Uso de acetona no combustivel glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Uso de acetona no combustivel glow

Mensagem por Beef »

Ola, o pessoal do meu clube está pensando em usar acetona a 6% no glow, alguém tem alguma experiencia nesta mistura, traz melhora de rendimento/combustão? Abs.
A. Mendonça
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Depende do tipo de acetona, se for desse tipo usado para limpar esmalte de unha, não vejo vantagem pois o mesmo trata-se de um composto em que parte é acetona, mas inclui óleo de girassol, benzofenona, corante e outros produtos e não se sabe o que tais produtos causariam nos motores.

Em tese teria de se usar acetona a 99% que é produto controlado. Vale lembrar que esta evapora-se facilmente quando exposta ao calor ou a atmosfera.

Porém o uso de acetona no combustível deveria ser melhor analisado por algum químico para saber quais os benefícios e se tais seriam interessantes.

Abraço.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

E o uso de acetato de isoamila ?
Ja vi alguns relatos aqui no forum mais nada de muito concreto.
Alguem tem alguma experiancia a longo prazo e desmontou o motor para averiguar o estado do mesmo?
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Qual seria o objetivo?
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Eu tenho um número da revista Hobby News, onde são feitos testes em bancada, com vários tipos de aditivos e outras substâncias, onde é também testado a acetona. Vou encontrar e postar uma parte do conteúdo.
Nino Silveira.
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Pelo que li ,seria para otimizar a queima do metanol assemelhando-se um pouco ao nitrometano.
fiz uma busca por bananol e nitrato ou acetato de amila e o que veio foi isto, mais nada concreto.
Campanha para respostas educadas !!!!!! Eu apoio!!!!!!
rene
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 12:26 pm
Localização: Poços de Caldas-MG

Mensagem por rene »

Isso pra mim é novidade, nunca tinha nem ouvido falar. Mais se o combustivel ja vem pronto e vem sem acetona acredito que a mesma não ajude em nada
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5bb56b2a22="rene"]Isso [b:5bb56b2a22]pra mim[/b:5bb56b2a22] é novidade, nunca tinha nem ouvido falar. Mais se o combustivel ja vem pronto e vem sem acetona acredito que a mesma não ajude em nada[/quote:5bb56b2a22]

Vai ver que é por isso que é novidade, "pra você"... por acaso sabe a quanto tempo existe modelos a combustível?

Acetona "era" usada antes do nitro e nitrato de amila é o nitro da mistura diesel.

Já testei com éter também.

Pra quem nunca viu e nunca imaginou que existisse dizer que "não acredita se funciona" é o mesmo que dizer que não gosta de quiabo sem nunca ter comido.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
marcio mangelli
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Ago 31, 2010 7:53 pm

Mensagem por marcio mangelli »

Marco relata a sua experiência com a acetona e o "nitrato" ou "acetato"de amila, por favor.
Pelo que eu estou lendo tem pessoas usando para melhorar o combustível...
Agora ate me animei mais . Estou mais interessado no nitrato, ou acetato , me desculpe mais não sou quimico , estou so pesquisando e querendo saber mais por isto a duvida entre nitrato ou acetato rsrs, mais tenho acesso aos dois sem restrições na hora da compra. Você já usou o nitrato e desmontou o motor pra ver se teve algum dano ao mesmo?
O problema e que não acho mais nada em literatura alguma.
Logan
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Out 30, 2011 5:46 pm
Localização: Interior SP

Mensagem por Logan »

Imagino que acetona ou outro aditivo deva surtir efeito em caseirol, já em combustível pronto, de fábrica, que já tenha nitrometano na fórmula não faça muito sentido.
Responder