FPV barato: Funciona?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

FPV barato de hoje:

camera Sony $16
módulo 5.8 $20
antena cl feita em casa $0
receptor RC305 $22
antena virevent feita em casa $0
TOTAL: $58

o único equipamento caro da história é o Fatshark...

montei num GWS Pico Stik que tem mais de 15 anos de idade... pura diversão a baixo custo!!! :D
Anexos
DSC00230.jpg
DSC00230.jpg (35.89 KiB) Exibido 8133 vezes
vlcsnap-2013-01-06.jpg
vlcsnap-2013-01-06.jpg (19.43 KiB) Exibido 8133 vezes
Voo logo existo...
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:8e4a57e6a3="FB"]FPV barato de hoje:

camera Sony $16
módulo 5.8 $20
antena cl feita em casa $0
receptor RC305 $22
antena virevent feita em casa $0
TOTAL: $58

o único equipamento caro da história é o Fatshark...

montei num GWS Pico Stik que tem mais de 15 anos de idade... pura diversão a baixo custo!!! :D[/quote:8e4a57e6a3]

Você voa a que distância com este equipamento?
Renato Boró... RC e Parapente
Cristiano110
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 4:05 pm
Localização: Lauro de Freitas, Bahia

Mensagem por Cristiano110 »

FB, esse seu FPV funciona legal? Tem muito chiado e risco na tela quando você está voando? E essas antenas, você aprendeu a fazer onde?(existe algum tutorial no google, ou algo assim?)

Vlw!
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:b83ec3fcd4="borokite"]
Você voa a que distância com este equipamento?[/quote:b83ec3fcd4]

com esse mesmo equipamento em um planador eu fui a cerca de 700m mas eu não me preocupo com distância, eu voo FPV para estar lá em cima pilotando o meu aero e não para bater recordes... :wink:
Voo logo existo...
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:df2525ab93="Cristiano110"]FB, esse seu FPV funciona legal? Tem muito chiado e risco na tela quando você está voando? E essas antenas, você aprendeu a fazer onde?(existe algum tutorial no google, ou algo assim?)

Vlw![/quote:df2525ab93]

tutoriais de antenas:

[url=http://www.truerc.net/images/tutorials/Vireventtutor.pdf]Virevent[/url]

[url=http://rcexplorer.se/diy/2011/08/the-cloverleaf-fpv-antenna/]Cloverleaf[/url]

[url=http://rcexplorer.se/diy/2011/08/the-skew-planar-wheel-fpv-antenna/]Skew Planar[/url]

para 5.8GHz eu uso arame de latão de 0.6mm que custa R$ 6,00 um rolo que dá para fazer umas 200 antenas!
Voo logo existo...
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Fb, show de bola o desempenho desse teu equipamento.

A título de informação:

Montei um frsky com um vtx 1.3.
Estava com low pass, a antena do vtx estava a 70cm do rx. Baterias individuais, tudo como manda o figurino. Estava utilizando a freqüência de 1160mhz no vtx e tive perda de sinal com 50 metros.

O que não da pau para um, derruba o aero do outro.

O frsky é muito bom com 5.8 por exemplo, mas com 1.3 não recomendo pra ninguém. É fato inclusive que existem reclamações de perda de sinal ao redor do mundo com diferentes setups usando frsky com 1.3.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:0fa229bcc2="idogawa"]Fb, show de bola o desempenho desse teu equipamento.

A título de informação:

Montei um frsky com um vtx 1.3.
Estava com low pass, a antena do vtx estava a 70cm do rx. Baterias individuais, tudo como manda o figurino. Estava utilizando a freqüência de 1160mhz no vtx e tive perda de sinal com 50 metros.

O que não da pau para um, derruba o aero do outro.

O frsky é muito bom com 5.8 por exemplo, mas com 1.3 não recomendo pra ninguém. É fato inclusive que existem reclamações de perda de sinal ao redor do mundo com diferentes setups usando frsky com 1.3.[/quote:0fa229bcc2]

então por favor não escreva que "O FRSky parece que dá pau no FPV" de maneira genérica pois gera confusão... se o problema é específico de uma única frequência então não podemos extrapolar para todas as outras... :wink:

só por curiosidade, qual era a potência do VTx?
Voo logo existo...
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Vamos lá:

Primeiro: não escrevi em nenhum lugar "parece que da pau"... Dito isto,

Segundo: minha experiência com frsky incluiu testes em 8 freqüências diferentes o "melhor" desempenho foi 200 metros em 1280mhz. O que para um aero de 1 metro atende porém é arriscado.
Tenho 3 vtx, nos testes com frsky usei um de 400mw da bev e um de 200mw genérico.

Para finalizar, a experiência que tive com frsky provavelmente é diferente da sua, porém como disse antes, cada caso é um caso e deve ser MUITO BEM TESTADO ANTES DE VOAR.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

me desculpe, me confundi com a história do "dar pau", não foi voce que usou este termo...

de qualquer maneira é muito estranho o problema, ainda mais que os receptores do FrSky (pelo menos os mais novos) já tem um filtro embutido...

além disto as minhas antenas dos receptores FrSky são modificadas para dipolo e eu monto uma em cada meio de asa, com 45 graus de inclinação para o lado, fazendo com que fiquem a 90 graus uma da outra, melhorando a diversidade...

também uso os VTxs de 200mW e 400mW em 1040MHz, que está mais perto de 900 do que de 1.2...
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Os mais novos eu desconheço.

Eu testei e tive problemas com um rx 8ch sem telemetria. Aqueles que acompanhavam os kits frsky no começo... VR8 se não me engano...

a antena eu montei a 90 graus tambem, porem eram as originais.
Responder