Por que marcas com helis tão bons como Mikado usam correia

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
Márcio Minervino
membro
Mensagens: 493
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 5:32 pm
Localização: Itabuna -BA

Mensagem por Márcio Minervino »

Opaa gazo, acho q esse video foi eu que postei..realmente o heli parecia um eletrico, super forte..!

Galera nessa discussão fica dificil de se chegar ao ponto final...mas eu vejo os fatos da seguinte forma, na minha humilde opinião.

Custo: num crash com TT vejo q eh quase obrigatorio as gear front e as da cauda(esqueci o nome) quebrarem, alem disso o torque tube tambem e pra finalizar o tail boom.levando-se um comparativo de marcas equivalentes, as engrenagens devem sair em torno de 8 dolares num classe 600 mais um torque tube de 11 dolares, fechando 19~20 dolares, fora tail boom....
A correia de um 6hv custa esse mesmo valor se n me engano, mas ai esta o detalhe importante...num crash nivel jedai, chuck norris mode on...ambos quebram e o custo sai o mesmo..mas num crash nivel poneis malditos, tenho certeza q o torque tube e suas engrenagens vao quebrar, porem a correia por ser maleavel, nao quebra..logo na minha concepção tornando-a mais barata.


Tensao: eu nunca tive dores d cabeça com isoeh so nao fazer um aperto extremo ou fazer algo super folgado...usando de bom senso eh bem tranquilo, mas concordo que nesse quisito o cardan ganha...

Resposta da cauda: vejo isso de uma forma simples, cada projto tem sua peculiaridade e seus fans..nnao sou realmente fan da align, mas achoos projetos de correia deles ruins,realmente acauda n fica tao legal, mas veja q a transferencia de energia eh feita atraves da gear front, ja nos compass, goblin e outros a correia se liga diretamente na main gear e a resposta fica tao eficiente ou mais que o tt..

Conclusão: pk empresas grandes usam correia? Depende da empresa, eu considero a gaui, thunder tiger,outrage empresas de nivel elevado e usam TT nos seus projetos top de linha..mas tambem admiro os rabalhos da mikado, tdr, goblin,compass concerteza e estas usam correia...discutir essas diferenças de heli coimo o gazo citou, eletrico e nitro, flybar e fbl, correiae tt, jr e futaba, align e o resto do mundo(kkkkk) entre outras coisas eh como time de futebol, ceveja e mulher...cada um torce p o q acha bonito, bebe oq sua bebedeira aguenta eacha bonita a que casar melhor com vc....(resultados variados para o ultimo caso)...kkkkkkkkkkkkk

Abraços galera
Ajuste de tensão:concordo que o tt eh bem mais facil de se dar manutenção alias...mas os 2 comass
Raptor 50se gy520 - Velocity 50 N2 cgy750, Futaba 8fg SUPER
Avatar do usuário
Marcio Souza
membro
Mensagens: 2390
Registrado em: Sáb Jul 05, 2008 8:21 pm
Localização: Oregon - USA

Mensagem por Marcio Souza »

Pow finalmente um topico decente.Eu que nao manjava nada de correias,aprendi bastante aqui.E a conclusao que cheguei,vai do gosto de cada um,cada sistema tem suas vantagens e desvantagens
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Existe também uma outra vantagem técnica da correia que tenho que admitir, pois já aconteceu comigo. Ela pode te avisar que vai estragar e te dar tempo para pousar.
Em um voo do 250 a correia começou a desfiar, senti o heli estranho e pousei rapidamente, estouraram os fios, mas por causa da mudança de atitude consegui evitar qualquer dano ao heli.
Mas mesmo assim, quando for possível, vou trocar para TT.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Uma característica da correia que eu percebí na pele é que como a tensão da mesma e baseada no comprimento e fixação do tail boom, quando se tem variacões grandes de temperatura pode ser que ela saia do ponto ideal. Comigo aconteceu assim: Um dos meus helis, um 600N standard (correia) estava reguladinho, perfeito e tal. Um belo dia, sem mudar nada, apareceu uma vibraçãozinha daquelas que não atrapalham, mas incomodam, no hover, que parece sinal de motor desregulado e tal. Como disse nada tinha mudado, ajustei o motor, etc e nada da vibração sumir. Desistí e fui pra casa. Na outra semana, o problema simplesmente desapareceu. Gostei, mas fiquei encucado. Daí um belo dia aconteceu denovo e percebí que a temperatura tinha mudado muito. Dei uma olhada na tensão da correia e estava um tanto exagerada, ajustei e tal sumiu a vibração. deixei daquele jeito, quando o clima mudou denovo, fui ver e a tensão estava um pouco baixa (não causou vibração, mas não estava como antes). Enfim, o tail boom é de aluminio e a correia de borracha... Mudou muito a temperatura, pode ser que tenha de ajustar e tal... comigo aconteceu, pode ser que noutro setup o problema seja menos sensível e num lugar onde a temperatura varie menos também... Sei lá, só dividindo a experiência...
Avatar do usuário
evandro gomes
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 10:19 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por evandro gomes »

[quote:942f3b171f="Marco Paulo"]Uma característica da correia que eu percebí na pele é que como a tensão da mesma e baseada no comprimento e fixação do tail boom, quando se tem variacões grandes de temperatura pode ser que ela saia do ponto ideal. Comigo aconteceu assim: Um dos meus helis, um 600N standard (correia) estava reguladinho, perfeito e tal. Um belo dia, sem mudar nada, apareceu uma vibraçãozinha daquelas que não atrapalham, mas incomodam, no hover, que parece sinal de motor desregulado e tal. Como disse nada tinha mudado, ajustei o motor, etc e nada da vibração sumir. Desistí e fui pra casa. Na outra semana, o problema simplesmente desapareceu. Gostei, mas fiquei encucado. Daí um belo dia aconteceu denovo e percebí que a temperatura tinha mudado muito. Dei uma olhada na tensão da correia e estava um tanto exagerada, ajustei e tal sumiu a vibração. deixei daquele jeito, quando o clima mudou denovo, fui ver e a tensão estava um pouco baixa (não causou vibração, mas não estava como antes). Enfim, o tail boom é de aluminio e a correia de borracha... Mudou muito a temperatura, pode ser que tenha de ajustar e tal... comigo aconteceu, pode ser que noutro setup o problema seja menos sensível e num lugar onde a temperatura varie menos também... Sei lá, só dividindo a experiência...[/quote:942f3b171f]

Mais uma forma de se medir temperatura. Só por uma escala e ponteiros rsrs.

Voltando ao tópico pude ver que o desempenho de ambos depende do projeto do heli e que a correia dá muito trabalho. À pesar de absorver a vibração, ser termômetro, barômetro, dispositivo de alerta anti- crash quando desfia, ter um ar retrô de máquina antiga (acho bonito tbm) e ser mais silenciosa..obeservando o tópico não vale a pena trocar o TT por correia. Praticidade e ar moderno é melhor, além de poderem fazer um projeto que desbanque de vez a correia.
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

concordo com o lambreta com relação aos números e artigos.

numa outra discução sobre qualidade de marcas de helis eu já citei isto tambem.

só saberemos qual equipamento é melhor mediante números e testes laboratoriais dos mais variados tipos...

mas até hoje só existe "achismo" entre os pilotos e eu nunca vi nenhuma empresa de modelismo divulgar tais testes..se é que eles existem!
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

Li e pensei algo aqui: flamba muito o boom?

Pô, cardan não foi feito pra flambar! Tolera a situação, mas não nasceu pra isso.

Mais um ponto para correias (ou exagerei?).

E outra, que sempre digo e no pouco que acompanho os helis não é tão explicito:
O Alan voa dx7 e align (se estiver errado falem).
Não, ele não voa dx7! Ele voa Horizon. E ela põe ele pra voar dx7.

Se a HK pagasse um milhão por mês pra ele voar 9X, ele voaria!
E qual radio ele diria que é o melhor? Te dou 3 chances ehehehe

Artigos na net sao bons, abre os olhos para pontos a serem analisados. Mas tem que ver quem escreveu.
Já vi nego dando xilique pq disse que o Quique Somenzini voa 12X e elogia.
Falei: belas buostas ele dizer isso. Pergunta pro Vettel se ele toma Burn!

Enfim, entenderam o que eu disse rsss. Tem que perguntar para os independentes referencia no meio o que acham. Tipo aquele vovô que faz os reviews de radio: mete o pau e elogia o que tem de ruim e bom no produto.

Ou aquele sheike que voa o seu heli... patrocínio pra que ele vai de A380 pro campeonato! eehehee.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Responder