Super HABU 120mm - Parkjetdesign
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Iniciando a pintura, a tinta utilizada foi a laca automotiva seguindo o esquema do habu original, preto, vermelho e branco. Vou aguardar algumas horas para aplicar o verniz bicomponente.
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01479.jpg[/img:9f2e03f958]
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01480.jpg[/img:9f2e03f958]
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01481.jpg[/img:9f2e03f958]
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01482.jpg[/img:9f2e03f958]
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01483.jpg[/img:9f2e03f958]
[img:9f2e03f958]http://./photos_videos/habu/DSC01484.jpg[/img:9f2e03f958]
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Humberto Melo
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Quanto foi adicionado de peso com o acabamento? Foi mais de 1000 gramas?
R: entre 400gramas a 450gramas
Quanto a asa, o material que foi usado é depron?
R: Isopor P3 cortado a fio quente, perfil NACA 0012
Qual a espessura máxima e mínima da asa?
40mm na raiz e 20mm na ponta da asa
Qual área alar?
R: Área alar 48.75dm2 e Carga alar 82.1g/dm2
Que servos irá utilizar nos ailerons? Qual torque?
R: Servos de 3kg standard para os ailerons, micro servos 20g para os flaps e leme, servo 5kg de metal para os profundores, nao comprei todos ainda, pode mudar algum...
R: entre 400gramas a 450gramas
Quanto a asa, o material que foi usado é depron?
R: Isopor P3 cortado a fio quente, perfil NACA 0012
Qual a espessura máxima e mínima da asa?
40mm na raiz e 20mm na ponta da asa
Qual área alar?
R: Área alar 48.75dm2 e Carga alar 82.1g/dm2
Que servos irá utilizar nos ailerons? Qual torque?
R: Servos de 3kg standard para os ailerons, micro servos 20g para os flaps e leme, servo 5kg de metal para os profundores, nao comprei todos ainda, pode mudar algum...
Humberto Melo
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Nao tenho previsão de velocidade, mas por todos que fiz e porque este habu não é para quebrar record de velocidade... deve chegar a uns 150km/h - 180km/h. Existem vários fatores para se aumentar a velocidade, aerodinamica do modelo, material utilizado, peso, o tipo da edf certa com a motorização certa e potência adequada para o peso do aeromodelo e ai vai... o tamanho do duto depende muito de cada projeto, ja vi de todos os tamanhos possiveis... mas não tenho informação técnica sobre o que ocorre se um duto de saida é maior ou menor. Para não ter perda de rendimento é so utilizar material liso para a saída, é o maximo que vc pode fazer. Existem vários programas que auxiliam voce a calcular o tamanho da saida do duto da edf (procura por "FSA calc edf"). Tem como aumentar a rotação do motor, basta usar mais voltagem... e vc não aumenta a "pressão" vc aumenta o fluxo de ar no duto. Praticamente todos os jatos tem algum tipo de estrangulamento na saida, que varia de 10 a 15% depende também do tipo de aplica''cão que vc deseja.
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Com relação aos calculos da saída do duto:
"Estes 10 a 15 % é o desconto da area do rotor - area do spinner ou motor, sendo assim a velocidade do fluxo do ar nas paletas será igual a velocidade da saída do duto equalizando a pressão."
R: Esses 10 a 15% não é o desconto da area do motor, é a redução utilizada geralmente nas EDF's na saida, por exemplo:
Diametro da EDF: 70 mm
Diametro do Motor: 28 mm
100% FSA 3232,698841 mm^2
%FSA Saida da EDF requerida: 85%
Diametro da Saida da EDF: 59,14896449 mm
"Você ja fez algum teste reduzindo a área do fluxo da saída do duto inferior a área do rotor da EDF? Você já fez estes testes ou sabe de alguem que jaz fez?"
R: Em todos os jatos que construo.
"Estes 10 a 15 % é o desconto da area do rotor - area do spinner ou motor, sendo assim a velocidade do fluxo do ar nas paletas será igual a velocidade da saída do duto equalizando a pressão."
R: Esses 10 a 15% não é o desconto da area do motor, é a redução utilizada geralmente nas EDF's na saida, por exemplo:
Diametro da EDF: 70 mm
Diametro do Motor: 28 mm
100% FSA 3232,698841 mm^2
%FSA Saida da EDF requerida: 85%
Diametro da Saida da EDF: 59,14896449 mm
"Você ja fez algum teste reduzindo a área do fluxo da saída do duto inferior a área do rotor da EDF? Você já fez estes testes ou sabe de alguem que jaz fez?"
R: Em todos os jatos que construo.
Humberto Melo