T- rex 450 Pro / Spartan Qwark - teste na mesa giratória!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Gilsonff
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Out 04, 2011 2:41 pm
Localização: Jaguapitã-Pr
Contato:

Gyro Spartan Quark - Servo Align ds520

Mensagem por Gilsonff »

Teste feito na mesa giratória, com HK-500CMT, gyro Spartan Quark - Servo Align DS 520.
A configuração do servo 1520μs/250Hz.

Minha "mesinha" ficou meio "bruta", fiz com sucata:
1 disco de freio de camionete Ford F350, como mancal usei um motor queimado de aspirador de pó, 2 chapas de ferro para fixar o mancal no disco de freio, 1 pedaço de MDF de 18x18cm e alguns parafusos...
:lol: :lol: :lol:

[yt]6QXpsvUToWY[/yt]
Eu sou o presente do meu passado!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Mas funcionou legal! Gostou do teste?


[yt]6QXpsvUToWY[/yt]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Gilsonff
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Out 04, 2011 2:41 pm
Localização: Jaguapitã-Pr
Contato:

Mesa teste gyro

Mensagem por Gilsonff »

Oi Lívio
A mesa funciona muito bem...
Eu gostei mesmo é do conjunto Spartan Quark + DS520! :wink:
Eu sou o presente do meu passado!
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

Este teste é um desperdício de tempo , porque é muito diferente voce testar com passo 0° na bancada e em voo com passo de 12° somando-se ainda o peso heli que é sustentado pelas pás.

na bancada , provavelmente com 2000rpm ele vai travar...em voo voce precisa de uns 3600rpm para sustentar manobras , e as vezes ainda escapa a cauda quando força o passo.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Eu sei que voar é muito diferente de teste de bancada e até de simulador. Eu vejo este teste como um referencial pra que vc não saia voando de qualquer jeito e quebre seu equipamento, principalmente novatos no hobby. Segundo a calculadora de head speed e a curva de aceleração de 90% flat que faço uso, a RPM do meu helimodelo na bancada é em torno de 3400, isso no início do teste. Já testei esse gyro em vôo, com punchs, vôos de ré e está travando perfeitamente. Agora dizer que este teste é uma perda de tempo, não concordo com o senhor. Todo teste é válido ainda mais em se tratando de uma máquina perigosa e arisca como um helimodelo!!! Tenho a minha, uso e pronto!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

a única utilidade deste teste de bancada para um iniciante, seria para verificar se o gyro está dando comando para o lado certo ou se precisaria mudar o reverso do mesmo, porque se esta função estiver regulada erradamente , o heli começar a rodopiar...esta função sim ,pode levar a um crash nas mãos de um principiante.

com o proposito de [b:57ca1f6340]verificar o travamento de cauda [/b:57ca1f6340],não serve de base,tem que ser em voo mesmo.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bem aí sou obrigado à discordar também. Dá pra ver claramente que o gyro está atuando. Não dá pra dizer que esteja atuando 100% eficientemente pois as condições de vôo não podem ser simuladas nêle. Mas que está atuando, isto fica claro no teste!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Resolví fazer novamente o teste da mesa giratória. Agora com pitch curve de -5°/ 0 / +5°, variando o passo e dando comando de cauda. A curva de aceleração usada foi a mesma do teste anterior (90% flat). O helimodelo se comportou exatamente igual ao outro teste onde eu usei só o passo 0°. Ficou travado, sem wag ou drift. Lógico que as condições desse teste estão aquem das reais condições de vôo, mas dá pra ver o gyro atuar firme e corretamente!!! Não efetuei a filmagem porque a câmera estava com a bateria descarregada mas, em outra oportunidade ponho o vídeo aqui!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
tejo
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Sex Nov 07, 2008 3:31 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por tejo »

Perda de tempo - e dinheiro - é um iniciante descobrir que há algum problema na "trimagem" ou montagem com o helicóptero fora do solo.

Testes desse tipo podem ensinar mais que páginas e páginas escritas, mesmo com fotos.

Tendo isso em mente, Lívio, continue com todos os testes que imaginar, pois estou acompanhando. Ademais, a mesa é sua... :wink:

abraços.
V949/UglyStick sem asa!/er9x
Avatar do usuário
claudio.mendes
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Out 18, 2012 9:50 pm

Mensagem por claudio.mendes »

Concordo com o Tejo e com o Renatosantos: Continue com todos os testes que imaginar Lívio.
Sou iniciante e testemunha que tudo, mesmo o que parece mais insignificante, ajuda muito os que como eu estão iniciando, tudo é novidade e desafio.
Abraço,
Claudio Mendes
"Voando de vez em quando mas sempre com os pés no chão"-Xieda 9958 - Blade 400 3D - Spektrum DX6i.
Responder