Enrolamento de motores brushless
[size=18:898c13c370][b:898c13c370]Turnigy 2836-2350:[/b:898c13c370][/size:898c13c370]
Vídeo do teste do motor Turnigy 2836 após o enrolamento. Lembrando que agora esta com 3290KV estimado.
[yt]r9hP4bNfFBg[/yt]
Agora é ver como vai se comportar nos céus.
Disney
Vídeo do teste do motor Turnigy 2836 após o enrolamento. Lembrando que agora esta com 3290KV estimado.
[yt]r9hP4bNfFBg[/yt]
Agora é ver como vai se comportar nos céus.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:e984a13d03="Drzinho"]
Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?
Qual Hélice vai usar?
E qual Avião/ Peso pretende usar?
[/quote:e984a13d03]
Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.
A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.
O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
Disney
Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?
Qual Hélice vai usar?
E qual Avião/ Peso pretende usar?
[/quote:e984a13d03]
Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.
A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.
O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:f94247a38a="Yensid"][quote:f94247a38a="Drzinho"]
Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?
Qual Hélice vai usar?
E qual Avião/ Peso pretende usar?
[/quote:f94247a38a]
Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.
A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.
O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
Disney[/quote:f94247a38a]
Humm, ok, eu li antes 2830 por isso perguntei, ma sestas experiencias são muito boas,
Vou diminuir o meu de 14 voltas para 11 proporcionalmente com fio 27, pretendo aumentar o KV para 1050-1200 e usar uma hélice 10&*4.7 oque vai deixar mais frio, etc.
Sobre uma duvida que surgiu em algum tópico, falei com um dono de uma loja que rebobina motores,
FIO mais grosso Maior carga passando, no caso descarga maior
Digamos que agua em uma mangueira e em um canudinho, logo tera mais resposta.
VARIOS FIOS ou conjunto de fios mai finos, teria mais area para passar os eletrons Negativos logo ficaria mais frio. etc
Agora Granato tira o resto das duvidas. xD
Quantas voltas enrolou, qual fio? qual KV procurado?
Qual Hélice vai usar?
E qual Avião/ Peso pretende usar?
[/quote:f94247a38a]
Bom, Drzinho, meu motor, que é o turnigy 2836 - 2350 eu re-enrolei com fio 23AWG que tem 0,57mm de seção transversal. Fiz um enrolamento duplo (duas pernas de fios) e cada bobina foi feita com 5 espiras. O original tinha 7 espiras.
A hélice que testei no vídeo acima foi uma APC 4,75 x 4,75.
O aeromodelo é um protótipo que fiz em policarbonato alveolar de um jato perfilado chamado SkyRay e esta pesando atualmente 980g.
Disney[/quote:f94247a38a]
Humm, ok, eu li antes 2830 por isso perguntei, ma sestas experiencias são muito boas,
Vou diminuir o meu de 14 voltas para 11 proporcionalmente com fio 27, pretendo aumentar o KV para 1050-1200 e usar uma hélice 10&*4.7 oque vai deixar mais frio, etc.
Sobre uma duvida que surgiu em algum tópico, falei com um dono de uma loja que rebobina motores,
FIO mais grosso Maior carga passando, no caso descarga maior
Digamos que agua em uma mangueira e em um canudinho, logo tera mais resposta.
VARIOS FIOS ou conjunto de fios mai finos, teria mais area para passar os eletrons Negativos logo ficaria mais frio. etc
Agora Granato tira o resto das duvidas. xD
- juliogdiana
- membro
- Mensagens: 709
- Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
- Localização: Irlanda
[quote:a33490b2e2="Yensid"][quote:a33490b2e2="juliogdiana"]
...
Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.
Abçs[/quote:a33490b2e2]
Utilizando os aplicativos disponíveis no Drive Calculator, podemos fazer as simulações e chegar à sua resposta.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1prZdpPupFqDD_TrxtC59mZ8V5U-K8mwFTXZegx4X0ycnQUv6paBixOMlwTMflCW7uLhTgFke65XO1T_zz9qpW5Q/Turnigy2415_004.jpg[/img:a33490b2e2]
O área dos 8 fios 29AWG seria de 0,493mm2 o que determina um diâmetro de 0,792mm. O fio mais próximo seria o 20AWG.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pUV3J30oOna3cU7V4Qx9v4GtAEN9Lwmqzq6izW5HqVG6iZcMUniVJ37Thfn7thi21SH279mrRAQs2y1cLcBJaqg/Turnigy2415_005.jpg[/img:a33490b2e2]
Agora, não sei porque, mas a corrente total suportada por este fio mais grosso em enrolamento único, apesar de sua áera ser maior, é bem menor que a suportada pelos 8 fios... segundo os cálculos do programa.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pxWwwV2gEe8AhKPjyOMaCX8ZXDEXBGv329EcVbfPQqcBl_SLRQydmR82oAIAraRux3m0YDFirrWfd6CLfqTWfdw/Turnigy2415_007.jpg[/img:a33490b2e2]
Que expliquem os especialistas neste assunto. Eu interrogo o porquê?
Disney[/quote:a33490b2e2]
Ótima explicação Yensid, me ajudou bastante, sobre sua pergunta eu também espero que os mais entendidos falem a respeito, pois o que eu lí aqui e sempre dizem é que usar fio mais grosso é melhor do que usar vários finos, e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.
...
Gostaria de saber se existe uma tabela ou um programa que possamos usar para calcular a substituição dos fios com relação ao diametro, por exemplo: Em um motor que se tem 8 fios 29AWG com 8 voltas por estator, qual fio poderiamos substituir esses 8 por apenas 1 com as mesmas 8 voltas.
Abçs[/quote:a33490b2e2]
Utilizando os aplicativos disponíveis no Drive Calculator, podemos fazer as simulações e chegar à sua resposta.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1prZdpPupFqDD_TrxtC59mZ8V5U-K8mwFTXZegx4X0ycnQUv6paBixOMlwTMflCW7uLhTgFke65XO1T_zz9qpW5Q/Turnigy2415_004.jpg[/img:a33490b2e2]
O área dos 8 fios 29AWG seria de 0,493mm2 o que determina um diâmetro de 0,792mm. O fio mais próximo seria o 20AWG.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pUV3J30oOna3cU7V4Qx9v4GtAEN9Lwmqzq6izW5HqVG6iZcMUniVJ37Thfn7thi21SH279mrRAQs2y1cLcBJaqg/Turnigy2415_005.jpg[/img:a33490b2e2]
Agora, não sei porque, mas a corrente total suportada por este fio mais grosso em enrolamento único, apesar de sua áera ser maior, é bem menor que a suportada pelos 8 fios... segundo os cálculos do programa.
[img:a33490b2e2]https://public.blu.livefilestore.com/y1pxWwwV2gEe8AhKPjyOMaCX8ZXDEXBGv329EcVbfPQqcBl_SLRQydmR82oAIAraRux3m0YDFirrWfd6CLfqTWfdw/Turnigy2415_007.jpg[/img:a33490b2e2]
Que expliquem os especialistas neste assunto. Eu interrogo o porquê?
Disney[/quote:a33490b2e2]
Ótima explicação Yensid, me ajudou bastante, sobre sua pergunta eu também espero que os mais entendidos falem a respeito, pois o que eu lí aqui e sempre dizem é que usar fio mais grosso é melhor do que usar vários finos, e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
[quote:80aba53eff="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:80aba53eff]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:80aba53eff]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:bfc6085536="Yensid"][quote:bfc6085536="juliogdiana"]
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:bfc6085536]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:bfc6085536]
Ja que prefere sem achismos vamos la.
Um Fio RIGIDO de 0,4 mm² de area de parede externa,e um fio FLEXIVEL(varios fios) CUJA AREA DE parede externa TOTAL seja igual a 0,4mm², ISTO É FIOS CUJA AREA EXTERNA seja a mesma,
Tem eles a MESMA CAPACIDADE CONDUTIVA/RESISTIVA!
Mas se você pegar 1 fio rigido de 100mm e DIVIDIR você não vai ter nescessáia mente a mesma area externa!
Tera uma AREA MAIOR! oque leva a MAIOR CAPACIDADE CONDUTIVA.
Por isso ele calcula maior.
[b:bfc6085536]NA PRATICA[/b:bfc6085536]!
Pega 1 cano de 101(akeles de esgoto)
Coloque TODOS os tupos de 1/2" que você conseguir dentro dele.
Com isso você estara fazendo o mesmo quando calcula pela area da secçao quantos fios finos equivalem a 1 grosso!
Apos colocar TODOS os canos possiveis,
MEssa a circunferencia do cano de 101
Agora messa a circunferencia de TODOs os canos de 1/2",
A circunferencia da soma de todos canos menores sera maior que a do cano maior
Com isso, SABENDO QUE: os Elétrons se movem pela parte externa do fio e nao interna.
Logo descobrimos que QUANTO MAIOR A CIRCUNFERENCIA ou a AREA EXTERNA TOTAL de um fio, MAIS CARGA PASSA, MELHOR a Eficiencia!
Ficou mais claro?
Att Diogo Daniel Todeschini
... e posso dizer que vários motores que tenho vem sempre de fábrica usando vários finos, porque será? Fica a dúvida.[/quote:bfc6085536]
Acredito que o uso de vários fios finos nos enrolamentos de fábrica seja devido a facilidade de realizá-los desse modo. Quem já tentou enrolar um motor com fio grosso sabe da dificuldade que é. Dá muito trabalho!
O que não consigo entender é porque o programa calcula correntes máximas tão diferentes para seções transversais semelhantes. Vou procurar pesquisar na NET e ver se obtenho respostas. Se alguém souber e se habilitar a explicar com fundamentos... sem achismos.
Disney[/quote:bfc6085536]
Ja que prefere sem achismos vamos la.
Um Fio RIGIDO de 0,4 mm² de area de parede externa,e um fio FLEXIVEL(varios fios) CUJA AREA DE parede externa TOTAL seja igual a 0,4mm², ISTO É FIOS CUJA AREA EXTERNA seja a mesma,
Tem eles a MESMA CAPACIDADE CONDUTIVA/RESISTIVA!
Mas se você pegar 1 fio rigido de 100mm e DIVIDIR você não vai ter nescessáia mente a mesma area externa!
Tera uma AREA MAIOR! oque leva a MAIOR CAPACIDADE CONDUTIVA.
Por isso ele calcula maior.
[b:bfc6085536]NA PRATICA[/b:bfc6085536]!
Pega 1 cano de 101(akeles de esgoto)
Coloque TODOS os tupos de 1/2" que você conseguir dentro dele.
Com isso você estara fazendo o mesmo quando calcula pela area da secçao quantos fios finos equivalem a 1 grosso!
Apos colocar TODOS os canos possiveis,
MEssa a circunferencia do cano de 101
Agora messa a circunferencia de TODOs os canos de 1/2",
A circunferencia da soma de todos canos menores sera maior que a do cano maior
Com isso, SABENDO QUE: os Elétrons se movem pela parte externa do fio e nao interna.
Logo descobrimos que QUANTO MAIOR A CIRCUNFERENCIA ou a AREA EXTERNA TOTAL de um fio, MAIS CARGA PASSA, MELHOR a Eficiencia!
Ficou mais claro?
Att Diogo Daniel Todeschini
Sendo assim Diogo, o melhor então é enrolar o motor com o fio mais fino que conseguirmos, com o maior número de secções ("pernas") possíveis. Assim teríamos uma maior capacidade condutiva, ou seja, conseguiríamos que o motor suportasse uma maior corrente. É isso?!
Disney
Em tempo: Para quem quiser se aprofundar um pouco mais em motores brushless, encontrei uma monografia sobre o assunto. Segue o link para baixar o PDF.
[url]https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CEEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180500%2Ftce-23042010-091439%2Fpublico%2FTrindade_Rafael_Henrique.pdf&ei=0jmJT8KxLsKXtweJ27mPCg&usg=AFQjCNGvkGHVpnxM66lNAEXzHc1o4aZykA&sig2=3FIhjnL_yBqAJeQaAxqyqg[/url]
Disney
Em tempo: Para quem quiser se aprofundar um pouco mais em motores brushless, encontrei uma monografia sobre o assunto. Segue o link para baixar o PDF.
[url]https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CEEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.tcc.sc.usp.br%2Ftce%2Fdisponiveis%2F18%2F180500%2Ftce-23042010-091439%2Fpublico%2FTrindade_Rafael_Henrique.pdf&ei=0jmJT8KxLsKXtweJ27mPCg&usg=AFQjCNGvkGHVpnxM66lNAEXzHc1o4aZykA&sig2=3FIhjnL_yBqAJeQaAxqyqg[/url]
Exatamente, eu demorei quase um dia para chegar na minha conclusão, pois ja sabia que a forma de medir os fios pela area da secção estava errada mas não sabia porque.
Para ter ume idéia, conhece WEG neh? uma das maiores marcas de motores, se não a maior, antigamente vinha com 10 pernas de fios, os motores deles,
Hoje vem com 20-30 pernas.
Muito bom o estudo do cara, vou ler daki um pouco.
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.
Para ter ume idéia, conhece WEG neh? uma das maiores marcas de motores, se não a maior, antigamente vinha com 10 pernas de fios, os motores deles,
Hoje vem com 20-30 pernas.
Muito bom o estudo do cara, vou ler daki um pouco.
Estou sem paquimetro, para saber qual fio tem meu SK2830 750kv
para saber como enrolo :(
Queria auemntar meu KV pois no Extrinha vai ficar ruim helice muito grande.