Discus Launch Glider, Alula com bandeja de frios planta pág1

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Rivaldo_Voador
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Mensagem por Rivaldo_Voador »

Senhor Alexandre e o respeitável pessoal do E-voo,

Me inspirei no v2 KFm2 (depron + p0 10 mm) para construir a minha asinha.

Segue algumas fotos dela sem a eletrônica para testar a centragem:
[img:73f2db1670]https://lh3.googleusercontent.com/-1KU5gnZ4_g0/TspjaxA5lQI/AAAAAAAAGKY/3sb35ybSZYA/s400/DSC05310.JPG[/img:73f2db1670]
[img:73f2db1670]https://lh6.googleusercontent.com/-XZpJmwHYa_g/TspjfO0H2MI/AAAAAAAAGKc/R9RQWClDUsE/s400/DSC05306.JPG[/img:73f2db1670]

Aqui o vídeo do primeiro voo (o local dos vôos está na página do Youtube):
http://www.youtube.com/watch?v=eqbHHjjiDGg

Não consegui centrar bem o CG, penso eu, acho que pus muito peso no bico, o voo ficou estável, bom para um novato como eu, que não sabe como controlar o planador, mas difícil de manter o modelo no ar. Pretendo fazer mais testes com o que aprendi naquele dia.

Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:

1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.

Qual dos dois métodos é mais acertado?

2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima? Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.

a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz começa grossa e na ponta fica fininha.

b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.

O que os senhores acham?

Parabéns pelas belas construções, eu chego lá.
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

^ Grande Rivaldo,

Para ficar senhor ainda falta algumas décadas, hehehehe.

Sua Alula ficou muito bem construida, gostei bastante do esquema de cor.

Sobre o CG, verifica entre 2~3cm do B.A, se tiver muito para baixo atrasa a bateria, servos, até nivelar sem precisar adicionar lastro.

[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]

Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:

1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.

Qual dos dois métodos é mais acertado?[/quote:2280feb765]

Deixando o passo fixo ao longo da asa, o peso fica menor e as pontas ficam com mais arrasto, isso acaba sendo benéfico porque cria um washout aerodinâmico.

As pontas ficam com mais sustentação, numa condição de stall irão cair por último, garantindo a estabilidade do modelo.

[img:2280feb765]http://www.aeromodelli.com.br/produtos/nexstar/imagens/flight-inset-airfoil-lg.jpg[/img:2280feb765]


Esses perfis KF [b:2280feb765]Kline & Fogleman[/b:2280feb765] está sendo difundido com maior amplitude agora na éra do aeromodelismo elétrico, por isso nasceu os KF[b:2280feb765]M[/b:2280feb765], Kline–Fogleman [b:2280feb765]Modified.[/b:2280feb765]

O legal desse perfil está em criar sua versão, com base no que conhece sobre aerodinamica.

[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]

2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, [b:2280feb765]mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima?[/b:2280feb765] Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.

a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz [b:2280feb765]começa grossa e na ponta fica fininha.[/b:2280feb765]

b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.

[/quote:2280feb765]

A) O correto seria, mas neste tipo de construção de asa é algo complicado de se fazer, o que faz o perfil kfm ser uma boa opção, é sua simplicidade de construção e bom desempenho.

Minha Alula V3 com perfil Pw1211 cortado no fio quente, obedece o padrão tradicional que citou acima.

b) Sobre a área de vácuo, onde não ocorre o atrito, depende de N fatores, uma espessura menor de perfil tem maior penetração, e com isso uma coisa compensa a outra.

Um exemplo é a foto abaixo, um Easy Star que construi, sua asa tem o perfil kfm2, envergadura de 115cm e thickness de 8mm (2,3%) em relação a corda, o planeio ficou absurdo!

[img:2280feb765]http://img148.imageshack.us/img148/4336/pict0155vi.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img819.imageshack.us/img819/9289/pict0153ke.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img845.imageshack.us/img845/9533/pict0170b.jpg[/img:2280feb765]
Bert
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Mensagem por Bert »

Caro Alexandre: Venho acompanhando todas as construções da Alula mostradas aqui e resolvi construir uma. Por favor, gostaria das observações dos colegas. Desde já agradeço a você e a todos os que compartilharam suas experiências.
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

[quote:ee63b93b27="roberto rodrigues"]Caro Alexandre: Venho acompanhando todas as construções da Alula mostradas aqui e resolvi construir uma. Por favor, gostaria das observações dos colegas. Desde já agradeço a você e a todos os que compartilharam suas experiências.[/quote:ee63b93b27]

Olá Roberto, boa tarde.

Fique a vontade para postar sua construção, terei o maior prazer em ajudar a fazer sua alula voar.

Muita gente por aqui já construiu sua alula, e tenho certeza que ajuda e palpites não irá faltar.

Forte Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Bert
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Mensagem por Bert »

Alexandre, tentando enviar as fotos.
Anexos
A fuselagem é em isopor P2
A fuselagem é em isopor P2
100_0353.JPG (35.24 KiB) Exibido 10305 vezes
100_0352.JPG
100_0352.JPG (37.94 KiB) Exibido 10305 vezes
100_0354.JPG
100_0354.JPG (35.73 KiB) Exibido 10305 vezes
100_0357.JPG
100_0357.JPG (37.28 KiB) Exibido 10305 vezes
100_0358.JPG
100_0358.JPG (38.08 KiB) Exibido 10305 vezes
A asa é em depron 4mm e o perfil é kfm.
A asa é em depron 4mm e o perfil é kfm.
100_0359.JPG (37.13 KiB) Exibido 10305 vezes
Bert
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Mensagem por Bert »

Alexandre, mais fotos.
Anexos
100_0366.JPG
100_0366.JPG (32.42 KiB) Exibido 7699 vezes
100_0365.JPG
100_0365.JPG (32.66 KiB) Exibido 7699 vezes
100_0364.JPG
100_0364.JPG (35.62 KiB) Exibido 7699 vezes
100_0363.JPG
100_0363.JPG (36.34 KiB) Exibido 7699 vezes
100_0362.JPG
100_0362.JPG (34.46 KiB) Exibido 7699 vezes
100_0360.JPG
100_0360.JPG (36.97 KiB) Exibido 7699 vezes
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Rivaldo_Voador
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Mensagem por Rivaldo_Voador »

Senhor Roberto, muito bem feita a escultura da fuselagem.

Não sei qual é seu nível de experiência como construtor, mas este projeto é bastante fácil de construir até para os inexperientes.

Estes sulcos e furos são para facilitar a colagem? Ou tem outra finalidade?
Bert
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Aí estão as fotos finais dessa fase da construção.
Anexos
As partes (fuselagem asa e leme) ainda não estão coladas. Primeiro vou tentar localizar a eletrônica (comprei no Doca, por indicação do post) e tentar achar o CG.
As partes (fuselagem asa e leme) ainda não estão coladas. Primeiro vou tentar localizar a eletrônica (comprei no Doca, por indicação do post) e tentar achar o CG.
100_0377.JPG (33.44 KiB) Exibido 7690 vezes
100_0379.JPG
100_0379.JPG (36.68 KiB) Exibido 7690 vezes
100_0370.JPG
100_0370.JPG (37.56 KiB) Exibido 7690 vezes
100_0367.JPG
100_0367.JPG (36.07 KiB) Exibido 7690 vezes
Bert
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Mensagem por Bert »

Rivaldo voador, minha experiência é substancial em balsa, mas em depron fico muito a desejar. Ainda. Os furos que você vê são para facilitar a colagem, pois trabalho com cola de isopor (apenas na colagem da asa usarei epoxi). Um corte que se vê sendo feito com estilete é para encaixe das varetas de fibra. São rasos, apenas para guiar melhor as varetas. Grato, Roberto.
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alexandre lopes
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Mensagem por alexandre lopes »

Roberto,

Parabéns, ficou muito bem construida até agora, tem tudo para voar muito e ficar na casa das 170~190g RTF.

Qual eletrônica comprou? Esta pensando em usar 2s com ubec ou lipo 1s?
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