gerar energia para trabalho escolar

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

tente colocar mais pás e pesquise por roda d´agua e vc pode usar uma bomba de aquário para elevar a agua e fazer a queda para move-la.

http://groupbrainstorm.files.wordpress.com/2008/08/bombas-e-rodas-dagua.pdf

http://ead.liberato.com.br/~mitza/rlt063t1smeca1.pdf

http://blogs.forumpcs.com.br/luis_sucupira/2009/08/11/gerador-para-roda-dagua-e-premiado-na-agrifam/

http://www.alterima.com.br/rodapelton.htm

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=maquete+hidreletrica&lr=lang_pt&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi

abs
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Potencia = torque . 2¶ . rotacão

Se um led consome 30mA a 3 volts, necessita de uma potência de ~0,1W

Supondo que você faça uma pá de 10cm e que consiga 5 gramas de "empuxo" em cada pá, você teria um torque de 0,1m*0,005kg*9,81=~0.005Nm

Então, 0,1W = 0,005Nm * 2 * 3,14 * n

assim, n = 3,2 rotações por segundo.

Ou seja, num mundo perfeito, onde um gerador não possui perdas e sua eficiencia é de 100%, você precisaria fazer essas pás de 10cm girarem a pelo menos 3,2 rotações por segundo para conseguir gerar energia para acender um Led.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Fotos do meu gerador, trabalho da faculdade de eng. eletrica 3o semestre.

Os calculos que o abib mostrou nao estão 100% corretos, acho que ele usou valores fictícios para simplificar, mas é um bom ponto de partida.
Anexos
gerador_lowres.jpg
gerador_lowres.jpg (44.31 KiB) Exibido 9693 vezes
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Eu chuetei todos os valores.. não sei quando o "empuxo" queo vento causa na pá de um rotor de turbina..

Minha PowerBall possui um ssitema similar a este seu motrado na foto.. Para os 8 Leds acenderem, o rotor precisa estar girando a pelo menos 1000 rpm..
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Abib, mesmo os valores sendo ficticios, dá pra ter uma ideia.

Eu testei diversos métodos p/ gerar, mas o com motor escovado foi o menos eficiente, ao contrário doque o amigo Gazo citou, motor brushless é muito melhor para se fazer isto, e dos motores sem escova, o melhor que eu ví funcionando foi um motor de passo de impressora, o chato é fazer uma ponte retificadora com mais de 3 fases, como a que eu usei no meu projeto.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Novelle, gostei da sua construção em depron! Parabéns!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Warne,

Obrigado,
São as vantagens de ser aeromodelista! Pegamos a manha nos trabalhos manuais, e no meu caso, as utilizo até hoje, mesmo sem voar ou construir modelos a algum tempo!

abs!
Avatar do usuário
Augusto Pizarro
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1363
Registrado em: Qui Fev 05, 2004 5:03 pm
Localização: RJ
Contato:

Mensagem por Augusto Pizarro »

Compre uma daquelas lanternas de led movidas a manivela e adapte a mecanica para uma roda dagua. Ou então faça vc mesmo seu motor, comprei ano passado 2 kilos de fio de cobre para enrolar um motor para mostrar para meu filho como funcionava uma gerador.

Augusto Pizarro
www.asaseletricas.com.br
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

obrigado a todos pelas informações, ta rendendo bastante :)
novelli, voce usou quantas bobinas e quantos imãs no seu gerador? fiquei interessado. tenho um estoque de deprom por aqui e ja sei no que vou usar
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Diguaba, foram 3 bobinas retiradas de reles 12v com resistencia interna de 165 Ohm, uma ponte retificadora de 3 fases e 16 imas de neodimio de 8mm de diametro dispostos a 30 graus um do outro, pólos alinhados nao opostos a 10cm do centro de uma roda com 20cm de diametro.

faça a turbina o mais leve que voce puder, ela nao vai ter muita conservação de movimento (inércia) mas vai rodar com ,menos pressao (no meu caso usei um misto de ar e água pressurizada, mas pode ser só agua q vai de boa) tirei 70vac dela e usei um regulador lm317 com ponte de 3 fases p/ gerar 3.3v e ligar um mp3 com fone mono.
Responder