Eletronica ideal para aviao eletrico grande ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Licerio
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:09 pm
Localização: Rialma-Goias

Eletronica ideal para aviao eletrico grande ?

Mensagem por Licerio »

Ola amigos.. sou novo no aeromodelismo, tenho um cessna 182 pequeno e recentemente comprei a fuselagem de um aviao grande asa alta, semelhante ao modelo do piper mas com as seguintes medidas: 1,65 cm de comprimento, 22 cm de largura e altura da fuselagem lateral de 32 cm , peso medio de 2 kg com asa e sem eletronica, a asa possui 2 mts de comprimento por 38cm de largura. Sei que terei q usar servos de grow, bateria de 2200 4 celulas e esc de 70 no minimo.
Minha pergunta é qual seria o motor e helice ideal para este modelo ????

Grato pela atenção de todos..
Licério Neto
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

não sou expert em elétrico, mas acho 2200 muito pouco de bateria,
já voei um eletrico grande com motor grande e usava 4s 4500mha.
mas tem que definir motor e hélice pra definir o que vai precisar de bateria(pelo menos eu acho, se tiver errado os mais experts corrijam por favor)

ABRAÇOS
Avatar do usuário
Licerio
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:09 pm
Localização: Rialma-Goias

Mensagem por Licerio »

Faz sentido sua sugestão.. tambem nao sou expert.. por isso estou recorrendo aos mais experientes no assunto.. aguardo mais sugestões...

Grato.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

da uma olhada nos motores elétricos da OS se não te agradam, é primeira linha, e tem todos detalhes no site da OS, peso potencia etc
Avatar do usuário
Licerio
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:09 pm
Localização: Rialma-Goias

Mensagem por Licerio »

Desculpa a ignorancia Drzinho, mas que site é este OS ????
Avatar do usuário
Licerio
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:09 pm
Localização: Rialma-Goias

Mensagem por Licerio »

E postei ai no meu perfil a foto do aero para vcs avaliarem melhor.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Caro Licério,

A motorização deve ser definida com base no peso do modelo, área alar, e tipo de voo desejado.

Com esses dados se chega a definição de qual potência de motor se deva usar.

Meus maiores modelos elétricos tem 158 cm e 160 cm de envergadura. Um deles utiliza motor de 850 Watts e o outro 500 Watts, o que é uma grande diferença. Isso se dá pelo tipo de voo almejado.

Trinedor x esporte x 3D.

Por MP posso te passar uma planilha que será um bom começo.

Por favor poste aqui estimativa de peso final do modelo, envergadura, corda e tipo de voo que pretende, que eu me incumbo de postar os cálculos para você.

Valeu e no aguardo.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Cara, vc deve dar uma boalida no fórum, não existe "servo de grow", existem servos de diversos tamanhos com variados torques que serão escolhidos de acordo com a necessidade do modelo. Quanto a motorização vc deve tomar como base o peso e tamanho do aero, um aero do tamanho que vc descreveu provavelmente usaria um motor na faixa de .90 glow, aí ja é uma base de comparação para escolha de um motor eletrico. Se eu fosse montar um aero desse tamanho provavelmente estaria pensando em baterias 6S.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

O Rho está certíssimo. Sem saber maiores detalhes, principalmente o tipo de voo pretendido, deixa uma margem enorme de escolha de motores e com grandes possibilidades de erro. Até as baterias, às vezes compensa mais uma de 5s de 3.000 mAh que outra 4s de 4.000mAh.
Exemplifico com um Koala com 176 cm de envergadura, 35 cm de corda e com peso próximo de 2 Kg, sem eletrônica. Voa com sobras utilizando um motor 2626 e voa tanto com baterias de 4s,4000 mAh ou com 5s e 3000 mAh, hélice 11 x5, 11x 6 ou 11 x7, conforme o vento. Mas tem um voo relativamente lento e como treinador.
Avatar do usuário
Licerio
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:09 pm
Localização: Rialma-Goias

Mensagem por Licerio »

Como falei anteriormente sou novo em aeromodelismo, mas respondendo algumas perguntas, o voo que pretendo é um voo basico mesmo.. tipo treinador.. lento e tranquilo. Quanto as medidas do aero passei na primeira mensagem postada seguintes medidas: 1,65 cm de comprimento, 22 cm de largura e altura da fuselagem lateral de 32 cm , peso medio de 2 kg com asa e sem eletronica, a asa possui 2 mts de comprimento por 38cm de largura. Não sei o que é "corda", e qual é o link do site citado chamado apenas de OS ????
Aguardo maiores sugestões ???

Grato...
Responder