que raio de bateria é essa?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

que raio de bateria é essa?

Mensagem por nanobowt »

galera comprei um sanwa rds8000, e veio com uma bateria amarela com "nada" especificando que bateria é, tipo V ou mA, pra não dizer que não tem nada escrito tem um código doido ( 8SN . 00B), no manual não diz nada sobre a bateria que acompanha o radio, diz que as baterias para esse radio são de 600, 700 e 1100 mAh, com 9,6v, porem essa bateria carregada da 11.2v, e no manual pede para dar carga de 12horas, fazendo as contas com a capacidade de carga hora que é de 75mA do carregador com 12 v daria: 12h. 75mA = 900 mA, ta certo isso? alguém tem esse radio que veio com essa bateria?
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Re: que raio de bateria é essa?

Mensagem por The Borba »

[quote:535a328bcf="nanobowt"]galera comprei um sanwa rds8000, e veio com uma bateria amarela com "nada" especificando que bateria é, tipo V ou mA, pra não dizer que não tem nada escrito tem um código doido ( 8SN . 00B), no manual não diz nada sobre a bateria que acompanha o radio, diz que as baterias para esse radio são de 600, 700 e 1100 mAh, com 9,6v, porem essa bateria carregada da 11.2v, e no manual pede para dar carga de 12horas, fazendo as contas com a capacidade de carga hora que é de 75mA do carregador com 12 v daria: 12h. 75mA = 900 mA, ta certo isso? alguém tem esse radio que veio com essa bateria?[/quote:535a328bcf]

Eu tenho, não uso mais . É uma NIcd de 700mAh. Essa é a original dele fabricada pela sanwa.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Re: que raio de bateria é essa?

Mensagem por nanobowt »

[quote:4b65d572e9="The Borba"][quote:4b65d572e9="nanobowt"]galera comprei um sanwa rds8000, e veio com uma bateria amarela com "nada" especificando que bateria é, tipo V ou mA, pra não dizer que não tem nada escrito tem um código doido ( 8SN . 00B), no manual não diz nada sobre a bateria que acompanha o radio, diz que as baterias para esse radio são de 600, 700 e 1100 mAh, com 9,6v, porem essa bateria carregada da 11.2v, e no manual pede para dar carga de 12horas, fazendo as contas com a capacidade de carga hora que é de 75mA do carregador com 12 v daria: 12h. 75mA = 900 mA, ta certo isso? alguém tem esse radio que veio com essa bateria?[/quote:4b65d572e9]

Eu tenho, não uso mais . É uma NIcd de 700mAh. Essa é a original dele fabricada pela sanwa.[/quote:4b65d572e9] ta mas o tempo de carga é esse mesmo 12 horas? outra coisa? o seu recarregador tem 2 leds certo? quando da carga total na bateria o led apaga? pois o meu continua aceso isso mesmo depois de muito tempo, na primeira carga deixei umas 15 horas achando que o led apagava, decidi retirar do radio pois fiquei com medo de queimar ou derreter a bateria esse carregador é assim mesmo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É assim mesmo, não tem luzinha nenhuma que apaga com bateria Ni-Cd carregada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

ok mas então levando em conta que é uma bateria NIcd de 700mAh de 9,6v com um carregador dando 7.98v a teóricos 75mA, em quanto tempo a bateria tem que dar carga toral?, não seria de aproximadamente 1 hora?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Indo pela lógica de carga zerada, 700 : 75 = 9,33 horas
Já se a bateria é de 9,6V e está usando um carregador com tensão de 7,98V, nunca irá carregar a bateria.
Não confunda fonte de alimentação com carregador de baterias, pois um não tem nada a ver com o outro e um carregador tem o funcionamento totalmente diferente de uma fonte.
Como os carregadores funcionam com pulsos e não com tensão constante, o tempo de recarga é maior, por isso é que são 15 horas em vez de 9,33 horas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

[quote:b32aed4208="LaercioLMB"]Indo pela lógica de carga zerada, 700 : 75 = 9,33 horas
Já se a bateria é de 9,6V e está usando um carregador com tensão de 7,98V, nunca irá carregar a bateria.
Não confunda fonte de alimentação com carregador de baterias, pois um não tem nada a ver com o outro e um carregador tem o funcionamento totalmente diferente de uma fonte.
Como os carregadores funcionam com pulsos e não com tensão constante, o tempo de recarga é maior, por isso é que são 15 horas em vez de 9,33 horas.[/quote:b32aed4208]

ok Laercio, o porem é que meu carregador marca 7.98v no multímetro, mas na etiqueta diz que ele é 12v, isso é normal? será que na hora que coloco a bateria ele sobe para 12v, se bem que a bateria carrega ate 10.8v, outra coisa, não tem problema de exceder o tempo de carga?pois noto que no final do tempo de carga a bateria ta morna.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, não posso te dizer o que não sei em relação ao seu carregador mostrar 7,98V sem carga e 12V com carga, mas deixar por mais tempo do que o recomendado, não é bom, assim como colocar para recarregar sem deixar a bateria em carga mínima antes.
Esse é o único inconveniente de um pack de Ni-Cd, não se pode colocar para recarregar sem antes descarregar a carga mínima do pack, coisa que não acontece com as Ni-Mh.
Mas as Ni-Cd tem taxa de descarga bem superior as baterias Ni-Mh, o que torna os packs Ni-Cd, muito mais confiantes para alimentar os receptores com servos e tudo mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Mensagem por nanobowt »

[quote:0f48ab37e9="LaercioLMB"]Bom, não posso te dizer o que não sei em relação ao seu carregador mostrar 7,98V sem carga e 12V com carga, mas deixar por mais tempo do que o recomendado, não é bom, assim como colocar para recarregar sem deixar a bateria em carga mínima antes.
Esse é o único inconveniente de um pack de Ni-Cd, não se pode colocar para recarregar sem antes descarregar a carga mínima do pack, coisa que não acontece com as Ni-Mh.
Mas as Ni-Cd tem taxa de descarga bem superior as baterias Ni-Mh, o que torna os packs Ni-Cd, muito mais confiantes para alimentar os receptores com servos e tudo mais.[/quote:0f48ab37e9]

certo Laercio! muito obrigado, outra coisa, se não for abusar da sua paciência, qual seria a carga minima de um pack?
Responder