Incêndio em Tucano durante carga de BATERIAS lipo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ValdomiroSilva
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jan 14, 2012 6:26 pm
Localização: São José Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por ValdomiroSilva »

[quote:317179b07d="fernandaum89"]Celular e abastecimento é uma lenda das antigas...
Até o Mithbusters já provou que não explode...[/quote:317179b07d]

É... de qualquer forma estou ciente de minha idiotice e irresponsabilidade. Deixei isto claro logo no primeiro post.

[]'s
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:2e701dee23="ValdomiroSilva"][quote:2e701dee23="Hidden"][quote:2e701dee23="ValdomiroSilva"]
Passei a noite todas tendo pesadelo e quando acordava ficava imaginando: "[b:2e701dee23][color=red:2e701dee23]o que poderia fazer para evitar isto?[/color:2e701dee23][/b:2e701dee23]".

E de todas as minhas utopias, a que ganhou foi a seguinte: "Voltar ao passado e não ligar o maldito carregador..."[/quote:2e701dee23]


Cara, na boa, você foi um irresponsável de marca maior...

Não entendo isso, todos, eu disse TODOS os manuais que contenham instruções para qualquer tipo de carregamento de baterias, isso desde um celular até um simples brinquedo ou uma máquina fotográfica deixam explícito que não se deve deixar carregando sem supervisão, e isso vem desde mil oitocentos e vovô, agora vou gritar para que todos ouçam:

[size=18:2e701dee23][b:2e701dee23]-NÃO DEIXEM BATERIAS CARREGANDO SEM SUPERVISÃO!!!!!!![/b:2e701dee23][/size:2e701dee23]


Afff, desculpem o desabafo, mas sinceramente não entendo, cadê o instinto de sobrevivência???[/quote:2e701dee23]


Diga, [b:2e701dee23]COM SINCERIDADE[/b:2e701dee23], você deliga seu celular quando vai abastecer seu carro ???[/quote:2e701dee23]


Amigo, com sinceridade (até porque de eletricidade eu entendo e muito), não podemos comparar uma lenda urbana com uma regra que existe desde que inventaram baterias recarregáveis domésticas...

E para quem se animar em discutir essa bobagem de celular em posto de gasolina, gostaria de lembrá-los que os fuscas que tinham o tanque de combustível na frente, quando ia se abastecer o gás ficava todo retido sob o capô aberto e quando se fechava o capô e saía do posto com o carro o gás entrava para a cabine, quem já teve fusca com tanque na frente sabe muito bem disso, pois bem, justamente no painel por onde todo esse gás passava tínhamos todo o comando elétrico do carro, com relés que davam cada centelha que parecia uma máquina fotográfica, isso sem contar nos auto-rádios da época em que os interruptores de liga/desliga (conjugados com o volume) também centelhavam excessivamente e quantos fuscas já explodiram em postos de gasolina por aí?? Vai me dizer que ninguém nunca saiu de um posto com fusca com o cofre frontal cheio de gás e acionou o farol, o limpador de pára-brisas ou o auto rádio?


E mesmo que o lance do celular fosse fato, uma irresponsabilidade não diminui a outra, a sua atitude de vir compartilhar o ocorrido aqui no fórum é muito correta, mas não espere que eu "sopre" sua ferida, é como eu educo meu filho: Primeiro eu aviso para não correr, mas se cair e vier chorando apanha em cima do ferimento, infelizmente a vida é assim, e como você sentiu na pele não há segunda chance, depois do prejuízo só nos resta o arrependimento.

Não sou o cara mais certinho do mundo não, mas minha abordagem nesse tópico está sendo mais agressiva, pois ficar apenas dizendo: "Que susto", "Ainda bem que não aconteceu nada pior", "Graças ao senhor", passará para os novatos e incautos a impressão de que nesse hobby temos que contar mais com a sorte do que com a própria responsabilidade, por este motivo é que eu vou gritar de novo:


[size=18:2e701dee23][b:2e701dee23]Nunca deixe baterias carregando sem supervisão!!!!![/b:2e701dee23][/size:2e701dee23]
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Cara ja aconteceu isso comigo estava na cozinha o azulejo ficou marcado, já faz 2 anos e sempre que minha mulher tem oportunidade ela joga isso na cara, mulher é f**a
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:3eb43a0b4a="adilsonfol"]Cara ja aconteceu isso comigo estava na cozinha o azulejo ficou marcado, já faz 2 anos e sempre que minha mulher tem oportunidade ela joga isso na cara, mulher é f**a[/quote:3eb43a0b4a]

Deixar as baterias carregando sem supervisão ja é um grande problema, mais fazer isso dentro do aero é pior ainda....

Algumas vezes eu coloco pra carregar e saio de casa e tudo mais, mais mesmo assim deixo em algum local onde não exista mais nada ao redor.

Acho que o melhor seria fazer uma caixa com tijolos para por a lipo dentro para carregar, ou até mesmo usar a caixa de uma fonte de PC que é de metal, revestida com algum outro material antichamas.

O problema não é a lipo incendiar e sim a lipo incendiar as outras coisas ao redor dela.
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
peptod
membro
Mensagens: 656
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

se conseguissemos ficar 100% do tempo ligados a tudo que nos rodeia e a todos os problemas que temos seria muito bom, não colocariamos fogo na casa, não esqueceriamos o filho no banco traseiro do carro ,não abriríamos a porta do carro sem verificar se não vem ninguém atrás, não meteríamos a mão na hélice do motor funcionando, não morderíamos a língua etc; fazemos força para que estas coisas não aconteçam , mas o cérebro se cansa dos vários problemas que tem que lidar. mas o meio do cérebro não esquecer das coisas é tornar tudo automático, se todas as vezes que você carregou a lipo, colocou num saco, longe de inflamáveis e sob supervisão ,teria uma chance maior de isso não ter acontecido.ninguém se machucou , dê graças a Deus, porque sempre poderia ter ficado pior. abraço , bola para frente amigo.
Anderson.Sky
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Abr 30, 2012 3:46 pm
Localização: LINHARES, ES

Mensagem por Anderson.Sky »

Aqui na região um amigo tbm teve um problema parecido. A lipo pegou fogo e queimou um Extrinha eletrico, um Treinador elétrico (novinho) e parte de um Biplano da Radar com Motor e tudo...estavam um perto do outro. E ainda uma parede chamuscada de fogo. Sorte que não houve mais gravidade.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

é uma lição dura de se aprender...

tenho sobre a bancada placas de piso cerâmico, uma para as baterias e o carregador e outra para a fonte... isso diminui as chances de incêndio em caso de problemas mas ainda assim nunca deixo baterias carregando sem que eu esteja perto...
ValdomiroSilva
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Jan 14, 2012 6:26 pm
Localização: São José Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por ValdomiroSilva »

[quote:a61af1d68c]Amigo, com sinceridade (até porque de eletricidade eu entendo e muito), não podemos comparar uma lenda urbana com uma regra que existe desde que inventaram baterias recarregáveis domésticas...

E para quem se animar em discutir essa bobagem de celular em posto de gasolina, gostaria de lembrá-los que os fuscas que tinham o tanque de combustível na frente, quando ia se abastecer o gás ficava todo retido sob o capô aberto e quando se fechava o capô e saía do posto com o carro o gás entrava para a cabine, quem já teve fusca com tanque na frente sabe muito bem disso, pois bem, justamente no painel por onde todo esse gás passava tínhamos todo o comando elétrico do carro, com relés que davam cada centelha que parecia uma máquina fotográfica, isso sem contar nos auto-rádios da época em que os interruptores de liga/desliga (conjugados com o volume) também centelhavam excessivamente e quantos fuscas já explodiram em postos de gasolina por aí?? Vai me dizer que ninguém nunca saiu de um posto com fusca com o cofre frontal cheio de gás e acionou o farol, o limpador de pára-brisas ou o auto rádio?


E mesmo que o lance do celular fosse fato, uma irresponsabilidade não diminui a outra, a sua atitude de vir compartilhar o ocorrido aqui no fórum é muito correta, mas não espere que eu "sopre" sua ferida, é como eu educo meu filho: Primeiro eu aviso para não correr, mas se cair e vier chorando apanha em cima do ferimento, infelizmente a vida é assim, e como você sentiu na pele não há segunda chance, depois do prejuízo só nos resta o arrependimento.

Não sou o cara mais certinho do mundo não, mas minha abordagem nesse tópico está sendo mais agressiva, pois ficar apenas dizendo: "Que susto", "Ainda bem que não aconteceu nada pior", "Graças ao senhor", passará para os novatos e incautos a impressão de que nesse hobby temos que contar mais com a sorte do que com a própria responsabilidade, por este motivo é que eu vou gritar de novo:


[size=18:a61af1d68c][b:a61af1d68c]Nunca deixe baterias carregando sem supervisão!!!!![/b:a61af1d68c][/size:a61af1d68c][/quote:a61af1d68c]


Olha amigo, em nenhum momento dei a enteder em meu post que desejasse que alguém "assoprasse minhas feridas". Desde o inicio admiti minha burrice em relação ao fato.

Já a maneira que você educa seu filho, talvez há quem goste. Eu particularmente, não. Bater em cima do ferimento me parece um tanto cruel. Mas, fique á vontade, afinal, parece-me muito seguro de sí.


[]'s
Avatar do usuário
cfolly
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 9:12 pm
Localização: Bom Jardim - RJ

Mensagem por cfolly »

Muitos carregadores tem entrada para sensor de temperatura. O accucel 6 é um deles. To protelando para instalar. Um post desses é incentivo.
Avatar do usuário
Corazza
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 7:13 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Corazza »

Sou[b:9b069f049c] extremamente[/b:9b069f049c] a favor a fixarem este tópico, sem as discussões paralelas 8)
Responder