Congelar alcool para retirar o máximo possível de água

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Congelar alcool para retirar o máximo possível de água

Mensagem por Ricio »

Pessoal,

Conversando com um colega de fórum aqui do e-voo, sugiriu que fizesse uma experiencia de congelar o Álcool afim de tirar água do mesmo. Pois bem, estou tentando fazer a experiência pra ver se dá certo.
Coloquei 500ml de em supermercado: Álcool hidratado com 92,8 graus. Está no freezer tem 2 horas. Já fui olhar algumas vezes e parece q pequena parte está querendo se solidificar.

A intenção seria retirar o máximo possível de água do mesmo. Agora não sei se isso dará certo.

Quem já tentou fazer esta experiência, por favor relate aqui.

O propósito da experiência seria deixar o álcool com menas água possível para tentar misturar depois a parte liquida que sobrar com ricinio PA afim de montar combustivel para testar motor Bioethanol 55ax-be.

Aguardo relato dos também curiosos... rs..
Abraço a todos
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

[quote:bde93a14bf]O propósito da experiência seria deixar o álcool com [b:bde93a14bf]menas[/b:bde93a14bf] água possível para tentar misturar depois a parte liquida que sobrar com [b:bde93a14bf]ricinio[/b:bde93a14bf] [b:bde93a14bf]PA[/b:bde93a14bf] afim de montar combustivel para testar motor Bioethanol 55ax-be.[/quote:bde93a14bf]


--strict --pedantic:

menos, rícino e para, isso sem comentar as faltas de acento e arredores.

Tirando a (minha) chatisse em português a idéia é interessante, esperando o resultado.
WingLib || Elevon também é asa! || ACCA (Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos) Sócio 004
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Deve funcionar bem ja que o ponto de fusão da agua é 0 graus e do etanol é -114 graus....
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

é, não sei onde li q era ricínio, desculpe o erro de sintaxe.
Avatar do usuário
vhmf
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 28, 2011 8:55 pm
Localização: Curitiba - Pr

Mensagem por vhmf »

Sem querer estragar a sua experiencia... voce não vai conseguir congelar a água do álcool, ela está diluída, não vai fazer uma "casquinha" de gelo (na verdade se ela realmente congelasse, iria para o fundo devido a densidade do alcool ser menor que do gelo).
Existe uma forma química para retirar a água, porém acredito que possa danificar o motor se sobrar algum vestigio do que é usado para isso (Cal Virgem).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Água e álcool separam-se por destilação, até obter-se álcool na graduação 98º G.L. (graus Gay Lussac) ou 94% em volume. Depois disso, as duas substâncias não se separam por destilação. Deve-se adicionar uma substância higroscópica para obter álcool 100º G.L. (álcool absoluto).

Fonte... Yahoo
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Quando cogitei a possibilidade de comprar um BE eu fiz essa experiencia, e digo, não funciona.
Ricio
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 1:11 am
Localização: João Pessoa, PB

Mensagem por Ricio »

é ja fiz e realmente nem casquinha de gelo fez, alias qdo tirei do congelador depois de horas, casquinha até fez, mais por fora do frasco. rs..

Mais valeu a tentativa, rs... o jeito seguir na procura do Alcool Anidro aqui na minha regiao
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

- Duas simples perguntinha bem curiosa:

- Pra que? porque?
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Acredito que seja para ter um álcool quase "anidro" feito em casa a partir de álcool hidratado para usar em motores específicos..

Mas o que eu costumo dizer sempre é: Se funcionasse, todo mundo faria, todo mundo usava..
Responder