Turnigy 9x + FRSky + aero 35cc

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Eu desisto... Tem gente que é tão "grudada" a esse radio que basta mencionar o mesmo para começar confusão. Os caras levam o radio a uma posição quase "divina".

Não é comprar o mais caro para mostrar que tem. Existem rádios muito mais caros e eu não ligo a mínima para isso. O mesmo vale para beleza. A diferença é que eu sei que o meu equipamento é confiável e nao precisou passar por uma bateria de exames em casa para isso. Se vocês se sentem bem usando um radio montado de qualquer jeito e com componentes duvidosos (cabos, potenciometros,...) o que eu posso fazer?

Eu voava clones e defendia, comentava dos "ALIeGNados", mesmo já tendo conferido vários Align. Mas depois de um ano com o Align eu digo que estava errado, as diferenças podem parecer suaves mas ao longo do tempo ficam BEM evidentes.

O mesmo vale para o radio. Em todo canto você vai achar pessoas com rádios Futaba/JR com muuuuitos anos de funcionamento e o radio parece zero. Peguei estas marcas de exemplo pois eram as referencias da época...

Daqui a 5 anos me mostra como vai estar o Turnigy.. Sem trocar nada, claro.

Se vocês gostam tanto da marca, parabéns, mas cuidem com a segurança. Um acidente não afeta só a vocês, mas a toda a imagem do hobby. Se o radio fosse tão bom, nao veríamos mais dele em competições de nivel internacional? É... Eu fico com o equipamento testado e reconhecido pela qualidade (não estou dizendo que é o único bom, mas que é bom.) e vocês divirtam-se com o Turnigy. Irônico que o cara gaste mais na bateria do Rx do que no radio, a peça mais importante do sistema...
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

O que vejo nos lugares que frequento é que as lenhas acabam acontecendo sempre com as mesmas pessoas, e dando uma olhada no aero é fácil de saber porque, são modelos montados de qualquer jeito, sem proteção nos componentes, seja elétrico e principalmente grow, receptor solto dentro do aero, isso sim é perigoso.

Não sei se é ansiedade em voar ou é desleixo mesmo , aposto na segunda opção.

Felizmente a grande maioria dos modelistas são mais caprichosos , a maioria usa equipamentos simples e bem montados, e voam sem problemas, sem lenhas e sem imprevistos, seja elétrico ou grow.

Eu particularmente gosto de testar coisas novas, gosto de testar o que a maioria está usando e que tem bom custo benefício, ai sim posso dar minha opinião.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:cf3eaf9434="rafakrav"]Daqui a 5 anos me mostra como vai estar o Turnigy.. Sem trocar nada, claro.[/quote:cf3eaf9434]

O meu tem quase 3 anos sem trocar nada, as modificações que fiz o deixaram com mais recursos mas mesmo se não tivesse modificado nada ele seria plenamente operacional, pois nunca mexi nos potenciômetros ou chaves e o módulo dele continua nele, só mudei de lugar.

Claro que já consertei um monte de rádios torrados por alta tensão, rádios que quebraram chaves em tombo, rádios explodidos por bateria invertida, e uns dois ou três com problemas nos sticks.

Por outro lado, tenho vários colegas de pista que já trocaram potenciômetros de Futaba 6EX com poucos meses de uso, um colega que me mandou um 12ZH para ver se dava para fazer algum milagre porque "bricou" com poucos meses de uso por falha na bateria enquanto desligava (o mesmo famigerado "backup error" dos DX7), já tive que consertar trim de acelerador de Futaba 10CG, e sei de pelo menos um clube onde estão abandonando us Futaba 6J após suspeitas de interferência.

Já modifiquei, revisei ou vendi meia dúzia de Turnigy para caras que voam aeros grandes, e mais uma meia dúzia para caras que usam Futaba 14MZ ou 18MZ nos modelso normais mas que pegaram Turnigy 9x com ER9x para usar com Dragonlink no FPV pois os outros não permitem usar 12 canais na saída PPM.

Não estou querendo dizer que Turnigy é uma Ferrari, como já disse ele é um JAC. Mas ainda acho um JAC J3 melhor do que um Ford Ka, portanto o que recomendo sempre é pegar um rádio que não dê problemas, não necessariamente da marca X ou Y.

E recomendo também cuidar do conjunto. Já perdi a conta de quantas vezes tive que insistir com pilotos de 8FG, 10CG ou 14MZ que não dá para alimentar todos os servos de um giant com uma única bateria de 2000mAh ligada no receptor pois o conector da bateria não aguenta mais que 8A e com certeza uma hora vai falhar. Foram caras que capricharam no rádio e no modelo mas não deram a devida importância à alimentação do receptor e servos.

Futaba é só uma marca como outra qualquer, na minha opinião está longe de ser a melhor porque pisa muito na bola nos rádios mais populares, que conseguem ser piores do que os que nem consideram concorrentes, sempre que recomendo Futaba, só o faço do 8FG para cima, caso contrário recomendo o cara procurar outra marca.

Sem abrir o rádio, se minha vida depender do equipamento do jeito que sai da fábrica, eu avaliaria assim:

Entre Turnigy 9x e Futaba 6C, fico no Turnigy
Entre Turnigy 9x e Futaba 8J, fico no Turnigy
Entre Turnigy 9x e Futaba 8FG, fico no Futaba
Entre Turnigy 9x e qualquer rádio DSM2, fico no Turnigy
Entre qualquer rádio Futaba e qualquer rádio DSM2, fico no Futaba
Entre Turnigy 9x e qualquer Airtronics, fico no Airtronics
Entre Turnigy 9x e qualquer Graupner, fico no Graupner
Entre Turnigy 9x e qualquer Multiplex, fico no Multiplex
Entre Futaba 8FG e Airtronics SD5, SD6 ou RDS8000, fico no Futaba
Entre Futaba 8J e qualquer Airtronics, Graupner ou Multiplex, fico no Airtronics, Graupner ou Multiplex
Entre Futaba 8FG e Airtronics SD10, jogo na moedinha
Entre Futaba 8FG e Multiplex MX20, fico no Multiplex
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

em um dos locais onde voo já vi interferência em frsky (meu rx de 4 canais estava sem antena e eu não percebi, depois de 30 metros caiu minha zagi), já vi interferência em rx da hk (um rx de 3 canais que usei por mais de 3 anos começou a perder o sinal após 50 mestro), já vi um colega fazendo fpv com dx6i e cair porque o aero passou atrás de uma árvore (o link de vídeo estava funcionando), já vi um colega cair com um hk7x e vi um colega reclamando de problemas de recepção em um rx airtronics full range e um rds8000, não chegou a cair mas ele pousou e ficou reclamando do sinal.

Sinceramente, outras coisas têm que ser observadas além de simplesmente a marca do rádio.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:a77906984a="sandman_br"]em um dos locais onde voo já vi interferência em frsky (meu rx de 4 canais estava sem antena e eu não percebi, depois de 30 metros caiu minha zagi), já vi interferência em rx da hk (um rx de 3 canais que usei por mais de 3 anos começou a perder o sinal após 50 mestro), já vi um colega fazendo fpv com dx6i e cair porque o aero passou atrás de uma árvore (o link de vídeo estava funcionando), já vi um colega cair com um hk7x e vi um colega reclamando de problemas de recepção em um rx airtronics full range e um rds8000, não chegou a cair mas ele pousou e ficou reclamando do sinal.

Sinceramente, outras coisas têm que ser observadas além de simplesmente a marca do rádio.[/quote:a77906984a]

A questão aqui não é essa mas sim usar essa marca com um aero grande/perigoso. Entende? Modelos pequenos e coisas do tipo eu não vejo problema nenhum, mas... :roll:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Bom, posso voar com um dx5 e uma bateria de 1500mah pra ver a bomba XD
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

pensando em segurança então, pq a Hangar 9 ainda vende o combo do Alpha com DX5? huehuueuhehueeuheeu...
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:f5ade6a9a8="rafakrav"]
Se vocês gostam tanto da marca, parabéns, mas cuidem com a segurança. Um acidente não afeta só a vocês, mas a toda a imagem do hobby. Se o radio fosse tão bom, nao veríamos mais dele em competições de nivel internacional? É... Eu fico com o equipamento testado e reconhecido pela qualidade (não estou dizendo que é o único bom, mas que é bom.) e vocês divirtam-se com o Turnigy. Irônico que o cara gaste mais na bateria do Rx do que no radio, a peça mais importante do sistema...[/quote:f5ade6a9a8]

décadas atrás tinha a turma que dizia que rádio só existia um, o Kraft... se voce ia para uma competição internacional sem um rádio Kraft Signature ou um ProLine voce era visto com pária... onde é mesmo que estão estas marcas hoje?

a parte mais importante do sistema não é o rádio e sim a maneira como os diversos componentes (eletrônica, aero, motor) são instalados e utilizados...

e a história do "acidente afeta a imagem do hobby" eu tenho escutado frequentemente vindo do "esquadrão paranóia" que quer acabar com o FPV no aeromodelismo por achar que é inseguro... enquanto isso, milhares de pilotos, inclusive eu, voam sem acontecer nada...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:9539b52692="rafakrav"]

A questão aqui não é essa mas sim usar essa marca com um aero grande/perigoso. Entende? Modelos pequenos e coisas do tipo eu não vejo problema nenhum, mas... :roll:[/quote:9539b52692]


Eita Rafa, mas você é teimoso hein?? Me diga uma coisa, o sistema de rádio por acaso sabe onde é que ele está instalado?? Seja em micro indoor ou num giant, qual a diferença? O rádio simplesmente não sabe que foi instalado em um modelo caro/perigoso ora bolas...

Ha, mas um modelo a gasolina vibra, tem uma baita massa metálica no nariz, ok, então basta instalar o RX corretamente e posicionar a antena de forma correta para estes caso que vai funcionar do mesmo jeito...


Vou mandar o Paulinho te dar umas palmadas pra ver se você entende! :twisted:
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:0c58b2ad3e="Hidden"][quote:0c58b2ad3e="rafakrav"]

A questão aqui não é essa mas sim usar essa marca com um aero grande/perigoso. Entende? Modelos pequenos e coisas do tipo eu não vejo problema nenhum, mas... :roll:[/quote:0c58b2ad3e]


Eita Rafa, mas você é teimoso hein?? Me diga uma coisa, o sistema de rádio por acaso sabe onde é que ele está instalado?? Seja em micro indoor ou num giant, qual a diferença? O rádio simplesmente não sabe que foi instalado em um modelo caro/perigoso ora bolas...

Ha, mas um modelo a gasolina vibra, tem uma baita massa metálica no nariz, ok, então basta instalar o RX corretamente e posicionar a antena de forma correta para estes caso que vai funcionar do mesmo jeito...


Vou mandar o Paulinho te dar umas palmadas pra ver se você entende! :twisted:[/quote:0c58b2ad3e]

Se ele vier com uma pluma dar palmadas... Bem, eu aposto que corro :lol: :lol: :lol:

Bem, desculpe a insistência, mas o problema não é bem "onde" ele está montado. Mas se falhar, que falhe num aero de isopor, não num gasolina, entende? :D

Sim... Pessoa problemática com segurança aqui... Isso que dá lidar com helis :lol:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Responder