ASP 52 cisalhou o pino do Virabrequim

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Jeff_batera
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 9:25 pm
Localização: Mogi das Cruzes - Sp

Mensagem por Jeff_batera »

Como amaciou este motor? Comprei um ASP 52 a pouco tempo e a primeira coisa que fiz, seguindo as dicas do pessoal mais experiente aqui do forum, foi desmontar todo o motor e checar se tinha limalhas de usinagem dentro dele. Cara, impressionante, encontrei cavacos de usinagem dentro do motor. O controle de qualidade é muito ruim.
Retirei todas as peças, inclusive rolamentos, lavei tudo com óleo WD e deixei impecável. Fui montando todas as partes novamente, desta vez lubrificando com after run para que na primeira partida não rodasse seco.
O ajuste da camisa e pistão dos motores ASP é bruto. Chega a travar, portanto o processo de amaciamento deve ser certinho, apesar de o manual desta marca não informar nada. Quando o motor esquenta um pouquinho ja para com este travamento.
Amaciei com 4 tanques em bancada, com 2.1/2 voltas na agulha. Com este amaciamento ja parou de agarrar o pistão na camisa.
Ja com o aero na pista, nos 4 primeiros vôos tive que fazer novas regulagens na agulha até chegar no ponto ideal devido ao desgaste normal nos primeiros vôos com o motor em alta.
No seu caso, pode ser o amaciamento incorreto, com a camisa e pistão muito justos, devia estar travando e quebrou o pino. Concordo com o pessoal de que o material da biela é bem mais fragil do que o aço do pino do virabrequim, portanto não deveria quebrar, mas o material da biela é fragil sofrendo torção ou deflexão, mas no movimento de subir o pistão e o mesmo ficar agarrando na camisa, o efeito na biela é de compressão de topo, onde neste caso o material resiste bem a esta força e pode sim ter quebrado o pino do virabrequim.
Bom, acho que é isso...
Abraço!
Avatar do usuário
Eduardo Ceratti
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Mar 01, 2013 8:35 am

Mensagem por Eduardo Ceratti »

Aconteceu com um ASP de um meu colega de voo a mesma coisa de cisalhar o pino do virabrequim.

Estudando o que aconteceu percebi que o virabrequim do ASP ao contrario dos outros que conheço OS, Thunder Tiger nao tem o virabrequim feito de uma unica peça mas sim o pino da biela é inserido depois em um furo feito no virabrequim e soldado.

Possivelmente a solda altera as propriedades do aço naquele ponto causando uma tempera seca, com isso o pino se rompe proximo ao virabrequim.

Pesquisando na internet vi que é um problema que ja aconteceu com outros aeromodelistas.
Avatar do usuário
alex colombo
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Out 23, 2008 2:25 pm
Localização: são joão da boa vista (sp)

Mensagem por alex colombo »

desmontar o motor novo quem foi o marmota que fez um comentario deste kkkkkk
era apenas p/ vc queimar 2 tanque bem rico com combustivel de boa qualidade só isso
Jeff_batera
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 9:25 pm
Localização: Mogi das Cruzes - Sp

Mensagem por Jeff_batera »

Marmota? Pra que isso chapa? Você tem algum problema? 12 ou 13 anos de idade? Alex, entendo que ao entrar em um forum deste tipo, uma pessoa normal tem como objetivo trocar informações ou experiências.
O fato de eu ter desmontado meu motor zerado é verídico, encontrei sobras de usinagem dentro dele e só, limpei e montei de novo. Você pode queimar um galão inteiro do melhor combustível, que se tiver resíduos de usinagem dentro do motor, a vida útil do mesmo está comprometida.
A informação sobre resíduos de usinagem nos motores ASP encontrei aqui mesmo no forum ao pesquisar sobre esta marca, pois até então só tinha utilizado O.S.
Outro detalhe, trabalho com mecânica à 16 anos, sou Tecnólogo Mecânico e pra mim, não vejo nenhum problema em desmontar um motor novo, pois acho até legal que aprendo novas coisas e não saio falando besteira.
Há! Preste atenção que seu comentário também saiu um pouco fora da linha de dúvida do colega Alexandre RS, portanto não somou em nada. Tome mais cuidado ok?!
Rubinho_Saci
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 1:48 pm
Localização: Lençóis Paulista, São Paulo

Mensagem por Rubinho_Saci »

Aconteceu comigo, como descrito nesse tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=144190&highlight=

Mandei em uma tornearia a biela e o virabrequim, e o torneiro fez o novo pino com vergalhão de construção, me cobrou 30 dilmas mas está rodando bem até hoje, sem erro !!!
Responder