Motor asp 52 á alcool e OS 46ax alcool

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
thimakul
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Dez 22, 2007 7:07 pm

Mensagem por thimakul »

tenho um 75 bioetanol e to me acostumando a voar com ele.
o tempo de resposta é bem diferente
ricardo da silva lopes
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:19 am
Localização: sao vicente-SP

Mensagem por ricardo da silva lopes »

eu tenho um os 46 ax aq parado se der posta video ou foto como vc fez , q ai se for o caso posso tentar no meu tambem ,,,valeu
lucivan
membro
Mensagens: 142
Registrado em: Ter Fev 15, 2011 11:48 pm
Localização: Caruaru-PE

Aviões com motor a combustão

Mensagem por lucivan »

http://www.youtube.com/watch?v=0tAc8QFA8D4 o meu asp 61 com o alcool de postoe ricino eu nao fius menhua alteraç mu motor ele ta com a vela da asp
fis o video agora a noite depois de ver ese topicos resolvei tenta e funcionou
mais ele ta desregulado na dava pra regular o motor de noite a vinzinhaça ia reclamar ne com o tttsttstst estralos rsrsrsrsrs mais funciona sim e so sabe r regular :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

[quote:4ee3a058be="kiko ribeiro"]pelo que tenho lido a respeito me parece que o poder calorico do alcool de posto é maior que o do nitro metano,"não sei diser", mas aqui no samarita tentamos fazer um espiral de 4 voltas ao redor do motor no intuito de aquecer o alcool, infelizmente não deu certo[/quote:4ee3a058be]

Kiko o que vc fez tem fundamento sim tanto e que quando transformamos motores de (opalas) 6 cc de gasolina pra alcool gosto deste tipo de motores rsrs e crucial que o coletor de admisão seja aquecido e que a taxa de compressão seja aumentada se não o motor não da regulagem de forma alguma, claro que existe uma grande diferença entre motores dois tempos e de clclo otto (4 tempos) mais o que fazemos e simples. coletor aquecido, rebaixamento de cabeçote para aumentar a taxa e pistons retos ou com dome tambem para aumentar a taxa e modificar o ponto de ignição.
o que me intriga ainda nos relatos é que quando fazemos este tipo de transformação o motor gasta cerca de 20a30% a mais do que com gasolina e nos motores dois tempos de aeros o pessoal relata uma grande economia mais acho que deve ser comparado a queima de metanol e não de gasolina ne? então o consumo de metanol em um motor padrão deve ser muito grande rsrs, mais estou lendo mais sobre este assunto tambem e sempre aprendendo mais. ja vi motores preparados que usam so metanol e nitrometano, e a taxa de compressão destes motores e absurdamente alta, ai eu ja confundi tudo, rsrs porque então não conseguimos nos nossos motores que rodam com metanol uma boa regulagem e resposta de retomadas com o uso do etanol ???? isto e um assunto para muita pesquisa ainda rsrsrs
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Os motores BE tem um tempo de mercado muito curto se comparado aos a metanol 2 tempos. Já vi alguns relatos de mudança de taxas de compreção para atinfir certas performances. Tanto que em automodelos, é comum o motor ter alguns anéis entre a espoleta e a camisa, justamente para se regular esta taxa. Ainda temos as velas turbo...

Os BEs ainda precisão ser mais desbravados. O que sei, é que devido ao poder calorífico do etanol ser maior que o metanol, o motor tende a ter uma autonomia melhorada entre 20 a 30% mesmo. Por outro lado, como a explosão do etanol é um pouco mais lenta que o metanol, não se atinge rotação equivalente. Mas o torque é melhor sim.

Dependendo da aplicação, o BE é uma melhor escolha, quando não é exigido velocidade final. Neste caso, o ideal é mesmo um metanol.

Já ouvi falar de kits de conversão, da própria OS, para modificar um motor metanol para etanol. Mas ainda não vi a venda no Brasil.

Eu considero este tipo de conversão muito pertinente. Não só pelo custo do combustível, e sim, pelos gases produzidos pela queima do metanol. Assim como, o metanol é produzido do gás. Já o etanol... Bom, nem preciso comentar né? hehehehe

Atualmente voo helis. Sei como o custo do combustível influencia muito. Inclusive que tenho um heli com motor .90. Se eu tivesse uma opção muito atraente para motor BE já teria migrado. Motor a gasolina não estou considerando. O investimento é muito alto e a perda de desempenho, devido ao peso, não me atraiu. Já perdendo desempenho, para rodar com um motor etanol, até arriscaria.

Abraços.
Responder