Video - Motor Turnigy D3530/14 faz barulho quando acelerado!
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Video - Motor Turnigy D3530/14 faz barulho quando acelerado!
Fala pessoal, preciso de ajuda pra voar esse final de semana de sol!
Nos primeiros teste o motor não fazia barulho algum e agora depois de montado esta fazendo isso.
Esse motor nunca voou e nem sofreu nenhum dano.
Seria o timing do esc?
Ele faz barulho mesmo sem a helice.
Eletronica usada:
-Motor turnigy D3530/14
-Helice 10x6
-Esc Turnigy AE-30A brushless
-UBEC Turnigy 3A
-Turnigy Nanotech 3S 3300mah 25~50C Lipo
-Rx/Tx Turnigy 9X
Segue vídeo para poderem me ajudar!
http://youtu.be/hzPLHCV4au4
[yt]http://youtu.be/hzPLHCV4au4[/yt]
Nos primeiros teste o motor não fazia barulho algum e agora depois de montado esta fazendo isso.
Esse motor nunca voou e nem sofreu nenhum dano.
Seria o timing do esc?
Ele faz barulho mesmo sem a helice.
Eletronica usada:
-Motor turnigy D3530/14
-Helice 10x6
-Esc Turnigy AE-30A brushless
-UBEC Turnigy 3A
-Turnigy Nanotech 3S 3300mah 25~50C Lipo
-Rx/Tx Turnigy 9X
Segue vídeo para poderem me ajudar!
http://youtu.be/hzPLHCV4au4
[yt]http://youtu.be/hzPLHCV4au4[/yt]
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- TeddyGordoBR
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na minha opiniao é ESC, eu estava com o mesmo problema, passei o ESC no cartao de programação e estava programado para heli com o low start
e uma coisa muito mais importante ai é a sua helice, ela esta errada
ela tem que estar virada para frente da zagi
oq inverte a rotação é o motor nunca a helice
se nao tiver um cartao de programação entra no link do ESC la na hK
e ve nas discusoes ou nos arkivos se nao tem o manual do ESC
é so voltar ele ao original e testar
quanto a lubrificação dos rolamentos do motor
eu tenho a pratica de sempre depois de chegar do campo de voo, pingar oleo singer nos rolamentos dos meus motores
e uma coisa muito mais importante ai é a sua helice, ela esta errada
ela tem que estar virada para frente da zagi
oq inverte a rotação é o motor nunca a helice
se nao tiver um cartao de programação entra no link do ESC la na hK
e ve nas discusoes ou nos arkivos se nao tem o manual do ESC
é so voltar ele ao original e testar
quanto a lubrificação dos rolamentos do motor
eu tenho a pratica de sempre depois de chegar do campo de voo, pingar oleo singer nos rolamentos dos meus motores
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Muito obrigado pelas dicas!
Vou testar agora a configuração do esc e já vou inverter a hélice e posto os resultados!
Quanto ao balanceamento da hélice, vi o vídeo do pedro da asa trocentos e vou aproveitar para fazer antes de colocar a hélice novamente.
Este motor nunca voou, alias está é minha primeira empreitada no aeromodelismo, só voei em simuladores, este final de semana que vou coloca-la a teste no aeroclube aqui perto de Curitiba.
Abraços e mais uma vez fico grato pela ajuda e pelos conhecimentos passados aqui pelo forum. Somente pesquisando aqui no forum consegui o conhecimento necessário para iniciar no hobby e fazer esta primeira asa.
Obrigado
Vou testar agora a configuração do esc e já vou inverter a hélice e posto os resultados!
Quanto ao balanceamento da hélice, vi o vídeo do pedro da asa trocentos e vou aproveitar para fazer antes de colocar a hélice novamente.
Este motor nunca voou, alias está é minha primeira empreitada no aeromodelismo, só voei em simuladores, este final de semana que vou coloca-la a teste no aeroclube aqui perto de Curitiba.
Abraços e mais uma vez fico grato pela ajuda e pelos conhecimentos passados aqui pelo forum. Somente pesquisando aqui no forum consegui o conhecimento necessário para iniciar no hobby e fazer esta primeira asa.
Obrigado
- guto_bhz
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Informações do seu ESC:
[b:4c298c10ce]Programming features:[/b:4c298c10ce]
Brake setting (we recommend using brake for only folding props applications)
Battery type(Li-xx or Ni-xx)
Low voltage cutoff setting
Factory default setup restore
Timing settings (to enhance ESC efficiency and smoothness)
[b:4c298c10ce]Soft acceleration start ups (for delicate gearbox applications)[/b:4c298c10ce]
Low voltage cutoff type (power reduction orirnmediate shutdown)
Configure-o para retirar o slow start.
Página 4 do Manual:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/623513969X53414X35.pdf
Abraço
[b:4c298c10ce]Programming features:[/b:4c298c10ce]
Brake setting (we recommend using brake for only folding props applications)
Battery type(Li-xx or Ni-xx)
Low voltage cutoff setting
Factory default setup restore
Timing settings (to enhance ESC efficiency and smoothness)
[b:4c298c10ce]Soft acceleration start ups (for delicate gearbox applications)[/b:4c298c10ce]
Low voltage cutoff type (power reduction orirnmediate shutdown)
Configure-o para retirar o slow start.
Página 4 do Manual:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/623513969X53414X35.pdf
Abraço
- TeddyGordoBR
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Consegui pessoal, obrigado pela ajuda!
Era só a configuração do ESC. Arrumei um manual mais didático de como fazer e foi tranquilo.
Estava ajustado para o soft start para heli mesmo.
Fui no clube fenix ontem e hoje já aprendi alguma coisa em campo!
Ontem enfiei a asa em uma cerca e hoje quebrei um pouco a asa, mas a intenção era a de aprender sem medo de quebrar um aero mais caro!
O pessoal do clube me ajudou bastante, a arrumar o CG, ajustar e trimar o avião, bem como outras dicas. O CG tava muito errado e precisavamos de algo muito pesado na ponta, não tinha nada e a solução que encontraram foi enfiar e prender bem com fita um alicate meu na ponta, e por incrível que pareça voou muito bem depois disso! rsss
Sábado a noite arrumei o rasgo na asa que enfiei na cerca e já calibrei o CG perfeitinho.
Hoje tava ventando muito mas consegui colocar ela no ar e ficar um tempo pois estava bem alinhado e estável, mas a inexperiência fez com que caisse de volta. Mas é isso aí, lenhando e aprendendo!
A dica dessa semana foi ter a parte de cima e a de baixo com cores bem diferentes pra não me confundir! rsss
O motor é bem forte mas a asa ficou pesada e ele precisa ficar praticamente no full todo o tempo, o que só deixa uns 9 minutos para usar a minha 3S 3300mah.
Alguma dica para troca de hélice ou motor? A asa deve estar com 1,250 kg aproximadamente.
Abraços
Era só a configuração do ESC. Arrumei um manual mais didático de como fazer e foi tranquilo.
Estava ajustado para o soft start para heli mesmo.
Fui no clube fenix ontem e hoje já aprendi alguma coisa em campo!
Ontem enfiei a asa em uma cerca e hoje quebrei um pouco a asa, mas a intenção era a de aprender sem medo de quebrar um aero mais caro!
O pessoal do clube me ajudou bastante, a arrumar o CG, ajustar e trimar o avião, bem como outras dicas. O CG tava muito errado e precisavamos de algo muito pesado na ponta, não tinha nada e a solução que encontraram foi enfiar e prender bem com fita um alicate meu na ponta, e por incrível que pareça voou muito bem depois disso! rsss
Sábado a noite arrumei o rasgo na asa que enfiei na cerca e já calibrei o CG perfeitinho.
Hoje tava ventando muito mas consegui colocar ela no ar e ficar um tempo pois estava bem alinhado e estável, mas a inexperiência fez com que caisse de volta. Mas é isso aí, lenhando e aprendendo!
A dica dessa semana foi ter a parte de cima e a de baixo com cores bem diferentes pra não me confundir! rsss
O motor é bem forte mas a asa ficou pesada e ele precisa ficar praticamente no full todo o tempo, o que só deixa uns 9 minutos para usar a minha 3S 3300mah.
Alguma dica para troca de hélice ou motor? A asa deve estar com 1,250 kg aproximadamente.
Abraços