Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

bom aproveitando esse maravilhoso topico vou colocar minha opiniao. acabei comprando esse tx depois de ler esse topico e abandonei um hk 6 canais e um futaba 6va, realmente o radio é ótimo e atende bem todas as necessidades. liguei o meu fiz o bind e as regulagens e fui para os testes em campo com um motoplanador de depron, usava pilhas turnigy no tx, tinha um pouco de umidade dentro mas em uns minutos de voo saiu tudo, quando aproximei o motoplanador ele ficou louco até cair de bico, o problema foi eu ter usado pilhas nao aconselho isso, estava com mal contato, substitui por uma lipo de 1750 3s e agora é só alegria. minha sorte foi nao ter lenhado um outro modelo.
moises.sorocaba
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Ago 02, 2011 12:33 pm
Localização: Sorocaba, SP

Mensagem por moises.sorocaba »

Galera, Bom Dia!

Acabei de frita meu 9x :(
liguei a bat invertida! afff...
agora gostaria de saber de vcs qual seria este diodo q fritou..se alguem ja passou por isso?

Grato!!!
jcrocha
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Jan 20, 2008 12:32 am
Localização: niteroi, rio de janeiro
Contato:

Mensagem por jcrocha »

[quote:ec5c8eb3c7="alevecchio"]Obrigado JC. Estou querendo saber qual será o final da história, já que muita gente tem me perguntado sobre estes controles e tornei-me um defensor deles.

Grande abraço e boa sorte.[/quote:ec5c8eb3c7]
Olá! O alex vai testar o LCD e o módulo assim que o radio novo dele chegar estando ok ele vai trocar o atmega, eu sigo na espera. Grande abraço.
Decolar, cair, consertar e decolar novamente.
O que interessa é se divertir...
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Nossa hoje me assustei na quantidade de 9X que vi, foi no mínimo 8 rádios desse na pista :o

Pelo menos consegui fazer a propaganda para esses do 9X alterado com ER9X + Frsky + telemetria + Speaker
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Bom dia pessoal!
Conforme falei, estou dando um retorno do teste com o radio.
Verifiquei com uma lupa e teste com multimetro, alem de ter trocado o batao do menu e o problema continua, eh com se o botao nao fizesse falta, com ele ou sem eh a mesma coisa.
Refiz solda, troquei mais uma vez compomentes por outros e nada.
Nao sei se deu algum problema nao firmware!
Estou com vontade de tentar reinstalar o firmware. O que voces achao?
Abs,

Fernando
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:dbd4cbf4ff="fernandogalha"]Bom dia pessoal!
Conforme falei, estou dando um retorno do teste com o radio.
Verifiquei com uma lupa e teste com multimetro, alem de ter trocado o batao do menu e o problema continua, eh com se o botao nao fizesse falta, com ele ou sem eh a mesma coisa.
Refiz solda, troquei mais uma vez compomentes por outros e nada.
Nao sei se deu algum problema nao firmware!
Estou com vontade de tentar reinstalar o firmware. O que voces achao?
Abs,

Fernando[/quote:dbd4cbf4ff]


Fiz uma risca em vermelho acompanhando a trilha do exit. A parte serrilhada passa pelo outro lado da placa. Fiz um circulo marcando o capacitor que funciona como um filtro entre a trilha e o terra...experimente remover esse capacitor que, se estiver em curto, causa o acionamento involuntário da função exit, ou melhor, simplesmente meça com um multimetro para verificar se há curto. Conte a partir do pino 1 até 12, conforme a figura, para saber qual é o pino exit do chip, e ai você vai acompanhando a trilha que vai passar por um resistor, um furo e em seguida o capacitor...

Eis a figura:
http://imageshack.us/photo/my-images/694/trilhaturnigy2.jpg/
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Julio Santao
Obrigado pela dica!
Pertguntas!
1) vc sabe o valor deste resistor?
2) vc sabe o valor deste resistor?
3)Como eu uso o multimetro para saber se esta em curto?
Abs,
Fernando
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:b49345f03b="fernandogalha"]Julio Santao
Obrigado pela dica!
Pertguntas!
1) vc sabe o valor deste resistor?
2) vc sabe o valor deste resistor?
3)Como eu uso o multimetro para saber se esta em curto?
Abs,
Fernando[/quote:b49345f03b]

Faça o teste no capacitor, que circulei em vermelho, o resistor esta logo acima e com certeza ele não é o problema...pelo que ví em um esquema parece ser de 0.1uF, alguém me oriente se estiver errado....na verdade o teste correto de capacitor é com capacimetro, mas costumo usar a escala de continuidade, e se estiver marcando um valor igual ou proximo ao de encostar as duas pontas de prova entre si, pode indicar um curto...sem o capacitor o circuito funciona, ele serve apenas como filtro (entre a trilha e o terra) o que teoricamente, se estiver em curto, vai agir como uma chave fechando um curto com o terra e acionando a função, no caso exit...é a ultima alternativa antes de tentar regravação e até troca de chip, ja que você mencionou que ja checou as trilhas e não há indicios e não encontrou problemas...por favor opinem sobre esta conclusão...

outra alternativa é simplesmente interromper a trilha da placa entre o pino do chip e o resistor, se continuar acionado exit pode ser o chip mesmo e se para de acionar com certeza é o capacitor
tpmagalhaes
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 12:21 pm
Localização: Laranjeiras do Sul - PR

Mensagem por tpmagalhaes »

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se o Turnity 9x funciona no simulador Phoenix com cabo P2/P2 ou apenas com P2/USB. Ja procurei em mtos topicos mas nenhum eu encontrei a resposta, estou a dias tentando comfigurar com um P2/P2 mas nao da nem sinal.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Phoenix vem com interface própria, que funciona com o Turnigy 9 pois a saída dele é semelhante à dos rádios JR.
Responder