Alimentação para substituir Lipo 3S

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

Riba, sempre é interessante vermos nossos colegas tentando coisas diferentes. Mas claro, desde que tentem com segurança. Primeiramente é importante analisar o risco que isto representa, já que o há a possibilidade do fio embolar com o rotor do helicóptero e ficar sem controle. Sabe-se lá quem poderia se machucar numa situação desta.

Com isto em mente, vamos aos problemas técnicos. Primeiramente é estimar a corrente a ser consumida. Eu chutaria que um 450 deva gastar na faixa de uns 12 A para hoverar. Se realmente for este o valor, você teria que se preocupar com um fio com bitola suficiente para este valor. Vale lembrar que poderia ser até mesmo uma corrente menor, já que o heli estaria voando sem o peso da bateria (apesar de adicionar o peso do fio). No mais, você poderia tentar fazer isto com o heli 450 que funcione com 6S (24V) por exemplo, isto reduziria sua corrente pela metade, tendo forte impacto na bitola do fio a ser usado.

Como você mesmo disse, esta não é uma ideia nova, até mesmo aqui no fórum eu vi alguém postando um vídeo sobre isto. O ponto principal é, como já disse, ter certeza do risco.

Lembre de estimar ou mediar a corrente que você irá precisar. Come este valor determine o fio a ser usado e a queda de tensão que terá nele. Veja se a bateria que pretende usar tem capacidade para fornecer a corrente que deseja, se for usar uma fonte, tome cuidado com fontes chaveadas. Teste antes para ver se o chavemaneto da fonte não irá causar interferência no receptor e também no ESC do heli.

Parabéns pela atitude. Ao invés de ficar na mesmice de sempre você resolveu inovar. Teve ainda o bom senso de discutir com os colegas do fórum a viabilidade desta ideia e isto é excepcional. Portanto, não desanime com as pessoas sem imaginação de sempre que logo veem criticá-lo.
Avatar do usuário
Riba
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 1:38 am
Localização: Santos/SP

Mensagem por Riba »

Abib, obrigado pelo esclarecimento, nada disso eu tinha ciência, por isso que questionei se seria possível, valeu mesmo.
Nunes, fico grato pelas informações e pelo encorajamento, é de pessoas tipo você que só vem engrandecer esse espaço, sei que aqui no fórum há muiiiiita gente boa com disposição pra socorrer os necessitados, tenho observado isso nos tópicos, continue assim, porém conforme já decidi, até mesmo por questão de segurança, por enquanto vou deixar esse "projeto" engavetado, algum dia .... quem sabe hehehe, vai que aconteça de torrar a bateria do carro ou na pior das hipóteses incendiar aqui o Ap usando essa fonte de 5Ah hehehe, brincadeira à parte, mas sei lá, vai que de repente possa mesmo acontecer algum acidente e machucar alguém, não é bacana, mais uma vez agradeço à todos que colaboraram,
fiquem com Deus e bons vôos.
Responder