Discus Launch Glider, Alula com bandeja de frios planta pág1
- Rivaldo_Voador
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Senhor Alexandre e o respeitável pessoal do E-voo,
Me inspirei no v2 KFm2 (depron + p0 10 mm) para construir a minha asinha.
Segue algumas fotos dela sem a eletrônica para testar a centragem:
[img:73f2db1670]https://lh3.googleusercontent.com/-1KU5gnZ4_g0/TspjaxA5lQI/AAAAAAAAGKY/3sb35ybSZYA/s400/DSC05310.JPG[/img:73f2db1670]
[img:73f2db1670]https://lh6.googleusercontent.com/-XZpJmwHYa_g/TspjfO0H2MI/AAAAAAAAGKc/R9RQWClDUsE/s400/DSC05306.JPG[/img:73f2db1670]
Aqui o vídeo do primeiro voo (o local dos vôos está na página do Youtube):
http://www.youtube.com/watch?v=eqbHHjjiDGg
Não consegui centrar bem o CG, penso eu, acho que pus muito peso no bico, o voo ficou estável, bom para um novato como eu, que não sabe como controlar o planador, mas difícil de manter o modelo no ar. Pretendo fazer mais testes com o que aprendi naquele dia.
Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:
1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.
Qual dos dois métodos é mais acertado?
2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima? Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.
a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz começa grossa e na ponta fica fininha.
b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.
O que os senhores acham?
Parabéns pelas belas construções, eu chego lá.
Me inspirei no v2 KFm2 (depron + p0 10 mm) para construir a minha asinha.
Segue algumas fotos dela sem a eletrônica para testar a centragem:
[img:73f2db1670]https://lh3.googleusercontent.com/-1KU5gnZ4_g0/TspjaxA5lQI/AAAAAAAAGKY/3sb35ybSZYA/s400/DSC05310.JPG[/img:73f2db1670]
[img:73f2db1670]https://lh6.googleusercontent.com/-XZpJmwHYa_g/TspjfO0H2MI/AAAAAAAAGKc/R9RQWClDUsE/s400/DSC05306.JPG[/img:73f2db1670]
Aqui o vídeo do primeiro voo (o local dos vôos está na página do Youtube):
http://www.youtube.com/watch?v=eqbHHjjiDGg
Não consegui centrar bem o CG, penso eu, acho que pus muito peso no bico, o voo ficou estável, bom para um novato como eu, que não sabe como controlar o planador, mas difícil de manter o modelo no ar. Pretendo fazer mais testes com o que aprendi naquele dia.
Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:
1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.
Qual dos dois métodos é mais acertado?
2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima? Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.
a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz começa grossa e na ponta fica fininha.
b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.
O que os senhores acham?
Parabéns pelas belas construções, eu chego lá.
- alexandre lopes
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^ Grande Rivaldo,
Para ficar senhor ainda falta algumas décadas, hehehehe.
Sua Alula ficou muito bem construida, gostei bastante do esquema de cor.
Sobre o CG, verifica entre 2~3cm do B.A, se tiver muito para baixo atrasa a bateria, servos, até nivelar sem precisar adicionar lastro.
[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]
Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:
1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.
Qual dos dois métodos é mais acertado?[/quote:2280feb765]
Deixando o passo fixo ao longo da asa, o peso fica menor e as pontas ficam com mais arrasto, isso acaba sendo benéfico porque cria um washout aerodinâmico.
As pontas ficam com mais sustentação, numa condição de stall irão cair por último, garantindo a estabilidade do modelo.
[img:2280feb765]http://www.aeromodelli.com.br/produtos/nexstar/imagens/flight-inset-airfoil-lg.jpg[/img:2280feb765]
Esses perfis KF [b:2280feb765]Kline & Fogleman[/b:2280feb765] está sendo difundido com maior amplitude agora na éra do aeromodelismo elétrico, por isso nasceu os KF[b:2280feb765]M[/b:2280feb765], Kline–Fogleman [b:2280feb765]Modified.[/b:2280feb765]
O legal desse perfil está em criar sua versão, com base no que conhece sobre aerodinamica.
[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]
2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, [b:2280feb765]mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima?[/b:2280feb765] Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.
a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz [b:2280feb765]começa grossa e na ponta fica fininha.[/b:2280feb765]
b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.
[/quote:2280feb765]
A) O correto seria, mas neste tipo de construção de asa é algo complicado de se fazer, o que faz o perfil kfm ser uma boa opção, é sua simplicidade de construção e bom desempenho.
Minha Alula V3 com perfil Pw1211 cortado no fio quente, obedece o padrão tradicional que citou acima.
b) Sobre a área de vácuo, onde não ocorre o atrito, depende de N fatores, uma espessura menor de perfil tem maior penetração, e com isso uma coisa compensa a outra.
Um exemplo é a foto abaixo, um Easy Star que construi, sua asa tem o perfil kfm2, envergadura de 115cm e thickness de 8mm (2,3%) em relação a corda, o planeio ficou absurdo!
[img:2280feb765]http://img148.imageshack.us/img148/4336/pict0155vi.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img819.imageshack.us/img819/9289/pict0153ke.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img845.imageshack.us/img845/9533/pict0170b.jpg[/img:2280feb765]
Para ficar senhor ainda falta algumas décadas, hehehehe.
Sua Alula ficou muito bem construida, gostei bastante do esquema de cor.
Sobre o CG, verifica entre 2~3cm do B.A, se tiver muito para baixo atrasa a bateria, servos, até nivelar sem precisar adicionar lastro.
[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]
Aproveitando, gostaria de debater duas dúvidas sobre perfis KF:
1) O passo (step) deve ser contato a tantos % do bordo de ataque, por exemplo, 50% no KFm2, perfeito. Porém o que fazer quando a corda varia como numa asa afilada ou trapezoidal como no caso da Alula, vi em muitas construções que alguns simplesmente mantém o passo fixo ao longo da asa toda, mas muito outros variam o passo conforme a corda varia, por exemplo, raiz com 20 cm de corda (passo 50% = 10 cm de passo), ponta 13 cm (mesmo passo = 7,5 Cm de passo) e o passo segue o desenho da porção frontal da asa seguindo o afilamento.
Qual dos dois métodos é mais acertado?[/quote:2280feb765]
Deixando o passo fixo ao longo da asa, o peso fica menor e as pontas ficam com mais arrasto, isso acaba sendo benéfico porque cria um washout aerodinâmico.
As pontas ficam com mais sustentação, numa condição de stall irão cair por último, garantindo a estabilidade do modelo.
[img:2280feb765]http://www.aeromodelli.com.br/produtos/nexstar/imagens/flight-inset-airfoil-lg.jpg[/img:2280feb765]
Esses perfis KF [b:2280feb765]Kline & Fogleman[/b:2280feb765] está sendo difundido com maior amplitude agora na éra do aeromodelismo elétrico, por isso nasceu os KF[b:2280feb765]M[/b:2280feb765], Kline–Fogleman [b:2280feb765]Modified.[/b:2280feb765]
O legal desse perfil está em criar sua versão, com base no que conhece sobre aerodinamica.
[quote:2280feb765="Rivaldo_Voador"]
2) Espessura máxima (thickness) varia de perfil a perfil, é lógico, [b:2280feb765]mas com a variação da corda nas asa afiladas ou trapezoidais não deveria variar, também, a espessura máxima?[/b:2280feb765] Todos que constroem com perfil KF mantém a espessura fixa, eu por exemplo, calculo a espessura máxima com base na corda média geométrica da asa.
a) Isto está correto? Os perfis convencionais a espessura, via de regra, varia de acordo com a corda, a raiz [b:2280feb765]começa grossa e na ponta fica fininha.[/b:2280feb765]
b) Isto não aferia o rendimento do tal vórtice que o perfil KF deveria gerar? Pois numa porção mais ou menos grande da asa a espessura máxima não seria respeitada. Ou a raiz ou a ponta ficaria muito grossa ou muito fina, usando como base de cálculo a corda média geométrica.
[/quote:2280feb765]
A) O correto seria, mas neste tipo de construção de asa é algo complicado de se fazer, o que faz o perfil kfm ser uma boa opção, é sua simplicidade de construção e bom desempenho.
Minha Alula V3 com perfil Pw1211 cortado no fio quente, obedece o padrão tradicional que citou acima.
b) Sobre a área de vácuo, onde não ocorre o atrito, depende de N fatores, uma espessura menor de perfil tem maior penetração, e com isso uma coisa compensa a outra.
Um exemplo é a foto abaixo, um Easy Star que construi, sua asa tem o perfil kfm2, envergadura de 115cm e thickness de 8mm (2,3%) em relação a corda, o planeio ficou absurdo!
[img:2280feb765]http://img148.imageshack.us/img148/4336/pict0155vi.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img819.imageshack.us/img819/9289/pict0153ke.jpg[/img:2280feb765]
[img:2280feb765]http://img845.imageshack.us/img845/9533/pict0170b.jpg[/img:2280feb765]
- alexandre lopes
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[quote:ee63b93b27="roberto rodrigues"]Caro Alexandre: Venho acompanhando todas as construções da Alula mostradas aqui e resolvi construir uma. Por favor, gostaria das observações dos colegas. Desde já agradeço a você e a todos os que compartilharam suas experiências.[/quote:ee63b93b27]
Olá Roberto, boa tarde.
Fique a vontade para postar sua construção, terei o maior prazer em ajudar a fazer sua alula voar.
Muita gente por aqui já construiu sua alula, e tenho certeza que ajuda e palpites não irá faltar.
Forte Abraço.
Olá Roberto, boa tarde.
Fique a vontade para postar sua construção, terei o maior prazer em ajudar a fazer sua alula voar.
Muita gente por aqui já construiu sua alula, e tenho certeza que ajuda e palpites não irá faltar.
Forte Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Alexandre, tentando enviar as fotos.
- Anexos
-
- A fuselagem é em isopor P2
- 100_0353.JPG (35.24 KiB) Exibido 10305 vezes
-
- 100_0352.JPG (37.94 KiB) Exibido 10305 vezes
-
- 100_0354.JPG (35.73 KiB) Exibido 10305 vezes
-
- 100_0357.JPG (37.28 KiB) Exibido 10305 vezes
-
- 100_0358.JPG (38.08 KiB) Exibido 10305 vezes
-
- A asa é em depron 4mm e o perfil é kfm.
- 100_0359.JPG (37.13 KiB) Exibido 10305 vezes
- Rivaldo_Voador
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Aí estão as fotos finais dessa fase da construção.
- Anexos
-
- As partes (fuselagem asa e leme) ainda não estão coladas. Primeiro vou tentar localizar a eletrônica (comprei no Doca, por indicação do post) e tentar achar o CG.
- 100_0377.JPG (33.44 KiB) Exibido 7690 vezes
-
- 100_0379.JPG (36.68 KiB) Exibido 7690 vezes
-
- 100_0370.JPG (37.56 KiB) Exibido 7690 vezes
-
- 100_0367.JPG (36.07 KiB) Exibido 7690 vezes
Rivaldo voador, minha experiência é substancial em balsa, mas em depron fico muito a desejar. Ainda. Os furos que você vê são para facilitar a colagem, pois trabalho com cola de isopor (apenas na colagem da asa usarei epoxi). Um corte que se vê sendo feito com estilete é para encaixe das varetas de fibra. São rasos, apenas para guiar melhor as varetas. Grato, Roberto.
- alexandre lopes
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