Balsa x Isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

[quote:9529d044c5="John"]Ainda vou montar um modelinho em balsa, mas por enquanto vou caprichando no isopor mais um pouquinho[/quote:9529d044c5]

Certamente deve haver um cupim pronto para "aflorar".

Uma opinião pessoal, a balsa permite dar asas também à imaginação, (aplicando algumas inovações).

Quanto ao isopor/depron, nunca contrui nada portanto não posso opinar.

Abraços.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Eu gostei do depron, dah pra fazer estrutura semelhante a balsa, fica leve e super resistente, inclusive ao toque, que no caso do isopor eh muito sensivel, asas feitas em depron podem tranquilamente ter maiores envergaduras e quanto ao acabamento com algumas tecnicas de bons construtores que eu vi aqui no forum dah pra fazer qualquer tipo de forma. Gosto de balsa, mas pra comprar modelo pronto, pra fazer eh meio demorado.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

eu comecei a fazer um cessna em Balsa , a estrutura ficou otima , meu primeiro avião , depois nao soube entelar, fiz um piper em isopor que ficou péssimo , mas voa muito bem, depois comprei pronto um tucano , um treinador e um calmato , desses comente o calmato consegui voar com sucesso , comecei a fazer um fokker F-27 em depron mas tenho dificuldade com esse material pois nao posso usar super bonder que destrói o polimero, então estou voltando para a balsa porem com plantas maiores , utilizo super bonder para fixar depois cola branca ou amarela para colar , meus cortes em isopor / depron são péssimos e nao consigo lixar sem danificar, minha proxima construção será em balsa mesmo, mandei outra pessoa entelar meu cessna ele preferiu o vinil em vez do monokote , vou ver como ficou , se eu conseguir sucesso , utilizarei o vinil + balsa e procurarei fazer plantas menos complicadas , com mais peças grossas e menos varetas.
Eu vejo aqui em BH o pessoal que voa com avioes de balsa , nao sei se é impressão minha mas parece que eles comportam melhor do que os isopor voando contra o vento , o isopor fica meio desengonçado e o de balsa passa praticamente em linha reta
AndersonSP
membro
Mensagens: 674
Registrado em: Ter Jul 13, 2010 4:49 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por AndersonSP »

Boa noite!

A respeito da densidade dos materiais é complicado dizer qual é mais leve a balsa por exemplo tem variações muito grandes.
Acredito eu que o isopor leva vantagens nesse quesito bruto (leveza).

O que eu posso dizer é que dependendo do modelo (projeto especifico) um material vai se sobressair sobre o outro. no meu caso eu já construí com os dois tipos de materiais e consegui fazer mais leve ora com balsa ora com isopor inclusive o mesmo modelo vai depender do tipo de técnica empregada na construção.

A vantagem da balsa na minha opinião é a durabilidade geral do modelo.

Eu vejo o isopor uma alternativa para quem quer construir rapidamente, reparos mais rápidos e indiscutivelmente o preço.

Agora a madeira tem mais "rigidez" usando menos material, mas balsa e de construção mais demorada.

Eu ainda acho que depende do construtor vejam esse modelo do Raphael leão
Evergadura: 90cm
Peso (completo para vôo): 235g

[img:8446101f65]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0532.jpg[/img:8446101f65]


Meu Aeronca Champ 1,34m (60% é caixeta)
762g (falta linkagem dos aileros e strunts)

[img:8446101f65]http://imageshack.us/a/img708/3776/ocj0.jpg[/img:8446101f65]

Concluindo o peso final depende muito do construtor.

Grande abraço
full power
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 7:51 pm
Localização: passos

Mensagem por full power »

Olá John
Pelas suas construções com isopor e depron, são muito boas... Eu prefiro a balsa, já tentei o isopor e não gostei, não me acostumei mesmo... Como desde criança construo com balsa acho muito prático. Como o Anderson disse a leveza depende muito de como usa o material, bem feito o projeto pode construir aviões bem leves.
Anderson, simplesmente lindo esses aeros, estava procurando aqui no forum e não encontrei sobre a montagem deles, pode me passar o link?
Abrs John, Anderson e a todos.
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Eu gosto de fazer em isopor/depron pelo preço da mesma, construção rápida, e fácil eventual reparo... Balsa eu construí apenas um modelo e levei um tempão e não gostei do resultado final, a falta de paciência e grana foram os 2 motivos por eu ter deixado meio que de lado a construção na balsa, mas espero que em breve consiga me dedicar com mais calma a balsa...
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 558
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

esse cessna branco aí é em balsa ou depron? não ficou bem claro. muito lindo.
favoretto
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:26 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por favoretto »

Balsa é mais leve que isopor e proporcionalmente mais resistente à torção (isso permite o uso de perfis mais finos e com mais detalhes...). O isopor é insuperável em resistência. A balsa, é mais próxima à construção real e oferece uma ótima experiência de trabalho, além de ser muito gostosa de trabalhar - isso se for de qualidade (balsa importada...MidWest...). Eu gosto mais de contruir com balsa. Demora mais, mas dá um resultado final melhor. Só que é menos resistente às pancadas...
Assim, depende muito da finalidade...que leveza ou acabamento diferenciado: balsa. Quer resistência, facilidade e rapidez na construção: isopor.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Esse tópico não está no lugar errado?
Responder