Turnigy 9x + FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

[quote:720cf26a22="alexadidas"]Para medir a tensão da bateria do avião eu preciso de alguém sensor? Ou somente o modulo e o receptor fazem isso?[/quote:720cf26a22]

Precissa do "sensor" ligado na porta A2 ou A1 do receptor.

Mas dá para fazer um caseiro com 2 resistores e um capacitor cerâmico. Sai tão barato que se você comprar só um conjuto desses componentes o cara da loja de eletrônica vai lhe "xingar" :lol:
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:a9f6599ea5="donato.jun"][quote:a9f6599ea5="alexadidas"]Para medir a tensão da bateria do avião eu preciso de alguém sensor? Ou somente o modulo e o receptor fazem isso?[/quote:a9f6599ea5]

Precissa do "sensor" ligado na porta A2 ou A1 do receptor.

Mas dá para fazer um caseiro com 2 resistores e um capacitor cerâmico. Sai tão barato que se você comprar só um conjuto desses componentes o cara da loja de eletrônica vai lhe "xingar" :lol:[/quote:a9f6599ea5]

Dá pra fazer com restos de eletrônicos.
Olha o "sensor de tensão" do AlexMag:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=124893

Fiz um e deu certíssimo!!!

Abraços.
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Gostei da ideia do sensor caseiro hahaha
[b:97267de6a9]rcuani[/b:97267de6a9]: suas dúvidas me ajudaram também hahaha
eu to começando no modelismo agora, mas já quero começar com coisas que possam ser usadas futuramente.
Por isso eu vou comprar o pacote que ja vem com um RX que também tem telemetria, dessa forma posso reciclá-lo em modelos futuros ou mesmo posso deixar o aviao que eu estou fazendo agora mais incrementado sem nenhum problema... Quanto mais seguro o voo melhor, e obtendo mais informações, com certeza se aumenta a segurança do voo...
Só tenho uma dúvida: o rádio liga no simulador sem bateria? acho que não, né? auhauhau
Outra coisa, [u:97267de6a9]quanto tempo deve ser a primeira carga de uma bateria LiPo?[/u:97267de6a9]
No meu caso eu vou usar essa bateria:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9787
nesse carregador:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8247

outra coisa envolvendo baterias: como saber calcular aquele valor informado em baterias, que vem seguido de uma letra C? Creio que seja o valor de descarga dela, mas não estou certo disso. Pergunto pois estou em dúvida entre pegar uma bateria 20C ou uma 30C. Como elas se diferenciam? E como saber qual usar?
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Bateria é o seguinte:

1o. Lipo não tem este negocio de tempo de carga, carregou pronto pode usar. agora este carregador não é o ideal, pq ele não faz o balanceamento 100%, não tem controle de quantos amperes vc irá botar na bateria, etc e isto irá detonar sua bateria logo, compra um carregador inteligente tal como o Turnigy Acuccel 6 ou o iMax B6.

2o. Bateria vc sempre carrega ela com 1C ou menos, a não ser que seja as baterias nanotec que aguenta mais.. ou seja, se a bateria é de 1450mha vc carrega ela a 1.4A (ou menos) no carregador inteligente, se for 2200mah carrega ela a 2.2A (ou menos); seguindo esta regra normalmente com no máximo 1h ela já carregou. Este carregador que vc mencionou ai não tem estes recursos..

3o. Bateria para Radios tipo o Turnigy, não deve passa de 12v, no caso da bateria de Lipo quando carregada ela vai para 12.6v pode aquecer o radio e dar problemas.. ai no caso tem uma solução.. (que é o que eu faço no meu) carrega a bateria, depois de carregada, manda fazer uma STORAGE nela (somente no carregador inteligente) ele irá baixar a carga da bateria para 3.8v por celula e ela ficara com 11,4v. Isto dará para vc voar quase o mes todo..

4o. Baterias de Lipo não podem descarregar mais de 3.0v por celula, senão ela estraga.

5o. Os Cs da bateria referem-se a taxa de descarga das mesmas. para os rádios este valor é meio indiferente, pq eles usam poucos amperes, e portanto o que normalmente é indicado é até uns 5C para ficar mais barata e mais compacta a bateria.
Para motores eletricos, vai depender do conjunto motor x helice que vc estiver utilizando, ou seja vc tem que ver quantos amperes o seu motor + helice irá puxar e baseado nisto vc compra a bateria, eu sempre usei baterias de 20C com folga. mas se tiver dúvida pegue logo uma de 30C.
Como saber isto certinho? lendo as especificações do motor é a primeira maneira. Usando um Wattimetro é o ideal.

Recomendei a bateria LiFe de 9,9v para usar no TX pq tenho amigos usando aqui na pista e é show, ela carrega rapidinho e não tem que ficar com a chatisse de descarrega-la, ela demora bastante para começar a baixar dos 9,9... tipo demora uns 15 dias para o cara querer carregar ela novamente. Sendo que o TX funciona blz com até uns 8v sem problemas.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Caraca, [b:d224628f0f]alissongc200[/b:d224628f0f], uma verdadeira aula!
Muito obrigado!
;]
Avatar do usuário
eduardo almeida
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Ter Nov 24, 2009 11:07 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por eduardo almeida »

[quote:f835c8298b="donato.jun"][quote:f835c8298b="alexadidas"]Para medir a tensão da bateria do avião eu preciso de alguém sensor? Ou somente o modulo e o receptor fazem isso?[/quote:f835c8298b]

Precissa do "sensor" ligado na porta A2 ou A1 do receptor.

Mas dá para fazer um caseiro com 2 resistores e um capacitor cerâmico. Sai tão barato que se você comprar só um conjuto desses componentes o cara da loja de eletrônica vai lhe "xingar" :lol:[/quote:f835c8298b]
É muito complicado passar o 9XR de mode 1 para o mode 2, porque o mode 2 demora entrar em estoque demais, tô querendo comprar mode 1 msm e mudar quando chegar aki.
rcuani
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jan 11, 2013 4:48 pm
Localização: campinas, são paulo

Mensagem por rcuani »

@pakito: corre que acabaram de chegar os radios com os módulos da turnigy por 53 doletas!!!!!

Comprei o meu... enfiei no frete: cabo de treinamento do pc, strap e um micro servo de 9g (só para aproveitar)...

Bateria e carregador serão os próximos...

abraços!!!!
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

[quote:435a4d331b="eduardo almeida"][quote:435a4d331b="donato.jun"][quote:435a4d331b="alexadidas"]Para medir a tensão da bateria do avião eu preciso de alguém sensor? Ou somente o modulo e o receptor fazem isso?[/quote:435a4d331b]

Precissa do "sensor" ligado na porta A2 ou A1 do receptor.

Mas dá para fazer um caseiro com 2 resistores e um capacitor cerâmico. Sai tão barato que se você comprar só um conjuto desses componentes o cara da loja de eletrônica vai lhe "xingar" :lol:[/quote:435a4d331b]
É muito complicado passar o 9XR de mode 1 para o mode 2, porque o mode 2 demora entrar em estoque demais, tô querendo comprar mode 1 msm e mudar quando chegar aki.[/quote:435a4d331b]

O meu 9XR Mode 2 comprei mesmo em Backorder e foi enviando.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:8195bf0314="rcuani"]@pakito: corre que acabaram de chegar os radios com os módulos da turnigy por 53 doletas!!!!!

Comprei o meu... enfiei no frete: cabo de treinamento do pc, strap e um micro servo de 9g (só para aproveitar)...

Bateria e carregador serão os próximos...

abraços!!!![/quote:8195bf0314]

9XR com módulo ? não encontrei ele no site, posta o link ai..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 744
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Mensagem por ricardovasc »

Acho que ele quis dizer 9X mode 2 com módulo.
Logo que li o post dele fui lá na lista de arrivals e nada, só o 9X mesmo.
Responder