Configurando Flymentor + ER9X
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[quote:1008a4f8a7="michell"]1° canal do giro estava invertido(inverti o canal do giro, no helibal)
2º apos inverter o canal do giro o comando da cauda ficou invertido(inverti o comando, no helibal)[/quote:1008a4f8a7]
Até aqui, tudo bem, fez o correto!
[quote:1008a4f8a7="michell"]3° quando acelerava o heli a + ou - 35% o flymentor comesava a corrigir para um dos lados, inclinando o heli para este lado(tinha um pouco de wag e a calda espando para um lado)[/quote:1008a4f8a7]
Não entendi essa parte, a cauda estava com WAG e ao mesmo tempo escapando? Isso está estranho, se ela escapa, você aumenta o ganho, se ela dá WAG, você diminui. Não seria apenas a trimagem da cauda ou do link que faltou fazer? Isso tem que ser feito no primeiro voo...
[quote:1008a4f8a7="michell"]4° quando eu ia fazer um video as pas ejetaram(erro de montagem minha)[/quote:1008a4f8a7]
Como assim ejetaram? Eita ferro! Cuidado hein!
[quote:1008a4f8a7="michell"]a minha duvida e, sera que ele estava corrigindo devido as pas ja estar se soltando.[/quote:1008a4f8a7]
Pode ser, mas acho pouco provável. Se fosse nessa situação, o heli teria que ficar balançando muito e você perceberia.
[quote:1008a4f8a7="michell"]to apanhado deste conjunto flymentor + ER9x, quando era o firmware original eu configurei em um dia apenas e fiz alguns hovers.
depois de uma lenha ai perdi a confiança e lenhei mais 3 vezes seguidas, sempre na decolagem(voltava o stick de acelerador de uma vez)[/quote:1008a4f8a7]
Bom, tanto com o firmware original quanto com o ER9X, você tem que concordar comigo que as pás ejetariam do mesmo jeito, certo? E quanto a voltar o stick do acelerador para zero bruscamente, também aconteceria a lenha indiferente do firmwareo, certo?
Acho que o seu problema está agora em montagem física do helicóptero. Existe um tutorial fixo aqui no fórum sobre "pós-lenha" dá uma lida nele que vai ter várias dicas de como verificar o helicótpero, o que deve conferir antes de voar, etc...
Essas análises economizam dinheiro e os voos ficam menos arriscados!
Pelo que você comentou, agora sua configuração está "OK", só resta mesmo conferir a parte da montagem, aperto dos parafusos, folgas, lubrificação, etc...
Não desista, helimodelismo não é apenas voo... ajustes e acertos fazem parte do hobby!
OBS: Lenhas também fazem parte....
2º apos inverter o canal do giro o comando da cauda ficou invertido(inverti o comando, no helibal)[/quote:1008a4f8a7]
Até aqui, tudo bem, fez o correto!
[quote:1008a4f8a7="michell"]3° quando acelerava o heli a + ou - 35% o flymentor comesava a corrigir para um dos lados, inclinando o heli para este lado(tinha um pouco de wag e a calda espando para um lado)[/quote:1008a4f8a7]
Não entendi essa parte, a cauda estava com WAG e ao mesmo tempo escapando? Isso está estranho, se ela escapa, você aumenta o ganho, se ela dá WAG, você diminui. Não seria apenas a trimagem da cauda ou do link que faltou fazer? Isso tem que ser feito no primeiro voo...
[quote:1008a4f8a7="michell"]4° quando eu ia fazer um video as pas ejetaram(erro de montagem minha)[/quote:1008a4f8a7]
Como assim ejetaram? Eita ferro! Cuidado hein!
[quote:1008a4f8a7="michell"]a minha duvida e, sera que ele estava corrigindo devido as pas ja estar se soltando.[/quote:1008a4f8a7]
Pode ser, mas acho pouco provável. Se fosse nessa situação, o heli teria que ficar balançando muito e você perceberia.
[quote:1008a4f8a7="michell"]to apanhado deste conjunto flymentor + ER9x, quando era o firmware original eu configurei em um dia apenas e fiz alguns hovers.
depois de uma lenha ai perdi a confiança e lenhei mais 3 vezes seguidas, sempre na decolagem(voltava o stick de acelerador de uma vez)[/quote:1008a4f8a7]
Bom, tanto com o firmware original quanto com o ER9X, você tem que concordar comigo que as pás ejetariam do mesmo jeito, certo? E quanto a voltar o stick do acelerador para zero bruscamente, também aconteceria a lenha indiferente do firmwareo, certo?
Acho que o seu problema está agora em montagem física do helicóptero. Existe um tutorial fixo aqui no fórum sobre "pós-lenha" dá uma lida nele que vai ter várias dicas de como verificar o helicótpero, o que deve conferir antes de voar, etc...
Essas análises economizam dinheiro e os voos ficam menos arriscados!
Pelo que você comentou, agora sua configuração está "OK", só resta mesmo conferir a parte da montagem, aperto dos parafusos, folgas, lubrificação, etc...
Não desista, helimodelismo não é apenas voo... ajustes e acertos fazem parte do hobby!
OBS: Lenhas também fazem parte....
vou montar ele novamente hoje e vou tentar amanha novamente na mesa giratoria.
1° sem as pas, e depois com elas vou por um jogo de pas melhor que tenho aqui.
na verdade a calda escapa ate uma certa velocidade, depois começa o wag, to com +48 de ganho no helibal(mas tenho o controle do trava calda em um potenciomentro, acho que falta trimar um pouco a calda).
se der errado posto um video amanha.
1° sem as pas, e depois com elas vou por um jogo de pas melhor que tenho aqui.
na verdade a calda escapa ate uma certa velocidade, depois começa o wag, to com +48 de ganho no helibal(mas tenho o controle do trava calda em um potenciomentro, acho que falta trimar um pouco a calda).
se der errado posto um video amanha.
Caro Michell, Wag faz isso mesmo, no caso do vídeo só aconteceu isso por que eu estava com X treino que é flexível e ficou preso na grama!
Mas você pode ver que em voo esta travado e estável!!
Referente ao ganho do gyro eu estou usando +32, pois mais que este valor ficou fazendo Wag.
Só que não se pode usar como referencia, pois cada equipamento pode mudar as referencias, o ideal é fazer como o cbbeudo falou anteriormente, ir de 5 em 5 e testando até travar.
Abraço
Mas você pode ver que em voo esta travado e estável!!
Referente ao ganho do gyro eu estou usando +32, pois mais que este valor ficou fazendo Wag.
Só que não se pode usar como referencia, pois cada equipamento pode mudar as referencias, o ideal é fazer como o cbbeudo falou anteriormente, ir de 5 em 5 e testando até travar.
Abraço
Estou tentando decolar!!!!!Ops, decolei!!!!
quote]
Dá uma diminuída no Swashring, o meu está com 45%. Se deixo ele com 100%, ele fica com muito comando. Existe uns tópicos aqui no e-voo que ensinam a você configurar ele até dar 4 ou 5 graus de comando, ou algo próximo a isso, que é o ideal para quem está começando. Lembro que peguei aqui no e-voo a dica, mas infelizmente não lembro o tópico!
Além disso, coloca uns 15% de exponencial no AILERON e no PROFUNDOR, facilita bastante para os iniciantes!
[/quote]
Bom dia cbbeudo, esta configuração eu faço no meu radio ou FM?
Abraço.
Dá uma diminuída no Swashring, o meu está com 45%. Se deixo ele com 100%, ele fica com muito comando. Existe uns tópicos aqui no e-voo que ensinam a você configurar ele até dar 4 ou 5 graus de comando, ou algo próximo a isso, que é o ideal para quem está começando. Lembro que peguei aqui no e-voo a dica, mas infelizmente não lembro o tópico!
Além disso, coloca uns 15% de exponencial no AILERON e no PROFUNDOR, facilita bastante para os iniciantes!
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Bom dia cbbeudo, esta configuração eu faço no meu radio ou FM?
Abraço.
Estou tentando decolar!!!!!Ops, decolei!!!!
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[quote:6e7dc42246="Emateo"]Bom dia cbbeudo, esta configuração eu faço no meu radio ou FM?[/quote:6e7dc42246]
O meu está no rádio, porém, eu não lembro se com o FLymentor eu consegui usar essa função. Acho que vai ter que diminuir o comando da bailarina no FM mesmo hein! Enfim... fico te devendo essa de bate-pronto... se não conseguir, me avisa que eu tenho descobrir pra voce!
O meu está no rádio, porém, eu não lembro se com o FLymentor eu consegui usar essa função. Acho que vai ter que diminuir o comando da bailarina no FM mesmo hein! Enfim... fico te devendo essa de bate-pronto... se não conseguir, me avisa que eu tenho descobrir pra voce!
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[quote:af7514f9be="michell"]to com +48 de ganho no helibal(mas tenho o controle do trava calda em um potenciomentro, acho que falta trimar um pouco a calda).[/quote:af7514f9be]
[b:af7514f9be]Só para frisar:[/b:af7514f9be] se você tem um valor configurado no Flymentor e o canal no rádio conectado para a mesma configuração, ele desconsidera o valor do Helibal e usa o do rádio. Ou seja, nesse caso, não interessa o valor do Helibal, o ganho que você está usando é o do potenciômetro.
Do jeito que está (escorregando e com WAG), eu deixaria ela escorregando e tentaria arrumar com trimagem ou ajustando o link da cauda. Veja se resolve...
[b:af7514f9be]Só para frisar:[/b:af7514f9be] se você tem um valor configurado no Flymentor e o canal no rádio conectado para a mesma configuração, ele desconsidera o valor do Helibal e usa o do rádio. Ou seja, nesse caso, não interessa o valor do Helibal, o ganho que você está usando é o do potenciômetro.
Do jeito que está (escorregando e com WAG), eu deixaria ela escorregando e tentaria arrumar com trimagem ou ajustando o link da cauda. Veja se resolve...
a provavel causa do flymentor estar tentado corrigir a bailarina, era um linck quebrado, a pos a remontagem do heli vi um linck quebrado(linck que da comando em um dos pega pas)to terminando de configurar o passo acho que amanha vou tentar alguns testes na mesa giratoria.
mudei a minha configuração para a que esta no começo do topico, estava ussando uma que o cbbeudo passou em outro topico sobre flymentor.(comando do flymentor era em um potenciomentro e o do trava-cauda em outro).
mudei a minha configuração para a que esta no começo do topico, estava ussando uma que o cbbeudo passou em outro topico sobre flymentor.(comando do flymentor era em um potenciomentro e o do trava-cauda em outro).
Boa noite cbbeudo, fiz o teste este fim de semana, baixei no FM o Swash Mix primeiro para 65% e depois para 45%, perfeito, quando fui testar ele, não decolou, pois também baixou o throttle.
Vou procurar pelo radio como você falou e ver se resolve.
Valeu a dica.
Abs.
Vou procurar pelo radio como você falou e ver se resolve.
Valeu a dica.
Abs.
Estou tentando decolar!!!!!Ops, decolei!!!!