Servo para a cauda do 450 PRO

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:9d8c9941bc="Flavio LHP"][quote:9d8c9941bc="Carlos Gonçalves"][quote:9d8c9941bc="Jose Clemente"][quote:9d8c9941bc="Carlos Gonçalves"]Algumas considerações:

1 - Para o servo de cauda, não precisa ser metal gear. Para o cíclico é bom que seja.

2 - Faça seu próprio step-down... nada mais é que um diodo de silício ligado em série com a alimentação do servo para dar a queda de tensão necessária. Se quiser, desmonte um step-down qualquer para confirmar. A diferença é que um pronto "para aeromodelismo" é caro e um que você pode fazer com qualquer extensão não gastará mais que alguns centavos...

3 - Sempre considere usar um bom conjunto de servo + giro. Pode fazer a diferença entre a alegria e a tristeza. Eu sempre usei o GP750 + DS520 ambos da Align.

Espero ter ajudado!

Abraços![/quote:9d8c9941bc]


Eae, Carlos Golçalves!!

Cara..me animei com essa ideia de fazer um step-down caseiro! Vc tem algum tutorial para seguir? Quantidade de diodo de silicio para que acha a queda de tensão esperada?
Achei um step-down da align na helipross:

http://www.helipross.com/align-5-1v-two-way-step-down-voltage-regulator-k10381a.html?currency=USD

E sobre conjunto de servo + gyro, usarei esse 3DPRO DS9257 + ga250...
Futuramente colocarei itens melhores..mas no momento nao desponho de mto capital para investir..[/quote:9d8c9941bc]

Opa... é muito simples fazer um step-down caseiro! Você pode seguir as instruções bem simples desse link:

http://www.superhelis.com.br/?pg=noticia&id=91

Abração!!![/quote:9d8c9941bc]

E ae Carlos,

Cara, desculpe minha ignorancia.. to comecando no hobby e tudo que vcs tao falando de diminuir a corrente do ESC pra mim é grego... eu tenho um titan450 (clone) com motor original e esc original 30A. tenho um gyro 401b HK e servo MD922 henge.. ja comprei um servo GA250 que tá todo mundo falando mt bem dele... vou precisara diminuir com esse negocio caseiro ai? Pra que? valeu. abs..[/quote:9d8c9941bc]

Olá Flavio...

Vamos por partes. O que chamam de "step-down" é na verdade uma maneira de realizar uma queda de tensão (e não corrente) na alimentação do servo, visto que alguns somente funcionam em 4,8V e a saída dos ESCs mandam 6V para o circuito. A fim de não danificar o servo, realiza-se essa queda de tensão. Um diodo básico de silício (esses citados no exemplo acima e que podem ser encontrados em qualquer loja de eletrônica por menos de 1 real) dão uma queda de tensão de 0,7V (característica do componente mesmo). Assim, se ligarem em série com a alimentação do servo de 6V irá diminuir em 0,7 ou seja, cairá para 5,3V que é aproximadamente a tensão de uma bateria de 4,8V completamente carregada. Assim, não haverá danos ao servo.

O que o mercado faz é dar um "nome chique" a essa implementação. Resolveram chamar de "step-down" a inserção de um diodo no circuito de alimentação, assim podem cobrar uns R$ 35,00 por uma extensão com o diodo que se for feito por você mesmo não sairá nem 10% desse valor (se você já tiver uma extensão qualquer). Apenas requer uma certa atenção para identificar a polaridade do diodo (qual é o lado positivo e negativo, anodo e catodo, o lado com o traço) e uma habilidade (não muita) com o ferro de solda. Só isso!

Se o seu servo funcionar tanto em 4,8V quando em 6V não há necessidade dessa queda de tensão. É até melhor funcionar em 6V pois o servo ficará mais rápido e o torque será maior. Mas se ele funcionar somente em 4,8V você precisará sim do "step-down" ainda que "caseiro".

Verifique as especificações do seu servo.

Espero ter ajudado.

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:058a37ddbe="rrmbsb"]coloca o ds520, é um excelente servo e com ótimo preço.[/quote:058a37ddbe]

Concordo! Sempre usei este, funciona em 6V e vale o investimento!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:8ca2cf617f="ap_vet"]Cara, demais essa explicação do step-down.
Sempre achei que fosse algo muito mais complicado.
Valeu mesmo!!! Vou fazer o meu!!![/quote:8ca2cf617f]

Então, imaginem a surpresa quando o primeiro "curioso" desmontou o step-down pra ver o que tinha dentro e viu só um mero diodo... rsrsrsrs

Mas é isso aí... eu também pensava que fosse algo complexo mas não é!

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:bfc09ada32="Carlos Gonçalves"][quote:bfc09ada32="ap_vet"]Cara, demais essa explicação do step-down.
Sempre achei que fosse algo muito mais complicado.
Valeu mesmo!!! Vou fazer o meu!!![/quote:bfc09ada32]

Então, imaginem a surpresa quando o primeiro "curioso" desmontou o step-down pra ver o que tinha dentro e viu só um mero diodo... rsrsrsrs

Mas é isso aí... eu também pensava que fosse algo complexo mas não é!

Abraços![/quote:bfc09ada32]

Grande Carlos, valeu a explicacao.. meu servo é Henge 922, vc sabe se precisa desse diodo? vou procurar a caixa pra ver se fala algo, ou até procurar aqui na internet..

Valeu.

Abs..
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:55c1b667b2="Flavio LHP"][quote:55c1b667b2="Carlos Gonçalves"][quote:55c1b667b2="ap_vet"]Cara, demais essa explicação do step-down.
Sempre achei que fosse algo muito mais complicado.
Valeu mesmo!!! Vou fazer o meu!!![/quote:55c1b667b2]

Então, imaginem a surpresa quando o primeiro "curioso" desmontou o step-down pra ver o que tinha dentro e viu só um mero diodo... rsrsrsrs

Mas é isso aí... eu também pensava que fosse algo complexo mas não é!

Abraços![/quote:55c1b667b2]

Grande Carlos, valeu a explicacao.. meu servo é Henge 922, vc sabe se precisa desse diodo? vou procurar a caixa pra ver se fala algo, ou até procurar aqui na internet..

Valeu.

Abs..[/quote:55c1b667b2]

Flavio, o Henge MD922 opera tanto em 4,8V quanto em 6V não precisando, assim, de step-down. Veja as especificações dele em http://www.servodatabase.com/servo/henge/md922

Abração!!!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:93b8382dee="Carlos Gonçalves"][quote:93b8382dee="Flavio LHP"][quote:93b8382dee="Carlos Gonçalves"][quote:93b8382dee="ap_vet"]Cara, demais essa explicação do step-down.
Sempre achei que fosse algo muito mais complicado.
Valeu mesmo!!! Vou fazer o meu!!![/quote:93b8382dee]

Então, imaginem a surpresa quando o primeiro "curioso" desmontou o step-down pra ver o que tinha dentro e viu só um mero diodo... rsrsrsrs

Mas é isso aí... eu também pensava que fosse algo complexo mas não é!

Abraços![/quote:93b8382dee]

Grande Carlos, valeu a explicacao.. meu servo é Henge 922, vc sabe se precisa desse diodo? vou procurar a caixa pra ver se fala algo, ou até procurar aqui na internet..

Valeu.

Abs..[/quote:93b8382dee]

Flavio, o Henge MD922 opera tanto em 4,8V quanto em 6V não precisando, assim, de step-down. Veja as especificações dele em http://www.servodatabase.com/servo/henge/md922

Abração!!![/quote:93b8382dee]

Certo Carlos, valeu a orientacao... um "problema" a menos.. o importante é eu ter entendido qual a necessidade desse step down. :)

Abs..
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
evandro_ggx
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 4:35 am
Localização: lençóis paulista SP

Mensagem por evandro_ggx »

ola

se vc nao for fazer voo 3d vc pode usar esse
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=19392

é bom e barato
Avatar do usuário
clebertpega
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 7:31 pm
Localização: Dracena-SP

Mensagem por clebertpega »

de 2 450 e 1 500 que tive sempre usei o powerhd , sempre sem nenhum problema e sempre em 6v.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6775__Power_HD_3688HB_Digital_Servo_25g_2_8kg_07sec.html
walkera v100d08 -trex 250se -radio devo 12 -f16 ducted fan jet ex v2 vector thrust 3d -- GOBLIN 700
Jose Clemente
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Seg Fev 13, 2012 1:23 pm
Localização: Sao Jose do Rio Pardo, Sao Paulo

Mensagem por Jose Clemente »

Qual gyro vc usava, clebertpega??
Como era o desempenho do heli??

Vlw!!
Avatar do usuário
clebertpega
membro
Mensagens: 320
Registrado em: Sáb Ago 08, 2009 7:31 pm
Localização: Dracena-SP

Mensagem por clebertpega »

en todos esses helis que usei o serfor foram com o gyro 401 futaba , ficou muito bom pelo estilo de voo que eu fazia.
walkera v100d08 -trex 250se -radio devo 12 -f16 ducted fan jet ex v2 vector thrust 3d -- GOBLIN 700
Responder