Pessoal, tenho acompanhado este fórum há algum tempo, lendo e aprendendo, mas este é meu primeiro post. A idéia é compartilhar um projeto de planador que iniciei muitos anos atrás e que este ano foi finalmente finalizado. Não sou novo no modelismo rádio controlado (participo já há um bom tempo de competições com veleiros de rádio controle), mas no aeromodelismo comecei há aproximadamente um ano e de forma bem esporádica por enquanto. Obviamente, vindo da vela, era natural que o meu interesse em aeromodelismo fosse o vôo à vela. Não sou muito chegado nesta coisa de motores. Mas vamos ao projeto...
Quando eu era criança, na década de 80, meu pai construiu para mim um planador de vôo livre da Casa Aerobrás chamado Lobinho, com 78cm de envergadura. Vocês devem conhecer. Mais tarde, depois de ver alguns planadores rádio controlados voando no Morro do Farol, em Torres/RS, pensei em como seria legal ter um planador daqueles. Lembrei da planta do antigo Lobinho, que ainda tinha comigo, comprei uma cartolina e desenhei a asa e o estabilizador horizontal ampliados para um pouco mais que o dobro do tamanho original. Inventei um estabilizador vertical (o do Lobinho era arredondado e achei que seria ruim para colocar um leme) e uma fuselagem que tivesse um boom, pois seria mais fácil de montar. Me baseei nos planadores que tinha visto até então, entre eles o Spirit da Great Planes. Pronto, já tinha uma planta de um planador maior que o Lobinho, que eu achava que dava para colocar o equipamento RC. Fui numa loja de modelismo de Porto Alegre (na época eu morava lá), comprei umas balsas e construí a asa e a fuselagem. E parou por aí... Não entelei nada... Isso foi há uns 10 ou 15 anos atrás.
Ano passado, em uma das vezes que estive em Porto Alegre, resolvi trazer a asa e a fuselagem incompletas para Brasília para tentar terminar. Tinha comprado um Easy Star e estava começando a aprender a voar sozinho, na teimosia, uma lenha atrás da outra. Depois de várias leituras neste fórum e em outros sites, de muitas dúvidas sanadas e de aprender a manter o Easy Star nos céus, consegui finalizar o planador que havia iniciado há mais de uma década.
A asa ficou com 1,70 de envergadura. É a asa do Lobinho, mesmo perfil, só que coloquei diedro nas pontas (o Lobinho tem diedro junto da fuselagem). Essa alteração no diedro, na época em que montei a asa, foi por influência do Spirit. O estabilizador horizontal é o do Lobinho, só que invertido, com o V para frente, para permitir a colocação do profundor. O original não tem profundor e tem o V para trás. Ele não tem perfil, nem no projeto original, nem no meu projeto ampliado. Na verdade, depois de feito, acabei cortando um pedaço do comprimento do estabilizador horizontal, porque achei que ele estava proporcionalmente muito grande em relação ao tamanho da asa, isso comparando com outros planadores e com o Easy Star. O estabilizador vertical é bem diferente do Lobinho, inventei um desenho que fosse fácil de fazer e desse para aproveitar uns pedaços de balsa que tinha sobrando.
A fuselagem é feita de duas chapas de balsa de 3,5mm de espessura coladas nas laterais de cavernas em forma de U e revestidas com um plástico preto de pasta escolar para dar acabamento e fazer a curvatura inferior. O boom é de tubo de alumínio liga T6, anodizado em preto, com 12,3mm de diâmetro, utilizado em mastros de veleiros de rádio controle. A linkagem é pull-pull por dentro do boom. Dois canais, só leme e profundor. O canopy é um pedaço de uma embalagem de Pratice da Bombril, preso à fuselagem por imãs de neodímio. A entelagem é de Lightex. O peso pronto para voar ficou em 680g, com bateria.
Depois de uns vôos lançados com a mão para testes e verificação do CG, fiz o primeiro vôo no lift do morro da Capelinha aqui em Brasília. Fiquei satisfeito com o vôo dele, plana muito mais que o Easy Star e é interessante que ele assovia muito quando pega velocidade, é divertida a barulheira, hehehehe.
Medidas: 170cm de envergadura e 94cm de comprimento
Algumas fotos:
[b:9c34086a33]Lobinho original[/b:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/lobinho.jpg[/img:9c34086a33]
[b:9c34086a33]Pedaço da embalagem utilizada para fazer o canopy[/b:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/Untitled%201.jpg[/img:9c34086a33]
[b:9c34086a33]Asa, estabilizador e um pedaço da fuselagem sobre a planta e comparados com a asa do Easy Star[/b:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1688%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[b:9c34086a33]Quase no final da construção[/b:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1857%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1858%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1859%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1860%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1861%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1862%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/DSCN1864%20(Small).JPG[/img:9c34086a33]
[b:9c34086a33]Primeiro vôo no Morro da Capelinha[/b:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/Foto0158%20(Small).jpg[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/Foto0159%20(Small).jpg[/img:9c34086a33]
[img:9c34086a33]http://www.velarc.net/fotos_planadores/Foto0163%20(Small).jpg[/img:9c34086a33]
Abraços,
Fernando
Lobão (baseado no Lobinho da Casa Aerobrás, ampliado)
- fdcampello
- membro
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sáb Dez 17, 2011 1:06 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
-
- membro
- Mensagens: 207
- Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:38 pm
- Localização: Teófilo Otoni / Juiz de Fora / São João Del Rei, Minas Gerais
Cadê o tal do botão de "like", tio???
Tanto para o tópico/projeto/montagem, quanto para o comentário que você fez...
Eu que já sou um pouco antigo de E-Voo, compartilho desse sentimento que acho que o Marco Antônio tem à respeito das publicações...
Acabei escrevendo um texto gigante à respeito disso, mas tirei daqui para não chatear a maioria...
Parabéns pelo modelo, e pela coragem e responsabilidade da recriação de um clássico! Sucesso!
Um abraço, Daniel Lauar.
Tanto para o tópico/projeto/montagem, quanto para o comentário que você fez...
Eu que já sou um pouco antigo de E-Voo, compartilho desse sentimento que acho que o Marco Antônio tem à respeito das publicações...
Acabei escrevendo um texto gigante à respeito disso, mas tirei daqui para não chatear a maioria...
Parabéns pelo modelo, e pela coragem e responsabilidade da recriação de um clássico! Sucesso!
Um abraço, Daniel Lauar.
Construir é arte...Voar faz parte...
- alexandre lopes
- membro
- Mensagens: 1647
- Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
- Localização: São José do Rio Preto - SP
- Contato:
Olá Campelo,
Seja bem vindo ao fórum, e a sessão planadores.
A construção ficou muito boa! Parabéns.
Melhor ainda é ver projetos simples e de bom senso, o resultado não poderia ser outro.
Também curto muito vela, opa ... Não é cigarrinho do bob marley não ... rsss
Pilotei por muitos anos uma Delta de duplo comando, e há algum tempo comprei uma Nasa de 4,5 metros e 4 linhas de comando.
Velejar na água ou terra, dá uma noção muito grande para janela de voo em planadores R/C.
Abraço e bons voos.
Seja bem vindo ao fórum, e a sessão planadores.
A construção ficou muito boa! Parabéns.
Melhor ainda é ver projetos simples e de bom senso, o resultado não poderia ser outro.
Também curto muito vela, opa ... Não é cigarrinho do bob marley não ... rsss
Pilotei por muitos anos uma Delta de duplo comando, e há algum tempo comprei uma Nasa de 4,5 metros e 4 linhas de comando.
Velejar na água ou terra, dá uma noção muito grande para janela de voo em planadores R/C.
Abraço e bons voos.
- fdcampello
- membro
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sáb Dez 17, 2011 1:06 pm
- Localização: Florianópolis, SC
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
- fdcampello
- membro
- Mensagens: 10
- Registrado em: Sáb Dez 17, 2011 1:06 pm
- Localização: Florianópolis, SC