Dúvida -- LiPo para GPS

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Carlosme
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:24 am
Localização: Pinhais, PR

Dúvida -- LiPo para GPS

Mensagem por Carlosme »

Olá ......

Estou com um gps aqui, e o mesmo possui bateria de li ion 8.4v. o problema é que não carrega, deve ter morrido.. 2.2v por célula. Comprei outra e ainda não funciona, creio que o gps não esteja carregando ela!

ele funciona normalmente ligado ao acendedor de cigarros do carro/avião. porém o avião que eu voo não tem acendedor... então tive uma idéia.

gostaria de saber se poderia usar uma lipo 3s 2.200mah alimentando o GPS. a questão é que eu conectaria a lipo ao acendedor de cigarros que eu compraria a parte, e então o fio do gps direto no acendedor que é alimentado pela lipo

sei que o gps trabalha com voltagem de 11 a 40v... creio que uma lipo daria certo, ou mesmo essas novas life.

a li ion original dele é de 2600mah e dura 12 horas.

enfim.. gostaria de saber do pessoal que entende de elétrica se isso é viavel.. por enquanto é a solução que eu tenho pra não ter que enviar o gps pro conserto.

É um GPSMAP Garmin 296

muito obrigado
Tucaninho isopor - t-rex 550
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

Cara, não seria mais fácil vc substituir a bateria interna dele por uma lipo??

De qualquer maneira, se o GPS aceita de 11V a 40V em sua entrada, não teria nenhum problema vc alimentá-lo com uma LiPo 3S ou mesmo 4S.

Abraços.
Carlosme
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:24 am
Localização: Pinhais, PR

Mensagem por Carlosme »

é.. entendo, obrigado!

a questão é que há um problema que não sei identificar. ele não está aceitando as li ion originais de 8,4v

so funciona ligado ao acendedor de cigarros do carro/avião. Como voo alguns avioes que nao possuem a saída 12v, pensei em ligar o fio que vai ao acendedor de cigarros direto na lipo....
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

cuidado, pois normalmente os GPS possuem uma celula Liion interna, e não um pack, a entrada do acendedor de cigarros depois é internamente regulada para a tensão de trabalho (normalmente 5v ou 3.3v) portanto, a melhor forma é como voce descreveu, pack de 3S Lipo/Life e plugar o acendedor nele. Eu nao são se existe alguma norma aeronautica pra usar esse tipo de instalação, voce deve saber isso mais que eu, mas tecnicamente é possível. apenas tome muito cuidado com a polaridade na hora de soldar o conjunto, senao babau!
no acendedor, o + é no meio.

abs
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Carlosme
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:24 am
Localização: Pinhais, PR

Mensagem por Carlosme »

valeu!!

quanto a regularidade, trata-se de auxílio ... o gps não é homologado! mesmo sendo aeronautico.
a bateria dele é removivel...
igual esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188623417-bateria-para-gps-garmin-original-_JM

é mais fácil conectar uma lipo ao cabo que vai no acendedor de cigarros a puxar o positivo da bateria do avião e conectar o negativo em qualquer parte metálica rsrs...
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

[quote:32397b070a="Carlosme"]valeu!!

quanto a regularidade, trata-se de auxílio ... o gps não é homologado! mesmo sendo aeronautico.
a bateria dele é removivel...
igual esta: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-188623417-bateria-para-gps-garmin-original-_JM

é mais fácil conectar uma lipo ao cabo que vai no acendedor de cigarros a puxar o positivo da bateria do avião e conectar o negativo em qualquer parte metálica rsrs...[/quote:32397b070a]

Com certeza é melhor usar a lipo doque efetuar uma modificação no circuito eletrico do aviao. Pelo que me parece, o pack horiginal deste modelo utiliza 2 baterias em série, mas nao recomendo usar lipo no lugar, devido as diferenças nos níveis de tensão para carga. Nao esqueça de usar um alarme de baixa tensão para lipo, assim vc nao estraga sua bateria.

Por curiosidade, qual é o avião ?

abs!
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Carlosme
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Mai 06, 2011 11:24 am
Localização: Pinhais, PR

Mensagem por Carlosme »

opa...

na verdade usaria a lipo alimentando o cabo 12v de acendedor de cigarro ... ao inves de conectar no acendedor de cigarro do carro/avião, conecto na lipo 3s que é 12.4v (gps aceita 11 a 40 pelo que vi).

quanto ao avião, atualmente dou instrução de voo em aeroboero, paulistinha, cherokee, tupi, corisco turbo, cessna 152 e 172... o problema é que os mais simples não tem acendedor de cigarro e o aluno sempre é desligado na navegação.. tem que ficar esperto e o gps é uma mão na roda, embora seja secundário!

valeu abraço!
Responder