Problema com tração no rotor principal do t-rex 700n LE

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Eduardo Souza
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 22, 2011 4:25 pm
Localização: Birigui-SP

Mensagem por Eduardo Souza »

Se por ventura ele virar o problema esta nele, descartando isto o problema passa ser a embreagem.
eders
membro
Mensagens: 1275
Registrado em: Qui Fev 12, 2009 8:32 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por eders »

[quote:62658ecc3c="SkyRaptor"][quote:62658ecc3c="Eduardo Souza"]Me desculpe a pergunta, mas eu nunca montei heli, comprei este kit e paguei para uma pessoa montar, mas nao estou sentindo muita firmeza, e le esta falando que o rolamento veio com defeito por isso tem o barulho e a falta de tração, eu acho que uma coisa nao tem nada a ver com a outra, eu acho tambem que deve ser embreagem.[/quote:62658ecc3c]

Vc pagou para uma pessoa montar e ela nem fez um voo de teste e ajuste com o heli?? Muito menos te deu suporte num problema desse tipo?? Beleza, hein!!!

Se o One Way do rotor principal estiver com problemas isso pode acontecer sim.. é esse rolamento o responsável por passar o torque da maingear para o eixo principal.

Teria q inspecionar para ver a causa do problema.

Segure o rotor principal com uma mão e force a maingear a girar com a outra mão.. ela não pode girar (no sentido de torque, é logico.. no outro ela gira em falso). Se com uma certa força vc conseguir girar a maingear, ai está o problema.

Abraço.[/quote:62658ecc3c]
Sky me corrija se estiver errado, mas quando o oneway da main gear trava você perde a função de autoração apenas, o tracionamento do rotor continua funcionando.
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

[quote:f2fff9354c="eders"]
Sky me corrija se estiver errado, mas quando o oneway da main gear trava você perde a função de autoração apenas, o tracionamento do rotor continua funcionando.[/quote:f2fff9354c]
Eder, vc está perfeitamente correto.. se o one way travar, vc perde a autorotação, já q vc vai ter transmissão de torque nos dois sentidos..
Mas se o one way estiver patinando, vc perde tração - em vez de transmitir torque em apenas um sentido, ele não transmite em nenhum.

Não é comum esse tipo de problema, mas pode acontecer. Muito mais comum é o one way travar, como vc disse.

Abraço.
Compass 6HV + MBX
Eduardo Souza
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 22, 2011 4:25 pm
Localização: Birigui-SP

Mensagem por Eduardo Souza »

qual seria o teste?? segurar o rotor e tentar girar no sentido do torque, e ve se nao patina??
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

[quote:0ad9962dd7="Eduardo Souza"]qual seria o teste?? segurar o rotor e tentar girar no sentido do torque, e ve se nao patina??[/quote:0ad9962dd7]

Exatamente.. a one way só pode girar livre para um lado.. pro outro lado ela deve girar o rotor.. se vc segurar o rotor e fizer força na maingear e ela patinar, descobriu o problema.

Abraço.
Compass 6HV + MBX
Eduardo Souza
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sex Jul 22, 2011 4:25 pm
Localização: Birigui-SP

Mensagem por Eduardo Souza »

Ok, muito obrigado a todos, e um feliz 2012 a todos!!!
Avatar do usuário
mjorge
membro
Mensagens: 954
Registrado em: Ter Set 30, 2008 1:48 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Problema com tração no rotor principal do t-rex 700n LE

Mensagem por mjorge »

[quote:0f049119f2="Eduardo Souza"]Srs.
Como posso tirar o barulho do one-way, quando aumenta o giro do motor, aparece um barulho de ferro com ferro, e o rotor principal nao traciona. O que posso fazer para solucionar este problema??
Des de já muito borigado.[/quote:0f049119f2]

Caro Eduardo,

Boas Festas!

Este é um sintoma clássico do [i:0f049119f2][b:0f049119f2]mancal inferior do main shaft montado errado[/b:0f049119f2][/i:0f049119f2].

Ou seja, ele deve estar erroneamente com o rolamento voltado para cima.

Isto enforca e super-aquece o One-way do main gear, desta forma não tracionando o rotor principal.

Verifique e nos conte.

PS. Durante a manutenção, o one way há de ser bem re-lubrificado.

Abraços
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Num caso desse que tive há menos de um mês foram os farafusos do fan frouxos. Tem dois na base e a porca que vai no eixo do motor. Se não apertar direito, o conjunto todo fica patinando no eixo do motor e dá um barulho feio de ferro arrastando.

Retire e motor, desparafuse o clutch, aperte a porca do eixo do motor e os dois parafusos da base do fan, que faz braçadeira com o motor, recoloque o clutch e reinstale o motor. Trava rosca em tudo, regule o motor e nos diga o resultado.
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
robson_oa
membro
Mensagens: 1234
Registrado em: Qua Fev 25, 2009 5:39 pm
Localização: Araruama - RJ

Mensagem por robson_oa »

[quote:5402450c8c="Eduardo Souza"]Me desculpe a pergunta, mas eu nunca montei heli, comprei este kit e paguei para uma pessoa montar, mas nao estou sentindo muita firmeza, e le esta falando que o rolamento veio com defeito por isso tem o barulho e a falta de tração, eu acho que uma coisa nao tem nada a ver com a outra, eu acho tambem que deve ser embreagem.[/quote:5402450c8c]

Por isso que sou sempre a favor de que o helimodelista tem que aprender a montar e ajustar seu proprio heli, até mesmo para poder perceber e identificar um problema e evitar uma lenha muito mais prejudicial para o bolso.
Quando alguém chega a mim com um problema que eu sei sanar, faço questão de fazer com que o proprio conserte o defeito, mostrando a ele o que fazer.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
mansour
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Mai 30, 2010 3:53 pm
Localização: monte mor - sp

Mensagem por mansour »

salve rapaziada ! por favor vejam se podem me ajudar .... dei uma acelerada rapida no meu heli e derrepente a pá parou de de pegar a rotação ..... quando eu giro a main gear com a mao ela fica travada porem no heli montada, quando eu acelero o motor .. ela roda junto com o conjunto de embreagem mas nao dá força nas pás ...... que será hein ? pensei que pudesse ser o one way da main gear .. mas esta travado quando eu tento girar com a mao .. nao tem nenhum parafuso do clunch solto ou a porca do eixo do motor ... será q pode ser o one way do clunch ? olbrigado a todos !!
Responder