Nova construção: P-47 Thunderbolt - COM VÍDEO
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Quando simulei a colocação da asa na fuselagem (como será feito realmente) deparei-me com um problema (burrice... :oops: ).
A peça, asa/complemento da fuselagem ficou sem ângulo para entrada e encaixe na sede da fuselagem, vejam a foto:
A peça, asa/complemento da fuselagem ficou sem ângulo para entrada e encaixe na sede da fuselagem, vejam a foto:
- Anexos
-
- Problema para instalar a asa.jpg (6.68 KiB) Exibido 10601 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
A solução foi cortar a fuselagem em ângulo para que o conjunto asa/complemento da fuselagem possa "escorregar" para dentro da sede e fazer o travamento.
Vejam o antes e o depois:
Vejam o antes e o depois:
- Anexos
-
- Detalhe do complemento da fuselagem já corrigido.jpg (6.03 KiB) Exibido 10599 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem.jpg (5.56 KiB) Exibido 10599 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Pensando já no acabamento/entelagem e considerando que é um protótipo, resolvi proteger os cantos vivos da fuselagem com um chapeamento de madeira.
O certo seria fazer de balsa para ficar bem leve, mas lancei mão do material que tinha em mãos: um restinho de compensado de 0,5mm (na verdade deve ser 0,8mm) que comprei a muito tempo na Master Wings.
O fato de agregar peso não me preocupa, pois servirá de parâmetro para as próximas construções.
Eu pretendo fazer o sistema de fixação da asa da seguinte forma:
2 pinos na frente e 2 parafusos próximos do bordo de fuga.
Como o complemento da fuselagem deverá ser colado à asa, resolvi que será nele que colocarei os elementos de fixação.
Vejam como está ficando:
O certo seria fazer de balsa para ficar bem leve, mas lancei mão do material que tinha em mãos: um restinho de compensado de 0,5mm (na verdade deve ser 0,8mm) que comprei a muito tempo na Master Wings.
O fato de agregar peso não me preocupa, pois servirá de parâmetro para as próximas construções.
Eu pretendo fazer o sistema de fixação da asa da seguinte forma:
2 pinos na frente e 2 parafusos próximos do bordo de fuga.
Como o complemento da fuselagem deverá ser colado à asa, resolvi que será nele que colocarei os elementos de fixação.
Vejam como está ficando:
- Anexos
-
- Detalhe da fuselagem - sede de encosto da asa 2.jpg (8.41 KiB) Exibido 10588 vezes
-
- Detalhe da fuselagem - sede de encosto da asa.jpg (9.66 KiB) Exibido 10588 vezes
-
- Detalhe da fuselagem - modificação da parte trazeira concluída.jpg (5.21 KiB) Exibido 10588 vezes
-
- Detalhe da fuselagem - modificação da parte trazeira concluída 2.jpg (7.05 KiB) Exibido 10588 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Mais fotos:
- Anexos
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado para stop dos parafusos 6.jpg (8.18 KiB) Exibido 10584 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado para stop dos parafusos 5.jpg (6.65 KiB) Exibido 10584 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado para stop dos parafusos 2.jpg (7.99 KiB) Exibido 10584 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Bicho Solto
- membro
- Mensagens: 229
- Registrado em: Seg Abr 21, 2008 8:44 am
- Localização: Marília, SP
Boa Tarde Antonio Carlos
para quem já é um feliz proprietârio de uma se suas construções, o ATR 120, é um show acompanhar de perto mais uma nova contrução.
se interessar abri um tópico a muito tempo com a construção de um desses em campo aberto:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44530&highlight=
Para quem gosta deste avião P-47 Thunderbolt 1943, aí vai 4 vídeos mostrando uma montagem detalhada deste avião em pleno campo aberto sem nenhuma ferramenta pesada. O avião vem em partes em caixas de madeira. O filme é muito interessante tanto na observação técnica da montagem usada na época(que era para eles de última geração), como na nostalgia do vídeo em preto e branco com a narração militar da época. Para quem gosta vale a pena assisti-los ( 4 partes) na íntegra.Divirtão-se:
parte 1- http://br.youtube.com/watch?v=GkrUMT1d3C4&feature=related
parte 2- http://br.youtube.com/watch?v=XvzxmLQTRtQ&feature=related
parte 3- http://br.youtube.com/watch?v=EUWM-JDZpiE&feature=related
parte 4- http://br.youtube.com/watch?v=gtypN73y1Ok&feature=related
para quem já é um feliz proprietârio de uma se suas construções, o ATR 120, é um show acompanhar de perto mais uma nova contrução.
se interessar abri um tópico a muito tempo com a construção de um desses em campo aberto:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44530&highlight=
Para quem gosta deste avião P-47 Thunderbolt 1943, aí vai 4 vídeos mostrando uma montagem detalhada deste avião em pleno campo aberto sem nenhuma ferramenta pesada. O avião vem em partes em caixas de madeira. O filme é muito interessante tanto na observação técnica da montagem usada na época(que era para eles de última geração), como na nostalgia do vídeo em preto e branco com a narração militar da época. Para quem gosta vale a pena assisti-los ( 4 partes) na íntegra.Divirtão-se:
parte 1- http://br.youtube.com/watch?v=GkrUMT1d3C4&feature=related
parte 2- http://br.youtube.com/watch?v=XvzxmLQTRtQ&feature=related
parte 3- http://br.youtube.com/watch?v=EUWM-JDZpiE&feature=related
parte 4- http://br.youtube.com/watch?v=gtypN73y1Ok&feature=related
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Mais fotos:
- Anexos
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado onde serão fixados os pinos de travamento da asa 4.jpg (6.46 KiB) Exibido 10573 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado onde serão fixados os pinos de travamento da asa 3.jpg (8.73 KiB) Exibido 10573 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado para stop dos parafusos.jpg (7.64 KiB) Exibido 10573 vezes
-
- Detalhe do complemento da fuselagem - peça de compensado onde serão fixados os pinos de travamento da asa.jpg (9.21 KiB) Exibido 10573 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
[quote:8b27d10876="Bicho Solto"]Boa Tarde Antonio Carlos
para quem já é um feliz proprietârio de uma se suas construções, o ATR 120, é um show acompanhar de perto mais uma nova contrução.
se interessar abri um tópico a muito tempo com a construção de um desses em campo aberto:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44530&highlight=
Para quem gosta deste avião P-47 Thunderbolt 1943, aí vai 4 vídeos mostrando uma montagem detalhada deste avião em pleno campo aberto sem nenhuma ferramenta pesada. O avião vem em partes em caixas de madeira. O filme é muito interessante tanto na observação técnica da montagem usada na época(que era para eles de última geração), como na nostalgia do vídeo em preto e branco com a narração militar da época. Para quem gosta vale a pena assisti-los ( 4 partes) na íntegra.Divirtão-se:
parte 1- http://br.youtube.com/watch?v=GkrUMT1d3C4&feature=related
parte 2- http://br.youtube.com/watch?v=XvzxmLQTRtQ&feature=related
parte 3- http://br.youtube.com/watch?v=EUWM-JDZpiE&feature=related
parte 4- http://br.youtube.com/watch?v=gtypN73y1Ok&feature=related[/quote:8b27d10876]
Valeu, obrigado pelas palavras de incentivo!
Na ocasião que você postou a matéria eu assisti e achei ótimo!
Realmente o avião era muito robusto. Imagina fazer isso com um F-16, será que dá?
Abs,
para quem já é um feliz proprietârio de uma se suas construções, o ATR 120, é um show acompanhar de perto mais uma nova contrução.
se interessar abri um tópico a muito tempo com a construção de um desses em campo aberto:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44530&highlight=
Para quem gosta deste avião P-47 Thunderbolt 1943, aí vai 4 vídeos mostrando uma montagem detalhada deste avião em pleno campo aberto sem nenhuma ferramenta pesada. O avião vem em partes em caixas de madeira. O filme é muito interessante tanto na observação técnica da montagem usada na época(que era para eles de última geração), como na nostalgia do vídeo em preto e branco com a narração militar da época. Para quem gosta vale a pena assisti-los ( 4 partes) na íntegra.Divirtão-se:
parte 1- http://br.youtube.com/watch?v=GkrUMT1d3C4&feature=related
parte 2- http://br.youtube.com/watch?v=XvzxmLQTRtQ&feature=related
parte 3- http://br.youtube.com/watch?v=EUWM-JDZpiE&feature=related
parte 4- http://br.youtube.com/watch?v=gtypN73y1Ok&feature=related[/quote:8b27d10876]
Valeu, obrigado pelas palavras de incentivo!
Na ocasião que você postou a matéria eu assisti e achei ótimo!
Realmente o avião era muito robusto. Imagina fazer isso com um F-16, será que dá?
Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Mais fotos:
- Anexos
-
- Detalhe da fuselagem onde será fixado o travamento da asa.jpg (7.82 KiB) Exibido 10564 vezes
-
- Peça de compensado 0,5mm para acabamento onde será fixado o travamento da asa.jpg (14.13 KiB) Exibido 10568 vezes
-
- Peça de compensado 4mm onde será fixado o travamento da asa.jpg (6.55 KiB) Exibido 10568 vezes
-
- Detalhe da fuselagem onde será fixado o travamento da asa 2.jpg (8.47 KiB) Exibido 10568 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
Aproveitei que a bancada está liberada e dei uma adiantada na asa.
Já colei as seções com cola epóxi e colei as varetas de fibra de vidro com cola Cascorez.
Nesse ponto tenho que admitir que 3 varetas de cado lado é um exagero. A asa está parecendo uma prancha de surf de tão dura... :lol:
Antes da entelagem eu irei retirar os ailerons e flaps para entelá-los em separado.
Deixarei para colar o complemento da fuselagem antes de entelar, para facilitar o manuseio da asa.
Já colei as seções com cola epóxi e colei as varetas de fibra de vidro com cola Cascorez.
Nesse ponto tenho que admitir que 3 varetas de cado lado é um exagero. A asa está parecendo uma prancha de surf de tão dura... :lol:
Antes da entelagem eu irei retirar os ailerons e flaps para entelá-los em separado.
Deixarei para colar o complemento da fuselagem antes de entelar, para facilitar o manuseio da asa.
- Anexos
-
- Asa intradorso.jpg (6.21 KiB) Exibido 10338 vezes
-
- Asa extradorso.jpg (6.87 KiB) Exibido 10338 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!