Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:0b5282adcb="roberto.mazza"]Beleza, tudo que foi dito é válido e útil.

Agora, as manobras que eu mais gosto de fazer são: o oito cubano e a rolagem, com um modelo sem ailerons, fica impossível qualquer uma delas.

Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.

LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:0b5282adcb]

Você está colocando na mesma balança pato e mexerica.... aprendizado se faz por etapas, hoje o cara quer pegar o aeromodelo no primeiro voo e voar faca, e com um modelo de alta performance.

Antes de ficar fazendo "piruetas" é importante aprender cada manobra, cada movimento.
Conheci gente que queria só relaxar voando, outros só querem a adrenalina... outros curtem as duas coisas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

A questão Roberto, é que para se fazer essas manobras, é necessário aprender a usar todos os comandos, e o que estamos comentando é a necessidade de não se pular etapas e não deixar de aprender a usar o leme, e a melhor hora para isso é durante o aprendizado.

Depois que alguém diz "- já sei pilotar!" e não aprendeu a usar o leme, fica mais difícil aprender.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu estava vendo o desenrolar dessa estória só para ver até onde ia.
Não sei por que quando se tenta ensinar alguém, sempre vem um alegando que faz o oposto, mas que não recomenda, que não precisou fazer isso ou aquilo, mas que não recomenda ou que faz totalmente o oposto do que se tenta ensinar, mas que também não recomenda.
Não seria mais fácil não dizer nada do que incentivar o oposto mesmo que dizendo que não recomenda?
Sabemos que é comum alguém sempre tentar o incorreto por que as vezes parece mais fácil e por isso, aqueles que postam o incorreto alegando que não recomendam, é o mesmo que estar criando baderna e criando conflitos aos iniciantes, pois quando se tenta ensinar o correto e vem alguém alegando o contrário, sempre porá em conflito o aprendizado, pois a primeira coisa que o iniciante pensa, é que um diz uma coisa e outro diz outra, que orientação seguir? Pois um diz uma coisa e vem outro e diz o posto!!
Sabemos que está nas regras do fórum que se não tem nada útil a dizer, que não diga nada, mas deveria ser pesado quando alguém em vez de ajudar, tenta passar o incorreto aos outros e mesmo que tente se esconder atrás da frase " mas eu não recomendo" está ao meu ver, só querendo promover a discórdia e criar uma contenda no fórum.
Sei que alegarão que não, que só estão expondo suas ideias e bla bla bla, mas sabemos bem o que se passa na mente de pessoas assim, que gostam de passar o incorreto, como se dissessem a todos; "-Eu faço o que quero e ninguém tem nada a ver com isso!"
É por pensamentos assim e similares, que a cultura está caindo, a inteligência está caindo e principalmente o raciocínio está caindo.


Mas resumindo tudo, os aviões tem aileron, profundor e leme por que é necessário ter e não só um acessório extra, assim como slats, flaps e freios aerodinâmicos (os aviões que os tem), pois são dispositivos necessários ao voo correto e seguro da aeronave e um aeromodelo, nada mais é do que uma cópia de uma aeronave e que está sujeito a mais problemas de voo do que a aeronave na qual ele é a cópia, pois reduzimos a escala da aeronave, mas não reduzimos a escala do meio em que ela se desloca e tão pouco das condições climáticas.
Um exemplo básico e simples.
Um Piper J3, que é um dos aviões mais cobiçados para ser feito um aeromodelo.
Um Piper J3 se for decolar com um vento de 25 km/h, ele pode nem sentir esse vento, mas um aeromodelo na escala de 1:8, sentirá bastante esse vento.

Acredito que deve ter dado para entender que se tem leme, é para ser usado e não só para ser mais um acessório bonitinho no aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
maranhense
membro
Mensagens: 1173
Registrado em: Dom Dez 06, 2009 10:17 am

Mensagem por maranhense »

um outro fator muito importante do uso do leme é a hora do pouso,quando você vem pra uma aproximação na pista e o aero prescisa ser alinhado com a mesma,se você usar o aileron automaticamente a asa vai inclinar para o lado que você fizer a curva e junto com isso o aero vai perder altitude rapidamente e isso não é bom pra quem está numa aproximação com a pista,por isso é que se deve usar o leme pois ele alinha o aero sem que ele perca altitude ou se incline para qualquer dos lados,outra coisa é que nas decolages,é importante se dominar o leme para que se possa correr pista alinhado.eu particularmente uso pouco leme,mas todos os meus aeros eu faço com leme e ja ensinei não um,dois ou dezenas de aeromodelistas a voar,mas centenas e sempre ensino o uso do leme mesmo que o aluno me diga" mas nem prescisa do leme " eu sempre respondo : " um dia você vai prescisar.
Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Mensagem por Aherisson »

Não tem nada a ver, eu aprendi a voar com aileron e voo perfeitamente e usei leme no máximo duas vezes, Mas como já disseram anteriormente: Quem sabe usar leme, Usa leme! Quem sabe usar aileron, Usa aileron! Isso vc vai perceber com a prática. O aileron é pra rolagem? Sim, mas podemos voar com aquela "quedinha de asa". no simulador use aileron e quando ele tiver com uns 30° de um pouco de profundor e vc verá como é. Assim também é feito com leme, só que quase sem uso do profundor!. E lembre-se: Se ele tiver baixo e devagar, use leme, senão seu modelo cai de bico, e quando ele tiver auto, eu indico aileron, fica um voo mais bonito... E lembre-se "Marco Antonio: Essa é a minha opinião, e aprenda a não criticar os outros, e principalmente chatear, isso não é bonito para um homem do seu tamanho!
Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Mensagem por Aherisson »

E lembre-se! Faca é muuuuuuuiiiiiiitttttttoooooo difícil de fazer só com leme, pois precisa daquela "queda de asa", e com leme eu nunca ouvi falar que seja possível. Assim também como Hammerhead...
Aherisson
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Seg Dez 24, 2012 8:13 am
Localização: Várzea Alegre - Ceará
Contato:

Mensagem por Aherisson »

E no caso das manobras vou te da um aviso: Sempre treine no simulador, eu, particularmente, voo mais no simulador do que fora, pois eu passo semanas elaborando uma nova manobra para que nada saia errado e não tenha perigo do meu modelo cair. Eu faço assim: Elaboro uma nova manobra e tento fazer 20 vezes seguidas, quando eu erro começo novamente do número 1, e não importa se tiver no 19, mas se eu errar eu volto pro 1 e começo tudo de novo, não precisa de pressa e sim de perfeição!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:fa33eb5e26="roberto.mazza"]...
Sem desmerecer o leme, mas um modelo a motor só com leme é puro tédio.

LÁ VEM PEDRADA!!!! hehehehehe tudo bem. Não tô falando que é pra voar sem leme, só dizendo que o aileron faz muita falta.[/quote:fa33eb5e26]

São coisas assim que confundem os iniciantes e que não precisavam serem ditas.
Acho que não preciso dizer mais nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:31e36c60df="Aherisson"] E lembre-se "Marco Antonio: Essa é a minha opinião, e aprenda a não criticar os outros, e principalmente chatear, isso não é bonito para um homem do seu tamanho![/quote:31e36c60df]

Seu conselho foi para o lugar de honra... Um lugar de cerâmica branca com água. Só falta apertar o botão!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Só para terem uma pequena ideia da diferença de voo com leme e com aileron, peguei no simulador um Piper J3 e fiz uns exemplos de voo com leme e com aileron.
Notem que não basta somente usar o leme, temos sempre que compensar com profundor e com aileron para manter o voo equilibrado.
Decolei com meio motor, voei o tempo todo somente com meio motor e notem que as duas vezes que fiz a curva com aileron a meio motor, o Piper estolou de ponta de asa, tanto é que na segunda vez com aileron, ele quase bateu no chão e logo a seguir eu fiz a curva com o leme, compensando os ailerons e profundor e a curva sair sem nenhum problema e sem estol de ponta de asa e notem a aproximação que foi feita a compensação de leme para alinhar o aeromodelo à pista para poder pousar.
Vejam bem que nesses tipos de aeromodelos, o uso do leme somente não é possível, se necessita junto o uso de ailerons e profundor na maioria das vezes e quem domina o uso do leme, nunca passará por apertos com o aeromodelo, já aqueles que só aprenderam a usar os ailerons, quando passarem por um aperto, é estol de ponta de asa na certa, pois tentarão corrigir com os ailerons e a queda será inevitável.
Vejam que é um conjunto de comandos a serem feitos e que dominam bem o aeromodelo.
Por isso, o que cada um faz particularmente é por conta e risco de cada um, mas devemos ensinar o modo correto sempre, para que todos tenham a oportunidade de realmente aprender a pilotar um aeromodelo.
Espero que ajude a esclarecer algumas dúvidas sobre o uso do leme em um aeromodelo.
Notem que o voo é baixo e em voos baixos, erros não são admitidos, pois não se tem tempo de recuperar na maioria das vezes e eu só gosto de voar baixo, voar com os urubus ao meu ver, é para quem não tem segurança de voar baixo, pois se não tem segurança, é por que não sabe pilotar ainda.
O motivo de eu voar baixo, não é para provar nada a ninguém e sim eu poder admirar os detalhes de meus aeromodelos em voo, pois lá em cima com os urubus, eu só verei uma silhueta e mais nada.
Espero que fique um pouco claro que não é só usar o leme ou só usar os ailerons, é usar o conjunto de comandos de leme, ailerons e profundor para um voo bom e agradável e usar todos os comandos de um aeromodelo, não tem nada de monótono coisa nenhuma, pois requer mais atenção.
É difícil? Não, não é difícil, pois tudo depois que se aprende se torna fácil, difícil é quando nos impomos a dificuldade de aprender e a usamos como desculpa para não aprender.
Fico por aqui, pois se isso não mudar a ideia de muita gente, nada mais posso fazer a não ser pedir que evitem ensinar errado os outros.
Um Feliz Natal a todos.

PS: Quero ver as pedradas agora. :shock:





[yt]xONVO88thcg[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder