Rádio Turnigy 9X - Novo tópico

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Pessoal, atualizei o firmware do radio em dezembro de 2011 e depois disso não mexi mais.
O rádio está funcionando bem, mas gostaria de saber se vale a pena instalar o firmware atualizado.
Tem alguma melhoria realmente importante que se eu não atualizar eu corro o risco de ter problema voando??

Obrigado!

Abraço.
JoaoBatistaJr
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Qui Ago 18, 2011 11:15 pm
Localização: Contagem, MG

Mensagem por JoaoBatistaJr »

[quote:6608d54351="Cassiusfxg"]Ontem aconteceu um fato estranho.
Eu estava mechendo nas funções de configuração de rádio após ler o manual.
Configurei e mudei várias chaves para acionar o backlight (isso é muito legal), e tempo de desligamento do mesmo.
Derepente o backligt não acionava mais e não respondia as programações.configurava chaves desabilitei e abilitei tempo de acionamento, e nada.
Chateado com aquilo, resolvia abrir o rádio pois pensei que o backlight tinha ido pro espaço.Backlight esta normal.O transistor BC 548 também não tinha queimado.Resistor dos leds do backlight também estav normal.
Então resolvi medir a saída do pino 17, que não respondia com os 5v.
Aí eu pensei: saída do processador foi pro espaço.
Como útima tentativa "escrevi" de novo o firmware e lá estava os 5v na saída do pino 17 quando se acionava a chave programada.
O que pode ter acontecido?
Estou usando o r773 mais recente.[/quote:6608d54351]

Cassius, isso aconteceu comigo tbm, só que na versão r766. Dá uma olhada na pag.5 desse tópico. Volta pra versão r708, a última estável que tenho certeza que vai funcionar normal. Foi isso que eu fiz. ahh..tbm uso o Bc 548.

Depois conta pra gente ai se deu certo.

Um abraço.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

pessoal estou precisando de uma ajuda

Já fiz umas 3 atualizações do firmware do TGY9X para o ER9X com sucesso.
Porém ontem tentei atualizar mais um rádio e deu problema.

O procedimento que segui foi o mesmo das vezes anteriores, e seguindo o tutorial que se encontra na primeira página deste tópico.
[img:c38837c4fb]http://1.bp.blogspot.com/-CFWojwf1gNc/TkJc3RnMV-I/AAAAAAAAAGg/uaWeOS3aZxA/s720/IMG_0642.JPG[/img:c38837c4fb]

Já chequei todas as soldas e conexões umas dez vezes.

Estou usando o USBasp da HK e o EEPE, e o firmware ER9X v708 (estável).

Vou relatar o acontecido:

Primeiro soldei o cabo de atualização na placa, tudo certinho e checado. Conectei na USB e o rádio ligou. Pelo EEPE fiz o procedimento para [b:c38837c4fb]"Flash firmware to TX"[/b:c38837c4fb] e ele iniciou a transferência. Ao final percebi que ele não demorou aqueles 41s como de outras vezes, como segue o log:

[img:c38837c4fb]http://lh4.googleusercontent.com/-GsCcw-eI-34/UEsgkrpK-0I/AAAAAAAABjs/L1RuNmUqYXo/s800/log_eepe.jpg[/img:c38837c4fb]

Após esta operação o rádio desligou e não responde mais.
O que pode ter acontecido e qual procedimento fazer para reanimar o danado?
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

O rádio nem liga mais?
Se for, vc teve estar tendo problema de Fuse Brick.
Tem de dar um clock esternor no rádio.
Tive o mesmo problema com o meu e o Guru do Alex resolveu.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

que trem de fuse é esse? rs
tem alguma forma de fazer isso em casa mesmo?
Avatar do usuário
weber
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Ter Dez 06, 2011 1:56 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por weber »

Ter tem, mas tem de dar um clock esterno de 1hz, só não sei o pino.
Quando deu isto no meu, eu mandei para o Alex. Troca uma idéia com ele.
Ou dar uma olhada no topico antigo, mais para o final, que lá esta a minha
situação, e como resolver.
Espero ter ajudado almenos com informações.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

[quote:ce6fa6c0c8="JoaoBatistaJr"]
Cassius, isso aconteceu comigo tbm, só que na versão r766. Dá uma olhada na pag.5 desse tópico. Volta pra versão r708, a última estável que tenho certeza que vai funcionar normal. Foi isso que eu fiz. ahh..tbm uso o Bc 548.

Depois conta pra gente ai se deu certo.

Um abraço.[/quote:ce6fa6c0c8]

Muito obrigado.Preciosa informação.
Vou atualizar sim, para a versão mais estável.Já até baixei a r708.Quando chegar em casa vou testar.
Na verdade desmanchei todo o meu trabalho, tirando o transistor e backlight achando que estavam queimados.
Refiz novamente o serviço desta vez adicionei um conector separado para backligt e coloquei o transistor dentro do conector do backlight.
Percebi que na r773 no setup do rádio quando você altera o tipo de beep para alguns, o backlight automaticamente para de funcionar mesmo.
Anexos
2012-09-08-755.jpg
2012-09-08-755.jpg (36.08 KiB) Exibido 10517 vezes
2012-09-09-758.jpg
2012-09-09-758.jpg (37.67 KiB) Exibido 10517 vezes
2012-09-09-761.jpg
2012-09-09-761.jpg (37.86 KiB) Exibido 10517 vezes
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Olá!

Ontem gravei a versão estável r708.
Na verdade a r708 possui somente duas configurações de beep: Beep e beepspeaker.
Na versão mais nova que eu estava usando r773 existem outras opções de beep que desabilitam o backlight.Lógico, desde que você não as use, não vai interferir em nada.
Mas vou ficar com a r708 por enquanto mesmo.

Abraço e bons vôos!
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Mensagem por leandro.ifpb »

Pessoal quanto ao meu problema relatado ai acima...
o Alex matou a xarada

ele percebeu que o tamanho do firmware que eu estava tentando atualizar no rádio era de 2Kb, quando na verdade o firmware possui 155Kb.

bastou fazer o download do firmware correto e proceder novamente com a atualização que o rádio voltou a funcionar normalmente, e melhor ainda com o ER9X

fica a dica... e o agradecimento ao Alex e aos demais que de alguma forma também contribuíram.

Obrigado
Cyro de Luna
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Jul 27, 2012 8:03 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Cyro de Luna »

Meu Turnigy 9x chegou semana passada. Comprei junto uma LiFe 1500mAh, uma correia e 5 pares de conector XT60, num total de 94,81 dolares com o frete. Fui taxado em 78 reais, então paguei cerca de 270 reais no total. Considero q valeu muito a pena. Levou 35 dias pra chegar.
Abri, fiz uma revisão, coloquei o resistor pra usar no simulador sem tirar o módulo e soldei um XT60 pra ligar na LiFe. Tudo certinho, parece estar funcionando 100%. Semana q vem deve chegar o módulo FrSky q tb foi taxado e esse mês vou pedir a plaquinha da SmartieParts. Acho q vai ficar legal!
Responder