Aurora 9 - Main Board queimada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
matsuoka
membro
Mensagens: 360
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 3:02 am
Localização: Manaus

Mensagem por matsuoka »

[quote:c1ad528694="Marco Antonio"]Qu seja.. alias nem sei pra que essa bobagem que já deu tanta besteira. Lipo em TX vive dando trabalho como radio queimando e ou explodindo.
Compra um pack de NiMh extra que vai ficar um um dia inteiro voando sem se preocupar com diodo e qualquer outra coisa.

Tudo que é jeitinho dá problema e até que um fabricante coloque ele mesmo uma lipo todo o resto é [b:c1ad528694]gambiarra[/b:c1ad528694]![/quote:c1ad528694]

É realmente, tudo que tira a originalidade é gambiarra. Mas para não ficar tão pejorativo usamos frases como : Fiz um Upgrade no meu radio ! ou Dei uma Tunada no meu radio ! .

Mas no fundo é gabiarra braba ! rsrsrrsrrsrs
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

Eu comprei uma lifepo4 da hyperion para radio futaba. Acho que sao mais apropriadas para o radio ja que a tensao dela carregada é menor que a lipo. E ela vem com uma etiqueta dizendo que deve ser carregada ate 10,85V.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Eu uso lipo no meu radio já faz um bom tempo e não tive problemas. Só é preciso atentar pra voltagem correta (2S ou 3S).


Agora se o Marco sabe-tudo-deus-da-eletronica Antonio tá dizendo que não pode:

NÃO PODE!!!!!!!
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

[quote:63bedf771f="leandrop"]Eu uso lipo no meu radio já faz um bom tempo e não tive problemas. Só é preciso atentar pra voltagem correta (2S ou 3S).


Agora se o Marco sabe-tudo-deus-da-eletronica Antonio tá dizendo que não pode:

NÃO PODE!!!!!!![/quote:63bedf771f]

MAs é isso Leandro.

Originalmente o HITEc E7 utiliza bateria de 9,6V e não 7,2V como no Aurora. Por isso perguntei sobre o uso de lipo 3S.

Foi o que o AlexMag alertou... nesse caso é possível, desde que se utilize o diodo, para alerta do rádio e preservar a Lipo. Mas também é possível verificar a tensão pelo visor do tx.
Avatar do usuário
leandrop
membro
Mensagens: 652
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 9:31 pm
Localização: Teresina / Piauí

Mensagem por leandrop »

Eu uso no meu 7C Futaba sem diodo nenhum. Uma NICD logo apos a carga tem quase 12v e uma lipo 3S totalmente carregada tem 12.6v.
Avatar do usuário
PU2VGA
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Seg Jul 21, 2008 7:44 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por PU2VGA »

[quote:c47d9f2dbd="Marco Antonio"]Qu seja.. alias nem sei pra que essa bobagem que já deu tanta besteira. Lipo em TX vive dando trabalho como radio queimando e ou explodindo.
Compra um pack de NiMh extra que vai ficar um um dia inteiro voando sem se preocupar com diodo e qualquer outra coisa.

Tudo que é jeitinho dá problema e até que um fabricante coloque ele mesmo uma lipo todo o resto é [b:c47d9f2dbd]gambiarra[/b:c47d9f2dbd]![/quote:c47d9f2dbd]

Se o Aurora não tivesse nos menus a possibilidade de receber LIPOs de 2S e alarmes para serem configurados, ai sim seria uma [b:c47d9f2dbd]GAMBIARRA[/b:c47d9f2dbd]. Mas não no caso deste rádio.

De fato a Hitec para o Aurora 9, dá esta opção. Fica ai a vontade do freguês.

Eduardo
T-REX 700 E 3GX / VELOCITY 50 / T-REX 600E PRO / HITEC AURORA 9
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

aqui tinha os espertos que usavam baterias 3s amarradas no radio não duraram 3 meses de uso contínuo 1ª coisa que vai pro saco é o visor de cristal liquido depois pifa tudo
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2159
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Confusão... Se o rádio é 9,6V NiMh, Faça que nem eu.. Coloca LiFe... E não LiPo 3S

https://www.asaseletricas.com.br/loja/index.php?cPath=6_116

Hyperion Transmitter Pack-LiFe 9.9V 2100mAh 5C JR/Spektrum
https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=6_116&products_id=2829
[img:584313bb6c]https://www.asaseletricas.com.br/loja/images/HP-FG305-2100-3S.jpg[/img:584313bb6c]


Hyperion Transmitter-LiFe 9.9V 1600mAh 5C-Futaba Flat
https://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=6_116&products_id=2811
[img:584313bb6c]https://www.asaseletricas.com.br/loja/images/HP-FG305-1600-3S.jpg[/img:584313bb6c]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Relato....

Tive um cliente que me procurou e disse que bobeou e inverteu a polaridade da bateria do Aurora...queimou umas trilhas e diodos e um técnico conseguiu reparar...

Não contente com o primeiro estrago, conseguiu duplicar o problema....além de inverter a polaridade, foi uma 3S....luz cheiro e calor à vista...

Novamente o rádio foi para um eletrônico e ele chegou em um regulador de tensão que não havia compatível no mercado. Depois disso, ele me procurou para saber deste componente sobre a possibilidade de importar.

Pedí para ele especificar o componente e juntamente com a identificação e posição do mesmo na placa. Após isso pedirei a cotação e custo de de envio...o quanto custará é o que determinará se compensa ou não o reparo. Sendo assim, eu ainda vejo soluções para problemas como este, mas também considero a possibilidade de não reparo das placas, pois nela é tudo SMD multicamadas...Marco pode atestar isso como eletrônico, refazer trilhas de main boards multicamadas com componentes SMD, é crítico e pode por a confiabilidade de funcionamento em risco.

Mas o que me preocupa MUITO é que, infelizmente, uma boa parte de usuários não dá a devida atenção às informações de manuais, e fazem trocas e adaptações à revelia, sem nem consultar polaridade que está indicada na caixa do aparelho.

A evolução do modelismo está permitindo cada vez mais os usuários interagirem e alterarem parâmetros de seus equipamentos, mas isso tem que ser feito com muita cautela. Na boa, eu já me coloquei muitas vezes à disposição para ajudar a fazer todas os expedientes críticos para este rádio, sem nenhum custo, pois vale muito mais ter um usuário satisfeito com o produto confiável do que ter que dar a má notícia que dano é irreparável.

Por isso, valorizem os mais de R$ 1500,00 que pagaram pelo produto!!!!Tomem cuidado com conexões elétricas, pois elas não perdoam erros.

Reinaldo
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Acabei de comprar um A9.
utilizo a mais de ano um Futaba 6EX. ele vem com bateria original de N! 9,6V e 900ma. depois de muita consulta troquei por uma lipo 3s de 1450ma de 11V (reparei tambem que muitos assim usavam sem problema). Comigo não foi diferente nenhum problema ate hoje , eu carrego a bateria e voo todo sabado asvezes domingo e a bateria chega a durar por 2 meses sem recarga.

No caso do A9 como ja li em varios locais e o proprio radio tem programacão para LIPO o correto então é usar uma 2S que pode ser de 2000ma e que deve durar quanto tempo? ou as LIFE sào mais adequadas.

as originais de NI precisam de 12 horas de carga e duram cerca de 5H de uso segundo informação na propria loja da HDelivery.
Até a próxima e bons vôos .

Abraços
Responder