Aileron ou leme?
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:0b5282adcb="roberto.mazza"]Beleza, tudo que foi dito é válido e útil.
Agora, as manobras que eu mais gosto de fazer são: o oito cubano e a rolagem, com um modelo sem ailerons, fica impossível qualquer uma delas.
Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.
LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:0b5282adcb]
Você está colocando na mesma balança pato e mexerica.... aprendizado se faz por etapas, hoje o cara quer pegar o aeromodelo no primeiro voo e voar faca, e com um modelo de alta performance.
Antes de ficar fazendo "piruetas" é importante aprender cada manobra, cada movimento.
Conheci gente que queria só relaxar voando, outros só querem a adrenalina... outros curtem as duas coisas.
Agora, as manobras que eu mais gosto de fazer são: o oito cubano e a rolagem, com um modelo sem ailerons, fica impossível qualquer uma delas.
Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.
LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:0b5282adcb]
Você está colocando na mesma balança pato e mexerica.... aprendizado se faz por etapas, hoje o cara quer pegar o aeromodelo no primeiro voo e voar faca, e com um modelo de alta performance.
Antes de ficar fazendo "piruetas" é importante aprender cada manobra, cada movimento.
Conheci gente que queria só relaxar voando, outros só querem a adrenalina... outros curtem as duas coisas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Gilberto
- membro
- Mensagens: 3062
- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
- Localização: São Paulo, SP - 68 anos
- Contato:
A questão Roberto, é que para se fazer essas manobras, é necessário aprender a usar todos os comandos, e o que estamos comentando é a necessidade de não se pular etapas e não deixar de aprender a usar o leme, e a melhor hora para isso é durante o aprendizado.
Depois que alguém diz "- já sei pilotar!" e não aprendeu a usar o leme, fica mais difícil aprender.
Depois que alguém diz "- já sei pilotar!" e não aprendeu a usar o leme, fica mais difícil aprender.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Eu estava vendo o desenrolar dessa estória só para ver até onde ia.
Não sei por que quando se tenta ensinar alguém, sempre vem um alegando que faz o oposto, mas que não recomenda, que não precisou fazer isso ou aquilo, mas que não recomenda ou que faz totalmente o oposto do que se tenta ensinar, mas que também não recomenda.
Não seria mais fácil não dizer nada do que incentivar o oposto mesmo que dizendo que não recomenda?
Sabemos que é comum alguém sempre tentar o incorreto por que as vezes parece mais fácil e por isso, aqueles que postam o incorreto alegando que não recomendam, é o mesmo que estar criando baderna e criando conflitos aos iniciantes, pois quando se tenta ensinar o correto e vem alguém alegando o contrário, sempre porá em conflito o aprendizado, pois a primeira coisa que o iniciante pensa, é que um diz uma coisa e outro diz outra, que orientação seguir? Pois um diz uma coisa e vem outro e diz o posto!!
Sabemos que está nas regras do fórum que se não tem nada útil a dizer, que não diga nada, mas deveria ser pesado quando alguém em vez de ajudar, tenta passar o incorreto aos outros e mesmo que tente se esconder atrás da frase " mas eu não recomendo" está ao meu ver, só querendo promover a discórdia e criar uma contenda no fórum.
Sei que alegarão que não, que só estão expondo suas ideias e bla bla bla, mas sabemos bem o que se passa na mente de pessoas assim, que gostam de passar o incorreto, como se dissessem a todos; "-Eu faço o que quero e ninguém tem nada a ver com isso!"
É por pensamentos assim e similares, que a cultura está caindo, a inteligência está caindo e principalmente o raciocínio está caindo.
Mas resumindo tudo, os aviões tem aileron, profundor e leme por que é necessário ter e não só um acessório extra, assim como slats, flaps e freios aerodinâmicos (os aviões que os tem), pois são dispositivos necessários ao voo correto e seguro da aeronave e um aeromodelo, nada mais é do que uma cópia de uma aeronave e que está sujeito a mais problemas de voo do que a aeronave na qual ele é a cópia, pois reduzimos a escala da aeronave, mas não reduzimos a escala do meio em que ela se desloca e tão pouco das condições climáticas.
Um exemplo básico e simples.
Um Piper J3, que é um dos aviões mais cobiçados para ser feito um aeromodelo.
Um Piper J3 se for decolar com um vento de 25 km/h, ele pode nem sentir esse vento, mas um aeromodelo na escala de 1:8, sentirá bastante esse vento.
Acredito que deve ter dado para entender que se tem leme, é para ser usado e não só para ser mais um acessório bonitinho no aeromodelo.
Não sei por que quando se tenta ensinar alguém, sempre vem um alegando que faz o oposto, mas que não recomenda, que não precisou fazer isso ou aquilo, mas que não recomenda ou que faz totalmente o oposto do que se tenta ensinar, mas que também não recomenda.
Não seria mais fácil não dizer nada do que incentivar o oposto mesmo que dizendo que não recomenda?
Sabemos que é comum alguém sempre tentar o incorreto por que as vezes parece mais fácil e por isso, aqueles que postam o incorreto alegando que não recomendam, é o mesmo que estar criando baderna e criando conflitos aos iniciantes, pois quando se tenta ensinar o correto e vem alguém alegando o contrário, sempre porá em conflito o aprendizado, pois a primeira coisa que o iniciante pensa, é que um diz uma coisa e outro diz outra, que orientação seguir? Pois um diz uma coisa e vem outro e diz o posto!!
Sabemos que está nas regras do fórum que se não tem nada útil a dizer, que não diga nada, mas deveria ser pesado quando alguém em vez de ajudar, tenta passar o incorreto aos outros e mesmo que tente se esconder atrás da frase " mas eu não recomendo" está ao meu ver, só querendo promover a discórdia e criar uma contenda no fórum.
Sei que alegarão que não, que só estão expondo suas ideias e bla bla bla, mas sabemos bem o que se passa na mente de pessoas assim, que gostam de passar o incorreto, como se dissessem a todos; "-Eu faço o que quero e ninguém tem nada a ver com isso!"
É por pensamentos assim e similares, que a cultura está caindo, a inteligência está caindo e principalmente o raciocínio está caindo.
Mas resumindo tudo, os aviões tem aileron, profundor e leme por que é necessário ter e não só um acessório extra, assim como slats, flaps e freios aerodinâmicos (os aviões que os tem), pois são dispositivos necessários ao voo correto e seguro da aeronave e um aeromodelo, nada mais é do que uma cópia de uma aeronave e que está sujeito a mais problemas de voo do que a aeronave na qual ele é a cópia, pois reduzimos a escala da aeronave, mas não reduzimos a escala do meio em que ela se desloca e tão pouco das condições climáticas.
Um exemplo básico e simples.
Um Piper J3, que é um dos aviões mais cobiçados para ser feito um aeromodelo.
Um Piper J3 se for decolar com um vento de 25 km/h, ele pode nem sentir esse vento, mas um aeromodelo na escala de 1:8, sentirá bastante esse vento.
Acredito que deve ter dado para entender que se tem leme, é para ser usado e não só para ser mais um acessório bonitinho no aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- maranhense
- membro
- Mensagens: 1173
- Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am
um outro fator muito importante do uso do leme é a hora do pouso,quando você vem pra uma aproximação na pista e o aero prescisa ser alinhado com a mesma,se você usar o aileron automaticamente a asa vai inclinar para o lado que você fizer a curva e junto com isso o aero vai perder altitude rapidamente e isso não é bom pra quem está numa aproximação com a pista,por isso é que se deve usar o leme pois ele alinha o aero sem que ele perca altitude ou se incline para qualquer dos lados,outra coisa é que nas decolages,é importante se dominar o leme para que se possa correr pista alinhado.eu particularmente uso pouco leme,mas todos os meus aeros eu faço com leme e ja ensinei não um,dois ou dezenas de aeromodelistas a voar,mas centenas e sempre ensino o uso do leme mesmo que o aluno me diga" mas nem prescisa do leme " eu sempre respondo : " um dia você vai prescisar.
-
- membro
- Mensagens: 73
- Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
- Localização: Várzea Alegre - Ceará
- Contato:
Não tem nada a ver, eu aprendi a voar com aileron e voo perfeitamente e usei leme no máximo duas vezes, Mas como já disseram anteriormente: Quem sabe usar leme, Usa leme! Quem sabe usar aileron, Usa aileron! Isso vc vai perceber com a prática. O aileron é pra rolagem? Sim, mas podemos voar com aquela "quedinha de asa". no simulador use aileron e quando ele tiver com uns 30° de um pouco de profundor e vc verá como é. Assim também é feito com leme, só que quase sem uso do profundor!. E lembre-se: Se ele tiver baixo e devagar, use leme, senão seu modelo cai de bico, e quando ele tiver auto, eu indico aileron, fica um voo mais bonito... E lembre-se "Marco Antonio: Essa é a minha opinião, e aprenda a não criticar os outros, e principalmente chatear, isso não é bonito para um homem do seu tamanho!
-
- membro
- Mensagens: 73
- Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
- Localização: Várzea Alegre - Ceará
- Contato:
E no caso das manobras vou te da um aviso: Sempre treine no simulador, eu, particularmente, voo mais no simulador do que fora, pois eu passo semanas elaborando uma nova manobra para que nada saia errado e não tenha perigo do meu modelo cair. Eu faço assim: Elaboro uma nova manobra e tento fazer 20 vezes seguidas, quando eu erro começo novamente do número 1, e não importa se tiver no 19, mas se eu errar eu volto pro 1 e começo tudo de novo, não precisa de pressa e sim de perfeição!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:fa33eb5e26="roberto.mazza"]...
Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.
LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:fa33eb5e26]
São coisas assim que confundem os iniciantes e que não precisavam serem ditas.
Acho que não preciso dizer mais nada.
Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.
LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:fa33eb5e26]
São coisas assim que confundem os iniciantes e que não precisavam serem ditas.
Acho que não preciso dizer mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
[quote:31e36c60df="Aherisson"] E lembre-se "Marco Antonio: Essa é a minha opinião, e aprenda a não criticar os outros, e principalmente chatear, isso não é bonito para um homem do seu tamanho![/quote:31e36c60df]
Seu conselho foi para o lugar de honra... Um lugar de cerâmica branca com água. Só falta apertar o botão!
Seu conselho foi para o lugar de honra... Um lugar de cerâmica branca com água. Só falta apertar o botão!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Só para terem uma pequena ideia da diferença de voo com leme e com aileron, peguei no simulador um Piper J3 e fiz uns exemplos de voo com leme e com aileron.
Notem que não basta somente usar o leme, temos sempre que compensar com profundor e com aileron para manter o voo equilibrado.
Decolei com meio motor, voei o tempo todo somente com meio motor e notem que as duas vezes que fiz a curva com aileron a meio motor, o Piper estolou de ponta de asa, tanto é que na segunda vez com aileron, ele quase bateu no chão e logo a seguir eu fiz a curva com o leme, compensando os ailerons e profundor e a curva sair sem nenhum problema e sem estol de ponta de asa e notem a aproximação que foi feita a compensação de leme para alinhar o aeromodelo à pista para poder pousar.
Vejam bem que nesses tipos de aeromodelos, o uso do leme somente não é possível, se necessita junto o uso de ailerons e profundor na maioria das vezes e quem domina o uso do leme, nunca passará por apertos com o aeromodelo, já aqueles que só aprenderam a usar os ailerons, quando passarem por um aperto, é estol de ponta de asa na certa, pois tentarão corrigir com os ailerons e a queda será inevitável.
Vejam que é um conjunto de comandos a serem feitos e que dominam bem o aeromodelo.
Por isso, o que cada um faz particularmente é por conta e risco de cada um, mas devemos ensinar o modo correto sempre, para que todos tenham a oportunidade de realmente aprender a pilotar um aeromodelo.
Espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o uso do leme em um aeromodelo.
Notem que o voo é baixo e em voos baixos, erros não são admitidos, pois não se tem tempo de recuperar na maioria das vezes e eu só gosto de voar baixo, voar com os urubus ao meu ver, é para quem não tem segurança de voar baixo, pois se não tem segurança, é por que não sabe pilotar ainda.
O motivo de eu voar baixo, não é para provar nada a ninguém e sim eu poder admirar os detalhes de meus aeromodelos em voo, pois lá em cima com os urubus, eu só verei uma silhueta e mais nada.
Espero que fique um pouco claro que não é só usar o leme ou só usar os ailerons, é usar o conjunto de comandos de leme, ailerons e profundor para um voo bom e agradável e usar todos os comandos de um aeromodelo, não tem nada de monótono coisa nenhuma, pois requer mais atenção.
É difícil? Não, não é difícil, pois tudo depois que se aprende se torna fácil, difícil é quando nos impomos a dificuldade de aprender e a usamos como desculpa para não aprender.
Fico por aqui, pois se isso não mudar a ideia de muita gente, nada mais posso fazer a não ser pedir que evitem ensinar errado os outros.
Um Feliz Natal a todos.
PS: Quero ver as pedradas agora. :shock:
[yt]xONVO88thcg[/yt]
Notem que não basta somente usar o leme, temos sempre que compensar com profundor e com aileron para manter o voo equilibrado.
Decolei com meio motor, voei o tempo todo somente com meio motor e notem que as duas vezes que fiz a curva com aileron a meio motor, o Piper estolou de ponta de asa, tanto é que na segunda vez com aileron, ele quase bateu no chão e logo a seguir eu fiz a curva com o leme, compensando os ailerons e profundor e a curva sair sem nenhum problema e sem estol de ponta de asa e notem a aproximação que foi feita a compensação de leme para alinhar o aeromodelo à pista para poder pousar.
Vejam bem que nesses tipos de aeromodelos, o uso do leme somente não é possível, se necessita junto o uso de ailerons e profundor na maioria das vezes e quem domina o uso do leme, nunca passará por apertos com o aeromodelo, já aqueles que só aprenderam a usar os ailerons, quando passarem por um aperto, é estol de ponta de asa na certa, pois tentarão corrigir com os ailerons e a queda será inevitável.
Vejam que é um conjunto de comandos a serem feitos e que dominam bem o aeromodelo.
Por isso, o que cada um faz particularmente é por conta e risco de cada um, mas devemos ensinar o modo correto sempre, para que todos tenham a oportunidade de realmente aprender a pilotar um aeromodelo.
Espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o uso do leme em um aeromodelo.
Notem que o voo é baixo e em voos baixos, erros não são admitidos, pois não se tem tempo de recuperar na maioria das vezes e eu só gosto de voar baixo, voar com os urubus ao meu ver, é para quem não tem segurança de voar baixo, pois se não tem segurança, é por que não sabe pilotar ainda.
O motivo de eu voar baixo, não é para provar nada a ninguém e sim eu poder admirar os detalhes de meus aeromodelos em voo, pois lá em cima com os urubus, eu só verei uma silhueta e mais nada.
Espero que fique um pouco claro que não é só usar o leme ou só usar os ailerons, é usar o conjunto de comandos de leme, ailerons e profundor para um voo bom e agradável e usar todos os comandos de um aeromodelo, não tem nada de monótono coisa nenhuma, pois requer mais atenção.
É difícil? Não, não é difícil, pois tudo depois que se aprende se torna fácil, difícil é quando nos impomos a dificuldade de aprender e a usamos como desculpa para não aprender.
Fico por aqui, pois se isso não mudar a ideia de muita gente, nada mais posso fazer a não ser pedir que evitem ensinar errado os outros.
Um Feliz Natal a todos.
PS: Quero ver as pedradas agora. :shock:
[yt]xONVO88thcg[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.