Construção de aeromodelo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Construção de aeromodelo

Mensagem por Morellif1 »

Boa noite pessoal,
Sou novo no hobby e estou construindo um aero, gostaria de algumas sugestões e dicas a respeito do meu projeto (que estruturalmente já esta pronto), de alguém mais experiente.
Por ser aviador, tenho uma noção de aerodinâmica, porem, na parte da eletrônica estou um pouco perdido, principalmente quanto a motorização e escolha da hélice.
O aero foi criado por mim mesmo, então não segue nenhuma planta já existente e contradiz tudo que é recomendado para um principiante voar, hehe, mas meu objetivo é simplesmente faze-lo voar, mesmo que não seja com as minhas próprias mãos (posteriormente farei um ugly pra aprender).
Bom, vamos as especificações:

-Comprimento: 79cm

-Envergadura: 111cm

-Corda: 15cm na raiz, 10 na ponta, mais 4 cm de aileron em toda a extencao da asa, ou seja, 19 na raiz e 14 na ponta.

-Perfil: Simétrico com 13,7% de espessura

-ang stall: 15,4 °

-velocidade de stall: 22,6 km/h

-Arrasto do perfil: 145g (80km/h)

-Peso estimado: 600g

Agora vamos aos eletrônicos que pretendo comprar:

-Motor Turnigy D2822/14, 160w e 1450kv

-ESC Hobbyking SS series 18-20A com BEC 2A

-Bateria Turnigy nano tech 1300mah 3S 25-50C

-Helice: 7x4?! 7x5?! 7x6?! ???

- 3 servos de 9g.

OBS: diferente do que pode parecer, ele não foi feito para ser acrobático.

Sera que o ESC aguenta 3 servos de 9g?
Sera que um servo de 9g aguentaria mover os dois ailerons?
Qual hélice seria mais indicada para esse motor? Quero que ele atinja pelo menos 80 km/h.

Aceito sugestoes e criticaas,

Valeu!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Algumas observações:

Estou achando os ailerons muito largos para um modelo de velocidade.

Acho pouco motor para o tamanho do modelo e o que você espera.

A hélice recomendada para este motor com 3S é 7x4.5, então eu compraria 7x3.5 até 7x5 e testaria em voo.

O ESC aguenta 3 servos, só não sei se aguenta o motor, no máximo, por muito tempo.

O servo de 9g aguenta os 2 ailerons
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 185
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

pelo que li, me parece q esse motor consome em torno de 14A dependendo da hélice, talvez seja melhor trocar o ESC mesmo.

Você acha que o motor não aguentaria pelo peso ou pela velocidade?
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:8dd2e73b0b="Morellif1"]Você acha que o motor não aguentaria pelo peso ou pela velocidade?[/quote:8dd2e73b0b]

As 2 coisas

Acho que este motor até leva um modelo com as características que você colocou, mas vai trabalhar no limite e vai atingir pouca velocidade.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Responder