensar isso!!
Então no seu 2812 tavles com A123 3S e hélice GWS 10x6 ficasse legal, ou então A124 4S e hélice 9x5 ou 8x6.
Sobre o 20-26M e o 20-28M, provavelmente o que muda é somente o KV.
KV é bom ou ruim ??
Não é bom nem ruiim!!!
KV = RPM/V = Rotação por minuto a cada volt de tensão oferecido.
Ou seja, pra cava Volt da bateria, ele gira aquele tanto de voltas por minuto escrito ali! Então um motor de 1130KV com uma bateria que dá 10v giraria a 11300RPM.
Resumindo, com a mesma bateria o 20-26M gira bem mais, só que girando mais ele consome mais, esquenta mais e como é o mesmo motor queima mais fácil pois o limite de corrente é o mesmo!!
E o temos que fazer? Usar hélices menores, para que mesmo ele girando mais o consumo não ultrapasse o limite desse motor que é de 13A contínuos.
Então se quer usar A123 4S nele, que já é acima do recomendável (Lipo 3S) usa hélice menores que as que são usadas normalmente como 8x4, 8x6 no máximo uma GWS 9x5.
Te dizer com exatidão se vai ficar bom no seu UglyStick de 600g é difícil pois não achei nenhum teste confiável com A123 e esse seu motor!! Se você tiver um Wattimetro não deixe de medir o consumo com as hélices que testar e com o PCtaco ou outro tacômetro medir a rotação.
Dessa forma conseguimos cada vez mais tabelas com informações sobre motores diversos!
Abraços,
Gustavo Murad Ferreira."
"Edilson,
Para substituir Lipo 3S geralmente usamos A123 4S, na maioria dos casos é o que dá mais certo.
A123 3S sempre deixará o motor girando menos que Lipo 3S, então sempre será necessário uma hélice maior e com maior passo para compensar isso!!
Então no seu 2812 tavles com A123 3S e hélice GWS 10x6 ficasse legal, ou então A124 4S e hélice 9x5 ou 8x6.
Sobre o 20-26M e o 20-28M, provavelmente o que muda é somente o KV.
KV é bom ou ruim ??
Não é bom nem ruiim!!!
KV = RPM/V = Rotação por minuto a cada volt de tensão oferecido.
Ou seja, pra cava Volt da bateria, ele gira aquele tanto de voltas por minuto escrito ali! Então um motor de 1130KV com uma bateria que dá 10v giraria a 11300RPM.
Resumindo, com a mesma bateria o 20-26M gira bem mais, só que girando mais ele consome mais, esquenta mais e como é o mesmo motor queima mais fácil pois o limite de corrente é o mesmo!!
E o temos que fazer? Usar hélices menores, para que mesmo ele girando mais o consumo não ultrapasse o limite desse motor que é de 13A contínuos.
Então se quer usar A123 4S nele, que já é acima do recomendável (Lipo 3S) usa hélice menores que as que são usadas normalmente como 8x4, 8x6 no máximo uma GWS 9x5.
Te dizer com exatidão se vai ficar bom no seu UglyStick de 600g é difícil pois não achei nenhum teste confiável com A123 e esse seu motor!! Se você tiver um Wattimetro não deixe de medir o consumo com as hélices que testar e com o PCtaco ou outro tacômetro medir a rotação.
Dessa forma conseguimos cada vez mais tabelas com informações sobre motores diversos!
Abraços,
Gustavo Murad Ferreira."
[quote:c59c01396e="Gustavo Murad"]...Então no seu 2812 tavles com A123 3S e hélice GWS 10x6 ficasse legal, ou então A124 4S e hélice 9x5 ou 8x6...
Abraços,
Gustavo Murad Ferreira."[/quote:c59c01396e]
Gustavo,
Somente uma ressalva: O emax 2812 possui 1534 KV e com uma bateria 3s LiPo ou 4S Life não aguenta hélices maiores. Estas hélices que você recomendou são para o 2822 de 1200 KV a 3S LiPo ou 4S LiFe.
Já usei uma 9x5 em um 2812 e ficou no limite com um pack LiFe 3S
Abs
Marco Aurelio
Abraços,
Gustavo Murad Ferreira."[/quote:c59c01396e]
Gustavo,
Somente uma ressalva: O emax 2812 possui 1534 KV e com uma bateria 3s LiPo ou 4S Life não aguenta hélices maiores. Estas hélices que você recomendou são para o 2822 de 1200 KV a 3S LiPo ou 4S LiFe.
Já usei uma 9x5 em um 2812 e ficou no limite com um pack LiFe 3S
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- Gustavo Murad
- membro
- Mensagens: 2866
- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Com A123 3S eu já vi usar hélice 10", fica acima do limite mas desde que não use aceleração máxima o tempo todo dá pra usar assim.
9x5HD com 4S A123 realmente fica fora do limite, mas ele testou 9x5 com A123 3S e disse estar muito fraco então a 8x6 ou mesmo a 9x5 com 4S mas sem usar toda aceleração podem ficar boas.
Aparentemente o 2812 dele não está com os 1534kv, pois com 9x5 ele teria que ficar bem forte e esquentar bastante com 3S Lipo (ele testou essa configuração).
É muito comun o enrolamento desses motores vir muito errado ou até mesmo trocado (já vi pelo menos 2 motores 2822 enrolados como 2812).
9x5HD com 4S A123 realmente fica fora do limite, mas ele testou 9x5 com A123 3S e disse estar muito fraco então a 8x6 ou mesmo a 9x5 com 4S mas sem usar toda aceleração podem ficar boas.
Aparentemente o 2812 dele não está com os 1534kv, pois com 9x5 ele teria que ficar bem forte e esquentar bastante com 3S Lipo (ele testou essa configuração).
É muito comun o enrolamento desses motores vir muito errado ou até mesmo trocado (já vi pelo menos 2 motores 2822 enrolados como 2812).
- SAMUEL JASON
- membro
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- Registrado em: Seg Jun 06, 2011 11:57 am
- João Paulo
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- Mensagens: 339
- Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:40 pm
- Localização: Salvador - baêa
falando por experiência própria, eu voei um aero de 1800 gramas e 1970mm de envergadura com 2 2822 com lipo 3s e voava 20 minutos o arrasto era monstro.
já em relação ao 2812 tem um colega que queimou 1 desse com uma 9x5 e lipo 3s
melhor opção e trocar o motor ou reenrolar.
abração
já em relação ao 2812 tem um colega que queimou 1 desse com uma 9x5 e lipo 3s
melhor opção e trocar o motor ou reenrolar.
abração
João Paulo Matos
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
Construção e design de projetos aeromodelisticos especiais. huahauhauhauh
Vou trocar o motor pelo hacker Style Brushless Outrunner 20-26M e fazer pack de 4S da A123 e fazer os testes.
Chegou ontem uma Helice APC 10x5 que eu poderia testar com este motor mas acho que vai quimar e não vai adiantar.
Se com o motor 20-26M não rolar vou comprar um Emax 2215/20 e resolver de vez o problema.
Edilson
Chegou ontem uma Helice APC 10x5 que eu poderia testar com este motor mas acho que vai quimar e não vai adiantar.
Se com o motor 20-26M não rolar vou comprar um Emax 2215/20 e resolver de vez o problema.
Edilson