FPV barato: Funciona?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Cristiano110
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 4:05 pm
Localização: Lauro de Freitas, Bahia

FPV barato: Funciona?

Mensagem por Cristiano110 »

Olá galera, eu andei procurando nos tópicos daqui desse fórum, e o Job até me ajudou, disse o que precisava para um kit simples de FPV. É bom para pessoas como eu, que tem como única fonte de renda a mesada e o Paitrocínio (rsrsrs).

É preciso de um aviao completo + rádio controle + Camera + transmissor de video + receptor de video + Tela (monitor ou óculos). Existem outras coisas que podem melhorar o voo, porém aqui estou, como disse no assunto do tópico, fazendo um sistema simples, barato com o mínimo de coisas possíveis, para pequenos voos, à pequenas distâncias (Sempre com o avião à vista).

[size=18:bca1d4d430]Avião[/size:bca1d4d430]

Primeiro eu pensei em comprar um Bixler, pois é barato e me parece ter uma qualidade razoável.

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16544__Bixler_v1_1_EPO_1400mm_ARF_.html[/url]

Vi em outros tópicos que seria bom se comprasse um motor mais forte, pois o que vem nesse modelo não aguentaria peso do sistema FPV.

[size=18:bca1d4d430]Radio controle[/size:bca1d4d430]

Para esse modelo, preciso de um rádio de 4 canais, ou 5 se for implantar os flaps (Não vejo utilidade, os flaps só aumentam a sustentabilidade, e as asas dele já são muito grandes. Se colocasse um flap aí, o bixo ia ser arrastado pelo vento, na minha opinião)

Então peguei um modelo de rádio na própria HobbyKing (Fiz tudo lá, mas ainda vou pesquisar outros sites)

Só achei de 6 canais, então foi esse mesmo:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16239__HobbyKing_HK6S_2_4Ghz_FHSS_6Ch_Tx_Rx_Mode_2_.html[/url]

Já vem com Tx e Rx, e modo 2 (Acelerador na esquerda)

[size=18:bca1d4d430]Câmera, transmissor e receptor de vídeo[/size:bca1d4d430]

Para isso, encontrei um kit no HobbyKing, que já vem com tudo. Escolhi(ainda não comprei) 900MHz porque me disseram que o 2.4 pode ter interferência em áreas residenciais, o que vai ser o meu caso: Do lado do aeroclube tem muitas casas, então inevitavelmente acabamos passando bem perto delas. Não sei se o kit é de qualidade, então preciso da opinião de vocês. Eu vi um vídeo deles usando esse kit, e me pareceu bom.

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13435__900MHZ_800mW_Tx_Rx_1_3_inch_CCD_Camera_PAL.html[/url]

Eu também vi um que tem uma câmera melhor, e é $10 mais barato. A diferença é que ao invés de 800mW, é 200mW:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21327__900MHZ_200mW_Tx_Rx_1_3_inch_CCD_Camera_NTSC_520TVL.html[/url]

Será que para voos de no máximo 300, talvez 400 metros, o de 200mW aguenta?

O que eu gosto do kit, é que vão funcionar, pois comprei junto. Se comprar separado, pode ser que tenha que fazer algum tipo de modificação.

[size=18:bca1d4d430]Monitor[/size:bca1d4d430]

Muita gente usa o óculos. Acho bem legal, mas custa R$500 reais, e eu não posso simplesmente pedir para o meu pai: Oi pai, me dá um óculos de R$500? Eu vou ser legal na escola esse ano!

Não acho que vai dar muito certo, então eu queria perguntar: Esses receptores vem com aqueles cabos coloridos iguais o da TV. Se eu levar um notebook (com os devidos adaptadores), e vou conseguir ver nele o vídeo do avião?

O meu problema mesmo está sendo a parte do transmissor e receptor, pois me disseram que kits da HobbyKing não são muito bons. Eu tenho medo de comprar separado e não funcionar, pois tem aquele negócio da voltagem da câmera ter que ser diferente... Eu queria saber a opinião de vocês sobre esses kits, se eles funcionam para voos pequenos, que não vão ultrapassar 400 metros de distância. E para esse voo, vou precisar de algo mais além do que foi listado? Obrigado![url][/url]
EAE
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

tenho o sistema 900MHz e 200mW da HK e funciona perfeitamente... mesmo com as antenas originais ele alcança 300m facilmente... o único inconveniente é que a camera veio com uma lente de 6mm que é muito estreita para voar FPV e eu precisei trocá-la... sempre usei a frequencia de 1040MHz e não tive problemas de interferência...

para começar esqueça de fail-safe, OSD, RTH, APM, GPS e outros complicadores, a não ser que voce tenha $ sobrando, o que voce já disse que não tem... :wink:

utilizando um transmissor de video com alcance menor que o do rádio voce vai conseguir manter o controle quando o video começar a dar sinais de enfraquecimento, sabendo assim que atingiu o limite e que é hora de voltar...

para ver o video no notebook voce precisa de um adaptador de captura, tipo Easy Cap...

dá para vazer FPV barato, simples e seguro, basta saber respeitar as limitações do teu equipamento...
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Cuidado, as vezes o barato sai caro, digo isso pois você vai comprando o que tem de mais barato, quando colocar pra voar vai ver que não funciona direito, ou por causa da eletrônica do avião, ou interferência no alcance do rádio, baixa qualidade da imagem do FPV e assim por diante. Aí então você vai gastar mais comprando as coisas que realmente funcionam, ou seja, gasto em dobro.
Estude com atenção as opções, e antes de tudo, aprenda a voar um aeromodelo sem FPV primeiro.
Abraços
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Mensagem por fabianoaspro »

Cristiano quero apenas te dar os parabéns!

Pelo que você diz você é bem jovem. Mas sabe escrever direito, usa acentuação, pontuação... Sabe usar parágrafros, ênfase, o texto tem coerência e tem um começo, meio e fim. Parabéns!

Como é difícil encontrar pessoas (mais ainda jovens) que saibam o valor da nossa língua. Pode ser que o seu FVP barato não dê certo hoje mas no futuro sua educação trará os meios para que você alcançe seus objetivos.
Elilson
membro
Mensagens: 725
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

procure alguém da sua região para ajuda-lo na empreitada
e aproveite colocando seu pai como mecanico de voo!!!! com certeza ele vai gostar!!!
vc já voa bem aero?? se sim, pode usar o equipamento mencionado com as devidas restrições de alcance e na perda do sinal de video, terá o visual para o controle de voo.
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

Cristiano, também comprei uma linha de produtos mais em "conta" para alguns testes, pois acredito que exista um meio termo entre os produtos.

O FB foi muito feliz quando sugeriu obedecer os limites do equipamento. Isto é 100% verdadeiro e fundamental. Boa sorte em sua empreitada.

Acredito que a escolha do avião já foi muito boa, e como colocado pelos demais, voe bastante em 3a pessoa para conhecer o voo do mesmo!

A ideia de utilizar seu pai como mecânico de voo ou co-piloto, me pareceu fantástica. O meu pai não mora na mesma cidade, mas quando vem por aqui, não abre mão de me acompanhar! Boa sorte, novamente.
Cristiano110
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 4:05 pm
Localização: Lauro de Freitas, Bahia

Mensagem por Cristiano110 »

Galera, muito obrigado, a opinião de quem já tem experiência é muito mais importante do que só achar que vai dar certo. Agora estou vendo algumas coisas aqui, se eu comprar esses equipamentos, depois posto aqui alguns vídeos, assim caso alguém tenha a mesma ideia de montar um avião mais em "conta", como disse o Job, vai ser mais fácil se souber se funciona ou não. Obrigado!
Dougluh
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Qui Abr 26, 2012 12:17 am
Localização: Campinas

Mensagem por Dougluh »

Eu queria começar com FPV também, mais como não sei como vou me sentir estou com medo de comprar, acredito que irei gostar muito, mais queria comprar algo realmente bom, que eu possa usar por um bom tempo, minha ideia inicial é comprar somente o tx e rx de video e a camera, e fazer uns voos perto, pois aonde eu voo tem um terreno muito grande e facil de se localizar, porém como gostaria de algo "bom" que dure e que eu consiga fazer updates nele mais pra frente a minha ideia seria assim.

Comprar agora: um tx e rx e uma camera boa, pois futuramente eu pretendo comprar um dragonlink e um osd completa, porém como vou iniciar com o meu turnigy 9x com modulo da frsky com telemetria sendo ele 2.4 estou com muito medo de comprar, pois como muitas coisas referente a fpv gera muitas opniões diferente, ainda procuro alguem que me de algum caminho da luzzz :D dizendo qual tx e rx de video comprar :||| halp :)

Abraço,
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:e918fda197="Dougluh"]Eu queria começar com FPV também, mais como não sei como vou me sentir estou com medo de comprar, acredito que irei gostar muito, mais queria comprar algo realmente bom, que eu possa usar por um bom tempo, minha ideia inicial é comprar somente o tx e rx de video e a camera, e fazer uns voos perto, pois aonde eu voo tem um terreno muito grande e facil de se localizar, porém como gostaria de algo "bom" que dure e que eu consiga fazer updates nele mais pra frente a minha ideia seria assim.

Comprar agora: um tx e rx e uma camera boa, pois futuramente eu pretendo comprar um dragonlink e um osd completa, porém como vou iniciar com o meu turnigy 9x com modulo da frsky com telemetria sendo ele 2.4 estou com muito medo de comprar, pois como muitas coisas referente a fpv gera muitas opniões diferente, ainda procuro alguem que me de algum caminho da luzzz :D dizendo qual tx e rx de video comprar :||| halp :)

Abraço,[/quote:e918fda197]

meu amigo, iniciei o FPV com um rádio HK 6 canais, e o Kit de 900x800 da HK mesmo, depois passei a usar um Turnigy, perdi todo meu aero ainda não sei até hj pq, mas recomecei e comprei outra camera e o VTX de 1.2 e aproveitei o receptor de vídeo da HK que eu já tinha, montei uma antena daquelas quadradas com lata de solvente e uso um monitor 7' que comprei num site chines e me saiu por R$ 60,00, colocando dentro de uma caixa afunilada fica excelente, parece um cinema, e tb uma lente 2.5. O FRSky parece que dá pau no FPV, é bom vc se informar para não gastar com besteira. Utimamente tenho voado bastante, já consegui 15 minutos direto e é completamente diferente de voar RC normal, parece que você esta em um video game. Acho que com pouco você consegue aprender e ter a sensação do FPV, voar longe vai requerer muita experiência e muita grana, no meu caso estou me divertindo e comprando as coisas aos poucos e a cada vôo aprendo um pouco e arrisco mais. estou esperando chegar meu G-OSD II agora. Valeu.
Renato Boró... RC e Parapente
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:d7f7310cfb="borokite"]O FRSky parece que dá pau no FPV, é bom vc se informar para não gastar com besteira.
[/quote:d7f7310cfb]

não, o FrSky não "dá pau" com FPV não...

só vai "dar pau" em algumas situações: VTx de 1.2GHz sem filtro, potência excessiva no VTx, montagem muito próxima entre receptor e VTx... mas aí qualquer rádio 2.4 também vai...

uso o FrSky com 5.8GHz sem qualquer problema, tem o maior alcance entre os rádios 2.4 que eu conheço...
Voo logo existo...
Responder