Montagem Quádrupla: P51D - 1200 mm kit by Mauri
- benites
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- Localização: São Paulo - SP
[quote:2ba237ff2f="Mac2"][quote:2ba237ff2f="Adri-gja"]MAC2
Uma duvida o kit ja vem com os ailerons cortados?, ou temos que cortar a asa?
Obrigado[/quote:2ba237ff2f]
Tem que cortar os ailerons. eles não vem marcados no kit.
Abs
Marco Aurelio[/quote:2ba237ff2f]Bem aproveitando a pergunta do amigo,quais as medidas dos Ailerons que voce vai deixar :?:
Eu já observei em duas montagens, uma do Beto que cortou a peça inteira e outra que somente cortou um pedaço,próximo da ponta da asa, qual destas duas formas vai fazer :?:
Uma duvida o kit ja vem com os ailerons cortados?, ou temos que cortar a asa?
Obrigado[/quote:2ba237ff2f]
Tem que cortar os ailerons. eles não vem marcados no kit.
Abs
Marco Aurelio[/quote:2ba237ff2f]Bem aproveitando a pergunta do amigo,quais as medidas dos Ailerons que voce vai deixar :?:
Eu já observei em duas montagens, uma do Beto que cortou a peça inteira e outra que somente cortou um pedaço,próximo da ponta da asa, qual destas duas formas vai fazer :?:
[quote:8425fa3851="Benites"][quote:8425fa3851="Mac2"][quote:8425fa3851="Adri-gja"]MAC2
Uma duvida o kit ja vem com os ailerons cortados?, ou temos que cortar a asa?
Obrigado[/quote:8425fa3851]
Tem que cortar os ailerons. eles não vem marcados no kit.
Abs
Marco Aurelio[/quote:8425fa3851]Bem aproveitando a pergunta do amigo,quais as medidas dos Ailerons que voce vai deixar :?:
Eu já observei em duas montagens, uma do Beto que cortou a peça inteira e outra que somente cortou um pedaço,próximo da ponta da asa, qual destas duas formas vai fazer :?:[/quote:8425fa3851]
Benites,
Ainda não pensei nisso, mas provavelmente irei fazer por quase toda a extensão da asa, deixando uma sobra nas duas pontas.
Abs
Marco Aurelio
Uma duvida o kit ja vem com os ailerons cortados?, ou temos que cortar a asa?
Obrigado[/quote:8425fa3851]
Tem que cortar os ailerons. eles não vem marcados no kit.
Abs
Marco Aurelio[/quote:8425fa3851]Bem aproveitando a pergunta do amigo,quais as medidas dos Ailerons que voce vai deixar :?:
Eu já observei em duas montagens, uma do Beto que cortou a peça inteira e outra que somente cortou um pedaço,próximo da ponta da asa, qual destas duas formas vai fazer :?:[/quote:8425fa3851]
Benites,
Ainda não pensei nisso, mas provavelmente irei fazer por quase toda a extensão da asa, deixando uma sobra nas duas pontas.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
[quote:f6a250cb16="IWASA"]Marco, na realiade foi discutido por várias pessoas no tópico, o Granato postou um video exemplo do tal de efeito Coanda.....
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=797367[/quote:f6a250cb16]
Iwasa,
Acredito que discussão do tópico seja sobre os ailerons, aí concordo com você.
Chegou a ver a colocação do Alex neste mesmo tópico:
[quote:f6a250cb16="alexcmag"]Estabilizadores não sustentantes têm que ser o mais finos que puder. O ideal seria um perfil simétrico de 4% ou menos, mas nem sempre isto é possível.
[b:f6a250cb16][color=red:f6a250cb16]Chapa de pluma vai bem, neste caso recomendo arredondar o bordo de ataque e se for possível afilar o bordo de fuga (mas não arredondar)[/color:f6a250cb16].[/b:f6a250cb16]
Fazer com perfil é melhor, mas fazer um perfil finíssimo não é fácil.
Como é difícil conseguir associar tudo, geralmente o que faço é usar a técnica mais adequada à construção do momento, e tento adequar a aerodinâmica o melhor que puder.
Por exemplo, num modelo de isopor meio grande fazer estabilizador em depron fica complicado. Nestes casos faço um perfil NACA0006 e mando ver.
Em um modelo de balsa varetado não dá para fazer um perfil finíssimo no estabilizador, mas arredondo o BA e lixo o BF o máximo que posso.
Em planadores para um melhor desempenho, dá para fazer um perfil finíssimo e conseguir bastante rigidez aplicando manta de fibra.[/quote:f6a250cb16]
Abs
Marco Aurelio
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=797367[/quote:f6a250cb16]
Iwasa,
Acredito que discussão do tópico seja sobre os ailerons, aí concordo com você.
Chegou a ver a colocação do Alex neste mesmo tópico:
[quote:f6a250cb16="alexcmag"]Estabilizadores não sustentantes têm que ser o mais finos que puder. O ideal seria um perfil simétrico de 4% ou menos, mas nem sempre isto é possível.
[b:f6a250cb16][color=red:f6a250cb16]Chapa de pluma vai bem, neste caso recomendo arredondar o bordo de ataque e se for possível afilar o bordo de fuga (mas não arredondar)[/color:f6a250cb16].[/b:f6a250cb16]
Fazer com perfil é melhor, mas fazer um perfil finíssimo não é fácil.
Como é difícil conseguir associar tudo, geralmente o que faço é usar a técnica mais adequada à construção do momento, e tento adequar a aerodinâmica o melhor que puder.
Por exemplo, num modelo de isopor meio grande fazer estabilizador em depron fica complicado. Nestes casos faço um perfil NACA0006 e mando ver.
Em um modelo de balsa varetado não dá para fazer um perfil finíssimo no estabilizador, mas arredondo o BA e lixo o BF o máximo que posso.
Em planadores para um melhor desempenho, dá para fazer um perfil finíssimo e conseguir bastante rigidez aplicando manta de fibra.[/quote:f6a250cb16]
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Bom, enquanto as dúvidas sobre o perfil da empenagem não são esclarecidas, fui montando as estruturas para acomodação da eletrônica.
Este processo é um pouco mais demorado e a construção não rende muito.
Montei e fixei a mesa de servos e a mesa da bateria. A mesa de servos foi montada com um compensado de balsa e colado com CA. Para fixar no isopor utilizei epoxi.
A mesa da bateria foi feita com um pedaço de balsa de 1/4" e fixada com epoxi no isopor e na travada asa
Vamos às fotos:
Abs
Marco Aurelio
Este processo é um pouco mais demorado e a construção não rende muito.
Montei e fixei a mesa de servos e a mesa da bateria. A mesa de servos foi montada com um compensado de balsa e colado com CA. Para fixar no isopor utilizei epoxi.
A mesa da bateria foi feita com um pedaço de balsa de 1/4" e fixada com epoxi no isopor e na travada asa
Vamos às fotos:
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- SNC00473.jpg (37.53 KiB) Exibido 10191 vezes
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- SNC00472.jpg (35.4 KiB) Exibido 10191 vezes
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- SNC00470.jpg (37.62 KiB) Exibido 10191 vezes
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- SNC00468.jpg (35.57 KiB) Exibido 10191 vezes
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- SNC00467.jpg (37.29 KiB) Exibido 10191 vezes
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- SNC00462.jpg (34.11 KiB) Exibido 10191 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Benites,
Estes vídeos só me deixaram com água na boca para terminar logo este modelo...
Bom, mais um pequeno passo no dia de hoje:
Junção dos estabilizadores e junção da fuselagem.
Um ponto importante a se considerar nesta minha montagem são os ajustes dos encaixes da empenagem. Como eu dupliquei a espessura dos estabilizadores e comando da empenagem, os encaixes da fuselagem precisaram ser adequados.
Segue abaixo algumas fotos desta fase.
Abs
Marco Aurelio
Estes vídeos só me deixaram com água na boca para terminar logo este modelo...
Bom, mais um pequeno passo no dia de hoje:
Junção dos estabilizadores e junção da fuselagem.
Um ponto importante a se considerar nesta minha montagem são os ajustes dos encaixes da empenagem. Como eu dupliquei a espessura dos estabilizadores e comando da empenagem, os encaixes da fuselagem precisaram ser adequados.
Segue abaixo algumas fotos desta fase.
Abs
Marco Aurelio
- Anexos
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- Detalhe da fita crepe que mantem as partes unidas até a cura da cola de isopor.
- SNC00479.jpg (36.52 KiB) Exibido 10392 vezes
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- Mesa de bateria e suporte dianteiro da asa colados com epoxy
- SNC00478.jpg (31.75 KiB) Exibido 10392 vezes
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- Mesa de servos colada com epoxy
- SNC00477.jpg (36.75 KiB) Exibido 10392 vezes
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- Detalhe da fuselagem
- SNC00476.jpg (37.42 KiB) Exibido 10392 vezes
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- Empenagem em processo de cura da epoxy. Esquadro serve para garantir o alinhamento em 90 graus destas superfícies
- SNC00475.jpg (33.74 KiB) Exibido 10392 vezes
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- Detalhe da colagem da empenagem. A fita crepe serve para manter tudo no lugar enquanto a cola seca.
- SNC00474.jpg (33.32 KiB) Exibido 10392 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Esse pedacinho de depron aí eu não sei onde vai, inclusive no meu não tem.
Agora sobre ali os estabilizadores, você fez um sanduiche de depron certo?
Colocou algum reforço?
Mesmo sendo um sanduba de depron ele fica meio molenga (principalmente o horizontal), no meu eu coloquei uma varetinha de aço, daquelas de guarda chuva e ficou ótimo.
fikdik
Agora sobre ali os estabilizadores, você fez um sanduiche de depron certo?
Colocou algum reforço?
Mesmo sendo um sanduba de depron ele fica meio molenga (principalmente o horizontal), no meu eu coloquei uma varetinha de aço, daquelas de guarda chuva e ficou ótimo.
fikdik
[quote:94f4db6fa6="B3tO"]Esse pedacinho de depron aí eu não sei onde vai, inclusive no meu não tem.
Agora sobre ali os estabilizadores, você fez um sanduiche de depron certo?
Colocou algum reforço?
Mesmo sendo um sanduba de depron ele fica meio molenga (principalmente o horizontal), no meu eu coloquei uma varetinha de aço, daquelas de guarda chuva e ficou ótimo.
fikdik[/quote:94f4db6fa6]
B3to,
Coloquei uma vareta de fibra de vidro de 2,2mm no estabilizador vertical e outra no horizontal. Já tenho feito desta forma há algum tempo, até no Treinadorzinho do meu filho que ficou bem levinho eu coloquei a fibra na empenagem...
Abs
Marco Aurelio
Agora sobre ali os estabilizadores, você fez um sanduiche de depron certo?
Colocou algum reforço?
Mesmo sendo um sanduba de depron ele fica meio molenga (principalmente o horizontal), no meu eu coloquei uma varetinha de aço, daquelas de guarda chuva e ficou ótimo.
fikdik[/quote:94f4db6fa6]
B3to,
Coloquei uma vareta de fibra de vidro de 2,2mm no estabilizador vertical e outra no horizontal. Já tenho feito desta forma há algum tempo, até no Treinadorzinho do meu filho que ficou bem levinho eu coloquei a fibra na empenagem...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001