Usuarios sumidos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:ebe5ceece5="Sevla"]Aqui no fórum curto muito a seção de voo livre, aquela seção é escola pra construtor, devia ser a primeira etapa de quem quer começar a construir e voar, se aprende muito com essa modalidade.[/quote:ebe5ceece5]

Concordo e acrescento que eu aprendi quase tudo (do pouco que sei) sobre construção e trimagem aqui no e-voo.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Não posto porque não dão valor a minha contrução... me desculpe, mas para mim isso é conversa fiada.

Na minha ótica o que mudou é que cada um tem uma prioridade, cada um tem uma preferência. Preferências e prioridades mudam e isso não é culpa nem de uns nem de outros, isso é consequencia deste tempo corrido que vivemos, nada mais.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:77ada0900c="Lumberjack"][quote:77ada0900c="LaercioLMB"]Deve ser a maldita inclusão digital.
As grandes construções estão desaparecendo...
... desanima mesmo estar no fórum.[/quote:77ada0900c]

O problema é que você é taxado de eletista.

O aeromodelismo elétrico/isopor faz o hobby acessível, por outro lado banaliza.[/quote:77ada0900c]
Tens o direito de achar isso, porém não concordo, pois tenho tanta dificuldade em comprar peças e acessórios de aeromodelismo como muitos aqui, mas nem por isso procuro fazer o pior só por que a grana é curta.
O último aeromodelo que construí, gastei nele o que qualquer um iria gastar com motor, esc, servos e bateria. O depron que é o mais barato de tudo, o pouco a mais que gastei, não deu R$10,00 a mais, pois gastei pouco mais de meia chapa de depron 5mm para os detalhes extras.
Acredito que as tralhas voadoras não estejam relacionadas ao custo final ser menor, mas sim pela má vontade em fazerem algo.
Construir um primeiro aeromodelo com erros, faz parte e é normal, mas parece que quando alertamos de tais erros, a maioria acha ruim, que estamos avacalhando e usam a famosa desculpa que vai cair mesmo, pra que fazer melhor? Mas babam quando olham um aeromodelo escala e sonham em comprar um, mas não fazem o menor esforço em melhorar as tralhas que constroem.
Não existe aeromodelo perfeito, existe aeromodelo com o mínimo de erro possível, pois até o melhor construtor teve uma pecinha que disse; "-Está bom assim.", mas as qualidades eram tamanhas que o erro passou despercebido.
Desanima mesmo quando se tenta ajudar e o cara responde que vai fazer assim só para ver o que vai dar. Está certo que a construção é dele, mas se postou em um fórum, não pode ser só com o objetivo de receber elogios e sim ajuda de algo que possa estar errado e não esteja percebendo e os olhos de outros modelistas possam ver o erro e alertar.
Comprar um servo do mais barato que tem pois não tem dinheiro para comprar um melhor no momento é uma coisa, recortar um pedaço de isopor todo torto e não fazer a menor questão de corrigir o erro, é outra bem diferente.
A maldita inclusão digital não se refere a classe social e sim a falta de vontade em aprender, de ter tudo de mão beijada nas mão e se receber uma crítica, ficar bravo e retrucar. Eu já vi gente aqui que vive em uma casinha bem simples e já fizeram grandes construções, ou seja, uma boa construção não está em quanto dinheiro o cara tem na carteira, mas sim na vontade dele fazer bem feito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Voces disseram tudo:
Banalização - A turma que se auto-baniu daqui fazia isto de forma massiva e por sorte, sumiram antes de causar maiores problemas.

Correção de Erros - Jose, o comportamento humano, por mais que neguemos ou não desejemos, vem sempre em pacotes. Se vc se habitua escrever errado, além de dificultar o entendimento de quem pode te ajudar, cria um vicio de software no seu cerebro, que, antes que vc perceba, esta querendo estender esta logica p/ suas demais atividades. Quando um pais inteiro comeca a pensar assim, regras começa, a ser atropeladas em um ritmo petista e a ordem vira caos.

Alvaro - Digo o mesmo. Se não fosse o e-voo, meus 2 Cherokees jamais teriam voado e eu teria gasto uma grana seguindo a logica mencionada pelo Laercio (e daqual ambos discordamos - eu e ele) de que com um setup absurdo tudo voa. Tenho aeros com empuxo de pouco mais de 55% do peso que decolam com menos de 60% de potencia e voam sossegadamente a meio motor - e olha que aqui é o litoral do Nordeste, onde venta pacas...

Gilberto - O que vc mencionou aconteceu comigo, no topico do 727. Foi uma construção super trabalhosa porque tinha que atender a uma duzia de requisitos que brigavam entre si como limitação de tamanho e potencia vs enfrentamento de turbulencia e pouso em pistas curtas, mais limitação de peso vs tempo de voo etc e o cara veio dizer que o topico tinha "muito papo teorico e pouca mao na massa". Na hora, meu sangue ferveu, rsss. O cara é gente finissima. mas é da turma do "Não precisa" e por conta disto, ele e outro membro da mesma relaxaram nos procedimentos de comunicação em pista e perderam dois bons e velhos aeros em uma colisão em solo.

Laercio - Tenho aqui bem perto um grande exemplo de como fazer bons aeros esta, como vc disse, na vontade de fazer bem-feito. Ele fez um verdadeiro milagre p/ mim durante a confecção dos trens de pouso do meu Airbus A330 e nao usina uma unica peça antes de ter certeza do que esta fazendo. E faz tudo com material reciclado. Mas tem gente que chama isto de gambiarra... Vc pega um material, faz um corpo de prova, faz testes, ensaios, calcula as dimensoes da peça e tal... vem um compromodelista e chama de gambiarra porque não é de griffe ou então se depara com um comentario descendo a lenha no isopor ou na propulsão elétrica. pergunto logo o que um cara desses faz em um forum de elétricos.

Acho que tudo isso ai acaba fazendo com que a turma sete suas prioridades em outras coisas. A prova disto é que nenhum dos mencionados no começo do topico se manifestou ainda.

Abs a todos.
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

[quote:237baf32eb="fabiofleal"]
Correção de Erros - Jose, o comportamento humano, por mais que neguemos ou não desejemos, vem sempre em pacotes. Se vc se habitua escrever errado, além de dificultar o entendimento de quem pode te ajudar, cria um vicio de software no seu cerebro, que, antes que vc perceba, esta querendo estender esta logica p/ suas demais atividades. Quando um pais inteiro comeca a pensar assim, regras começa, a ser atropeladas em um ritmo petista e a ordem vira caos.
Abs a todos.[/quote:237baf32eb]

Fabio,

Concordo com você quanto a escrita correta ou mais próximo disso, e abomino o uso de vícios da escrita "internetês" como muitos costumam chamar.

Eu não sou a favor de quem escrevam errado e sim a favor de que ignorem já que não vão ajudar, eu vejo um tópico cheio de erros, sem pontuação, sem os devidos acentos e/ou todo em caixa alta, eu simplesmente ignoro e não posto absolutamente nada lá, seja para ajudar ou para "jogar pedras" pela escrita do fulano.

Abraços!
Agora treinando peças em Fiber Glass ::: :lol: :lol: :lol: :::
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 008
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Aeromodelismo é assim mesmo, na verdade, a maioria das atividades é assim.

O pessoal começa empolgado, participa muito, vai diminuindo e muitos somem.

Frequente uma pista por 1 ano e veja quantos aparecem e somem, em seus 6 anos de e-voo muita gente tinha que sumir mesmo.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

[quote:fde2a7777b="Sevla"]Existem excelentes construtores e pilotos por ai, mas são raros os que postam suas obras.

Acredito que por ser pessoas das antigas, não estão muito familiarizados com informatica e tem dificuldade em divulgar seus trabalhos, ou por apenas curtir construir e voar mesmo, sei la, mas visitando clubes por ai se vê muita construção boa feito por modelistas, principalmente o pessoal veterano.

aqui no fórum curto muito a seção de voo livre, aquela seção é escola pra construtor, devia ser a primeira etapa de quem quer começar a construir e voar, se aprende muito com essa modalidade.[/quote:fde2a7777b]

Me encaixo aí, no pessoal das antigas ( tenho 50 anos) e não sou muito familiarizado com a informática. Nunca consegui postar fotos aqui, pois acho um bicho de nove cabeças, coisa do outro mundo, não entra na minha cachola de jeito nenhum.

Em contrapartida, estou caprichando cada vez mais em minhas construções e minha produção de aeros em balsa vende com antecedência. :oops:

50% do que sei de aeromodelismo, aprendi aqui no fórum, o resto foi pesquisando a net, fazendo, errando e acertando.

Tambem concordo que a seção de voo livre guarda a essencia do aeromodelismo.

O que acontece aqui no momento é uma espécie de reciclagem da mentalidade aeromodelística.
Novos materiais estão sendo empregados, novas tecnologias sendo incorporadas.
Os aeromodelistas estão cada vez mais jovens e existem novas tendencias no mercado.

Alguns perdem o interesse e outros se apaixonam à primeira vista. Quanto aos foristas que já deram grandes contribuições ao site, acredito que estão mais na condição de observadores hoje em dia!

Descobri que o aeromodelismo é um ciclo. Tem períodos na sua vida em que o cara simplesmente larga tudo, vende as tralhas e desiste. Mas aí, lá na frente, alguma coisa acontece e ele volta com força ao hobby. Conheço vários aqui na minha cidade que já fizeram isso.

Tenho saudades do Sapo, ele era menos chato do que o Marco Antonio!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

KKK, eu tenho um amigo que faz uns 3 ciclos desses por ano!
por caonta da minha parada forçada nas construções, estou vivendo uma coisa ate entao nova p/ mim: Voar avioes comprados. Acabei de ter a primeira boa surpresa, com o T45 da HK: Um jato que, em voo reto, se comporta como um stick, desde que corretamente trimado.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:260c39eb17="jujuba"]Tambem concordo que a seção de voo livre guarda a essencia do aeromodelismo.[/quote:260c39eb17]

Opa!
Já somos 3 aqui.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Por tudo que li, vou ter que dedicar mais tempo a seção de voo livre.

No meu caso 90% do que aprendi de teoria e construção ou foi diretamente aqui no E-voo, ou foi trazida para o debate aqui.

Não tenho no momento nenhum modelo comprado. Está engatilhada a construção de um Stickão a gasolina, para motor 20cc, kit cortado a laser pelo Fabrício da "flying circus", que terá de ser completamente compilado.

Já fui mais entusiasta do fórum que sou hoje. Já até abandonei um pouco, mas acabei voltando.

Meus motivos de desagrado:

1. Muitos parecem não saber ouvir opiniões alheias ao que para eles é o correto. O pior é que em seguida começa-se uma discussão do que é melhor, dentro do tópico de quem está tendo o maior trabalho para documentar tudo e tentar responder algumas dúvidas. Isso normalmente vem dos mesmos usuários CHATOS, ele pelo que tenho notado estes "professores sabichões de plantão" não postam suas próprias construções.

2. Não sou adepto do isopor/ depron. Já declarei que em minha opinião a combinação de isopor/ depron e madeira seria como "Romeu e Julieta", mas eu mesmo não fiz nenhum esforço para colocar isto em prática. Ver construções mulambentas, mal acabadas, mal coladas, mal alinhadas, mal dimensionadas, muito massificadas me cause enjoo. E na maioria são em isopor. Eu deixo bem claro: na maioria. Já vi construções maravilhosas em depron, estruturadas, de dificuldade enormemente mais elevada que para execução similar em balsa. Mas isso se apaga pela poluição causada pelas poquices! Minha sugestão: estratificar o "Construção de Aviões" e criar sudivisões, duas ou três para que os foristas se reunam por afinidade. Não quero pregar segmentação, panelinhas, elitivismo; apenas salientar o que tem me causado incomodo.

3. O mecanismo de busca do fórum é péssimo! É mais fácil digitar o que se quer procurar no Google, seguido de [site:evoo.com.br] que no próprio fórum! Tem muita gente aqui, responsável pelo fórum que é capaz de dar uma melhorada nisso. Minha lista de favoritos só cresce, pois se não colocar lá sofro para encontrar de novo.

4. Passou da hora de escrevermos um livro do Evoo, alguém por aí me escute: convide foristas capacitados para fazer contribuições, escrever capítulos ou artigos. Compilar posts, fotos, dicas, tutoriais, traduzir material perdido pela internet. Isso consolidaria a riqueza de ensinamentos que se tem aqui, sem termos de perder ao longo do tempo gente boa que cansada das picuinhas cai fora! Disponho-me a ajudar.

5. Construo para ver voar, para que voe bem, e para não lenhar. Causa-me profundo aborrecimento a cultura crescente que lenhar é normal?! Penso que é a justificativa de quem não se ateve a detalhes importantes de construção, para não dizer que fez na verdade MER*A!!!

Para finalizar, sou novato, e algumas vezes sinto que o peso de manter o aeromodelismo vivo vai recair sobre mim (quero dizer enquanto geração), que terei de estar preparado para passar aos outros o que aprendi. Muitas vezes me enaltecem, por umas simples construções, e não estou a altura de perpetuar está modalidade hobbística. Temo que a banalidade possa emperar!!!!

Quantos meninos vocês conhecem que querem construir detalhadamente e com esmero?

Vamos todos apenas comprar? Vamos dar uma lixada grossa num pedaço de embalagem de geladeira, colocar motor, chamar de aeromodelo e enaltecer a lenha da porcaria?
Responder