qual a diferença entre pás de carbono, fibra de vidro, made?

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
evandro_ggx
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 4:35 am
Localização: lençóis paulista SP

qual a diferença entre pás de carbono, fibra de vidro, made?

Mensagem por evandro_ggx »

ola eu gostaria q alguém me explicasse a diferença entre essas pás e qual é a melhor para meu heli ( hk 450 gt ) :

fibra de carbono
fibra de vidro
madeira
plastico


obrigado
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

O material das pás não tem a ver com o heli, e sim, com o seu nível de pilotagem.

Iniciante, vá de madeira. Muito mais baratas, e vão te poupar muitas peças da cabeça do rotor quando lenhar. Em lenhas leves, você troca somente as pás.

Se for fazer voos 3D, opte por fibra de vidro ou carbono. Se for 3D hard, tic tocs, e outras manobras que exigem muita mudança de passo, use somente fibra de carbono.

Fuja das pás de plástico.

Abraços.
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

[quote:977f776271="Gazo"]O material das pás não tem a ver com o heli, e sim, com o seu nível de pilotagem.

Iniciante, vá de madeira. Muito mais baratas, e vão te poupar muitas peças da cabeça do rotor quando lenhar. Em lenhas leves, você troca somente as pás.

Se for fazer voos 3D, opte por fibra de vidro ou carbono. Se for 3D hard, tic tocs, e outras manobras que exigem muita mudança de passo, use somente fibra de carbono.

Fuja das pás de plástico.

Abraços.[/quote:977f776271]

2

Porém, na única vez em que lenhei com madeira, o main shaft entortou... E não foi uma lenha braba. Acho que foi falta de sorte mesmo...
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Já empenei o mainshaft em lenha leve com pás de madeira. Assim como não empenei em várias... ehehhehehehe

Basicamente, se apenas toco as pontas das pás, e elas abrem, o mainshaft não empena. Agora, se foi aquela pancada, quebrando as pás no meio, aí sim! ehehhehehe

Tipo assim, lenha leve, é quando as pás não quebram tanto... Lenhas fortes... Vixe, melhor nem falar! hehehehe

Abraços.
Avatar do usuário
Alex Câmara
membro
Mensagens: 5378
Registrado em: Dom Mar 04, 2007 12:03 am
Localização: Montes Claros - MG

Re: qual a diferença entre pás de carbono, fibra de vidro, m

Mensagem por Alex Câmara »

fibra de carbono - mais rígida, menos flexível,e aguenta maior rotação, melhor para 3D
fibra de vidro - menos rígida, mais flexível e não aguenta tanta rotação como a de carbono.
madeira - muito flexível, muito fraca, não aguenta rotação alta.
plastico - muitíssimo flexível, mais resistente a quedas e não suporta rotações medias~altas.
  ░▒▓ I LOVE ALIGN ▓▒░
░▒▓ Ô TREM BÃO SÔ ▓▒░
599
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Abr 12, 2011 9:48 pm
Localização: Torres, RS

Re: qual a diferença entre pás de carbono, fibra de vidro, m

Mensagem por 599 »

[quote:7b06fb6fea="Alex Câmara"]fibra de carbono - mais rígida, menos flexível,e aguenta maior rotação, melhor para 3D
fibra de vidro - menos rígida, mais flexível e não aguenta tanta rotação como a de carbono.
madeira - muito flexível, muito fraca, não aguenta rotação alta.
plastico - muitíssimo flexível, mais resistente a quedas e não suporta rotações medias~altas.[/quote:7b06fb6fea]

Aproveitando o tópico e seu post uma duvida : li a um tempo atrás não lembro aonde que dependendo da pá ela pode se despedaçar se for uma rotação maior do que ela aguenta.

A pergunta é : como vou saber um limite seguro de rotação de cada pá já que não existe especificações em lugar nenhum?

PS: no meu caso estou montando um copterx 450 que vem com pá de madeira e comprei tbm uma de carbono.
evandro_ggx
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 4:35 am
Localização: lençóis paulista SP

Mensagem por evandro_ggx »

pessoal valeu mesmo pela ajuda mas eu tenho uma de plastico com inserts de carbono,mas mesmo assim ela ainda é a pior?

seria essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11479


obrigado
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Essa de plastico é muito flexivel, testei uma vez e achei horrivel.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

aproveitando o tópico sobre pás, na Hk entrou essa de 360mm em estoque : http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=16220, tenho usado bateria life 3S e motor de 3800kw e pinhão 13 dentes, com essa pá será que melhora o desempenho do heli, ja que a life trabalha com tensão menor?
Responder