El Justiciero - Vídeo
- Alvaro Sala
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El Justiciero - Vídeo
Reparei que tenho mais de 5 anos de e-voo e ainda não construí um aero RC elétrico.
Nesse tempo fiz vários modelos de voo livre, mas não só. Fiz 2 modelos com eletrônica de X-twin, um planador RC 2 canais e um micro indoor que acabou quebrado sem grandes voos...
Reparei também que tenho tudo que precisa pra fazer um avião: motor, esc, receptor, servos, bateria (além da balsa, é claro).
Então comecei a elocubrar e resolvi postar aqui porque vai pesar menos de 143.5g apesar dos 90 Cm de envergadura.
Nesse tempo fiz vários modelos de voo livre, mas não só. Fiz 2 modelos com eletrônica de X-twin, um planador RC 2 canais e um micro indoor que acabou quebrado sem grandes voos...
Reparei também que tenho tudo que precisa pra fazer um avião: motor, esc, receptor, servos, bateria (além da balsa, é claro).
Então comecei a elocubrar e resolvi postar aqui porque vai pesar menos de 143.5g apesar dos 90 Cm de envergadura.
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Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Alvaro Sala
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Apesar de andar pesquisando e lendo bastante por aqui, continuo leigo em eletrônica, então liguei pro Marco Antonio e perguntei se juntar um motor 1811-20 com um esc de 6A, uma bateria 2S de 250mA e uma hélice de 6" ia ser besteira e ele disse que funciona. O receptor é um Corona sintetizado e também 2 servos desses de umas 3g.
Pesei a eletrônica toda e deu 52g.
O próximo passo foi montar um dispositivo na balança pra testar o empuxo estático. Com a bateria carregada e o stick no talo bateu em 91g.
Pesei a eletrônica toda e deu 52g.
O próximo passo foi montar um dispositivo na balança pra testar o empuxo estático. Com a bateria carregada e o stick no talo bateu em 91g.
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- Empuxo.jpg (39.07 KiB) Exibido 15120 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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Observando outros modelos com essa motorização cheguei à conclusão que vai ser suficiente pra levar um modelo com os 90 Cm de envergadura (uns 12.5 Dm²) com um peso final perto de 130g.
Isso me deixa com a espectativa de construir o modelo com umas 75g de balsa, o que eu acho possível.
Daí copiei umas idéias de mim mesmo e cheguei nesse desenho.
Isso me deixa com a espectativa de construir o modelo com umas 75g de balsa, o que eu acho possível.
Daí copiei umas idéias de mim mesmo e cheguei nesse desenho.
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- Alvaro Sala
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Já estou trabalhando na fuselagem.
O depron que aparece na foto serviu apenas como gabarito.
No estado que aparece na segunda foto está pesando 14g (toda em chapa de 1/8" e varetas 1/8" x 1/8" de balsa de média a dura)
O depron que aparece na foto serviu apenas como gabarito.
No estado que aparece na segunda foto está pesando 14g (toda em chapa de 1/8" e varetas 1/8" x 1/8" de balsa de média a dura)
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- betocastrucci
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Alvaro,
Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?
Acredito que esteja usando uma balsa melhor que estas comuns que usamos normalmente. Já experimentou a balsa da Specialized dos EUA?
[url]http://www.specializedbalsa.com/[/url]
Meu filho usa o material deles para a competição do SAE BRASIL...
Abs
Marco Aurelio
Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?
Acredito que esteja usando uma balsa melhor que estas comuns que usamos normalmente. Já experimentou a balsa da Specialized dos EUA?
[url]http://www.specializedbalsa.com/[/url]
Meu filho usa o material deles para a competição do SAE BRASIL...
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- alexandre lopes
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Muito bom, Alvaro!
Só agora no almoço entrei na internet e vi este tópico, esta construção quero acompanhar e quem sabe replicar! hehehehehe.
Faz tanto tempo que não mexo com balsa, quem nem sei mais as medidas, se tivesse como colocar depois a quantidade de cada chapa para a construção, seria muito bacana de sua parte.
Com 90cm de envergadura abaixo das 140g vai ficar muito gostoso de pilotar!
Abraço e bons vôos.
Só agora no almoço entrei na internet e vi este tópico, esta construção quero acompanhar e quem sabe replicar! hehehehehe.
Faz tanto tempo que não mexo com balsa, quem nem sei mais as medidas, se tivesse como colocar depois a quantidade de cada chapa para a construção, seria muito bacana de sua parte.
Com 90cm de envergadura abaixo das 140g vai ficar muito gostoso de pilotar!
Abraço e bons vôos.
- Alvaro Sala
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Amigos,
Obrigado pelos comentários.
[quote:e40ae8a851="Mac2"]Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?[/quote:e40ae8a851]
Marco Aurélio,
Realmente dá pra fazer com 3/32". É comum fazer modelos a elástico próximos desse tamanho com essa espessura, e eles têm estrutura para aguentar a torção da borracha.
Nesse caso, preferi uma madeira mais encorpada e não muito leve porque pretendo voar outdoor, e estou supondo que o aumento de peso é puco (chuto que econimizaria umas 4g se fosse 3/32") e vai ficar bem mais resistente.
Embora a gente sempre pense em uma relação do empuxo com o peso do modelo, na minha cabeça, o empuxo tem que vencer o arrasto e as asas têm que vancer o peso.
Estou procurando fazer o modelo bem "limpo" (apesar do trem de pouso com as polainas) e a aposta é no perfil fino com espessura de 9% da corda, para ter boa sustentação com pouco arrasto.
Obrigado pelos comentários.
[quote:e40ae8a851="Mac2"]Pergunta de um leigo em micros: era necessário usar chapa de 1/8"?Não poderia ter usado a 3/32"?[/quote:e40ae8a851]
Marco Aurélio,
Realmente dá pra fazer com 3/32". É comum fazer modelos a elástico próximos desse tamanho com essa espessura, e eles têm estrutura para aguentar a torção da borracha.
Nesse caso, preferi uma madeira mais encorpada e não muito leve porque pretendo voar outdoor, e estou supondo que o aumento de peso é puco (chuto que econimizaria umas 4g se fosse 3/32") e vai ficar bem mais resistente.
Embora a gente sempre pense em uma relação do empuxo com o peso do modelo, na minha cabeça, o empuxo tem que vencer o arrasto e as asas têm que vancer o peso.
Estou procurando fazer o modelo bem "limpo" (apesar do trem de pouso com as polainas) e a aposta é no perfil fino com espessura de 9% da corda, para ter boa sustentação com pouco arrasto.
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- Figura1.jpg (14.08 KiB) Exibido 14922 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.