novo HK-550TT Flybarless 3D Torque-Tube

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
J.Ricardo
membro
Mensagens: 681
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 4:08 pm
Localização: Cerquilho S.P

Mensagem por J.Ricardo »

[quote:a64a11cd41="LCid"]Sinceramente, com a experiencia que eu eu tive com um CopterX 500 e um HK 500, eu não compraria. Sem querer criar polêmicas, mas eu acho que o tempo gasto "solucionando" os problemas naturais desses clones grandes, mais a inevitável substituição de uma peça ou outra, não compensa. Vale mais pegar um Align que é praticamente montar e voar.[/quote:a64a11cd41]

montei um CopterX 500 e a unica coisa que me arrependo foi de mudar a correia para torque tube pois quebrou no ar e a eletronica era a basica para heli 500 .
um clone bem montado e revizado voa bem porem o desgaste das peças é maior
FBL 100, Hk250GT, Copterx 450seV2, Copterx 500seV2 , T-REX 550 V2,3 ,HK 600 FBL, Assalt 700 FBL v2 .
Avatar do usuário
ivanbert
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por ivanbert »

[quote:ab5d2ff10e="viniciusmartins"]No meu ver eu não compraria, se juntar o valor de todas as peças que falta vai ficar bem próximo a um Trex 550, e sem falar a falta de qualidade imensa, não sei esses modelos novos mais eu montei 10 HK 500 para uma loja e achei horrível o modelo.[/quote:ab5d2ff10e]

Peralá. Mito é mito e fato é fato.
Fato: todo clone só tem uma vantagem: econômica. A qualidade sempre é menor.
Mito: o clone custa o mesmo (ou quase) que um original.
Fato: todo HK custa metade do TRex.

Eu tenho um HK450 fbl. Custou 50% do TRex. Estou contente, pois, apesar de me incomodar um pouco com ajustes extras, gastei só o que tinha. O heli está voando superbem para um iniciante. Me amarrei. Me amarraria o dobro no TRex... mas faltou verba.

Estou a namorar o HK550. Fiz um orçamento básico, conforme imagem abaixo:

[img:ab5d2ff10e]http://imageshack.us/a/img268/9962/listahk550.jpg[/img:ab5d2ff10e]

Observem que tal como no kit do TRex, não está aí a bateria. Mas já está o frete, de U$76,79. O kit de fato sai por U$392. Exatamente metade do TRex 550 que está U$799

[url]http://www.rc711.com/shop/align-trex-550e-3gx-v2-flybarless-super-combo-3gx-system600mx-motorbesc4xservos-helical-gears-p-4970.html?cPath=165_47_261[/url]

Odiar o HK, ok, eu entendo. Mas vamos por os pingos nos is. Há quem queira ganhar quatrocentas doletas pelo trabalho extra que vai dar deixar nos trinques o Clone. Eu achei que valeu. Quando eu estiver passando do soft 3D, aí vou para outros horizontes. Até lá, vou com meu HK.

E tem mais uma coisa. Tenho um amigo, pelado como eu, que tem um TRex 500. O fato de ser um brinquedo de mais de R$2000 está atrapalhando seu desenvolvimento como piloto. Tem medo de lenhar. Nem voar de frente voa ainda. Qualquer brisa é vento. Eu, com meu HK450 fbl de R$450 é pau e pau. Tenho uma sacola de peças extras, que me levaram mais duzentão, pra qualquer infortúnio. Não rolou ainda, mas sei que é questão de tempo.

Então tudo é uma faca de dois gumes. Um heli melhor, é mais controlável, lenha menos, mas se lenha te leva os rins. Heli clone, pior, mais fácil lenhar, mas te leva as unhas... Aí vai mandar o bolso.

Abraços a todos e bons voos.
Avatar do usuário
Nilson
membro
Mensagens: 372
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:49 pm
Localização: Poços de Caldas

Mensagem por Nilson »

[quote:2f64624ca7="ivanbert"][quote:2f64624ca7="viniciusmartins"]No meu ver eu não compraria, se juntar o valor de todas as peças que falta vai ficar bem próximo a um Trex 550, e sem falar a falta de qualidade imensa, não sei esses modelos novos mais eu montei 10 HK 500 para uma loja e achei horrível o modelo.[/quote:2f64624ca7]

Peralá. Mito é mito e fato é fato.
Fato: todo clone só tem uma vantagem: econômica. A qualidade sempre é menor.
Mito: o clone custa o mesmo (ou quase) que um original.
Fato: todo HK custa metade do TRex.

Eu tenho um HK450 fbl. Custou 50% do TRex. Estou contente, pois, apesar de me incomodar um pouco com ajustes extras, gastei só o que tinha. O heli está voando superbem para um iniciante. Me amarrei. Me amarraria o dobro no TRex... mas faltou verba.

Estou a namorar o HK550. Fiz um orçamento básico, conforme imagem abaixo:

[img:2f64624ca7]http://imageshack.us/a/img268/9962/listahk550.jpg[/img:2f64624ca7]

Observem que tal como no kit do TRex, não está aí a bateria. Mas já está o frete, de U$76,79. O kit de fato sai por U$392. Exatamente metade do TRex 550 que está U$799

[url]http://www.rc711.com/shop/align-trex-550e-3gx-v2-flybarless-super-combo-3gx-system600mx-motorbesc4xservos-helical-gears-p-4970.html?cPath=165_47_261[/url]

Odiar o HK, ok, eu entendo. Mas vamos por os pingos nos is. Há quem queira ganhar quatrocentas doletas pelo trabalho extra que vai dar deixar nos trinques o Clone. Eu achei que valeu. Quando eu estiver passando do soft 3D, aí vou para outros horizontes. Até lá, vou com meu HK.

E tem mais uma coisa. Tenho um amigo, pelado como eu, que tem um TRex 500. O fato de ser um brinquedo de mais de R$2000 está atrapalhando seu desenvolvimento como piloto. Tem medo de lenhar. Nem voar de frente voa ainda. Qualquer brisa é vento. Eu, com meu HK450 fbl de R$450 é pau e pau. Tenho uma sacola de peças extras, que me levaram mais duzentão, pra qualquer infortúnio. Não rolou ainda, mas sei que é questão de tempo.

Então tudo é uma faca de dois gumes. Um heli melhor, é mais controlável, lenha menos, mas se lenha te leva os rins. Heli clone, pior, mais fácil lenhar, mas te leva as unhas... Aí vai mandar o bolso.

Abraços a todos e bons voos.[/quote:2f64624ca7]



tenho 4 t-rex e estou pensando seriamente em comprar um hk450 tt pra curtir de verdade, tinha um e era só alegria, rsrsrs
T-rex 600N EL=T-rex 600 ESP=T-rex 500 UP=T-rex 250=cop 232=miss america=Exray=MXS-R 20cc=(+)
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

ivanbert,

Entendo o seu ponto de vista. Mas o fato é o seguinte, o 550 é um heli muito forte. Se por exemplo um pega pá está com a qualidade comprometida é melhor não voar.

Que fique bem claro, eu tenho um HK600 e voo todo santo final de semana com ele.

A qualidade das peças plásticas, de qualquer kit da HK não é boa. Ultimamente as partes metálicas está melhorando muito. Digo isso pois também tenho mais um HK250 e um HK450 Pro FBL.

Tenho outros helis também, um T-Rex 600N, um T-Rex 450 Pro FB e mais um Raptor 30 FBL convertido.

Sei o que falo. Então anota esta: tive péssimas experiências com servos baratos da HK. Se puder, invista em servos melhores. Quer fazer um HK450 Pro FBL voar animal, coloque servos Inolab. E não as porcarias de 5 dolares, que não vão aguentar 5 voos. Aliás, uns aguentam. Eu cheguei a comprar vários servos para deixar de reposição. Resultado, de cada 3 servos baratos, 1 vinha com defeito.

O meu HK600 está com eletrônica HK, exceto todos os servos, que tive que trocar. Na bailarina estou usando 3 hitecs e na cauda um futaba.

Sobre o kit, bom, troquei várias peças por Align. Mais as principais. Se você manter o seu kit clone como clone, vale sim muito a pena. Troque somente os ítens de segurança para o heli ficar mais confiável.

Lembre-se segurança em primeiro lugar.

Abraços.
Avatar do usuário
Steka
membro
Mensagens: 985
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 11:29 am
Localização: Cerquilho - SP
Contato:

Mensagem por Steka »

essa conversa vai longe....

eu também tive, e tenho clones como também tenho helis de marca
a questão que favorece um clone é se já se tem parte dos equipamentos necessários para completar o kit, no meu caso eu já tinha muita coisa sobrando
e logicamente tem que saber o limite da maquina como disse o colega acima
o meu hk 600 está voando bem até hoje com quase 3 anos
Avatar do usuário
ivanbert
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por ivanbert »

Legais estes últimos posts. Legais e importantes.

Compartilho com as mesmas preocupações que os colegas, principalmente no tangente à segurança. Penso que mesmo uma pá de um 450, arremessada a 2000 rmp é capaz de grandes estragos. Por isso que para HKs, TRex, Goblins, é indispensável um espaço adequado para voos, pois além das falhas mecânicas, as humanas independem do equipamento e acontecem com certa frequência.

Mas o importante de tudo isso é que existe o jeito certo até para se montar um bom clone.

Tenho a opinião que estes equipamentos fazem um grande serviço ao tornar acessível um hobby que antes era só das elites.

Mesmo que não mude nada nas demandas por segurança. Elas existem para vôos à gasolina, em aviões de 20kg, como existem para deprons de 800g.

Eu ainda sou mais aeromodelista que helimodelista, e vou dizer: eu monto aviões muito legais com menos de trezentos reais. Que me perdoem os puristas, mas tenho servinhos HXT900 com mais de cinquenta horas de vôo. E puxados por motores brushless de U$10.

Isso não existia há poucos anos. Considero uma verdadeira revolução.

E isso me leva a ter uma bronquinha (de leve) com quem taxa estas opções como lixo. Vou escrever bem grande: [size=18:ef578cac4f]NÃO SÃO[/size:ef578cac4f].

Não é como uma apologia as drogas mas faço uma apologia aos ChingLings. Dependendo, tudo bem se a cada 10 HXT900 um vem pifado. Pelo preço dá pra por dois em cada superfície de comando. E que se diga: no meu caso, nunca, nenhum me derrubou. Se um vier a me derrubar, e já vi muito Futaba fazer isso, já se pagaram. Ainda assim valeram à pena.

O fato de ter carros Chery de 20.000 não tira o gosto de pilotar uma BMW de 200.000. Mas pra quem não pode ter a BM, o ChingLing faz a festa. "Há mas não tem a mesma segurança". Tá, tá, tá.

E estes últimos testemunhos provam que até quem tem acesso a uma pilha de TRex tem um lugarzinho na estante para um bom HK (literalmente bom, com bons servos, upgrades TRex, etc.). Superlegal que todos saibam.

Valeu a importantíssima contribuição para esta discussão.

Bons vôos.
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

ivanbert,

Deixa só eu comentar uma coisa. Em um aero, se um servo pifa, ou motor, você consegue pousar. Meio todo torto, mas consegue.

Em helis, se um servo da bailarina trava, como já aconteceu comigo, um heli grande pode vir em cima de você ou ir em cima de qualquer pessoa que estaja por perto. Danos materiais é o de menos.

Então, o que eu te falo, não só com relação a qualidade do kit. Todos sabem que a Align não tem assim "AQUELA" qualidade. Já peguei muitos problemas. Mas aviso, os clones tem muito mais problemas.

Ok, você com sua experiência resolve montar um clone e não deixa passar nada. Ótimo, estou fazendo isso no momento. Estou finalizando um HK 450 Pro FBL para soltar o dedo no voo. Está ficando bom, mas está dando trabalho. Já completo 1 semana em cima do heli, sempre depois do trampo, e ainda não terminei. Eu importei e montei um T-Rex 500 ESP e coloquei para voar em 2 dias!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom, o que eu vejo de problemas graves é que a parte eletrônica de um heli TEM QUE TER qualidade. Se for montar um 450 com peças da HK, coloque servos Inolab. Não tem dinheiro suficiente? Então pesquise.

O que falo é que a cada troca de servos, de 10 dolares, se pegasse um servo bom de 20 não teria trocado! Compreende? E mesmo assim, não colocaria a sua vida em risco.

Helis, qualquer que seja o tamanho, é perigoso. Um aero, mesmo que de isopor ou depron, não vai causar AQUELE estado, justamente pelo fato dos materiais com que é contruído, até tolera-se um acidente. Nada grave tá?

Os helis são feitos de fibra de carbono e alumínio, e somado a isso, a relação peso x potência é praticamente o dobro de um bom aero. Então é muita potência em cima de um equipamento forte, pesado.

Outro dia na pista um cidadão derrubou um 550 no telhado da bancada. Parecia que o Freddy, da Hora do Pesadelo, tinha feito o serviço no telhado.

Todos ficaram impressionados com a tamanha força com que as pás atingiram a telha.

Só ficamos pensando se tivesse pegado em alguém.

Cara, na boa, para e reflita. Vale a pena correr o risco?

Abraços.
Avatar do usuário
ivanbert
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
Localização: Florianópolis, SC

Mensagem por ivanbert »

Gazo, e pessoal,

Sintetizando nossa discussão, não dá pra recomendar minha configuração como melhor equilíbrio custo x benefício para o HK550 FBL da Hobbyking, sob pena de termos nas mãos uma máquina insegura, capaz de converter o que era pra ser uma alegria numa tragédia em potencial.

Parece que acabei economizando demais onde não podia, como nos servos, para os quais eu dediquei apenas U$44,67.

Que dizer do gyro, o Tarot ZYX-S? Esse dá pra manter? No meu HK450 ele parece funcionar muito bem. Senão, qual opção? Se for pro Aline quase que já inviabiliza o projeto aí.

Meu ESC, o Turnigy dlux 80A, confesso que fui pelas 5 estrelas da HK, mesmo assim são poucos reviews. E nem é tão barato - U$69,62. Alguma melhor sugestão?

Será que conseguimos montar este HK550 com bom equipamento mas mantendo boa distância do TRex?

Penso que aí sim estaríamos deixando uma boa contribuição pra galera que tá na dúvida e que, como eu, busca este forum.

Ivan
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Vou dar a minha opinião. Servos para este tamanho de heli, eu colocaria no mínimo Align (há marcas melhores porém mais caras). Eu pensaria seriamente em trocar os eixos e rolamentos também por Align, até pelo baixo custo da troca, vale muito pela tranquilidade.

O ESC e o ZYX parecem OK, eu só pensaria num BEC externo para pelo menos 5A. Eu alimentaria a eletrônica com 6V, só no servo da cauda eu usaria um redutor para 5V.

Conheço um colega que montou um HK500 com baixo custo (tudo HK), e teve trocentos problemas com o heli. O heli só foi melhorar depois de algumas lenhas e trocas por peças Align.
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

ivanbert,

Sobre o Tarot ZYX, eu considero ele muito bom. Eu tenho um Raptor 30 que converti para FBL. Comprei este Tarot ZYX (primeira versão, não é a "S") e mais um MBX para testar. Acredite, o MBX não ficou bom. Já o Tarot, travadinho. O Tarot só vai ficar bom se aprender a mexer em toda a configuração. Pois por padrão de fábrica, os ganhos vem configurados com valor alto. Dependendo do heli, pode apresentar várias oscilações. Eu comprei para o meu aquele Handheld, na Hobby-Wing.

Eu também tenho 2 ESCs dlux, um 120 e outro 40. Todos desta linha possuem péssimo soft-start. O softstart do 40 é uma porcaria. Ainda vou testar melhor.

O 120, estou usando no HK600. Antes de dar motor, eu dou uma pedalada no rotor com as mãos, tipo, uma embalada inicial. Foi o método que achei para não ficar perdendo maingear a todo momento.

Estes ESCs, da linha dlux, compensa você comprar o Handheld para programação. Vai te economizar um bocado de tempo.

O BEC do meu HK600 eu troquei de 5A para um com 8A. Devido a troca dos servos da bailarina, os Hitecs que estou usando consomem muito. Agora sim, a eletrônica está toda de acordo.

Toda a eletrônica dele estou rodando a 6V. Dependendo do servo de cauda, se usar um servo rápido Futaba, vai ter que colocar Stepdown para reduzir a tensão. Mas isso depende muito do servo que escolher. Veja se eles aceitam 6V. Se não aceitar, stepdown.

Abraços.
Responder